Roteiro em Londres explicadinho e com mapa para você aproveitar o melhor da cidade de 3 a 7 dias.
Preparamos para você roteiros com o que visitar em Londres de forma a otimizar sua estadia na cidade. Você conhecerá o que a cidade tem de mais famoso, sem deixar de lado alguns locais charmosos que os locais adoram.
Você poderá usar os roteiros como uma referência e, a partir das minhas sugestões, fazer as devidas adaptações de acordo com seu gosto e preferências pessoais.
O que fazer em Londres em 4 dias – roteiros em Londres
Dividi a cidade em quatro áreas:
- centro-sul,
- oeste,
- leste e
- norte e dediquei cada dia para uma área.
Além dos quatro dias, temos também outros roteiros especiais que falaremos no final.
Mapa do primeiro dia
Roteiro em Londres – Primeiro dia
Destaques do dia
- Você conhecerá a região central da cidade, onde estão diversos cartões postais de Londres
- Começando em Westminster, o roteiro inclui além do prédio do Parlamento Britânico e do famoso relógio/sino/torre Big Ben, a Abadia de Westminster
- A troca da guarda no Palácio de Buckingham não acontece todos os dias, mas se estiver fazendo o roteiro em uma segunda, quarta, sexta ou domingo, terá grandes chances de assistir a esta cerimônia tradicional
- A Trafalgar Square com a magnífica Galeria Nacional
- A famosa Downing Street, residência do Primeiro Ministro Britânico
- A margem sul do Tâmisa onde está a roda-gigante panorâmica, London Eye e o South Bank Centre
- A ponte de Waterloo que oferece belas vistas do Rio Tâmisa.
Roteiro passo a passo
Início do percurso: estação de metrô de Westminster (linhas Circle, District e Jubilee). Sugiro que você comece o dia cedo e esteja na estação de Westminster às 9:00.
Saindo da estação de Westminster, você já dá de cara com o prédio do parlamento inglês e o famoso Big Ben estará lá pronto para brilhar nas fotos especialmente agora que as obras de restauração se encerraram e ele está maravilhoso!
Atravesse a rua e vá caminhando até a Abadia de Westminster. Você passará pela praça do Parlamento, um gramado ao redor do qual se encontram 12 estátuas, entre elas as de Winston Churchill, Nelson Mandela, Mahatma Gandhi e a mais recente, de Millicent Fawcett, a sufragista que lutou pelo voto feminino no início do século XX.
Distância: 500 metros
Leia também: O que não fazer em Londres
Primeira parada: Westminster Abbey
A Abadia de Westminster é uma igreja anglicana onde são realizados casamentos e funerais de reis e personalidades britânicas há mais de mil anos.
É lá que, desde 1066, ocorre a cerimônia de coroação do monarca britânico. Em 2011, a Abadia foi palco do casamento real entre o Príncipe William e Kate Middleton.
Dica: adquira o áudio-guia disponível em português (europeu) e grátis para fazer a visita guiada que dura cerca de uma hora.
Horário de funcionamento: em geral, de segunda a sexta-feira de 9:30 às 15:30 (última entrada), sábado entre 9h00 e 15h00. No domingo, a abadia está aberta somente para missas. Como é uma igreja em funcionamento, o horário pode variar.
Ingresso pago – clique aqui para ver o valor na data da sua visita. Caso esteja acompanhado, você pode aproveitar da promoção 2for1 e adquirir dois ingressos pelo preço de um (leia aqui).
Dica de economia: se você for visitar diversas atrações pagas, como as sugeridas nesses roteiros, é possível economizar bastante com um passe válido para diversas atrações, como o London Pass. e o London Explorer Pass. Conheça e economize!
Leia aqui nosso artigo completo sobre a Abadia de Westminster
Saindo da abadia, vá caminhando para o Palácio de Buckingham. Você pode caminhar por dentro do St James’s Park ou ir margeando o parque.
Distância: 1 km
Segunda parada: Buckingham Palace – troca da guarda
A troca da guarda no Palácio de Buckingham é uma cerimônia que tem suas origens no século XVII e marca a troca de turno dos soldados que guardam o Palácio.
É uma atração turística que atrai muita gente para os portões da casa da Rainha! Normalmente há uma banda tocando uma variada seleção musical, que inclui de Beatles a tema de filmes, além de marchas militares.
