Uma visita ao Borough Market é um programa delicioso especialmente para os apreciadores da culinária e gastronomia. É o mercado de hortifrúti mais antigo de Londres e o mais famoso também.
Localizado na margem sul do Rio Tâmisa, no local próximo de onde foi construída a primeira ponte ligando as duas margens do rio, o Borough Market tem mil anos de história.
Apesar de não se saber a data exata de sua fundação, em 2014 foi celebrado o milênio do mercado!
Nestes dez séculos, já passou por muitas transformações. A encarnação atual tem raízes nos anos 1990, quando houve uma onda de valorização da comida artesanal e local.
Escondido embaixo de arcos de pontes ferroviárias da era vitoriana e armazéns que estiveram por um tempo abandonados, é muito gostoso explorar as diversas áreas do mercado e é isso que te convido a fazer!
O que comprar no Borough Market Londres
Além dos produtos para sua feira semanal, todos com o melhor pedigree possível, o mercado é um paraíso para quem quer conhecer, provar ou se deliciar com queijos de várias procedências, frios e embutidos, frutos do mar, geleias, bolos e doces, bebidas e delicatessen de toda espécie.
Há barracas especializadas em produtos de diversos países, além dos melhores produtos locais britânicos. Uma delícia!
E o mais bacana é que a cada estação do ano você pode ver o que os locais costumam consumir, como as maçãs e blackberries que estão em plena safra no outono, ou os produtos típicos do Natal no mês de dezembro.
Tenho certeza de que você vai se surpreender, quer seja com um legume, fruta, carne de uma ave, ou com uma combinação inusitada que você nunca viu antes.
Eu, por exemplo, nunca tinha visto couves-de-Bruxelas (Brussels sprout) em seus respectivos “galhos”!
São cerca de 100 barracas de alimentos da mais alta qualidade. Mas as pessoas não vão lá só para fazer a feira da semana, principalmente porque os produtos não são baratos.
Ir ao Borough Market é um excelente programa para um sábado de manhã, e como é muito popular, é bom chegar cedo para evitar a multidão.
Já durante a semana, você vai encontrar o mercado bem mais calmo e pode se deliciar no almoço, se já se cansou dos sanduíches do Pret-à-Manger!
O mercado também atende bem os clientes com restrições alimentares (sem glúten, lactose, etc.), vegetarianos e veganos.
Além de frutas e verduras fresquíssimas, várias barracas vendem produtos gourmet de diferentes partes do mundo, como azeitonas, azeites, patês, linguiças, pães, queijos… e oferecem os produtos para degustação.
O Borough Market não se restringe somente às barracas e lojas nos galpões cobertos. Existem no entorno do mercado diversos restaurantes, bares e cafés para sentar e ficar apreciando os turistas, londrinos e vendedores.
O que comer no Borough Market
Não faltam delícias para experimentar no Borough Market, da comida típica da Inglaterra à gastronomia de outros países.
Para um almoço tradicional, há o restaurante Roast, que serve comida britânica com ingredientes locais. Aos domingos, o tradicional assado inglês é servido com todos os acompanhamentos, além de entrada e sobremesa em um menu de preço único.
O restaurante não é barato, mas quem quer experimentar a culinária britânica de excelente qualidade e com produtos fresquíssimos, este é sem dúvida uma boa opção.
Um outro hit do Borough Market é o Brindisa, uma loja de produtos espanhóis dentro do chamado Floral Hall do mercado. A loja vende um sanduíche de chorizo que é um sucesso do mercado há mais de 10 anos.
Servido em um pão ciabatta, a linguiça de chorizo frita é apimentada e servida com rúcula. Vale a pena enfrentar a fila para provar os petiscos!
Para experimentar uma raclette maravilhosa – com muito queijo derretido sobre batatas e cebola, ou um sanduíche de queijo quente a pedida é o Kappacasein, uma barraca que funciona no mercado e também uma loja de queijos produzidos localmente.
