Conheça as rotas de ônibus em Londres que são verdadeiros city-tours
O trânsito em Londres pode ser bem ruim, especialmente com tantas obras acontecendo na cidade.
Apesar disso, andar de ônibus pela cidade é uma delícia! Se for um double-decker então, é só subir a escada e sentar no banco da frente que o city-tour é uma beleza.
O travelcard/Oyster que você usará no metrô também é válido nos ônibus. Se estiver usando Oyster, passe pela leitora; caso tenha um travelcard, mostre-o para o motorista ao entrar no ônibus.
Além de ser um pouquinho mais barato que o metrô, a vantagem do ônibus é que as tarifas não se limitam às zonas de transporte, como no metrô.
Leia tudo sobre Oyster/Travelcard aqui.
Quanto custa?
Em 2023, o preço para uma viagem única debitada no Oyster ou cartão por aproximação (tipo Wise) é de £1,75 e o teto diário (valor máximo que será debitado independentemente de quantas vezes você usar o ônibus) é £5,25.
Se optar por usar somente os ônibus durante sua estadia, o teto semanal válido para ônibus e e trams (bondes que circulam no sul de Londres) é de £24,70 por 7 dias.
Para ter uma ideia geral dos ônibus que cruzam o centro da cidade, a Transport for London tem um mapa bem bacana, veja aqui, mostrando as rotas que passam pelos principais pontos turísticos.
Abaixo, estão as rotas de 6 ônibus que passam por locais turísticos e podem ser interessantes para quem está passeando pela cidade. Enjoy!
Algumas rotas de ônibus em Londres
Rota 11: Westminster até a City of London
King’s Road, Sloane Square, Victoria Station, Abadia de Westminster Abbey, Parlamento Britânico e Big Ben, Avenida Whitehall, Trafalgar Square, Avenida the Strand, Royal Courts of Justice, Temple Bar, Fleet Street, St Bride’s Church, Catedral de São Paulo, Banco da Inglaterra e Estação Liverpool Street.
Clique no mapa abaixo para ver ampliado
Rota 12: De Oxford Circus à London Eye
Oxford Circus, Regent Street, Piccadilly Circus, Trafalgar Square, Horse Guards, Whitehall, Parlamento Britânico e Big Ben, Ponte de Westminster, London Eye.
Rota 19: Covent Garden a Knighstbridge
Bloomsbury (Museu Britânico), Chinatown, Covent Garden, Shaftsbury Avenue, Piccadilly Circus, Green Park, Hyde Park Corner, Knightsbridge (Harrods), Sloane St, Sloane Square, Kings Road.
Rota 88: De Camden à Galeria Tate Britain
Camden, Regent’s Park, Oxford Circus, Piccadilly Circus, Trafalgar Square, Whitehall, Parlamento Britânico e Big Ben, Abadia de Westminster, galeria Tate Britain.
Rota 24: de Westminster a Camden
Victoria Station, Westminster Cathedral, Westminster Abbey, Parlamento e Big Ben, Horseguards Parade, Trafalgar Square, Leicester Square e Chinatown, Cambridge Circus, Tottenham Court Road, Camden.
Leia também este artigo sobre a Rota 9, que vai de Kensington a Aldwich
Para ver os mapas no site do Transport for London, vá a esta página aqui, e coloque o número da rota na caixa “Find a bus stop or route”.
Você pode também colocar o nome de uma atração, ou o endereço do seu hotel, para saber quais ônibus passam por lá.
Neste post, eu explico como funcionam os pontos de ônibus na cidade e outras informações úteis a respeito dos ônibus.
Leia também:
Pra quem quer tranquilidade: ônibus “hop-on, hop-off”
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Martha
Eneida,
Aproveitando que o assunto é ONIBUS. Vou te solicitar dois post: Como ir a OXFORD e a CAMBRIDGE, por conta própria. Tu podes dar o passo a passo. E quanto eu gastaria para fazer por conta própria?
Ou entao, qual a empresa que tu indica em Londres para fazer esses passeios.Gostaria do endereco da empresa, como chegar até ela e se possivel o preco dos passeios.
Nao quero mais nada , né Eneida , só mel com acucar?
Bjs,
Da carioca Martha.
Eneida
Vou tentar, Martha!
Marta
Post sensacional! obrigada! Leu os meus pensamentos da semana!!
Martha
Oi Eneida,
Adorei as dicas, já copiei tudo. Estou esperando o proximo post!
Agora, vou levantar uma questao: De repente, vale mais a pena , comprar um travecard por sete dias por 17,80 e se eu precisar compro mais um , que vai dar 35,60 do que eu colocar 5o,oo num Oyster. Vou ficar 1o dias! Qual a sua opiniao?
Eneida
Oi Martha,
O travelcard de £17,80 é válido somente para ônibus e trams, não inclui o metrô. O travelcard que inclui todos os tipos de transporte custa £27,60. É esse que eu recomendo para quem vai passar entre 4 e 7 dias na cidade. No seu caso, você pode complementar com passes diários (£6,60 para usar o transporte após 9:30 da manhã).
Luciana
Ótimo post! Já estou aguardando o próx 🙂
Caroline Ribeiro
Essa dia é ótima. Nada melhor do que usar o transporte coletivo, para conhecer todo o pluralismo do povo londrino! Eu entrei neste site e coloquei o endereço do hotel, aí foi só ver quais linhas me levariam aos meus ptos de interesse. Usei onibus todos os dias! Dentro deles tem um painel que mostra a proxima parada, oq facilita a vida dos turistas. E Boa a dica p quem adiquire o travelcard de papel… eu fikei procurando onde colocava aquilo… hahah Ainda bem que o motorista era o mais simpatico dos Londrinos!
Eneida
Obrigada pela dica, Caroline!