Você certamente já ouviu de Camden, uma área ao norte de Londres famosa pelos mercados de rua, pelas fachadas exóticas das lojas, pelos estúdios de tatuagem e piercing, pelos bares e casas noturnas, pelos punks e góticos, ou por sua mais ilustre moradora, a cantora Amy Winehouse.
Na nossa opinião, Camden é um lugar fascinante, que reflete a diversidade étnica e cultural de Londres e nos surpreende com tantas facetas re/desveladas à medida que nos aventuramos por suas ruas.
Um passeio por Camden sempre nos faz lembrar da famosa provocação de Samuel Johnson: “quem está cansado de Londres, está cansado da vida!”.
Quer conhecer um pouco desta região? Veja o que Camden oferece além dos mercados. O mapa pode ser consultado no final do post.
O que fazer em Camden Town além dos mercados
Música e Shows
Bem próximo da estação de metrô Chalk Farm, a Roundhouse é uma casa de shows que foi construída em meados do século XIX para ser uma oficina de reparos de locomotivas de trens. Em 1970, o prédio foi transformado em centro cultural experimental e nas duas décadas seguintes recebeu músicos como Pink Floyd, Paul McCartney, Mick Jagger, The Who, Jimi Hendrix, Eric Clapton e muitos outros.
A Roundhouse permaneceu fechada por quase vinte anos a partir de 1983, mas reabriu após reformas extensas que a transformaram em um local para shows e performances culturais de nível internacional. Foi aí que, em 20/07/2011, Amy Winehouse fez sua última apresentação ao vivo. Para ver a programação variada da Roundhouse, que inclui até uma “praia” no verão, clique aqui.
Outro local de shows famoso de Camden é o Electric Ballroom, que desde sua origem em 1938 como um pub irlandês, já recebeu grandes nomes da música britânica, como U2, Prince, The Smiths, Madness, Red Hot Chilli Peppers, Public Enemy, Blur, e muito mais.
Localizado junto à estação de metrô Camden Town, a casa tem sido ameaçada de se transformar em um shopping centre anexo à estação, mas os locais estão lutando para que isso não aconteça. O Electric Ballroom funciona também como night club, especialmente às sextas-feiras, e abriga uma feira de filmes e discos (vinil e cd) em sábados alternados. Veja a programação aqui.
Para outras opções de bares com música ao vivo, vá ao The Camden Assembly, na Chalk Farm Road, que também já foi palco de grandes bandas no início de suas carreiras (pense Blur, Oasis e Coldplay ), ou no The Dublin Castle, um pub que apresenta 4 bandas de rock ao vivo por noite seguido de música com DJ nas sextas, sábados e domingos. Amy Winehouse costumava frequentar este pub.
Um local que funciona desde 1900 e que também tem uma história riquíssima é o Koko, onde já funcionou um cinema (Charlie Chaplin se apresentava aqui regularmente), foi teatro da BBC e hoje é também um nightclub e local de shows muito popular. Koko fica ao lado da estação Mornington Crescent, uma abaixo de Camden Town na linha Northern do metrô.
Para os amantes do jazz, há em Camden o tradicional Jazz Café , com shows ao vivo e club nights com DJs. O local conta também com um restaurante.
Bairro de Amy Winehouse
Em 2014, foi inaugurada uma estátua de Amy Winehouse no centro do Stables Market, e desde então tem sido local de peregrinação dos fãs, que também se dirigem à casa da cantora em 30, Camden Square, local em que ela foi encontrada morta.
A casa foi vendida pela família em 2012, mas os fãs ainda prestam homenagem à Amy deixando bilhetes nas grades e na praça em frente.
O pub The Hawley Arms também é visita obrigatória para os fãs de Amy, já que era o seu pub preferido em Camden, onde era frequentemente vista atrás do bar, servindo os clientes. Já pensou ter um pint tirado por ela?
Regent’s Canal
O Regent’s Canal, que cruza a cidade de um local não por acaso chamado de “Little Venice” (Pequena Veneza) até se encontrar com o rio Tâmisa no leste da cidade, passa por Camden e tem uma eclusa – o Camden Lock – bem no cruzamento com a Camden High Street.
Neste ponto, há alguns pubs e bares em que você pode se sentar e apreciar o canal e pessoas de diversas tribos que frequentam Camden.
É possível passear pelo Regent’s Canal de barco, a pé, ou de bicicleta e o trecho que vai de Camden Lock a Little Venice é especialmente interessante, pois atravessa o bairro de Primrose Hill, endereço de diversas celebridades, e o lindo Regent’s Park, onde está instalado o Zoológico de Londres.
Já falamos deste passeio aqui.
O passeio pelo canal pode ser feito também na direção contrária de Little Venice, seguindo para leste até a estação King’s Cross / St. Pancras.
Neste trecho você passará por uma área que está sofrendo uma grande revitalização e poderá ver prédios residenciais mais novos, mas não menos luxuosos e caros.
A região ao norte da estação King’s Cross, uma área industrial que estava bem abandonada, foi completamente reformada nos últimos anos e hoje abriga restaurantes, teatros, escritórios e em breve até a sede do Google em Londres. Mas isso é assunto para outro post!
Regent’s Park e Primrose Hill
Estes dois parques ficam a menos de 10 minutos de Camden Town e certamente valem a caminhada. O Regent’s Park, originalmente uma área de caça do rei Henrique VIII, é o melhor lugar de Londres para fazer um picnic, na nossa opinião.
Já Primrose Hill é a continuação do Regent’s Park acima do Regent’s Canal e, como fica em uma área elevada, proporciona uma bela vista dos monumentos de Londres próximos ao Rio Tâmisa.
Da parte mais alta do parque é possível avistar o London Eye, a cúpula da St. Paul’s Cathedral, o edifício The Shard, e outros pontos que se destacam no skyline da cidade.
Único também em Camden é a sorveteria Chin Chin Ice Cream, onde você pode tomar um sorvete especial, feito na sua frente com vapor de nitrogênio líquido (não se assuste, não faz mal à saúde!).
Entendeu por que não dá para esquecer de Samuel Johnson em Camden?
Como chegar em Camden
Camden é servido pelas estações de metrô Camden Town e Chalk Farm (linha Northern – preta).
Como alternativa, você pode usar a rota de ônibus 24, que cruza a área central de Westminster passando pela Trafalgar Square até chegar na Camden High Street.
Veja o mapa com os locais citados no post:
Este post teve a colaboração do Rafael Maciel, guia do passeio Beatles e Rock – Let’s Rock, que te leva a conhecer histórias e locais relacionados à música britânica dos últimos 40 anos passando por Camden, Soho e Covent Garden.
Imperdível tanto para quem adora música como para os que querm fazer um turismo pouco convencional em Londres. Veja informações sobre o passeio aqui.
Leia mais:
Patricia
Eneida, Boa tarde! vou chegar em Londres em Novembro por St. Pancras, vindo de Paris e preciso chegar a estação West Hampstead , ficarei hospedada perto desta estação, poderia me passar algumas dicas de (transporte) para melhor fazer esse trajeto.
Eneida
Oi Patricia,
Se quiser ir de metrô, na estação de metrô Kings Cross/St Pancras pegue a linha Metropolitan e troque na estação Finchley Road para a linha Jubilee (cinza no mapa). Desça na estação seguinte (West Hampstead).