“West Country” é como é chamada a ponta sudoeste da Inglaterra, que engloba principalmente os condados de Cornwall, Devon, Dorset e Somerset.
É uma região de incrível beleza natural, com dois parques nacionais, áreas de beleza excepcional e um litoral que realmente surpreende.
A gastronomia local é famosa pelos frutos do mar, o chá com creme (cream tea), os queijos cheddar e as cidras.
Como o Steve morou em Somerset durante a adolescência, ele tem muitos laços afetivos com o West Country e este foi um dos primeiros locais da Inglaterra a que ele me apresentou.
A primeira road trip que fizemos foi uma visita ao litoral norte do West Country, onde pude conhecer as lindas cidades de Clovelly, Lincoln and Lynmouth, além de Tintagel, onde ficam as ruínas do castelo do Rei Arthur (aquele da távola redonda).
Assim, quando o VisitBritain me convidou para conhecer Exeter e Exmouth, em Devon, juntamente com um grupo de blogueiros de várias nacionalidades, não pensei duas vezes, pois tinha certeza que seria uma viagem incrível!
O que fazer em Exeter
Catedral de Exeter
Nossa visita começou pela maravilhosa Catedral de Exeter, que conta com 900 anos de história. Localizada na área histórica da cidade, é uma das catedrais mais antigas da Inglaterra e um belíssimo exemplar da arquitetura medieval inglesa.
São tantos pequenos detalhes, como os vitrais, as diversas figuras esculpidas, a abóboda do teto toda trabalhada, além de peças que você não pensaria em encontrar em uma catedral, como um relógio astronômico datado de 1484!
O chamado “trono do bispo” é um dos maiores tesouros da Catedral. Esculpido no início do século XV em carvalho de Devon, o trono tem 18 m de altura e foi usado por um futuro Rei da Inglaterra, o então Príncipie William de Orange, que veio a ser o Rei William III.
O tour pela catedral incluiu uma visita ao topo, de onde tivemos a melhor vista possível da cidade. Subindo por uma escadinha espiral estreita, pudemos chegar ao vão do teto acima da nave principal da igreja, e em seguida fomos às torres norte e sul.
Nosso guia nos contou do bombardeio que a catedral sofreu durante a segunda guerra mundial e dos esforços diários que são feitos para manter a estrutura de madeira longe do fogo.
Ingresso pago (£7.50) inclui tours guiados e audioguia (em inglês)
Os tours ao teto (Roof Tour) têm duração de cerca de 2 horas e acontecem em algumas terças-feiras e sábados entre julho e setembro.
Cais e Canal Histórico de Exeter
Uma curta caminhada da catedral nos levou até as margens do Canal e do Cais de Exeter. Uma região totalmente revitalizada nas margens do Rio Exe, é o local ideal para fazer uma caminhada ou um passeio de bicicleta apreciando as lojinhas independentes, prédios históricos, bares, cafés e restaurantes.
Para nossa surpresa, fomos conhecer o Haven Banks Adventure Centre, um centro de atividades onde você pode experimentar atividades como stand-up paddling (SUP), rafting, caiaques, escalada em parede e até uma caverna artificial de mais de 50 m para exploração. Se aventura é a sua praia, não deixe de conferir!
Tour guiado oficial
Para conhecer um pouco da história, ou das curiosidades de Exeter, é possível fazer um tour gratuito oferecido pela prefeitura da cidade, chamado “Red Coat Guided Tour“.
São várias opções de passeios guiados a pé de cerca de 90 minutos, todos gratuitos (em inglês) e que acontecem durante todo o ano, com exceção dos dias 25 e 26 de dezembro. Não é preciso reservar, basta aparecer no ponto de encontro (em frente à Catedral) no horário marcado.
Eu optei por fazer o tour “Old and New” que começa nos mostrando algumas marcas da fundação da cidade como um forte romano no ano 55 d.C., e segue nos mostrando também ruínas da passagem dos saxões pelo local já na idade média, marcas e lembranças do bombardeio sofrido por Exeter na segunda guerra mundial e outros pontos relacionados aos quase 2000 anos de história da cidade. Gostei e recomendo!
Trilha Gastronômica
Exeter e toda a região de Devon têm se destacado no quesito gastronomia por contar com excelentes pequenos produtores de alimentos e bebida de qualidade, além de restaurantes e bares que se orgulham de servir produtos locais.
Como está localizada em meio a terras férteis e com o mar bem próximo, não falta matéria prima para os cozinheiros fazerem sua mágica.
