Fique atento a este golpe contra turistas que é aplicado em Londres e que pode ser evitado com medidas simples de precaução.
Já falamos aqui diversas vezes que Londres em geral é uma cidade muito segura, principalmente a região central onde os turistas mais circulam. Há câmeras de circuito fechado de TV e policiais por todo lado e crimes com violência são muito raros.
Segundo as estatísticas da polícia metropolitana, foi registrado em 2019 um total de 122 homicídios na cidades, o que representa menos de 2 homicídios por 100 mil habitantes. A título de comparação, em diversas capitais brasileiras esse valor é superior a 40 homicídios por 100 mil habitantes.
Assim, este alerta não tem como objetivo alarmar nossos leitores, mas serve como um aviso para que fiquem sempre atentos aos pequenos crimes, que acontecem em toda parte.
Em qualquer lugar do mundo existem batedores de carteira em locais cheios, como metrô, mercados e festivais, além de pessoas que tentam se aproveitar de quem está distraído.
Recebi este relato de um de nossos leitores que esteve em Londres em novembro de 2017 (quando este artigo foi publicado originalmente) e passou por uma situação muito desagradável.
Hoje, eu e minha noiva chegamos em Londres e, na rua de nosso hotel, fomos abordados por dois homens que se diziam policiais. Eles pediram para ver nossos passaportes e que tipo de dinheiro levávamos (euro, dólar ou libra). Eu até pensei em pedir a identificação deles, mas fiquei um pouco intimidado por estar em um país diferente, com regras mais rigorosas que o Brasil, etc.. Quando chegamos ao hotel, eu fui conferir o dinheiro e estava faltando uma boa quantia. Sim, eles pegaram nosso dinheiro, na nossa fuça, sem a gente perceber. Fica a dica para alertar futuros visitantes a Londres.
Ultimamente (início de 2020), tenho recebido relatos de pessoas que passaram pela mesma situação. Uma delas, me contou o seguinte
Nos hospedamos no final de fevereiro de 2019 em um hotel em Paddington. Fomos abordados na porta do hotel por um homem “gentil” que disse que o metrô era para o lado direito da rua. Ao seguirmos, andamos 40 metros e fomos abordados por 3 homens de preto com insígnias e identificação dizendo que eram policias e procuravam por drogas. Pediram passaporte e abriram nossas carteiras e tiraram sorrateiramente 1400 euros do meu pai, 1300 meus e 1000 da minha mãe. Percebemos minutos depois quando contamos o dinheiro
O consulado do Brasil em Londres está ciente deste golpe que tem acontecido na região central de Londres e oferece no site oficial orientações de como agir se você for abordado por alguém que se diz policial.
Alerta de golpe contra turista – como é o golpe
Segundo o consulado-geral do Brasil em Londres, o golpe acontece da seguinte forma:
- Pessoas se apresentam como policiais (police officers), às vezes usando uniformes falsos ou como policiais à paisana (plain clothes police officer).
- Esse tipo de pessoa percebe a presença do turista e se apresenta como policial, pedindo para que o turista o acompanhe, ou faz algumas perguntas para se certificar que realmente se trata de um turista.
- Quando confirmado, pede para ver o passaporte e dinheiro, alegando que precisa confirmação de que o turista tem meios financeiros para se sustentar em Londres.
- A pessoa que se apresenta como policial finge checar o passaporte, devolvendo-o em seguida e retém o dinheiro deixando o local rapidamente, ou, como narrado pelo leitor acima, devolve apenas parte do valor.
- Uma variante do golpe (aff!) é alguém se mostrar perdido como turista, ou se oferecer para tirar uma foto sua, ou pedir alguma coisa qualquer. Em seguida, vem outros dois comparsas se dizendo “policiais” e acusam você de ter comprado drogas dessa pessoa que te abordou primeiro, ou outro problema qualquer. Eles pedem para ver documentos e dinheiro e, quando você vê, seu dinheiro (ou parte dele) vai embora.
Golpe contra turistas em Londres – como agir
O consulado-geral consultou a polícia metropolitana de Londres e recebeu as seguintes orientações:
- Raramente policiais à paisana se aproximam de turistas e pedem para verificar documentos, salvo em casos onde já haja um incidente nas imediações. NUNCA pedem para ver o dinheiro, pois não faz parte do processo de identificação do turista.
- Se for parado por um policial, seja ele oficial ou não, insista para que ele apresente primeiro sua identificação, ID, badge ou crest (insígnia da polícia).
- Olhe para os arredores e verifique se há outros policiais parando outras pessoas. Geralmente quando há uma blitz oficial, os policiais agem em grupos. Verifique se há presença de veículos da polícia.
- Em caso de dúvidas, não entregue documentos nem dinheiro.
- Ligue para 999 (número do serviço de emergência em Londres), informe que foi parado por um policial e que gostaria de confirmar se o nome do policial e o número do badge são verdadeiros.
- NUNCA acompanhe o “suposto policial” para outro local sem antes ter a confirmação da Metropolitan Police de que se trata realmente de um oficial.
- Caso tenha problemas com a língua inglesa ao discar 999, peça um tradutor.
- Se for constatada fraude ou tentativa de fraude, registre o boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.
Como evitar golpes em geral
Fique sempre atento e, caso alguém aborde você sem ser solicitado, mesmo se dizendo policial, diga um “NO” firme, saia fora, grite HELP, chame a atenção de outras pessoas próximas.
