Que Liverpool é a cidade dos Beatles e ponto de peregrinação obrigatório dos amantes da banda, todo mundo sabe. Mas em Londres também é possível visitar diversos lugares relacionados aos Beatles, quer seja por terem sido locais em que os Fab 4 viveram, trabalharam, se apresentaram, ou por terem aparecido em capas de discos e em filmes.
Os locais estão marcados no mapa a seguir, e em seguida, há uma pequena explicação sobre cada um deles.
Locais relacionados aos Beatles em Londres
Veja o mapa com os locais pelos quais os Beatles deixaram marcas em Londres. Os detalhes estão a seguir.
Beatles em Londres – Próximo à estação de metrô Baker Street
Apple Boutique
Endereço: 94 Baker Street
Apple aqui obviamente não se refere a Apple Computers, mas a Apple Corps, empresa fundada pelos Beatles em 1967. Um dos primeiros empreendimentos da empresa foi justamente uma loja de roupas, que funcionou na esquina da Baker Street com a Paddington Street. A loja foi um fracasso comercial e fechou as portas em cerca de 6 meses.
O local também funcionou como sede da Apple Corps temporariamente, enquanto o prédio da Savile Row ficava pronto. Hoje, é um prédio comercial como muitos da rua, mas há uma “placa azul“, instalada pelo patrimônio histórico britânico, em homenagem a John Lennon e George Harrison, que lá trabalharam.
London Beatles Store
Endereço: 231 Baker Street
É a única loja de Londres especializada em vender exclusivamente artigos da Banda. Camisetas, bottons, posters, artigos de coleção, originais e novos, livros, discos, enfim, você com certeza encontrará uma lembrancinha para levar para os amigos. A loja vende também material autografado pelos membros da banda.
Apartamento de John Lennon e Yoko Ono
Endereço: 34 Montagu Square
Apartamento onde moraram várias celebridades a partir de 1965, entre elas Ringo Starr, Paul McCartney, Jimi Hendrix e também John Lennon e Yoko Ono, que ali viveram durante alguns meses em 1968.
Foi neste apartamento que Lennon foi preso por porte de drogas e também foi aí que foi tirada a foto de John e Yoko nus, capa do álbum Two Virgins.
É fácil reconhecer o prédio, pois há uma outra “placa azul” indicando que o famoso Beatle morou ali. Falamos deste apartamento neste post aqui no blog.
Marylebone Register Office – Old Marylebone Town Hall
Endereço: 97 – 113 Marylebone Road –
Cartório em que foi realizado o casamento de Paul McCartney com Linda Eastman em 12/03/1969 e com Nancy Shevell em 09/10/2011.
Há alguns anos, o prédio passou por uma grande reforma e atualmente funciona como local de eventos, inclusive para casamentos.
Próximo à estação St. John’s Wood
Abbey Road Studios e passarela de pedestre
Endereço: 3 Abbey Road –
A faixa de pedestre mais famosa do planeta, quase em frente aos estúdios onde foram gravados alguns álbuns da banda. Leia mais sobre o local aqui.
Residência de Paul McCartney
Endereço: 7 Cavendish Avenue
Adquirida por Paul em 1965, a casa fica próxima aos estúdios de Abbey Road, e tem sido, por mais de 50 anos, a residência dos McCartneys.
Locais dos Beatles em Londres – Próximo a estação de metrô Piccadilly Circus ou Oxford Circus
Teatro London Palladium
O Palladium é considerado o berço da Beatlemania, pois, embora a popularidade do grupo tenha crescido continuamente em 1963, foi durante uma apresentação dos Beatles neste local que o comportamento frenético das fãs chamou a atenção da imprensa.
A apresentação, que incluiu os sucessos From Me to You, She Loves You e Twist and Shout, aconteceu em 13 de outubro de 1963 como parte do “Sunday Night at the London Palladium”, um programa de variedades de muito sucesso na TV inglesa.
No dia seguinte, as capas de revistas e primeiras páginas dos jornais figuravam fotos das fãs e confirmavam que os Beatles eram mesmo um novo fenômeno da música.
London Pavilion
Localizado em Piccadilly Circus, foi o local em que três filmes dos Beatles tiveram sua pré-estreia: “A Hard Day’s Night” (1964), “Help!” (1965) e “Yellow Submarine” (1968). Os eventos eram marcados pela presença de milhares de fãs que compareciam para ver de perto os ídolos, além de outras celebridades, incluindo membros da família real.
Hoje, o cinema é parte da galeria Trocadero e é onde está instalada a atração “Body Worlds” que não tem relação com os Beatles.
Sede da Apple Corps – último show ao vivo dos Beatles
Endereço: 3 Savile Row
Em 1968, os Beatles compraram o prédio de 5 andares que se tornou a sede da Apple Corps. Cada um dos componentes tinha um escritório no local e no subsolo foi instalado um estúdio de gravação.
No dia 30 de janeiro de 1969 aconteceu no teto deste prédio o lendário último show ao vivo dos Beatles. O prédio foi vendido em 1976.
Trident Studios
Endereço: 17 St Anne’s Court
Estúdio onde foram gravadas algumas músicas do “White Album” de 1968, incluindo Hey Jude. Em 1969, John Lennon gravou neste estúdio a música “Cold Turkey”, com Eric Clapton na guitarra e Ringo Starr na bateria.
Próximo à estação Marble Arch
Apartamento dos Beatles
Endereço: 57 Green Street
O apartamento “L”, no quarto andar do prédio, foi o único local em que os quatro Beatles moraram juntos. Assim que vieram de Liverpool para tentar o sucesso em Londres, eles alugaram o apartamento e ali viveram por um breve período no outono de 1963.
