Como assistir a um debate no famoso Palácio de Westminster, sede do parlamento britânico
As visitas guiadas no Palácio de Westminster, nome oficial do prédio do parlamento britânico, acontecem aos sábados e diariamente no verão, durante as férias dos parlamentares. Falamos delas aqui.
Há, no entanto, outra maneira de conhecer algumas partes do Palácio, de graça, assistindo debates dos parlamentares sobre temas atuais e projetos de leis, tanto na Câmara do Lordes quanto na Câmara dos Comuns.
A sessão é assistida a partir das galerias durante as reuniões dos parlamentares, que acontecem de segunda à quinta-feira e em algumas sextas-feiras. O horário varia, de acordo com a programação da Câmara.
Question Time
Nas duas Câmaras, o momento mais concorrido é o chamado Question Time, que é quando os parlamentares sabatinam os ministros de estado quanto às questões correntes.
Estas sabatinas ocorrem diariamente (segunda à quinta), nas duas Câmaras, no início dos trabalhos.
Na Câmara dos Comuns, as perguntas se relacionam aos assuntos específicos de responsabilidade do ministro que está sendo questionado e a sessão dura 1 hora.
Já na Câmara dos Lordes, as perguntam se direcionam ao governo em geral e a sessão dura 30 minutos.
Às quartas-feiras a partir do meio-dia, o sabatinado da Câmara dos Comuns é o Primeiro-Ministro. Para esta sessão, é preciso obter ingressos gratuitos para garantir a entrada.
Os ingressos são emitidos somente para residentes no Reino Unido e devem ser solicitados a um parlamentar (chamado Member of Parliament, ou MP) ou a um Lorde.
Os que não têm ingresso, inclusive os não residentes, devem aguardar em uma fila e, caso haja lugar, são admitidos nas galerias.
Para todos os outros debates não é necessário ingresso e há uma fila única, tanto para residentes quanto para turistas, em frente à entrada de visitantes da Cromwell Green. É comum ter de esperar por uma hora.
E como é esta experiência? O nosso leitor Marcio Antonio esteve em um debate no início de setembro de 2013 e nos contou o que achou. Leia abaixo.
A sessão do Parlamento começava às 11h30, mas às 9h30 eu já estava ali na frente da entrada, e as duas funcionárias me disseram “você chegou cedo demais, apareça umas 10h45″.
Então matei o tempo fazendo algumas compras nas lojas da Abadia de Westminster e do Parlamento (que fica numa esquina de Bridge St. com Whitehall — os caras até guardaram as minhas sacolas enquanto eu estava no Parlamento), e voltei na hora combinada.
De novo, eu era o primeiro. Peguei um cartão verde que tinha que ficar o tempo todo à mostra, passei pelos procedimentos de segurança (tiram foto, passam bolsa no raio x, o habitual nesses casos), e fui para a Westminster Hall, o único lugar onde dá para bater fotos.
Ali passei mais um tempinho até ser conduzido a uma outra galeria, cheia de estátuas e pinturas, e lá se formava a “fila oficial”.
Nesse meio tempo, funcionários do Parlamento vão explicando algumas coisas sobre o funcionamento das sessões. Nessa segunda galeria, por exemplo, pudemos ver quais seriam as questões do dia — o ministro “interrogado” era o William Hague, do Foreign Office, então fiquei surpreso de ter pouca gente na fila, com Síria, Egito e outros assuntos quentes no ar — e o resto da pauta.
Pouco antes de a sessão começar, fomos autorizados a ir até o lobby central para acompanhar a procissão do “Speaker”, o “presidente” da Câmara dos Comuns. Assim que ele passa, podemos subir até as galerias. Nesse meio tempo, perdi o início da sessão e a primeira questão, mas deu pra acompanhar o resto do Question Time tranquilamente.
Ainda fiquei mais um tempo vendo o debate sobre uma lei de transparência, e tive que ir embora para não chegar tarde ao museu da RAF… mas foi uma experiência interessantíssima, que eu recomendo para quem não puder pegar uma visita guiada de fim de semana no Parlamento.
Foto: Carla Costelini
***
Agradeço ao Marcio pelo relato.
Leia mais sobre o Palácio de Westminster:
Visitas ao Palácio de Westminster
Patrimônios da Humanidade em Londres
Os principais pontos turísticos de Londres
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
luis manuel cunha da silva
Caros senhores gostava de entrar em contato com o primeiro ministro david cameron precisava de seu email no parlamento britanico por favor informe o senhore 1 ministro de tal facto. Obrigado
Luis manuel cunha da silva
Eneida
Olá Luis Manuel,
Não tenho esta informação. Sugiro que pesquise no google.