A cerimônia ocorre diariamente somente em algumas semanas no verão inglês (junho e julho). No restante do ano, ela acontece às segundas, quartas, sextas e domingos sempre às 11:00.
Leia aqui nosso artigo completo sobre a Troca da Guarda no Palácio de Buckingham
Do Palácio de Buckingham, caminhe pela linda avenida The Mall até a Trafalgar Square.
Distância: 1,2 km.
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
Terceira parada: Trafalgar Square
A Trafalgar Square é o coração de Londres, onde acontecem as grandes festas e também as grandes demonstrações da população local.
O destaque da praça é a grande coluna que sustenta a estátua do Almirante Nelson, herói das guerras napoleônicas, especialmente devido à vitória da Inglaterra na batalha de Trafalgar.
É lá que fica a National Gallery, nossa próxima parada.
Para almoçar, sugiro o restaurante da igreja St. Martin-in-the-Fields (Cafe in the Crypt) que fica em uma das laterais da praça, ou o café ou o restaurante da National Gallery.
Leia aqui nosso artigo completo sobre a Trafalgar Square
Quarta parada: National Gallery
Maior pinacoteca do Reino Unido, a Galeria Nacional de Londres reúne mais de 2300 obras de artistas europeus do período compreendido entre o século XIII e o início do século XX, entre eles Michelângelo, Caravaggio, Boticelli, da Vinci, Vermeer, Van Gogh e os britânicos Turner, Constable e Stubbs.
Horário de funcionamento : Diariamente de 10:00–18:00, Sexta-feira 10:00–21:00 – fechado nos dias 24, 25 e 26 de dezembro.
Ingresso gratuito para a coleção permanente do museu. Para evitar aglomeração, é bom reservar seu ingresso gratuito online neste link.
Leia aqui nosso artigo completo sobre a National Gallery
Dica: faça um tour gratuito pelas principais obras da galeria (em inglês), ou baixe o aplicativo gratuito com informações. Basta apontar o celular para a obra você terá todas as informações na tela. O aplicativo sugere também tours com curadoria de artistas, e uma série de vídeos com especialistas.
Saindo da Trafalgar Square, desça a avenida Whitehall.
Esta avenida abriga vários prédios do governo britânico e é por isso considerada o centro administrativo do governo.
Você passará pelos cavalos da rainha na Horseguards Parade e pela Banqueting House, prédio remanescente do Palácio de Westminster, à esquerda.
Logo após, está a entrada da famosa Downing Street, residência oficial do Primeiro Ministro. Infelizmente, você não pode chegar na porta da famosa casa de número 10, pois a rua é fechada com um portão de ferro e muita segurança.
No meio da Av Whitehall, logo depois da Downing St, há um monumento em homenagem aos mortos nas guerras, chamado Cenotáfio, ou Túmulo Vazio. É neste monumento que anualmente em novembro a Rainha faz uma homenagem aos heróis de guerra no Remembrance Day, ou dia do Armistício.
Continuando na avenida, você chegará de volta ao prédio do Parlamento e Big Ben, mas dessa vez atravesse a ponte de Westminster para continuar o passeio.
Distância da Trafalgar Square ao London Eye: 1,4 km.
Quinta parada: London Eye
Famosa roda-gigante panorâmica que é um símbolo da cidade. Com 135 metros de altura, se o dia estiver claro, você terá uma vista panorâmica da cidade e poderá ver Londres a seus pés (literalmente!).
Horário de funcionamento: varia conforme a época do ano
Ingresso pago: veja aqui o valor do ingresso na data da sua viagem e aproveite de descontos para compra online
Leia aqui nosso artigo completo sobre a London Eye
Dica de economia: se você for visitar também o museu de cera Madame Tussauds (visita sugerida no quarto roteiro), compre um ingresso combo para as duas atrações com economia de até 32%. Clique aqui para eonomizar.
Sexta Parada: Southbank
Não é bem uma parada, já que o programa aqui é passear pelo calçadão da margem sul do Tâmisa, entre a London Eye e a ponte de Waterloo, passando pelo Southbank Center.
Este trecho compreende uma área muito viva da cidade, sempre movimentada e com diversos artistas de ruas se apresentando.
O dia termina com o pôr do sol na ponte de Waterloo que, por sua localização privilegiada em uma curva do rio, oferece belas vistas tanto do oeste quanto do leste da cidade.
Distância do London Eye à Ponte Waterloo: 700 metros.