Conheça outros food halls em Londres lendo nosso artigo especial.
Ver essa foto no Instagram
Brindisa Shop
The Floral Hall, Stoney Street, Borough Market
Brindisa Tapas: 18-20 Southwark St esq. Stoney St.
Kappacasein – No.1 Stoney street, SE1 9AA. Aberto de terça a domingo.
Veja aqui o mapa do Borough Market
Como se pronuncia “Borough”
Como outros nomes de locais em Londres, não é fácil adivinhar como os locais pronunciam a palavra Borough. Mas, na verdade, basta aprender os sons corretos das vogais da palavra e descartar as letras que não são pronunciadas.
As vogais são pronunciadas da mesma forma que a das vogais da palavra London /ˈlʌndən/ ou under /ˈʌndə/, na mesma ordem. Já o GH do final da palavra simplesmente não é pronunciado. Assim, Borough se pronuncia /ˈbʌrə/, ou Bãra com a tônicas na primeira sílaba. Ouça a gravação abaixo:
Melhor dia para visitar o Borough Market
Atualmente, o Borough Market funciona diariamente, com exceção das segundas-feiras.
Sábado é o dia mais popular, e principalmente no final da manhã e horário do almoço, o Borough Market fica lotado.
Assim, eu prefiro ir ao mercado durante a semana, de preferência de manhã, assim que abre.
Se você, como eu, ama conhecer um mercado quando viaja, vai gostar de ler o artigo Mercados de Comida pelo mundo, do blog Destinos por Onde Andei.
Tours no Borough Market
Para quem quer conhecer todos os segredos e delícias do Borough Market, há uma empresa que oferece diversos tours, incluindo um tour de 2 horas com degustação. Os tours foram suspensos devido à pandemia, aguardando nova programação para 2021.
Borough Market no Cinema
O mercado já apareceu em vários filmes que você certamente assistiu.
Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, a entrada para o Caldeirão Furado é embaixo da ponte ferroviária na Stoney Street, em frente a uma das entradas do mercado. Parece que o pub da esquina, The Market Porter, também aparece neste filme.
Do bruxo para a atrapalhada Bridget Jones, que mora na região do Borough Market. O apartamento dela fica no andar de cima do pub The Globe, localizado no número 8 da Bedale Street. No filme mais recente, Bridget é vista no mercado comprando uma árvore de Natal.
Outros filmes com cenas filmadas no Borough Market: Os 101 Dálmatas, Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes, filme dirigido por Guy Ritchie em 1998, e Retorno a Howards End, filme de 1992, estrelando Emma Thompson, Helena Bonham Carter e Antony Hopkins.
Borough Market em Londres – informações
Endereço:
8 Southwark Street, SE1 1TL
O mercado fica ao lado da estação London Bridge, tanto a estação ferroviária quanto a estação de metrô. Há placas indicando a saída da estação mais próxima do mercado.
Estação de metrô mais próxima: London Bridge (linha Northern e Jubilee)
Ônibus: rotas 43, 141, 149 e 521
Horário de funcionamento:
O Borough Market está aberto e em pleno funcionamento às segundas e terças-feiras entre 10h00 e 17h00 (nem todas as barracas) quartas e quintas-feiras de 10h00 às 17h00, às sextas-feiras de 10h00 às 18h00 e aos sábados, o dia mais tradicional (e lotado), entre 8h00 e 17h00.
Mapa do Borough Market em Londres
O que fazer próximo ao Borough Market
Para seguir o passeio, sugiro um passeio pela histórica região da London Bridge, com uma ida ao The View from the Shard, a plataforma de observação do prédio mais alto de Londres, que fica bem próximo ao mercado.
Clique aqui para ver nosso roteiro pela região da London Bridge.
