Engana-se quem pensa que a Catedral de São Paulo (St. Paul’s Cathedral) é “apenas” uma belíssima igreja no centro de Londres, um símbolo ou cartão-postal da cidade.
Explorar a Catedral de São Paulo é entrar em contato com mais de 1.400 anos de história contadas através de sua arquitetura, uma biblioteca riquíssima e obras de arte de valor inestimável. Um passeio imperdível para apaixonados por história!
Breve História da St Paul’s Cathedral
É exatamente no centro de Londres, onde fica a Catedral de São Paulo hoje, que foi construída em 604 D.C. a primeira igreja cristã da Inglaterra.
Também dedicada ao apóstolo São Paulo, a primeira versão da catedral era feita de madeira e foi destruída por um incêndio.
A segunda versão foi destruída por vikings alguns anos depois. Já a terceira versão, feita de pedras, foi construída em 962 D.C. e foi extinta por um devastador incêndio em 1087.
Já neste mesmo ano, começava a ser construída a quarta versão da Catedral de São Paulo, que demoraria 153 anos para ser finalizada.
Esta que já foi considerada a maior e mais alta igreja do mundo, foi palco de diversos eventos históricos como os velórios dos reis Richard II, Henry V e Henry VI, o casamento de Catarina de Aragão com o Príncipe Arthur, e do chamado Evil May Day – um protesto contra os estrangeiros ricos na cidade que aconteceu na primavera de 1517.
E foi durante o Grande Incêndio de Londres, em 1666, que a Catedral de São Paulo foi destruída pela quarta vez.
A St. Paul’s Cathedral poderia ter sido reconstruída, mas optaram por demolir o que restou da igreja e criar uma versão mais moderna.
Projetada pelo cientista, matemático e arquiteto Sir Christopher Wren, a Catedral da forma que conhecemos hoje levou 9 anos para ser projetada e 36 anos para ter sua construção finalizada.
E desde 1711, quando foi oficialmente inaugurada, a Catedral de São Paulo sobreviveu aos diversos bombardeios de Londres durante a guerra, e foi marco de importantes eventos.
Celebrou os 60 anos de reinado das Rainhas Victoria e Elizabeth, foi a igreja escolhida para os funerais de Winston Churchill e Margaret Thatcher, e foi também ali que o Príncipe Charles e Lady Diana se casaram.
A Catedral de São Paulo hoje – o que ver
Ao entrar na igreja, a primeira característica notada é sua suntuosidade, com seu teto alto, arquitetura imponente e diversos altares homenageando em sua maioria os soldados e heróis de guerra que perderam suas vidas protegendo o país.
Uma das principais peças contidas na entrada da Catedral é a obra “A luz do mundo” (The Light of the World), de William Holman Hunt.
Também é possível ver algumas obras que sobreviveram ao Grande Incêndio de 1666, como a estátua de mármore de John Donne, cuja base ainda é marcada pelo fogo.
As Capelas
A Catedral de São Paulo (St. Paul’s Cathedral) possui 7 capelas, algumas existentes desde sua construção e outras adicionadas durante os anos seguintes.
Cada uma delas tem um significado único, mas de forma geral homenageiam heróis de guerra, a realeza, e aos que de alguma forma contribuíram para o país. Elas possuem identidades e acabamentos diferentes, todas impressionantes.
São as seguintes:
- All Souls’ Chapel (Capela de todas as Almas): dedicada a Lord Kitchener, general do exército britânico durante a I Guerra Mundial
- St Dunstan’s Chapel (Capela de St Dunstan) – consagrada em 1699, é dedicada a St Dunstan, bispo de Londres e Arcebispo de Canterbury em 959 dC.
- The Chapel of St Michael and St George (Capela de São Miguel e São Jorge)
- The Chapel of St Erkenwald and St Ethelburga (Capela de São Erkenwald e São Ethelburga): Capela dos membros do Regimento de Middlesex. É nessa capela que se encontra a pintura Light of the World, de William Holman Hunt
- The American Memorial Chapel (Capela do Memorial Americano) – localizada atrás do Altar, esta parte da catedral foi destruída durante a Blitz e na reconstrução foi dedicada aos americanos que lutaram junto com os britânicos na II Guerra Mundial
- The Knights Bachelor Chapel (Capela do Cavaleiro) – também conhecida como Capela de São Martim, foi dedicada à Rainha Elizabeth II em 2008
- The Order of the British Empire Chapel (Capela da Ordem do Império Britânico)
A Ordem do Império Britânico foi instituída pelo Rei Jorge V em 1917 para reconhecer a contribuição de civis durante a I Guerra Mundial.
A Cripta da St Paul’s Cathedral
Na Cripta estão enterrados Lord Nelson, importante oficial britânico morto na Batalha de Trafalgar, o 1º Duque de Wellington, marechal e primeiro ministro do Reino Unido, e Sir Christopher Wren, arquiteto que projetou a Catedral de São Paulo.
O túmulo de Sir Christopher Wren contém a inscrição “Leitor, se você procura seu monumento, olhe à sua volta.” (Reader, if you seek his monument, look around you.) A Catedral foi seu trabalho mais importante e ele dedicou muitos anos de sua vida a esse projeto.
Aqui também fica o “Oculus”, um pequeno cinema que exibe 3 filmes curtos contanto a história da Catedral.
As galerias superiores
É no topo da igreja que fica a icônica cúpula da Catedral de São Paulo (dome) – a segunda maior do mundo, com 111 metros de altura e pesando 65 mil toneladas.