Para voltar para o seu hotel, você pode atravessar a ponte Hungerford e pegar o metrô na estação Embankment (linhas Circle, District, Bakerloo e Northern) ou ir para a estação Waterloo (linhas Jubilee, Bakerloo e Northern), na própria margem sul.
Total de caminhada: aproximadamente 4,8 km.
Roteiro em Londres – Programa noturno
Para a noite, sugiro comer um curry em um restaurante indiano. Leia aqui algumas sugestões de restaurantes e pratos para experimentar
Leia aqui outras sugestões de programas noturnos em Londres
Leia aqui sugestão de musicais em Londres – um ótimo programa noturno também!
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Veja também os próximos roteiros da série “Londres em 4 dias”:
Segundo dia – Roteiro em Londres – oeste
Terceiro dia – Roteiro em Londres – leste
Quarto dia – Roteiro em Londres – norte
Domingo em Londres – muitos mercados de rua para aproveitar na cidade
Atrações top de Londres – todos os principais pontos turísticos reunidos em um mapa para você.
E se você fizer o roteiro, marque sua foto no Instagram com #EuEmLondres.
Este post contém links de afiliado. Isso significa que nós ganhamos uma pequena comissão em compras realizadas através dos links. Você não paga nada a mais por isso e contribui com o site.
Regina Rodrigues
Olá Eneida, segui a proposta do roteiro de 4 dias e deu todo mto certo conforme descrito por Vc. O roteiro é preciso e muito funcional de forma que há aproveitamento do tempo. Óbvio que isto é uma questão bem particular, pois vai depender de qto vc quer aproveitar esta ou aquela atração. Decidi visitar Kew Gardens no domingo. Optamos por utilizar o trenzinho com guia para melhor localização no jardim. Mas observei que os parques em Londres, em especial o Holland Park e Hyde Park, estão mais floridos que o jardim botânico. Fiquei “boquiaberta” com valores cobrados para visitar as igrejas. Estive em Londres em 95/96 e só se cobrava ingressos caso vc optasse por visitar outras áreas das igrejas. Aproveitar a London Eye é um programa imperdível na minha opinião. Compramos os ingressos na Leicester Square, no mesmo quiosque em que compramos os para o Rei Leão. É necessário fazer a troca destes no guichê da London Eye. Não há complicação para isto. Vale a pena assistir a projeção 4D, inclusa no ingresso. Fiquei muito satisfeita tbém com a compra do ingresso para o teatro. Preocupava-me a possibilidade de se comprar um ingresso com lugares de visão restrita. O teatro é grande e de qquer lugar tem-se um belo espetáculo. Obrigada por compartilhar dicas tão preciosas. Um grande abraço e até a próxima. Regina.
Eneida
Obrigada pelo feedback, Regina!
Ficamos felizes que sua viagem tenha sido um sucesso 🙂
André Luiz
Olá Eneida, vale a pena pagar 18 libras para visitar a Abadia de Westminster?
Eneida
Oi André,
É óbvio que depende das expectativas, interesses, etc. Para mim, vale. Mas se o seu orçamento não comportar, há centenas de programas mais baratos (e até grátis) em Londres. Sua viagem não será pior se você não conhecer a Abadia por dentro. Para conhecer uma parte dela graça, veja aqui:
Sergio
Ola Eneida.
Que dica vc daria para as noites em Londres? Existe algum bairro ou região mais tradicional onde podemos beber e comer? alguma dica de PUBS.
abs,
Sérgio
Germana Garcia
Bom dia Eneida adorei suas dicas e estarei ai semana que vem ficarei de domingo a quinta . Vc acha que vale a pena comprar travel card ou cada dia uma passagem? Obrigada pelas dicas!! Germana
Eneida
Oi Germana,
Travelcard de 7 dias para as zonas em que for mais circular.
Katia
Olá Eneida, seu blog esta me ajudando a programar a viagem que faremos em dezembro para Londres. Ja fiz essa pergunta mas não consegui visualizar a resposta, por isso, ei me aqui novamente. vc sabe qual a estação mais proxima do hotel Pestana Chelsea? O que não podemos deixar de ver no mês de dezembro? Obrigada por enquanto.
Eneida
Oi Katia,
Não há estação de metrô muito próxima do hotel. Você terá de atravessar a ponte Chelsea e ir para a estação Sloane Square, que me parece ser a mais próxima. Veja o que já escrevemos sobre o natal aqui no blog: