Ao contrário do que acontece no Brasil, a principal refeição dos ingleses é o jantar. É à noite que tradicionalmente a família se reúne à mesa, já que as crianças almoçam na escola e os adultos fazem somente um lanche entre os compromissos de trabalho.
Não existe esta história de parar por duas horas para um almoço completo com direito até a uma sesta a que nós brasileiros estamos acostumados!
E o que comem no almoço em Londres?
A grande maioria prefere sanduíches, sendo que muitos trazem o seu de casa. Mas não faltam lugares em Londres onde é possível comprar um sanduíche saudável e muito gostoso.
Nada de McDonalds e comida fast-food, os bons sanduíches da Inglaterra são como os nossos sanduíches “naturais”: feitos na hora e com ingredientes frescos.
Além dos deliciosos sanduíches frios, você pode optar por sanduíches quentes (“toasties“), wraps, ou feitos com paninis ou baguetes.
Leia aqui tudo sobre os sanduíches na Inglaterra
Para acompanhar o lanche, há sempre boas opções de sopas e saladas, além de bebidas quentes ou frias. Os preços dos sanduíches variam de £ 1 a £ 5.
Você pode optar também por um combinado Meal Deal, de três partes: uma bebida não alcoólica, um pacote de chips ou uma porção de frutas ou uma barrinha de chocolate e um sanduíche ou uma porção de salada de verdes ou uma salada de macarrão.
Leia aqui nosso artigo completo com preços de alimentação em Londres
Dicas para almoçar com preço razoável em Londres
Cafeterias e lanchonetes
As cafeterias são locais muito movimentados na hora do almoço por aqui. Algumas redes oferecem sanduíches frios e quentes, sopas e pratos prontos, como saladas. E também os Meal Deals explicados acima.
Essas porções que já vem embaladas, variam entre £2 e £5. Se o cliente preferir fazer a refeição no local vai encontrar um espaço para isso, mas também vai pagar um pouco mais por esse serviço. Se preferir levar para comer em outro local.
Pret-a-manger – cadeia de lojas pioneira no ramo, começou com uma loja em Londres em 1986 e hoje tem quase 300 lojas no Reino Unido.
No centro de Londres, há uma em cada esquina e, além do lanche, você encontra um ambiente com mesas e cadeiras e pode desfrutar de wifi grátis.
EAT. – Mesmo conceito do Pret, é uma cadeia de lojas menor e mais recente. Além dos sanduíches, sopas, saladas e sobremesas, oferece também tortas quentes, acompanhadas de purê e molho, que são uma verdadeira refeição.
Opções veganas e vegetarianas.
Supermercados
Algumas redes de supermercados oferecem refeições por, em média, £3 a £5 libras. Essa refeição é composta por três partes: uma bebida não alcoólica, um pacote de chips ou uma porção de frutas ou uma barrinha de chocolate e um sanduíche ou uma porção de salada ou uma porção de macarrão (como uma salada fria com algum tipo de carne).
Essas refeições são bem populares por aqui. Você também encontra em alguns supermercados um balcão com pratos quentes e frios onde cada cliente pode servir sua porção de comida.
Eles possuem três diferentes tamanhos de vasilhas plásticas e os preços variam entre £2 e £5 libras. Importante lembrar que não há um espaço para fazer a refeição no supermercado, mas eles fornecem talheres de plástico e guardanapos de papel no caixa.
M&S Simply Food – supermercado da rede Marks & Spencer, vende todo tipo de comida pronta, incluindo sanduíches, saladas, e sopas.
Waitrose – supermercado mais selecionado e um pouco mais caro, mas com excelente qualidade
Whole Foods – para quem quer optar por uma alimentação bem saudável, e natural, o supermercado Whole Foods é a melhor opção. Veja os endereços no website.
Muito conveniente para quem quer fazer um piquenique, comer no quarto do hotel ou levar um lanche para o passeio do dia. Presente em vários pontos da cidade e também em algumas estações de trem.
Pubs
Alguns pubs também são uma ótima opção para quem deseja, além de tomar uma pint, fazer uma boa refeição. Os pratos mais comuns de se encontrar são combinações de carnes, com legumes, saladas ou arroz.
Além de alguns pratos de macarrão e os tradicionais burgers. É possível fazer uma refeição com bebida a partir de 8 libras.
