A Avenida Whitehall liga a Trafalgar Square à Parliament Square e, por ser o endereço de vários departamentos e órgãos do governo britânico, é considerada o centro administrativo do Reino Unido. Entre os diversos prédios, um se destaca por ser a única parte remanescente do Palácio de Whitehall, antiga residência principal do monarca britânico que foi quase totalmente destruído por um incêndio em 1698: é a Banqueting House (Casa dos Banquetes).
Este palacete é hoje um dos Palácios Reais Históricos de Londres e em uma visitinha você aprende muito sobre arte, arquitetura e história da monarquia britânica.
Ficamos sabendo, por exemplo, que a Banqueting House foi construída no início do século XVII pelo famoso arquiteto Inigo Jones para ser o local de cerimônias de estado do Palácio de Whitehall, durante o reinado de James I. Construída com os princípios do Palladianismo, marcou o início de uma revolução na arquitetura britânica, tendo seu estilo clássico sido copiado em diversos prédios da Inglaterra.
Em 1635, o artista flamengo Peter Paul Rubens pintou uma série de telas que foram instaladas no teto de uma das salas da Banqueting House, celebrando e glorificando o reinado de James I. As três telas principais são: A União das Coroas, A apoteose de James I e O reinado pacífico de James I.
A Banqueting House é também famosa por ter sido o local em que o rei Charles I (filho de James I) foi executado, depois de ter sido derrotado na guerra civil inglesa. Foi no patíbulo em frente à Banqueting House que Charles I pronunciou a famosa frase que contribuiu para que fosse considerado um mártir, e logo depois fosse santificado pela Igreja Anglicana: “I go from a corruptible to an incorruptible Crown, where no disturbance can be’.
Não é interessante conhecer um local com uma história tão rica?
Banqueting House – a casa dos banquetes
Whitehall em frente à Horse Guards Parade
Estação de metrô mais próxima: Charing Cross
Horário de funcionamento: diariamente de 10h00 às 17h00 (como o prédio é usado para eventos públicos e privados, é bom confirmar o horário na data da sua visita aqui).
Ingressos (2019): £ 5,50
Esta atração aceita o London Pass (link de afiliado)
Posts relacionados:
Roteiro pela Londres Real – que passa pela Banqueting House
Guia Londres em 4 dias – roteiros e dicas – o roteiro 1 do nosso guia também passa pela Whitehall
Deixe um comentário