O que é um pub? Bem, no American Heritage Dictionary a definição é muito simples :
Um estabelecimento comercial onde são vendidas e consumidas bebidas alcoólicas. Mas é só isso mesmo?
Eu acho que não. O pubs britânicos exercem um papel fundamental na vida social da maioria dos habitantes do país e são parte integrante da cultura local, tanto quanto tomar chá e comer “fish and chips”.
Atualmente são mais de 50.000 pubs no Reino Unido e em diversas lugares, especialmente nos pequenos vilarejos, o pub é o local de encontro da comunidade. É onde as pessoas costumam encontrar-se com os amigos, ler o jornal, assistir uma partida de futebol ou rúgbi, ou simplesmente tomar uma cerveja depois do trabalho.
A tradição de frequentar o pub, especialmente para os homens, é tão integrada na cultura, que cada um tem seu pub preferido, aquele perto de casa ou do trabalho, ou que por qualquer motivo é o local a que sempre volta. Este pub é chamado o “local” da pessoa, o pub em que ela é um “regular“.
Alguns fatos a respeito dos pubs
Segundo a British Pub and Beer Association, os pubs estão no coração dos britânicos e ainda contribuem com a economia nacional de forma especial. São citados alguns fatos:
– Mais de 80% dos pubs são pequenas empresas, gerenciadas de forma independente, e cada um deles injeta em média 80.000 libras por ano na economia local
– O setor emprega mais de 800.000 pessoas, a maioria jovens e mulheres
– Mais de 15 milhões de britânicos frequentam o pub pelo menos uma vez por semana
– Algumas das bandas britânicas de maior sucesso, como Coldplay e Snow Patrol, começaram tocando em pubs.
– Há mais de 1100 cervejarias no Reino Unido e 82% da cerveja vendida nos pubs é de origem local.
Tempos difíceis
Mas nem tudo são flores para os pubs, que têm enfrentado uma série crise. Dados recentes apontam que, a cada semana, 25 destes estabelecimentos fecham as portas. Em Worcestershire, onde meus sogros vivem, já há vários anos vemos com tristeza fechar um pub local atrás do outro.
Alguns motivos:
– O imposto sobre a cerveja aumentou em 42% entre 2008 e 2012
– O consumo de álcool no Reino Unido decresceu 14% desde 2004
– Os aluguéis e o preço da cerveja aumentaram de forma inflacionada
– A lei seca (que proíbe dirigir depois de ingerir álcool) é observada e punida com rigor no Reino Unido
– Competição com outros tipos de entretenimento.
Várias campanhas têm sido feitas para salvar esta instituição britânica e a primeira vitória foi o congelamento do imposto que incide sobre a cerveja ocorrido no ano passado.
Por todos estes motivos, não deixe de visitar um pub quando estiver em Londres. Você não estará simplesmente indo a um bar qualquer, mas estará vivenciando uma verdadeira tradição britânica!
Conheça nosso ”Pub crawl” – passeio guiado por pubs históricos: Um programa noturno que reúne história, arquitetura, ótimas cervejas e a oportunidade de conhecer outros brasileiros que estão passeando, morando ou estudando em Londres como você – informações aqui.
Leia mais sobre pubs em Londres:
Miniguia para se dar bem no pub
Alguns Gatropubs de Londres – onde a comida é tão boa quanto a cerveja
Daniela Nogueira
Fui a um pub quando visitei Londres, mas não era muito grande nem famoso, eu acho. Fica próximo da estação Regent’s Park, preciso descobrir o nome. Mas, quando eu voltar quero conhecer os mais famosos, adoro essa atmosfera antiga que eles tem, apesar de não ser fã de lugares escuros pra se comer ou beber, eu adorei o pub que conheci.