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
Gosta de mercados de ruas? Então não deixe de conhecer os mercados que acontecem aos domingos em Londres, o famoso mercado de Camden Town, o mercado e feira de antiguidade de Portobello Road e o mercado mais gostoso do norte de Londres, Broadway Market
Vitor
Borough Market é ponto de visita indispensável em Londres!!
https://www.youtube.com/watch?v=9fOE3ukfMSM
Ceila Benatti
Eneida, pra mim a melhor estação para se chegar ao Borough Market é a London Bridge. Pertíssimo!
EStou em Londres desde o dia 28 de abril e já fomos 2 vezes lá. É o paraíso. Recomendo muitíssimo!
Aliás, quero recomendar um roteiro que fizemos incluindo o Borough Market, quem quiser experimentar, fique {a vontade: pela manhã, fomos ao Borough Market (descemos na estação London Bridge, como falei). Como chegamos perto das 11:30, demos uma volta, degustamos várias delicias e já almoçamos por lá mesmo, tem muitas barraquinhas com todo tipo de comida, a gente não sabe nem o que escolher. A sobremesa também comemos lá, uma torta de maçã com amêndoas daquelas de comer de joelhos!
Saímos de lá e caminhamos no sentido da Tower Bridge, um trecho pequeno pela rua e entramos no pier, lugar super gostoso onde pudemos ver o navio Belfast atracado e subir na Tower Bridge. Finalizamos visitando a Tower of London.
Tudo pertinho e nosso dia rendeu muito!
Flávia
Oi Eneida, entrei aqui nesse post para pensar melhor em como estar lá no Borough Market. Eu tentei ir lá da última vez mas simplesmente não consegui entrar dentro do mercado por causa da multidão. Eram filas intermináveis em algumas barracas já na entrada, e insistindo em adentrar ao mercado, fiquei entalada na multidão e tive que dar meia volta e sair, e isso com muita dificuldade. Fiquei com pena, porque o cheiro pelo ar era tentador, mas a multidão era assustadora. E mesmo os pubs e restaurantes ali em volta tinha muita gente mesmo e não conseguimos também nem entrar e sentar neles.
Bem, agora vem minha pergunta: como fazer para aproveitar o mercado mesmo com a multidão? o problema é que chegando cedo a gente não tem fome para a comilança oferecida, não é? e na hora do almoço, que seria o ideal, a multidão está toda lá. E aí, eu te pergunto: tem algum segredinho? sei lá, alguma entrada lateral que tenha menos fluxo de pessoas ou uma entrada pelo final, sei lá.
Então, se você tem alguma sugestão para entrar lá, te agradeço. Afinal, vou tentar de novo ir lá e dessa vez, juro que queria muito conseguir, ehehehe.
beijos.
Eneida
Oi Flávia,
Realmente, não dá mais para ir ao mercado aos sábados, fica cheio demais. Sugiro que você vá na quarta ou quinta-feira, o mercado fica aberto de 10 às 17h00.
Wagner
Eneida.
Boa noite.
Pelo que percebi, o mercado só fica aberto de sexta a sabado, bem no período que não estarei em Londres….. :-(((
Entrei no site do mercado e parece que ele abre de segundas e quartas para almoço, das 10a.m. as 3 p.m. Você acha que ainda sim vale a pena ir nesses dias e horários alternativos? você saber se a parte do Lunch que é citada no site oficial é apartada das demais áreas do mercado? Obrigado.
Wagner.
Wagner
Detalhe….quinta abre também, mas também não estarei por lá..hehe.
Eneida
Oi Wagner,
Neste caso, me parece que as barracas não abrem, só os restaurantes. Se vale a pena, depende do seu interesse e do tempo que terá disponível em Londres. De qualquer jeito, se estiver pelas redondezas, por que não almoçar no mercado?
Flávia
Eneida, meu programa é turistão, de acordar cedo prá render o dia, mas será bem sem graça se chegar lá e não ver as coisas não é? vou tentar reformar a programação e ver se dá pra ir mais tarde um pouco, para não arriscar. Valeu! beijos.
Eneida
Oi Flávia,
O mercado abre às 8:00, acho que você verá tudo que quiser, sem problemas!