O Museu de História Natural é um dos três museus instalados em South Kensington, Londres, ao lado do Museu da Ciência e do Museu Victoria & Albert. Os três são maravilhosos, imensos e gratuitos.
Além de ser uma das atrações mais visitadas do Reino Unido, com quase 5 milhões de visitantes por ano, é também um renomado centro de pesquisa científica.
O Museu de História Natural de Londres abriga a mais importante coleção de história natural do mundo.
O acesso ao museu continua gratuito, mas você pode reservar seu horário com antecedência no website do museu. Clique aqui para fazer sua reserva. Você pode optar por doar uma quantia para apoiar o museu (entre £5 e £50), ou reservar o ingresso “free“, sem custo.
O prédio em que está instalado, conhecido como Waterford Building, foi inaugurado em 1881 e é impressionante.
Não deixe de reparar nas torres espirais e nos arcos da entrada, que foram inspirados nas colunas de basalto da gruta de Fingal na Escócia.
Na grande ala central do museu (Hintze Hall), não olhe só para o enorme esqueleto de baleia exposto, olhe também para o teto.
Você verá 162 painéis ilustrados que exibem pinturas delicadas de plantas de todo o mundo.
Em toda decoração interna e externa do museu aparecem detalhes que nos lembram a diversidade biológica do planeta. É uma maravilha!
O que ver do Museu de História Natural de Londres
A coleção é monumental. Segundo os dados publicados pelo museu, são 80 milhões de espécimes, de micro-organismos a esqueletos de dinossauros, mamutes e baleias, que formam o maior e mais importante acervo de história natural do mundo.
Iniciada pelo médico, cientista e colecionador dos séculos XVII-XVIII, Sir Hans Sloane, hoje cobre quase todos os grupos de plantas, mamíferos, minerais e fósseis do mundo.
As galerias mais visitadas são a dos Dinossauros, com destaque para o T-Rex mostrado na foto abaixo, e a dos mamíferos, em que a réplica de uma enorme baleia azul, maior mamífero do planeta atualmente, flutua no teto, juntamente com a de outros animais aquáticos.
As galerias são agrupadas por zonas:
- vermelha: área que explora a evolução do planeta e as forças que dão forma à Terra, como vulcões e terremotos. Em exibição também mostra sobre a evolução humana.
- verde: destaque para a evolução do planeta, com mostras sobre pássaros, insetos e aranhas, minerais, fósseis marítimos e uma exposição sobre pedras preciosas.
- azul: área dedicada à diversidade da vida, onde encontramos de dinossauros a mamíferos, passando por peixes, anfíbios, répteis e animais invertebrados.
- laranja: onde se encontra o Darwin Center, um anexo em forma de casulo que abriga laboratórios, salas de exibição e uma exposição de plantas e insetos da extensa coleção do museu.
Veja o mapa do museu:
Alguns destaques do Museu de História Natural Londres
Na zona verde, destaque para a galeria The Vault, inaugurada em 2017, que é parte da mostra de mineralogia do museu de História Natural de Londres.
Lá você verá, entre outras coisas, uma raridade: uma pedra do planeta Marte!
Em exibição também a Aurora Collection, maior coleção de diamantes coloridos do mundo – são 296 exemplares!, juntamente com várias outras pedras preciosas, metais, cristais, joias e meteoritos.
A galeria Imagens da Natureza exibe mais de 100 registros visuais da natureza criados por artistas e cientistas nos últimos 350 anos. Aquarelas de botanistas famosos, gravuras de viajantes e exploradores e imagens geradas por computador convivem neste espaço da zona azul.
O jardim do museu, chamado Wildlife Garden, pode se acessado pela área laranja, e é um paraíso de tranquilidade no meio da cidade.
Mais de 3.000 espécies da flora e fauna britânicos já foram identificados no local desde que foi aberto em 1995.
Aberto entre novembro e março entre 10h00 e 17h00 e entre abril e outubro de 10h00 às 17h00
Leia sobre a baleia azul e a exposição no Hintze Hall.
Eventos e Exposições temporárias
Há sempre uma exposição temporária interessante acontecendo no Museu de História Natural. Essas exposições normalmente são pagas. Veja os destaques para 2024:
Titanossauro: vida como o maior dinossauro:
Até 14/01/24, informações aqui.
Wildlife Photographer of the Year
Exposição das fotografias finalistas do concurso de fotografia de vida selvagem patrocinado pelo museu anualmente – até 30/06/24 Informações aqui.
Lates
Na última sexta-feira do mês, o museu ganha vida especial, permanecendo aberto até às 21h00. Para o evento, chamado Lates, são organizados tours especiais, palestras, mostras científicas, e também comidas e bebidas. Veja a programação aqui.
Outros eventos
Impressiona como o museu é um local vivo que atende as demandas da sociedade, promovendo eventos como festas (a de Reveillon é bem famosa), silent disco, aulas de yoga, jogos de investigação e até sleep-overs (passar a noite no museu). Acompanhe a programação e você se surpreenderá!
Comer e beber no Museu de História Natural de Londres
Há 5 cafés e restaurantes no Museu de História Natural. Alguns permanecem fechados depois da quarentena.
- T. rex Grill – para filés, hambúrgueres, pizzas e sobremesas, localizado na zona verde
- The Kitchen – para refeições leves, como wraps, saladas e sanduíches, além de almoço especial para crianças, localizado na zona vermelha
- Central Cafe – para um cafezinho acompanhado de um bolo, no Hintze Hall
- Darwin Centre Cafe – lanchonete completa ao lado da galeria dos Dinossauros na zona laranja.
Você pode também fazer um piquenique no Museu. Basta trazer seu lanche (ou comprar em alguma lanchonete do museu) e se dirigir a área de piquenique.
A loja de souvenir do museu tem presentes para todas as idades, com forte foco nos dinossauros.
O Museu de História Natural é uma das várias atrações visitadas no segundo roteiro do nosso guia Londres em 4 dias – roteiros e dicas.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Endereço e como chegar
Museu de História Natural
Endereço: Cromwell Road, South Kensington, SW7 5BD Londres
Estação de metrô mais próxima: South Kensington (linhas District, Circle e Piccadilly)
Horário de funcionamento: diariamente entre 10h00 e 17h50 (última entrada às 17h00)
Fechado nos dias 24, 25 e 26 de dezembro.
Entrada gratuita para a coleção permanente, paga para exposições temporárias. É obrigatório reservar horário: clique aqui para reservar seu horário.
Mapa de Londres com o Museu de História Natural:
Leia também:
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
Vania
Boa tarde, gostaria de saber por dia quantas pessoas visitam o museu? Obrigada
Eneida
Não sei te dizer, mas segundo dados divulgados, em 2021, 1.571.413 pessoas visitaram o museu. https://www.nhm.ac.uk/press-office/press-releases/museum-most-visited-2021.html
Maria izabel
Gostaria de saber se com a pandemia precisa marcar hora pra entrar no Museu. Pois estive lá e vi uma fila com as pessoas mostrando o celular pra entrar, como tenho dificuldade no inglês acabei não pegando a fila pra saber.
Eneida
Olá Maria Izabel,
Precisa marcar hora sim. Basta ir no website do museu e fazer sua reserva: https://tickets.nhm.ac.uk/webstore/shop/viewItems.aspx
Vou atualizar o artigo.
Paulo Henrique
Ola
Sabe nos informar qual o horário máximo para permanência dentro do museu?
Por exemplo, podemos entrar as 17H, mas ate que horas podemos permanecer no museu?
Obrigado
Eneida
Oi Paulo,
O museu fecha às 17h50.