Albert Memorial é um monumento de mais de 50 metros de altura em Kensington Gardens erguido em memória do Príncipe Albert, marido da Rainha Vitória.
Ele morreu aos 42 anos de febre tifoide deixando a apaixonada Rainha em completo desconsolo.
O Albert Memorial, projetado pelo arquiteto Sir Gilbert Scott em 1863, é considerado uma “extravagância gótica” da era Vitoriana e envolveu o trabalho de diversos escultores, pintores e artistas.
Foram necessários 10 anos para a construção do monumento a um custo que hoje corresponde a £10 milhões de libras (segundo dados da Wikipedia).
O príncipe aparece sentado segurando o catálogo da Grande Exposição, que aconteceu no Hyde Park em 1851, um projeto que ele encabeçou a ajudou a organizar.
Além de celebrar os interesses e paixões do Príncipe Consorte, o monumento também reflete as conquistas da era Vitoriana.
A estátua colossal do Príncipe em bronze folheado a ouro é cercada por dois conjuntos de estátuas em mármore. Nos quatros cantos logo abaixo da figura de Albert, estão representadas a agricultura, o comércio, a engenharia e a indústria.
No segundo conjunto, as estátuas representam os continentes da Europa, América, Ásia e África, cada um com um animal e quatro figuras humanas. Afinal, na época, o reino britânico se estendia pelos quatro cantos do mundo.
África
Refletindo a paixão do Príncipe Albert pelas artes, na base do documento há uma frisa com 169 figuras e bustos esculpidos em alto e baixo relevo, de músicos e poetas no lado sul, pintores no lado leste, escultores no lado oeste e arquitetos no lado norte.
Ásia
O Albert Memorial está localizado no lado sul do Kensington Gardens, bem na frente da sala de espetáculos Royal Albert Hall. É um monumento aberto, que pode ser visto e fotografado à vontade.
Estação de metrô mais próxima: South Kensington
Continuando o passeio:
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
***
As fotos que ilustram o post de hoje foram tiradas pelo Vinicius Buccazio. Ele esteve na Inglaterra em março e, carinhosamente, me enviou um email agradecendo as dicas do blog e convidando a mim e aos leitores para conhecer seus álbuns no Flickr.
Fiquei encantada com todas as fotos e ele gentilmente me autorizou a publicar estas aqui no blog. Veja outras lindas fotos tiradas pelo Vinícius em Londres, Cambridge e Oxford aqui.
Francisca Duarte
Eneida e Rafael, muito obrigada!
Acabei de voltar de San Francisco e estava preocupada c/ a imigração mesmo com vários carimbos de entrada nos EUA. Deu tudo certo, mas acreditam que mesmo assim o oficial da imigração não se conformava de eu estar viajando sozinha? Dá para acreditar? Ele perguntou diversas vezes: mas, viajando sozinha? E eu respondia: meus amigos estão trabalhando e eu estou em férias, so… e ele insistia na mesma pergunta… Aí eu repetia e complementava: eu não ia ficar em casa de férias não é?… a essa altura ele já estava carimbando os papéis… mas eu fiquei preocupada… na verdade não houve exatamente um impasse, mas ele foi insistente nesse ponto… aí eu pensei: para a Europa então, vai ser sufoco. Mas estou decidida a ir se meus amigos não forem e vou entrar por Paris, depois sigo para Londres. Obrigada e abs.
Ana Maria
Parabéns pelo seu site: útil, diversificado,objetivo, simpático, enfim, tudo de bom. Parabéns. Vou programar minha proxima viagem por ele.
Obrigada!
Eneida
Bem-vinda a bordo! 🙂
Francisca Duarte
Olá Eneida,
Muito prazer!
Estou iniciando os planos para ir a Londres em setembro e cheguei aqui pelo VnV. Talvez eu vá sozinha, por isso, gostaria de perguntar sobre a imigração. Estou acostumada com os USA, mas dizem que entrar por Londres é muito difícil. Qual o seu conhecimento sobre isso? Obrigada. Abs.
Eneida
Olá Francisca,
O controle da imigração na Europa está se tornando cada dia mais complicado, principalmente para jovens com possibilidade de permanecer no país para trabalhar. Acredito, no entanto, que um turista tendo os documentos pedidos e falando a verdade não enfrentará problemas em 99% dos casos.
Veja a lista de documentos no site oficial do governo britânico aqui: http://www.ukba.homeoffice.gov.uk/visitingtheuk/visitors/documents/
Rafael
Oi francisca !
Quer uma dica, lembre sempre que eles não estão lá para te barrar, e sim para comprovar que eles não terão nenhum gasto com você, então se você tiver dinheiro suficiente, tiver como provar que você tem um lugar para ficar vai ser tranquilo.
olhe essas dicas nesse site
http://www.canallondres.tv/Canallondres_as_Melhores_Dicas_de_Viagem.html
Bianca
Oi, Eneida.
Nossa, a cada novo post eu percebo que 1 semana vai ser muito pouco pra conhecer tudo de lindo em Londres! Nem tinha pensado em ir ao Kensington Gardens, mas agora já estou bem tentada… Que dúvida, meu Deus!!! 🙂 Mas dúvida mesmo fiquei quando vc falou das fotos do Vinícius em Cambridge e Oxford! É que estou pensando em visitar uma dessas cidades, mas não sei qual a mais interessante pra turismo. Vou ficar só 7 dias em Londres em junho. Vc acha que vale gastar um dia em uma delas? Qual?
Obrigada!!!
Bianca
Eneida
Oi Bianca
Eu iria a Cambridge, acho que tem mais história e é mais compacta, assim é mais tranquilo para visitar em um dia. Oxford é uma cidade maior. Acho que vale a pena você ir, sim, já que vai ficar 7 dias em Londres.
Vinicius
Oi Bianca,
As duas cidades valem a pena, elas se completam. Mas se fosse para escolher apenas uma, com certeza vá a Cambridge. A cidade é menor, mais bucolica, cheia de jardins e o passeio pelo “The Backs” é imperdível.
Eneida
Concordo com o Vinícius!
Bianca
Eneida e Vinícius, vcs foram fantásticos! Muito obrigada! Prometo compartilhar fotos quando eu voltar!
bjos