Isso inclui gente dizendo que você perdeu alguma coisa, gente te dando alguma coisa que você não solicitou, gente te abordando para qualquer assunto.
Outra boa prática em qualquer lugar é não andar com muito dinheiro em espécie na carteira. Se estiver viajando com dinheiro em espécie, procure deixar com segurança no cofre do hotel, ou carregue o dinheiro em uma doleira, por baixo da roupa, deixando na carteira somente algumas libras para gastos pequenos.
Quando precisar tirar mais dinheiro da doleira, faça isso no banheiro, não deixe ninguém ver o que está fazendo.
No entanto, é sempre bom também lembrar que você está em uma das cidades mais seguras do mundo.
Clique aqui para ver um modelo de doleira.
Leia também:
Dicas para mulheres viajando sozinhas
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.
Sidnea
Tentaram esse golpe comigo e uma amiga quando estivemos em Londres, há duas semanas.
Por sorte, já tinha lido aqui e no blog Viajenaviagem o alerta.
Estavamos indo ao parque de Kensigton e paramos para observar um dos mapas que ficam nas ruas. Logo depois, surgiu um homem (que deve ter observado a gente olhando o mapa) e perguntou algo. Não entendi e respondi que não sabia e que não morava lá. Ele, muito gentil, perguntou de onde éramos, e começou a falar em espanhol. Perguntou prá onde estavamos indo.Não deveria ter falado, mas baixei a guarda e falei. Ele ficou andando ao nosso lado indicando o caminho. Já não estava gostando, dizia prá ele que não precisava, mas ele insistia, dizendo que era um prazer. Fiquei olhando algum lugar comercial prá entrar e não tinha. De repente, ele virou numa rua e vieram dois outros homens na nossa direção mostrando documentos, se dizendo policiais. Meu coração disparou, me lembrei na hora do que tido lido, nem olhei na cara e disparei o passo, nem olhando prá trás. Graças a Deus, não foram atrás da gente.
Provavelmente, eles alegariam que precisavam olhar nossas bolsas prá ver se não estavamos comprando drogas do sujeito.
Se não fosse o seu alerta, poderia ter ficado intimidada por achar que eram policiais de fato e ser mais uma vítima desse tipo de golpe.
Eneida
Nossa, Sidnea, que apuro! Ainda bem que deu certo e que você estava sabendo do golpe.
Jorge Françozo de Moraes
Estive em Londres em 2018 e agora em 2023 e fui vítima desse golpe nas duas viagens. Achei estranho pois não levaram dinheiro e pensei que fossem mesmo policiais a paisana. Na segunda vez, também não notei a falta de dinheiro,mas, agora, fiquei em dúvida sobre 100 Libras. Esse artigo me deu uma ótima dica. Na próxima vez vou guardar a quantia maior no doleira, junto com meu passaporte e vou levar na carteira uma cópia simples da folha do passaporte com identificação. Vou também ficar mais atento.
Julia
Gente isso essa indiferença é um absurdo! Fomos vítimas desse golpe, fizemos um registro no telefone oficial da policia. Informei todos meus dados e até hoje não recebi qq resposta. O Consulado devia ser mais ativo nessa questão. Tá muito claro q existe uma quadrilha organizando esse crime!
GABRIELA
Eh uma pena que isso aqui seja tao pouco divulgado e eu so tenha lido dps de ter caido no maldito golpe tb…
Devia ser mto divulgado pra q ninguem caísse nessa merda! Pq eh uma safadeza! To morta de odio… levaram 800 euros meu e do marido agora, dia 1 de fevereiro de 2020. Tinha nem 6 horas que a gente estava em londres.
A gente desconfia, mas fica c medo de reagir pq nao sabe como eh a policia local, como o colega ai disse, dps q passa pensa em como foi idiota.
To c vontade de matar esse fdp, mas agora ja foi, chorar e pronto….
Divulgar pra menos gente cair na safadeza desses caras.
Guilherme
Estou chocado, acabei de chegar em Londres e tentaram fazer comigo, a sorte que sou tripulantes e conheço sotaques, tenho certeza que era um romeno ou Sérgio dizendo que era um espanhol e chegou are a falar espanhol comigo , depois chegou os suposto policiais pedindo pra ver passaporte, pedi pra ver o name tag e não tinham , foi aí que puxei minha mãe e levei ela pra dentro do hotel, foi um pequeno susto pois tínhamos acabado de chegar… Região de Paddington, uma rua só com hotéis.
Julia
Tb fomos vítimas! Estamos indignados. Vcs fizeram alguma denúncia?
Aline francini
Acabei de ser assaltada, na Abbey Road, estou sem chão, pois levaram todo o dinheiro que tínhamos. Um cara abordou a mim e meu esposo pedindo para que tirássemos fotos dele e desceu um pouco a rua, quando 2 caras nos abordaram e nos mostraram um distintivo, perguntando se estávamos comprando drogas dele… pediu nossos passaportes e para que mostrássemos o dinheiro, depois disse que estávamos liberados e quando andamos uns 50 m percebemos que levaram todo nosso dinheiro. 600 euros e 100 libras. Muito triste isso. Pior que foi até uma delegacia, o policial sem vontade alguma me deu um site para fazer um boletim, ou seja, não da em nada.. depois o pessoal fala do Brasil.
Eneida
Oi Aline,
Que triste, espero que estejam bem.