Foi exatamente neste dia, 2 de setembro, no ano de 1666, que começou em uma padaria na Pudding Lane um incêndio que nos quatro dias seguintes viria a queimar 13200 casas e 87 igrejas, deixando mais de 100 mil londrinos desabrigados.
Nada sobrou da padaria ou da região mais afetada pelo incêndio, que corresponde ao que é hoje a área financeira da cidade. A City of London, como é chamada a região, foi completamente reconstruída nas décadas seguintes, sendo que as casas de madeira deram lugar a construções mais resistentes e as ruelas estreitas foram, em sua maioria, substituídas por vias mais largas, com calçadas nas laterais. Até um novo sistema de esgoto foi instalado na cidade.
Próximo à Pudding Lane, há um monumento relembrando o Grande Incêndio de Londres, chamado simplesmente The Monument to the Great Fire. Projetado pelo arquiteto Christopher Wren, consiste de uma coluna de 60 metros com uma flama dourada no alto. Há uma pequena “gaiola” de observação que hoje proporciona belas vistas da City, mas que também era usada pela Royal Society como observatório.
Para conhecer mais sobre o Grande Incêndio de Londres, vá ao Museum of London. Na galeria War, Plague & Fire (1550s-1660s) são retratadas as grandes tragédias que afetaram a cidade nos séculos XVI e XVII: a guerra civil, a Praga que matou um terço da população em 1665 e o Grande Incêndio.
Localização: Esquina da Monument Street com Fish Street Hill (mapa)
Estação de metrô mais próxima: Monument (linhas District e Circle) ou London Bridge (linhas Northern e Jubilee)
Ingresso: ₤3,00 para você subir os 311 degraus até a galeria de observação
Horário de funcionamento: 09h30 às 18h00 (abril a setembro) e 9:30 às 17h30 (outubro a março)
150 London Wall London EC2Y 5HN
Estações de metrô mais próximas: Barbican e St. Pauls
Horário de funcionamento: diariamente de 10h00 às 18h00
Entrada Gratuita
Vanessa
Gostei imenso deste post! E o blog, eu nem tenho palavras, está óptimo!
Também tenho um blog sobre Londres (mais recente), se quiser dar uma espreitadela e deixar opinião, aqui fica
Muito Obrigada 🙂
Cheers,
Vanessa.
Eneida
Oi Vanessa,
Muito bonito seu blog.
Sucesso!
Fernanda Scafi
Essa parte do Museu de Londres foi justamente a que eu mais gostei! Coloquei um link para esse post nos meus posts sobre Londres!
César
A atração Spirit of London do Madame Tussauds tem uma passagem sobre o grande incêndio (embora bem resumida).