Londres possui ruas planas, cheias de história, arquitetura e atrações para todos os gostos, e por isso é muito fácil perder a noção do tempo enquanto se explora a cidade.
Mas depois de passar horas e horas aproveitando ao máximo seu passeio, você vai se perguntar: onde posso encontrar um banheiro?
Essa pode ser uma tarefa um pouco complicada para quem não conhece a região (especialmente o centro movimentado da cidade), por isso preparamos este manual que mostra onde encontrar banheiros em Londres, diferenças entre banheiros da Inglaterra e do Brasil e algumas curiosidades.
Como dizer “banheiro” em inglês?
Existem diversas palavras que significam “banheiro” na língua inglesa. A mais conhecida, bathroom, geralmente se refere a banheiros residenciais, que possuem banheira (“bath” – banheira, “room” – cômodo).
Se você estiver em locais públicos, é mais comum usar toilet ou restroom. E se você quiser um jeito mais informal, e bem britânico, você pode usar o termo loo, que se pronuncia [lú].
Diferenças do banheiros da Inglaterra e do Brasil
Ao entrar em um banheiro na Inglaterra, pode ser que você não encontre uma lixeira. Assim como em outros países da Europa, por aqui o papel higiênico é jogado dentro do vaso sanitário.
Geralmente os banheiros possuem apenas uma lixeira pequena, para outros itens como absorventes, cotonetes, ou qualquer outro tipo de lixo.
Outra diferença fica na pia: muitas delas têm duas torneiras separadas, uma de água quente e uma de água fria. Nas pias mais antigas, é preciso escolher entre as duas torneiras, assim normalmente você tem água ou gelada ou fervendo!
Nas pias mais modernas, existe só uma torneira com misturador – basta ajustar como você preferir. A regra para todas é: o lado direito é para água fria, e o lado esquerdo para água quente.
Leia também sobre tomadas na Inglaterra
Banheiros públicos em Londres
Conta a história que os banheiros públicos foram inventados em Londres no século XIX. Precisamente no ano de 1851, durante o reinado da Rainha Vitória, os primeiros banheiros públicos foram instalados na Grande Mostra (Great Exhibition) do Hyde Park. E para espanto de muita gente, foram um sucesso de público!
Atualmente, Londres possui cerca de 800 banheiros públicos. Por banheiro público entende-se banheiros em que você não precisa pedir para usar, ou comprar algum produto para ter direito a usar.
São banheiros instalados em estações ferroviárias, de metrô, rodoviárias, prédios públicos, museus, assim como banheiros espalhados pela cidade que foram construídos para serem usados pelo público.
Alguns são pagos, entre £0,20 e £0,50. Você deposita o valor informado na catraca e pode entrar no banheiro.
Um detalhe importante: a catraca não te dá troco. Caso você não tenha moedas, geralmente pode encontrar uma máquina do lado de fora dos banheiros, que troca o seu dinheiro. Basta inserir uma moeda de valor maior e recebe várias moedas pequenas. Em algumas catracas são aceitos cartões.
Como é de se esperar, dificilmente você encontrará um banheiro público meticulosamente limpo – especialmente os gratuitos.
Todos os endereços de banheiros públicos estão disponíveis no site Great British Toilet Map.
Também existem aplicativos que mostram banheiros na cidade, como o Flush app e Toilet Finder.
Banheiros em estações de trem e metrô
Todas as estações de trem de Londres operadas pela Network Rail possuem banheiros públicos e desde abril de 2019, eles são gratuitos. Assim, você pode usar o banheiro das seguintes estações: London Bridge, Cannon Street, Charing Cross, Euston, King’s Cross, Liverpool Street, Paddington, Victoria e Waterloo.
Em outras estações de trem, você pagará para usar o banheiro.
Já as estações de metrô, nem todas contam com esta facilidade. Para facilitar a vida de quem usa o transporte público, a TfL (órgão que administra o transporte de Londres) fez um mapa mostrando as estações que possuem banheiros, banheiros para cadeirantes e fraldário. Clique aqui e confira.
Em algumas estações, os banheiros ficam do lado de fora da catraca, outros você só pode usar depois de já ter entrado na estação (e ter pago sua passagem).
Nem todas as estações de metrô oferecem banheiro gratuito, algumas cobram entre £0,20 e £0,50.
Banheiros nos parques
Londres conta com maravilhosos parques e você certamente vai passear por eles.
Todos os parques possuem banheiros públicos, mas há dois poréns. Como os parques, em sua maioria, são enormes, geralmente os banheiros ficam muito distantes e pode ser que você tenha que andar bastante até achar um. Mas saiba que os parques possuem mapas espalhados que mostram a localização das instalações, e eles são essenciais para encontrar banheiros e restaurantes mais próximos.
Outro ponto é que assim como os banheiros públicos que ficam nas ruas, a maioria deles é pago. A valor também varia entre £0,20 e £0,50.
Banheiros nos museus
Museus são uma ótima opção para encontrar banheiros disponíveis. Grande parte dos museus de Londres não cobra entrada, e a maioria fica próxima de outros pontos turísticos.
A única desvantagem é que muitas vezes eles são bem lotados, e talvez você tenha que aguardar um pouco na fila tanto para entrar no museu, quanto para usar o banheiro. A dica é procurar banheiros mais afastados da entrada principal do museu, que normalmente são menos frequentados.
Além disso, antes de entrar no museu seus itens são revistados – não é permitida a entrada com malas.
Banheiros em restaurantes, pubs e fast food
Outra opção para usar o banheiro na rua, é parar em algum restaurante, pub ou lanchonete fast food. Muitos destes banheiros são apenas para clientes. Logo, você pode aproveitar a parada e comprar uma garrafinha de água ou um lanche, por exemplo.