Ela é dividida em 4 andares:
- Whispering Gallery (Galeria do Suspiro) – a 30 metros (257 degraus) do piso da Catedral – fechada para reforma, sem data para reabertura
- Stone Gallery (Galeria de Pedra) – a 52 metros (376 degraus) do piso da catedral
- Golden Gallery (Galeria de Ouro) – a 85 metros (528 degraus) do piso da cateral – entrada controlada para evitar aglomeração
- Ball & Lantern (Bola e Lanterna) – o topo da cúpula, que mede 7 metros de altura
A cúpula da igreja proporciona uma das vistas mais incríveis de Londres. Ela está aberta em datas específicas e no seu ingresso está determinado se o “dome” estará aberto (“dome open”) ou não (“dome closed”) na data da sua visita.
Curiosidades da St Paul’s Cathedral
- Apesar de ser um ponto turístico em Londres, a Catedral mantém suas atividades regulares como missas, escola bíblica, batizados, casamentos e apresentações de coral.
- A mais recente restauração durou 15 anos e foi finalizada em 2011.
- Martin Luther King foi uma das grandes figuras históricas que visitaram a Catedral.
- É aqui que fica o terceiro maior órgão do Reino Unido, com 7.189 tubos e cinco teclados.
A Catedral St Paul’s no cinema
No filme Mary Poppins, de 1964, a igreja é imortalizada através de uma personagem carismática: uma senhora que alimenta os pombos. É possível comprar algumas lembrancinhas com essa temática na loja de suvenir da Catedral.
Atualmente, como em vários outros lugares da cidade, não é permitido alimentar os pombos.
A Catedral também apareceu em filmes como Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (a escadaria para a Aula de Adivinhação é a escadaria geométrica de uma das torres da Catedral), Sherlock Holmes (2009), Missão Impossível: Efeito Fallout e Paddington 2.
Visita a Catedral de São Paulo em Londres em 2024
Horário de visitação
A Catedral está aberta a visitação pública geralmente de segunda à sábado, entre 8h30 e 16h30, mas consulte o site da catedral para verificar o horário no dia da sua visita.
Aos domingos, a catedral está aberta somente para missas e serviços religiosos.
Em agosto, geralmente este horário é estendido até às 17h30.
Como a St Paul’s Cathedral tem um calendário de eventos extenso, pode haver modificação no horário das visitas. Veja aqui a agenda.
Ingressos
Vantagens de comprar o ingresso online com antecedência:
- cerca de 10% de desconto em relação ao ingresso comprado na hora
Ingressos com desconto para a Catedral de São Paulo
A St Paul’s Cathedral é uma das atrações incluídas no London Pass e no Go City Pass. Se você quiser conhecer outras atrações pagas de Londres, pode ser vantajoso adquirir este passe que dá direito ao ingresso a mais de 80 atrações. Leia aqui sobre o London Pass.
A Catedral de São Paulo também participa da Promoção 2for1, em que você compra um ingresso e ganha um para a mesma atração. Conheça aqui os detalhes desta fantástica promoção.
No valor do ingresso estão inclusas visita guiada à igreja, cripta, três galerias superiores e guia multimídia (também em português).
Observações:
- A entrada na Galeria Dourada está sujeita à disponibilidade, devido às restrições de capacidade para evitar aglomeração;
- A Galeria dos Sussurros (Whispering Gallery) está fechada ao público
- A visita à galeria é feita atualmente por agendamento. Caso não faça o agendamento, você terá um horário alocado assim que chegar na Catedral, sujeito a ter de esperar um pouco.
- Não é permitido entrar com bolsas ou itens com dimensões superiores a 45cm x 30cm x 25cm;
A visita dura aproximadamente duas horas.
Não existe um traje obrigatório para visitar a igreja, mas como se trata de um lugar religioso é aconselhável se vestir de acordo.
Evensong – uma forma incrível de conhecer a St Paul’s Cathedral
Uma forma gratuita e inesquecível de conhecer a Catedral é assistir à apresentação de coral Eversong, que acontece diariamente no final do dia. Clique aqui e saiba mais.
É permitido fotografar o interior da St Paul’s Cathedral?
Sim, desde o início de 2019 é permitido fotografar o interior da Catedral.
No entanto, não é permitido o uso de tripés, monopés, paus de selfie e flash ou qualquer iluminação artificial.
Também não é permitido fotografar a igreja durante missas e eventos religiosos.
Não é permitido filmar a Catedral em nenhum momento.
Como chegar a St Paul’s Cathedral
A estação de St. Paul’s (Central Line) é a mais próxima da Catedral, apenas a 240 metros.
Outras opções de estação de metrô são: Mansion House ou Blackfriars (District and Circle Lines), a 540 metros, e a estação Bank (Central, Northern and Waterloo & City Lines, and DLR), a 750 metros.
Caso prefira ir de ônibus, as linhas 4, 8, 11, 15, 17, 23, 25, 26, 56, 76, 100, 172, 242, 521 param próximo à Catedral.
E se você quiser uma foto incrível com a Catedral de São Paulo ao fundo, uma dica é atravessar a Millennium Bridge, que fica em frente à saída principal da igreja. Lá você terá o ângulo perfeito!
Fonte das informações: website da Catedral
Uma visita a St Paul’s Cathedral está incluída no primeiro roteiro do nosso Guia Londres em 4 dias – roteiros e dicas. Conheça o guia, clicando aqui.
O ônibus hop-on hop-off tem parada próxima à Abadia.
Este post contém links de afiliado. Isso indica que recebemos uma pequena comissão sobre vendas efetuadas através deles. Você não paga nada a mais por isso e contribui com o site.
Leia também sobre locais próximos a St Paul’s:
Deixe um comentário