Próximo à estação King’s Cross St. Pancras
St. Pancras Old Church
Endereço: Pancras Rd, London NW1 1UL
Os jardins desta igreja foram usados como locação para uma série de fotos tiradas pelo fotógrafo Don McCullin em 28 de julho de 1968. Os Beatles foram fotografados neste dia, que foi chamado de “Mad Day Out”, também em outros 6 locais da cidade.
Biblioteca Britânica
Endereço: 96 Euston Road. Entre os Tesouros da British Library estão expostos cartas e manuscritos de letras de músicas dos Beatles, entre elas Ticket to Ride, Michelle, Yesterday e Help, além da letra de uma canção não gravada composta por George Harrison.
Próximo à estação de metrô South Kensington
Royal Albert Hall
Endereço: Kensington Gore, South Kensington, London SW7 2AP
A famosa casa de espetáculos recebeu a banda pela primeira vez no dia 18 de abril de 1963 para um show transmitido ao vivo pela BBC. O evento, chamado Swinging Sound 63, contou com a participação de outros artistas e teve duas breves apresentações dos Beatles, que tocaram 4 músicas.
Além disso, foi no Royal Albert Hall que em setembro de 1963 os Beatles se apresentaram em um evento beneficente que também contou com os Rolling Stones. Neste dia, os integrantes das super bandas, pela única vez, posaram juntos para fotos.
Muitos anos depois, foi realizado no Royal Albert Hall o Concert for George, um tributo a George Harrison, falecido em 2001.
Próximo à estação de metrô Tower Hill
Tower Bridge
A ponte aparece na capa do disco “London Town” de Paul McCartney juntamente com sua banda pós-Beatles, os “Wings”.
***
Incluí no mapa acima o Big Ben e a Trafalgar Square para referência
Nas minhas pesquisas sobre este tema na Internet, encontrei um site muito completo sobre os Beatles, merecidamente chamado de Beatles Bible. Quem quiser se aprofundar no assunto, é uma excelente referência.
***
There are places I remember
All my life, though some have changed
Some for ever not for better
Some have gone and some remain
In my life (Lennon-McCartney)
Que outros locais relacionados aos Beatles em Londres você visitaria? Deixe seu comentário!
Leia também
Viagem Londres a Liverpool – como ir e o que ver em Liverpool relacionados aos Beatles e muito mais
Let’s Rock! Beatles e Rock Clássico – passeio guiado em português
Debora
Olá. Voce saberia me dizer se posso fazer esses lugares em um dia? Muito dificil ir a todos eles só de metro? Sei que tem um tour chamado Beatles Walk que leva em alguns desses lugares, mas gostaria de saber se podemos fazer sem guia, caso seja fácil…
Eneida
Oi Débora,
Não é difícil, no post os locais estão separados de acordo com a proximidade de uma estação de metrô. Acho que dá para fazer tudo em um dia, já que a maioria dos locais é só ver e fotografar por fora.
Sérgio Ricardo Silva
Eneida,
Demasiadamente agradecido pelo seu trabalho de pesquisa relacionado aos lugares dos Fab Four em Londres.Muito obrigado mesmo!!
Como Beatlemaníaco, vejo estes como principais locais de suas carreiras que marcaram na cidade.
Quanto ao Big Ben e Trafalgar Square incluí pelo fato de serem pontos turísticos..quem vai à Londres com certeza tira fotos nestes lugares…Assim como o Parlamento e outros…..
Quanto ao London Bridge, este aparece na capa de um disco de Paul McCartney em carreira solo chamado ” London Town” na época do “Wings” …..sua banda pós Beatles.
Gostaria que vc incluisse mais três lugares neste excelente trabalho:
1- Cartório de Marylebone (Onde Paul casou com Linda Eastman em 69);
2- Trident Studios (Onde eles gravaram algumas músicas no decorrer de sua história);
3- Casarão de John Lennon em Tittenhurst Park, Ascot – Onde serviu de locação para a última sessão de fotos deles em 69.(Não sei se está na região metropolitana de Londres)
Aguardo seu retorno,
Sds,
Sérgio Silva
Manaus / AM
Eneida
Oi Sérgio,
A ponte a que você se refere é a Tower Bridge, não London Bridge.
Nesta semana atualizo o post e incluo estes outros locais.
Depois da viagem, mande fotos para gente ilustrar o post, ok?
Renata Solon
Parece bobinho, mas dentro da M&M World, tem as esculturas dos m&ms andando sobre a rua “M&M Road”, conforme a capa dos Beatles, achei uma bonita homenagem da empresa pra eles! Marquei no meu “website” o link do meu blog com vídeo das imagens de Liverpool, que vale também a visita!
Eneida
Oi Renata,
É bem bonitinho, sim!
Rafael Maciel
Eu colocaria também o nº 34 da Montagu Square, onde John Lennon morou com a Yoko Ono.
Tem a clássica plaquinha azul na frente da casa, simbolizando o local.
Boa viagem!
Rafa Maciel – Tchê in London
Eneida
Oi Rafael,
Acho que você não leu o post 😉
Rafael
Baah, li o post e assisti os vídeos (inclusive fui buscar mais do rooftop no YouTube), mas acho que pulei toda aquela parte dos arredores da Baker Street. Sorry! hehehe
Sucesso!
Enaldo Soares
Primrose Hill?
Eneida
Oi Enaldo,
Você saberia nos contar qual é a relação com os Beatles?
Sérgio Ricardo Silva
Eneida,
Primrose Hill é um grande parque próximo da residência de Paul em Cavendish Avenue onde ele levava sempre sua cadela Martha (uma old english sheepdog) para passear.
Sérgio