Leia aqui sobre os pratos tradicionais da culinária britânica
Leia também
Alimentação em Londres – quanto custa e dicas para comer bem sem gastar muito
Baixe aqui gratuitamente nosso guia de Restaurantes em Londres
Dicas para economizar com alimentação, transporte e atrações.
Marcelo
Olá Eneida. Estive em dezembro do ano passado e visitei quase todos os pontos de interesse na cidade. Chegamos à noite, e portanto conseguimos desfrutar no dia seguinte (20/12) e lá ficamos até o dia 26/12 tentando pegar um pouquinho do boxing day bem cedo na Next da Victoria Station. Depois seguimos para St. PANCRAS pra pegar o Eurostar. Eu e não minha noiva que morou por 5 anos em Londres (Chelsea) senti um cheiro muito peculiar na cidade. O cheiro que às vezes tento me lembrar me dá muita saudade em voltar. Em nenhuma parte do mundo senti o mesmo. É um cheiro meio adocicado ou que lembra algo como defumado ou mesmo quase o cheiro de Pretzels. Desde que voltei ainda não consegui identificar este cheiro da cidade e se me permite gostaria de lhe perguntar se mais alguém já comentou algo sobre. Quando chegamos em Paris, o cheiro desapareceu. Pretendo voltar e fiquei muito curioso pra descobrir o que na cidade faz com que ela tenha esse cheiro diferente e para mim agradável…misterioso. Tanto nas ruas, como em todos lugares que eu entrei. Obrigado
Eneida
Oi Marcelo,
Muito interessante e singular esta sua percepção olfativa. Certamente, quando este cheiro cruzar seu caminho novamente, você se lembrará de Londres!
Ivan
Eneida, boa tarde, estou embarcando agora dia 2/06 para londres a ficar 45 dias estudando, existe uma cota minima em dinheiro para eu levar?
Este dinheiro deve ser em espécie?
Podem ser em Reais? É mais vantajoso que eu converta lá?
Obrigado
Ivan
Cota minima para passar na imigraçao/entrar no país
Eneida
Olá Ivan,
Sobre imigração, favor ler aqui: http://www.londresparaprincipiantes.com/documentos-necessarios-para-imigracao-em-londres/
Sobre dinheiro e câmbio: http://www.londresparaprincipiantes.com/dinheiro-em-londres-que-levar/
elaine vieira
Olá, boa tarde!!!
Por favor me dá uma dica , penso em ir a londres com meus filhosde 15 e 16 anos, vou ficar lá 3 dias…penso não me afastar muito do centro, pois não falo a lingua e receio me enrolar com eles. Nesses dias o que é melhor de conhecer com eles , busco conciliar local de refeição com passeios próximos, o que me indica?
Obrigada desde já.
parabéns pelo maravilhoso blog.
Eneida
Oi Elaine,
Tem muito o que conhecer em Londres, depende do interesse de vocês. Sugiro que leia nosso índice e vá vendo o que agrada a vocês.
No índice, você verá links para diversos roteiros que poderá ser interessante.
Se quiser um roteiro explicadinho com mapas e informações sobre os locais, sugiro nosso guia Londres em 4 dias – roteiros e dicas, que pode ser comprado aqui: https://www.londresparaprincipiantes.com/vendas-guia-londres/
Cristiane
Oi Eneida
Adorei seu blog, vou viajar para Londres no mês de Junho e ficarei 1 mês fazendo curso por lá. Meu orçamento esta um pouco apertado, claro que vou usufruir de algumas regalias tipo ( restaurantes, compras), vou ficar em apartamento standard, porem gostaria de saber se tem a possibilidade de comprar comidas prontas ou a fazer em mercados e se é barato? E onde localizar esses mercados?
Obrigada.
Cris
Eneida
Olá Cristiane,
Londres tem muitos mercados e supermercados, certamente haverá um perto do seu apartamento. Sugiro o M&S foods, que tem uma boa seleção de comidas prontas. Em geral, é bem mais barato do que comer em restaurantes. Veja os endereços no site: http://www.marksandspencer.com/
Cristiane
Obrigada Eneida.. Vou anotar os endereços.
Big Kiss…
Leandro
Estou indo para Europa pela primeira vez agora no Natal e Ano novo, passarei a virada do ano em Londres (no total uma semana lá). Esse blog é praticamente meu diário de bordo, então, já quero agradecer antecipadamente a todas as dicas que colhi aqui, principalmente esse post referente à alimentação, pois vou com orçamente apertado pra comida.