A Escócia é um lugar maravilhoso e não faltam motivos para você conhecer este país.
Não há mês que não valha a pena visitar a Escócia.
O que irá decidir a melhor data para a sua viagem serão os seus desejos, pois aqui cada uma das 4 estações é repleta de peculiaridades, acontecimentos e paisagens mágicas.
São 78.772 km² ocupados por uma geografia altamente variada, riquíssima em história, tradições, gastronomia e arquitetura.
7 motivos para visitar a Escócia
Aqui vão 7 das nossas inúmeras razões para colocar a Escócia no seu roteiro de viagem.
1. Terra de contrastes
Escócia é a mistura do velho com o novo, do rural com o urbano, do nobre com o paisano. Paisagens surpreendentes, montanhas e vales glaciais, lagos de água cristalina, paragens verdejantes, riachos que murmuram e aves que cantam a sua liberdade.
Em poucas horas percorrendo as suas estradas, cruzamos cidades e povoados, de arquitetura incrivelmente variada e cheios de história, que os escoceses fazem questão de manter viva, não importa quantos séculos se passem.
Escócia é para qualquer idade e perfil: para o apaixonado por caminhadas e natureza, o curioso por história, o apreciador da boa comida, da boa música, o conhecedor (ou não tanto) de whisky, o ávido por cultura, ou aquele que só quer mesmo é relaxar e esquecer de todos os seus problemas.
2. Edimburgo, a 4ª. cidade mais bonita do mundo, segundo The Rough Guide
Capital da Escócia, cidade das Artes e Literatura, e poderíamos dizer também, da Arquitetura e História, pois tanta é a riqueza que vemos e ouvimos enquanto caminhamos por suas ruas, praças e os seus famosos “closes” ou becos.
Patrimônio da Unesco, nosso coração já começa a bater mais forte apenas saímos da estação de trem de Edimburgo.
Pois logo ali, surge, fascinante e misteriosa, a Old Town, ou cidade medieval, assentada na encosta da rocha vulcânica, onde se vê o imponente Castelo de Edimburgo, dominando a parte mais alta da rocha.
Do outro lado, clássica, romântica e elegante, está a New Town, ou cidade renascentista, toda construída em pedra, no período do Iluminismo escocês.
Perder-se entre suas ruas charmosas, praças verdejantes e circulares, farão você se sentir um autêntico nobre escocês do século XIX, flanando e divagando em seu tempo livre.
Não podemos terminar este tópico sem mencionar os incontáveis pubs históricos, tão antigos quanto a história do Brasil pós-Cabral, onde você poderá degustar um dos pratos mais típicos deste país: o Haggis!
3. Gastronomia na Escócia
Fish & Chips tem, é claro, e de ótima qualidade, sobretudo quando saboreado a poucos passos do mar. Também tem o tradicionalíssimo Haggis, servido em todos os pubs e maioria dos restaurantes.
Mas você sabia que a Escócia produz muito mais do que estes dois famosos pratos?
E a lista é longa: o famoso haddock defumado em Arbroath, carne de cervo selvagem assada em Auchtermuchty, whisky puro de malte em Speyside, chocolates artesanais em Oban, porco assado nos Borders, para só mencionar alguns.
Aqui entre nós: sentar-se à mesa a espera de uma dessas delícias divinas já vale a vinda à Escócia, não vale?
4. Castelos, castelos e mais castelos!
Memórias vivas de um passado intenso de lutas pelo poder, traições e paixões, inúmeros castelos medievais e renascentistas dominam a paisagem escocesa.
Norte, sul, leste ou oeste: não importa em que direção você vá, não há como não se deparar com algumas dessas lendárias e românticas fortalezas de pedra ou antigas residências de nobres e reis, refúgios de caça ou sedes do poder.
Não poderíamos dizer qual é o nosso preferido.
A sua beleza se intensifica ao conhecer a sua história e vislumbrar os bailes, banquetes, complôs e assassinatos que ali ocorreram. Sem falar do entorno e das vistas desde suas janelas e torres. A verdade de tudo é que você sairá de um deles completamente diferente.
Os castelos escoceses são mágicos!
Leia aqui sobre os castelos do País de Gales
5. Whisky Puro de Malte
Mesmo aqueles que dizem não gostar de whisky, com certeza mudarão de opinião depois de realizar uma visita guiada e de degustação de whisky em uma tradicional Destilaria de Whisky Puro de Malte escocesa.
O que parece simples se desvenda aos nossos olhos como uma verdadeira ciência da arte da destilação, no qual 3 simples ingredientes – água, cevada e fermento – dão origem a uma gama infinita de aromas e sabores.
Uma garrafa de whisky contém não só o resultado de um longo processo de seleção de grãos, tempo de germinação, fermentação e destilação, como também tradição, cultura e hábitos centenários.
Em uma dose de whisky, degustamos a verdadeira Escócia. Aquela onde os highlanders se sentavam perto da lareira, em um dia frio, e compartilhavam um bom whisky com os amigos, geralmente de produção artesanal, e riam juntos esquecendo dos problemas.
Convidativo, não?
6. Lagos de água cristalina, mais de 30.000!
Assim é, mais de 30.000 lagos, ou lochs, que é como os escoceses se referem aos seus lagos, fazem parte da geografia escocesa. Incrível, sim, e mais do que tudo, belíssimo.
A Escócia é anfitriã de uma variedade incrível de flora e fauna, e de paisagens mágicas, como as Highlands, paraíso dos amantes da natureza.
Caminhar ou passear de bicicleta pelas margens dos seus lagos, fazer um passeio de barco ou de canoa, ou mesmo almoçar em um típico restaurante com vistas para as suas águas cristalinas, realmente não tem preço.