O órgão de turismo local, VisitExeter, de forma a incentivar esta vocação local, elaborou uma trilha gastronômica reunindo em um mapa mais de 40 opções para a gente se deliciar e até mesmo se surpreender com o que é feito localmente. Ou você acha que eu sabia que em Devon se produz vinho?
Tivemos o prazer de conhecer os locais abaixo, todos altamente recomendados.
Southerenhay Street Food Market e o Gin Palace
Entre maio e setembro, acontece às sextas-feiras do meio-dia ao início da noite este simpático mercado no meio de uma pracinha. Nós fomos conhecer o Gin Palace, onde produtores de gins artesanais nos receberam para uma pequena degustação de alguns dos gins que produzem.
O lugar, apesar de improvisado, é aconchegante, com sofá e mantinhas para aquecer, e a proprietária nos divertiu com as histórias de sua família, que acabaram por dar nome aos gins: a horta do vovô (gin de ruibarbo), a vingança do vovô (com 57% de teor alcoólico!) e o gin da vovó Garbutt, que gostava bastante de tomar umas!
Quicke’s Farm
Já declarei aqui meu amor pelos queijos ingleses, o que chega a ser uma surpresa para quem acha que queijo bom só é produzido na França (e nas minhas Minas Gerais, obviamente). Quem não conhece, precisa experimentar um queijo cheddar maturado para entender do que estou falando!
Na nossa visita à Quicke’s Farm nos arredores de Exeter, fomos apresentados ao processo de fabricação e maturação de queijos cheddar artesanais pela dona da fazenda, que pertence à mesma família desde 1540 (!)
Ela nos contou que os queijos são produzidos com receita tradicional passada pelas gerações da família e são maturados embrulhados em tecido durante até 24 meses (para o queijo chamado “vintage”).
Como a maturação se dá de fora para dentro, é possível sentir as diferenças de textura, cor e sabor, quando se come um pedaço mais próximo da borda ou mais do centro do queijo. Delicioso!
Na saída, visitamos a Quicke’s Farm Shop, lojinha que vende além dos deliciosos queijos da fazenda, outros produtos locais, como geleias, embutidos, doces e bebidas.
Se você se interessou pelo tour, ele acontece em algumas datas do ano e é bem completo, incluindo a degustação e um almoço com delícias sazonais e obviamente queijo. O valor do tour em 2018 é £35. Veja informações aqui.
Exeter Brewery
A Exeter Brewery produz cerveja artesanal que pode ser provada no bar do local, Tap Room, aberto ao público às quintas-feiras a partir de 17h00. O bar serve também tortas típicas acompanhadas de molho, purê de batatas e ervilhas.
A cerveja Avocet é uma cerveja ale orgânica muito suave que é o maior sucesso da cervejaria. Nosso guia nos contou que ela é exportada para a França de uma forma muito inusitada: em barcos a vela!
A cerveja vai navegando pelo canal da mancha e chega no destino de forma muito sustentável, já que a energia usada no transporte é somente o vento. Eu nunca tinha ouvido falar nisso, mas parece que a ideia de “fair transport” está crescendo bastante na Europa.
Os tours acontecem somente por reserva (preferencialmente para grupos de 15 ou mais).
Degustação de cidra no The Stable
The Stable é um bar/pizzaria com lojas espalhadas por diversas cidades da Inglaterra. O local tem como missão divulgar ao mundo as maravilhas da cidra inglesa, um drink não muito admirado fora do país.
No Stable você encontra 80 cidras diferentes, além de um Cider Master, funcionário treinado e qualificado para indicar a melhor cidra para cada ocasião e que é quem coordena a degustação de cidras.
A cidra é uma bebida feita a base de maçã que é muito popular no Reino Unido. Ela é servida nos pubs como a cerveja: diretamente do barril ou em garrafas.
Há variedades gaseificadas naturalmente (“sparkling”) ou sem gás (“still”) e nós tivemos a oportunidade de provar um pouco de cada, e notar as diferentes características, coloração e estilo.
Em cerca de uma hora, aprendemos muito sobre a cidra e degustamos uns 5 tipos diferentes.
The Stable oferece três opções de degustação, com valores a partir de £15 por pessoa. Veja informações aqui.
Restaurantes em Exeter
Para o almoço:
Tea on the Green
Localizado bem ao lado da Catedral, o Tea on the Green é uma casa de chá que serve café da manhã, almoço e chá da tarde com uma vista super privilegiada.