Mas confira antes de fazer seu pedido: muitos deles, principalmente cafés próximos aos pontos turísticos, não possuem nenhum banheiro disponível. Neste caso, o jeito é tentar a sorte em outro estabelecimento próximo.
Banheiros em lojas
Imagine a cena: depois de passar horas na famosa e queridinha Primark, estar cheio de sacolas e cestas de compras você descobre que a loja não possui um banheiro. Bom, é exatamente isso que acontece na maioria das lojas em Londres.
Seja na Primark, Boots, H&M ou TK Maxx, são poucas as que possuem banheiros, e geralmente ficam bem escondidos. O melhor a fazer é procurar um banheiro antes mesmo de entrar na loja, assim você pode fazer suas compras tranquilamente.
No entanto, muitas lojas de departamentos têm banheiros públicos, gratuitos e não é preciso ser “cliente em compras” para usar. As lojas Marks & Spencer e John Lewis e as lojas maiores dos supermercados Tesco, Sainsbury’s e Asda são algumas das que aderiram ao esquema incentivado pela prefeitura de abrir mais banheiros ao público.
Banheiros diferentões para fotos no Instagram
E para a surpresa de muitos, existem banheiros em Londres que são verdadeiras atrações turísticas!
Um dos mais famosos, é o banheiro do restaurante Sketch, próximo à movimentada Oxford Circus. Localizado em um prédio de 1779, que já foi sede do Royal Institute of British Architects e do atelier de Christian Dior, este restaurante chama a atenção por sua arquitetura e design. O banheiro tem design futurista e cápsulas que lembram ovos gigantes.
https://www.instagram.com/p/BuqNDtIFDBN/?utm_source=ig_web_options_share_sheet
Clique aqui para visitar o site
Endereço: 9 Conduit St, Mayfair, London W1S 2XG
E por que não aproveitar aproveitar a vista da cidade em sua visita ao banheiro? Esquisito? É exatamente essa experiência que você pode ter ao visitar o restaurante TING, no The Shard. Os banheiros têm paredes de vidro que proporcionam uma vista privilegiada do centro de Londres.
Para visitar o restaurante, é preciso reservar uma mesa com antecedência.
Clique aqui para visitar o site
Endereço: 31 St Thomas St, London SE1 9QU
Banheiros em Londres que viraram bares e cafés
Você não leu errado!
Com a decadência dos banheiros públicos vitorianos – muitos permaneceram fechados e abandonados por muitos anos – e os altos preços de imóveis em Londres, alguém teve a brilhante ideia de aproveitar o espaço dos antigos toaletes para dar novo destino a eles.
O primeiro que temos notícia foi o café The Attendant. Localizado em Fitzrovia, há 5 minutos da Oxford Street, o café funciona em um banheiro subsolo, construído em 1890. O ambiente foi renovado, mas os urinóis de porcelana originais permanecem como balcão, com bancos verdes que combinam com os azulejos vitorianos. Além do excelente café, é servido café da manhã, almoço rápido (sanduíches e saladas) e brunch até às 16h00.
Endereço: 27a Foley Street, Fitzrovia – website
Já o bar de coquetel Ladies & Gents tem duas unidades funcionando em antigos banheiros. O primeiro foi aberto em Kentish Town em 2014 e o segundo funciona em Camden desde o início deste ano (2019) e fica próximo da estação do Overground de Camden. Os coquetéis tem preço entre £7,50 e £8.
Endereço: 213 Royal College St, Camden – website
Endereço: 2 Highgate Road, Kentish Town
Banheiro listado pelo patrimônio histórico
Parece incrível mas não é!
O Princess Louise é um pub pertinho da estação de metrô Holborn que data de 1891. Em seu interior, temos painéis e divisórias de mogno originais, vitrais elaborados e uma decoração muito preservada. Este pub é listado pelo patrimônio histórico britânico como sendo um “valioso exemplar do interior de um pub vitoriano”.
Um destaque especial que só os homens podem ver são os detalhes do banheiro masculino: os mictórios de mármore, azulejos decorados e encanamento de cobre, como se usavam nos banheiros vitorianos.
Endereço: 208 High Holborn, Holborn, London WC1V 7EP
Banheiro que aparece no sketch famoso de John Lennon
E para terminar, apresentamos um banheiro público situado na Broadwick Street, esquina com a Hopkins Street, no Soho, que hoje é bem derrubado e você provavelmente passará por ele imaginando quem seria o louco de entrar ali.
Este banheiro no entanto tem um evento muito peculiar. Em 1966, John Lennon gravou um sketch que foi televisionado em um programa humorístico de muito sucesso na Inglaterra na época, chamado “Not only… But also”.
No sketch, Lennon fez o papel de porteiro de uma boate fictícia que recebeu o nome de Ad Lav, justamente o banheiro público que você acaba de ver. Ele usa uniforme completo com chapéu e luvas e segundo consta foi a primeira vez que apareceu usando os óculos redondos que vieram a se tornar famosos.
John interage com o comediante inglês Peter Cook, que se apresenta como Duque e Duquesa de Windsor.
O que você precisa para sua viagem?
- Compre aqui ingressos para atrações, musicais, esportes e tours com os melhores preços
- Conheça nossa seleção de hotéis em Londres nas melhores regiões para turistas e com ótimo custo-benefício
- Compare preços dos melhores seguros de viagens e contrate o seu
- Contrate os melhores guias brasileiros para te acompanhar pela cidade
- Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios pela Inglaterra
- Eternize sua viagem com fotos feitas por uma fotógrafa profissional brasileira
- Conheça o melhor de Londres com os passeios guiados em português em pequenos grupos
- Solicite um chip gratuito para celular com entrega no Brasil
Deixe um comentário