Dizem que a Escócia é um dos países mais fotografados de toda a Europa. Não tenho dúvidas disso.
Aqui as paisagens e cor das águas mudam de acordo com a hora do dia e épocas do ano, sem falar das condições climáticas, que nos brindam com jogos de luz e sombra que nos fazem disparar a nossa máquina fotográfica inúmeras, infinitas vezes.
Quem nunca ouviu falar do Lago Ness? A residência de Nessie, o famoso monstro do lago, que habita as suas profundas e escuras águas, e que muito raramente se deixa ver.
Vai que dessa vez ele aparece!
7. Homens de kilt, o famoso saiote escocês
Tradição celta que remonta a uns 2.000 anos A.C. e que quase se perdeu a fins do século XVIII, depois da derrota jacobita, em 1746.
Mas graças a Sir Walter Scot, escritor escocês que escreveu entre tantas outras obras, Ivanhoé, o uso do saiote voltou com toda a força após o rei George IV ser convencido por ele a vestir um em sua visita à Escócia em 1822.
Feito de lã bem grossa e pesada, originalmente uma túnica usada pelos highlanders, e após a visita do rei, um saiote estampado em padrão tartã, o verdadeiro escocês é aquele que usará o seu Kilt sem cueca ou calção.
E podem apostar que não é lenda! Aqui na Escócia não se mexe com tradições milenares.
***
Texto e fotos: Susana Grillo – Ela é brasileira, mora em Edimburgo e trabalha com turismo. Se você está querendo uma guia para te mostrar a Escócia ou Edimburgo, veja os passeios que ela oferece.
Como ir de Londres a Escócia
A Grã Bretanha é uma ilha relativamente pequena e bem conectada por meio de trens, ônibus e avião. Veja abaixo as formas mais práticas de ir de Londres a Escócia
De Londres a Escócia de trem
Trens diretos conectam a estação King’s Cross em Londres à estação Waverley, em Edimburgo. Os trens partem a cada meia hora e os serviços mais rápidos cobrem o percurso em 4 horas e 20 minutos.
Há também a possibilidade de trocar de trem em York, o que aumenta a viagem em cerca de 45 minutos. As passagens custam a partir de £30 libras para compra com antecedência.
Outra opção é pegar o trem noturno, Caledonian, que oferece possibilidade de leitos, assim como assentos muito confortáveis. O trem sai da estação Euston, em Londres, e a viagem até Edimburgo é feita em 7 horas e meia.
Além de Edimburgo, o Caledonian também faz viagens para Glasgow, Inverness, Aberdeen, Fort William entre outros locais da Escócia. Uma experiência única!
Já para a viagem de Londres a Glasgow, os trens diretos partem da estação Euston e a viagem leva em média 4 horas e meia.
Como ir de Londres a Escócia de ônibus
Ônibus partem da estação rodoviária de Victoria em Londres com destino às principais cidades da Escócia.
O tempo médio de viagem é de 9 horas até Edimburgo, 9 horas até Glasgow e 12 horas e meia até Inverness. É possível ir de ônibus leito também. Veja informações no site Trainline, clicando na opção “ônibus”, que aparece na parte superior da tela.
Como ir de Londres a Edimburgo de avião
Para ir para a Escócia de avião, você pode optar pela companhia low-cost EasyJet ou pela British Airways. A EasyJet oferece voos regulares entre os aeroportos de Gatwick e Luton (próximos a Londres) e as cidades de Edimburgo, Aberdeen e Inverness.
Já a British Airways tem voos saindo dos aeroportos de Heathrow, London City e Gatwick para Glasgow e Edimburgo. O voo para Aberdeen da BA sai dos aeroportos de Heathrow e London City.
Possivelmente voar com a companhia low cost é a opção mais barata de ir de Londres a Escócia, mas na hora de comparar com as alternativas de trem e ônibus, considere o preço que pagará pelo traslado de/ para o aeroporto, quanto terá de pagar pela bagagem despachada, e todos os outros serviços cobrados pela empresa aérea. O trem sai do centro e chega no centro e você não paga extra por bagagem.
Como ir de Londres à Escócia de carro
Se você pretende alugar um carro para ir para a Escócia dirigindo, você terá uma oportunidade única de aproveitar as paisagens e viajar no seu próprio ritmo.
A distância entre as duas capitais é de cerca de 650 km e a viagem pode ser feita em menos de 7 horas.
A forma mais rápida é pegar a autoestrada – Motorway – como é chamada no Reino Unido – M1 que sai de Londres em direção ao norte e próximo a Birmingham pegar a A1 que segue até Edimburgo.
Excursão de Londres a Escócia
Sugerimos esta excursão que sai de Londres no trem de alta velocidade e inclui 2 noites em Edimburgo, city-tour na cidade e passeios opcionais ao Lago Ness, passeio guiado a pé por Edimburgo ou visita a uma destilaria de Whisky. Veja informações aqui.
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
Ana nunes da silva
BELÍSSIMOS PAIS A MOO!!! lindo;!!
Hiromi Iwamoto
Querida Eneida gostaria que você nos desse algumas dicas da Escócia, temos poucos dias. Chegarei em Londres no dia 11/02/2018 as 6:00 am . e voltamos para o Brasil no dia 15/02 as 19:00 hs . Diria que temos 2 dias e meio.. Já ví que para ir a Edimburgo do centro de Londres são 4:15h . Pelos horários dos trens achei mais seguro tomar das 10:00hs .
Gostaríamos de visitar os campos. Não sei se é possível nessa época , considerando o inverno.
Eneida
Olá Hiromi,
Sugiro que escreva para a Susana Grillo, já que não somos especialistas na Escócia: http://www.weescotia.com