As dicas de hoje são do Rafael Maciel, a.k.a @guriinlondon, que é o simpático guia dos nossos passeios Pub Crawl e Beatles Tour.
Fã assumido da Amy Winehouse, Rafael também é músico e gosta muito de explorar a noite londrina.
No post, ele nos conta qual é o seu pub preferido na cidade (olha que ele conhece muuuuitos!), além de outros locais que frequenta com os amigos. Dicas preciosas, viu!
Publicado originalmente em 2014
***
PUB (claro, tem que abrir minha lista)
The Hawley Arms: sou fã assumido de Amy Winehouse e este era o pub que ela mais frequentava em Camden Town, bairro onde morava. A guria era vista lá cantando, dando canja, bebendo e às vezes até servindo clientes.
Não só por isso, claro. Foi só um fator. Pra ajudar o pub não se promove com isso e tem um altarzinho bem discreto pra ela. Além disso, são muito gente fina, todo o staff educado e disposto a servir. O jardim nos fundos do pub e o segundo andar da “casa” são um convite pra sentar e curtir a noite.
Passei meu último aniversário lá no sofá que eles dispõem, na frente da lareira, demais!
A jukebox é responsável pelo som, então £ 1 te dá direito a 6 músicas. E a seleção dos caras é ó: demais! Quando o assunto é cerveja também tem uma boa variedade. Uma das minhas ales preferidas que não consigo encontrar em nenhum outro pub tá lá: Olde Trip (fabricada pela Greene King).
Ele fica pertinho do Camden Lock, o mercado de Camden, e é fácil de achar. Debaixo do viaduto escrito “Camden Lock”, à direita, fica o meu pub favorito dessa cidade.
2 Castlehaven Road , Camden, NW1 8QU
PARQUE
Greenwich Park: fica pertinho da minha casa e fácil de chegar pelo sul do parque, onde tem menos movimento. Logo que vim pra cá era o lugar que curtia ir só pra me escorar numa árvore e ficar lendo. Se tiver a fim de dar uma boa caminhada é só atravessar o parque até a parte norte dele em meio a todo aquele verde lindão.
Pertinho ali da parte norte tem o National Maritime Museum, o Cutty Sark (navio-museu construído lá em 1869) e o Greenwich Market. Inclusive quando dá saudades de pastel ou coxinha a gente dá um pulo ali no mercado e se delicia os produtos dos brazucas de lá. Tem um velvet cake lá também que hmmmm. Vale a pena pra conhecer tudo e dar uma descansada também.
MÚSICA AO VIVO
A disputa é grande aqui. Não vou conseguir falar de um só, então lá vão os dois e pra gostos diferentes:
O’Neills China Town: O pub irlandês fica praticamente em China Town e é muito legal: o ambiente dentro é de pub n primeiro andar e de festa no segundo andar. Esta última tem banda e depois DJ. Nos dias que fui eram sempre de graça e a atmosfera é muito bacana. Lotado mas não super-lotado, ótimo pra encontrar gente do mundo todo. Quer mais? A primeira vez que Charlie Watts tocou com os Rolling Stones foi neste local (quando ainda se chamava Flamingo Club).
33-37 Wardour Street, Soho, W1D 6PU
https://www.youtube.com/watch?v=B0IuEgk4-40
Ain’t Nothing But…: Eles se denominam como sendo o melhor bar de blues deste lado do atlântico. E não vou discutir quanto a isso. Tem uma programação ótima e intensa todos os dias da semana. De segunda a quinta é grátis a noite toda e nos outros dias se chegar antes das 20h30. Fui uma segunda-feira de jam session e tive o prazer de tocar (é, sou baterista) com uma galera que nunca tinha visto na vida, trocar contatos e experienciar um momento único. (Confira o vídeo acima, do Rafael tocando!) O staff é demais também e a bebida relativamente barata. O bar fica pertinho de Oxford Circus então não tem desculpa pra não ir.
20 Kingly Street, Soho, London, W1B 5PZ
LOJA
Ok, não sou o tipo de pessoa que curte comprar e só vou “às compras” quando preciso de alguma coisa. Ou então vou acumulando tudo o que preciso, vou na loja e faço uma compra grande. E pra isso, na minha opinião, a Primark é loja. Claro, sei o que tu tá pensando: pra isso e pra pagar barato, é claro. Nunca fui chegado em roupas de marca e nada mais então nem tem por que. Pago cerca de £ 9 nas calças, £ 10 nas camisas e £ 7 em malhas. O mais caro que paguei foi um casaco: £ 29.90. A unidade que mais vou é a que tenho perto de casa, mas entre as do centro a que fica na saída de Tottenham Court Road acho menos movimentada.
14 – 28 Oxford Street & 3 Tottenham Court Road, W1D 1AU
RESTAURANTE
LA PORCHETTA POLLO BAR: Prefiro restaurantes menores aos de rede/famosos, por isso escolhi este. E porque de fato ele é uma delícia. É italiano, fica no coração do Soho e tem o preço bem razoável. A comida tem sabor de Itália e o lugar é pequeninho e bem aconchegante. Uma curiosidade que descobri há pouco é que Syd Barrett, um dos fundadores do Pink Floyd, frequentava este restaurante pelo menos uma vez por semana e lá ficava, compondo, desenhando e discutindo ideias sobre música. Ah, Londres… Cada lugar uma história!
20 Old Compton Street,W1D 4TW
MERCADO
Gosto da história que a cidade preserva, mas quando o assunto é mercado público, tudo misturado, gentarada e barganha o Stables Market, em Camden, me ganha. Fui lá comprar um relógio de pulso e paguei £ 5. Pra mim também é um dos lugares ótimos pra souvenirs e pra provar comidas do mundo todo. Se perder no Camden Lock é uma atividade tri massa pra um domingo. Ah… E tem uma estátua da Amy Winehouse lá!
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
Fui longe demais? Hehe… É que as estações de metrô e trem dão um show nesta cidade. Deixo à organização de lado e falo da arquitetura neste caso. As minhas preferidas quanto a isso são as de King’s Cross e St. Pancras, uma próxima à outra. O prédio do lado de fora da estação St. Pancras tem um estilão gótico lindaço. Ele pertence a um hotel e foi construído em 1874. Tantos detalhes existiam na arquitetura d’aqueles dias! Já dentro da estação King’s Cross tem a famosa plataforma 9 ¾ graças a um famoso Harry Potter.
***
Leia também outras dicas de Londres:
As dicas da Carla – restaurantes e outras delícias
As dicas da Beatriz – programas com a família
Conheça os passeios guiados pelo Rafael em Londres: o passeio guiado por pubs históricos, Pub Crawl e o Beatles Tour, passeio pelos locais que se confundem com a história da banda.
Flávia
Oi Eneida, saudades de você e saudades de Londres. Sumi dos comentários mas continuo assídua no blog, inclusive no Twitter, porque sigo. Meu tempo está espremido, mas certos posts, como esse, me fazem ter mais saudade ainda da cidade. Beijos!
Eneida
Oi Flavia,
Beijo grande para você!