Para uma experiência antropológica muito interessante, quando você for a Harrods, não deixe de dar uma passeadinha pela Sloane Street, uma rua de poucos quarteirões que começa na Brompton Road (rua da Harrods) no cruzamento em que está a estação de metrô Knightsbridge e a loja de departamentos Harvey Nichols. Ela termina na Sloane Square, onde há uma estação de metrô de mesmo nome.
Sloane Street e King’s Road- Foto: Ed Callow via Flickr
Abre parênteses. Se você leu o post sobre o Museu de História Natural, se lembra que foi citado um tal Sir Hans Sloane, inventor do chocolate, e sim, ele tem tudo a ver com esta região da cidade. Além de médico e cientista, Sloane foi um grande investidor no mercado imobiliário, e até hoje seus herdeiros são proprietários da Cadogan Estate, empresa que explora gande parte dos imóveis da região. A outra grande parte dos imóveis atualmente pertence a investidores dos Emirados Árabes, entre eles o Sheikh Mohammed de Dubai. Fecha parênteses.
A Sloane Street é, juntamente com a Bond Street , a rua das maisons de todos os designers e joalheiros mais famosos do planeta. O que para mim é mais interessante, no entanto, é o “people watching”: ver as mulheres, especialmente as árabes riquíssimas, cobertas em suas burcas, hijabs, ou chadors, descendo de carros inacreditáveis para fazer umas comprinhas.
Repare nas bolsas e sapatos que elas usam! Vez ou outra aparecem as europeias, e em especial as russas, chiquérrimas dos pés à cabeça, portando o que há de mais cool da última coleção… Nunca fui a Dubai ou aos outros países do oriente médio, mas me sinto como se estivesse por lá!
Mapa da região – clique na imagem para ampliar
Continuando o passeio…
Se você chegar até a Sloane Square, vai ver uma outra loja de departamentos, Peter Jones, bem na esquina (à direita). Entre nessa rua, a Kings Road, que atravessa o elegante bairro de Chelsea. Logo no início, em frente à Peter Jones, está a Saatchi Gallery, galeria de arte britânica contemporânea do publicitário Charles Saatchi, também conhecido como ex-marido da “Domestic Goddess”, Nigela Lawson. Não custa nada entrar para dar uma olhada (literalmente – a entrada é franca), mesmo que arte contemporânea não seja sua praia. Experiência antropológica, lembra?
Saindo da Saatchi Gallery, continue na Kings Road. É uma ótima rua para compras ou para fazer uma pausa em um café, restaurante ou pub!
Publicado originalmente em 12/02/2011
Leia também:
Roteiro de compras pela região da Oxford Street
Flávia
Eneida, não preciso mais te incomodar com essa dúvida acima, pois consegui me reprogramar e encaixar a caminhada nessa rua numa 6ª feira de tarde. É torcer prá ter essa “experiência antropológica”, eheheh! beijos.
Flávia
Oi Eneida, fiquei com vontade de incluir esse passeio no meu roteiro, mas queria saber se esse agito das mulheres exóticas andando por lá acontece também nos fins de semana, ou só nos dias úteis. Ou seja, essas lojas chics abrem também no fim de semana? É são 4 dias em Londres mas 2 em dias úteis e 2 em fim de semana (5ªf e 6ªf de dias úteis, e sábado e domingo e embarco na 2ª feira depois do almoço). Assim, dependendo de sua resposta vou ter que reformular minha 5ª feira na cidade prá caber esse passeio. Será que você saberia comentar sobre essa movimentação nessa região?
Desde já obrigada. Beijos.
marcia
realmente é uma experiencia antropologica. Tropecei na rua varias vezes, fiquei de queixo caído.
os carros são incriveis, todos com placa de paises arabes. Experimente espiar os apartamentos.
Angélica
Deve ser no minimo uma experiencia antropologica dar um passeio pela Sloane Square rs. Como vou ficar proximo dali, vou dar um passeio por lá 😉
Bjos!