Com mesinhas na calçada para os dias mais quentes, dá para apreciar o movimento da área verde ao redor da catedral (o chamado Green) tomando um delicioso lanche. A parte interna do restaurante é bem charmosa e aconchegante.
Eu experimentei o Fish and Chips na hora do almoço, além de sanduíches abertos deliciosos de diversos sabores.
Terrace Restaurant
Outro almoço memorável nos foi servido no rooftop do restaurante The Terrace. Localizado no shopping Center Guildhall, bem no centro de Exeter, o restaurante oferece culinária europeia, com menus sazonais e ingredientes de qualidade.
O local é também uma ótima pedida para o happy hour, diariamente entre 16h00 e 19h00, com uma seleção de coquetéis, vinhos, cervejas e cidras por um precinho camarada.
E para quem gosta de dançar, no primeiro andar funciona um Club Lounge que parece ser bem exclusivo.
Para o jantar:
Restaurant at Southernhay House Hotel
Southernhay House Hotel é um hotel boutique independente no centro de Exeter, com apenas 10 suítes decoradas com muito charme. O hotel conta também com um restaurante e um bar com muitas opções de coquetéis e drinks.
O restaurante é um local ideal para um jantar romântico, ou uma celebração especial.
Rendezvous Wine Bar
Bem próximo do Southernhay House Hotel fica o Rendezvous Wine Bar, que além de bar de vinhos (com uma carta com mais de 60 sugestões de todas as partes do mundo) é também um charmoso restaurante.
O cardápio muda diariamente e reflete o que há de melhor no West Country em termos de frutos do mar, carne e verduras. Eu comi uma barriga de porco que estava uma delícia!
Harry’s Restaurant
Nosso último jantar em Exeter foi no Harry’s Restaurant, um restaurante familiar descontraído e com um ambiente alegre e animado. Como era uma noite de sábado e o restaurante é muito popular na cidade, estava lotado, mas os garçons mantinham o sorriso e o bom serviço.
O cardápio é bem variado e tudo o que foi pedido na mesa (entre opções de hambúrguer, mexicano, peixe e carne grelhada) estava com cara boa e ninguém deixou muito para contar a história.
O auge da comilança no entanto ainda estava por vir e chegou em forma de uma taça enorme com: brownies, marshmallow, sorvete de chocolate, M&M’s, flocos de chocolate, sorvete de baunilha com cobertura de creme chantilly e calda de chocolate quente. Esta sobremesa “modesta” atende pelo nome de “Heart Attack” (ataque cardíaco) e foi devorada em poucos minutos!
Meus dias em Exeter deixaram excelentes lembranças, muitas saudades e 2 kg a mais na balança!
Hotéis em Exeter
Exeter tem uma oferta de ótimos hotéis por preços bem simpáticos, se comparados aos de Londres. Assim, você consegue se hospedar em um hotel 4 estrelas pelo preço que pagaria por um 2 estrelas na capital. Aproveite para se dar este luxo!
Como ir de Londres a Exeter
Localizada 315 km sudoeste de Londres, é muito fácil chegar em Exeter de transporte público, tanto por terra quanto por ar. Veja abaixo as opções:
Trem
Os trens diretos da Great Western Railways para Exeter saem da estação London Paddington e a viagem sem baldeação leva cerca de 2,5 h. Outra opção é fazer a troca de trem em Bristol, neste caso a viagem leva cerca de 3 horas. Veja horários e valores aqui. A estação em Exeter (St Davids) fica a 15 minutos de caminhada da Catedral. As passagens mais baratas são as compradas com antecedência (“advance”).
Ônibus
A viagem de ônibus é bem mais em conta que a de trem, mas também bem mais demorada. Os trens da National Express saem da estação de ônibus de Victoria e fazem o percurso em pouco menos de 5 horas. Veja detalhes aqui.
Avião
Nós voamos de Belfast para Exeter com a empresa de aviação local, Flybe. A viagem do aeroporto de London City a Exeter leva cerca de 50 minutos e as passagens custam a partir de £49,90.
Passeios próximos a Exeter
Exmouth – cidade litorânea a 20 km de Exeter: Um dia em Exmouth
Agradeço ao VisitBritain e ao VisitExeter pelo convite para conhecer esta linda região. Estive em Exeter em setembro de 2018.
Alguns dos links acima são links de afiliado, o que indica que o site pode receber uma pequena comissão caso você faça alguma compra usando os links. Você não paga nada a mais por isso.
Deixe um comentário