Adoro andar por Londres e, de repente, me deparar com um beco, ou uma rua estreitinha que parece não levar a lugar nenhum. Normalmente, há belas surpresas nesses lugares.
A Cecil Court é uma dessas ruazinhas: com um quarteirão apenas, ela liga a movimentada Charing Cross Road à St. Martin’s Lane na região de Covent Garden.
Além dos prédios de mais de cem anos com fachadas vitorianas quase intactas, a rua atrai visitantes por outro motivo: a Cecil Court, assim como a Charing Cross Road, é famosa entre os bibliófilos de todo o mundo por abrigar sebos e pequenas livrarias especializadas. Na ruazinha também há alguns antiquários e lojas que vendem mapas, gravuras, notas, selos antigos e muito mais.
E não é de hoje que esta pequena rua é sinônimo de livros: foi aqui que, em 1903, foi criada a Foyles, a livraria mais famosa de Londres, hoje na Charing Cross Road.
Uma outra curiosidade é que dizem que a Cecil Court foi a inspiração de J.K. Rowling para criar o Beco Diagonal (Diagon Alley), rua de comércio de artigos de bruxaria, em Harry Potter e a Pedra Filosofal.
Livrarias da Cecil Court
Dentre os sebos, alguns destaques:
Watkins – neste endereço desde 1901 – mais do que uma livraria é um centro de esoterismo, pois além de livros novos e usados sobre temas relacionados ao oculto e místico, a loja vende cristais, baralhos de tarô, amuletos, incensos e muito mais.
Marchpane – aqui se encontram livros infantis ilustrados, do século XVIII aos dias de hoje. Peter Pan, Winnie the Poo, O Mágico de Oz, contos de Grimm, Anderson e Perrault e, principalmente, Alice no País das Maravilhas, especialidade da casa.
Goldsboro – paraíso dos colecionadores de livros, o negócio aqui são primeiras edições autografadas.
Pleasures of past times – especialista em entretenimento, especialmente o teatro e as artes dramáticas, a livraria vende não só livros, mas também cartazes, folhetos, programas e menus antigos além de objetos relacionados a jogos e passatempos de eras passadas.
Como chegar em Cecil Court
A partir da estação de metrô Leicester Square (linhas Piccadilly e Northern), pegue a Charing Cross Road. São apenas dois quarteirões até a Cecil Court.
Leia também:
Charing Cross Road: a rua das livrarias
valder pires
Poderia me ajudar a encontrar a coleção de Duke Elder, oftalmologia?
PêEsse
Eneida, e sobre livrarias e/ou sebos com um bom acervo em Direito, você teria alguma coisa para recomendar (uma livraria, um sebo, uma região para procurar etc.)?
Eneida
Oi PêEsse,
Acho que você vai se divertir na Wildy’s (http://www.wildy.com) e na Hammicks (www.hammickslegal.com). A Hammicks tem uma loja na Fleet Street com Chancery Lane, quase em frente a uma loja da Wildy’s, mas a loja maior da Wildy’s é na Lincoln’s Inn Archway, Carey Street, London WC2A 2JD (veja o mapa aqui: http://www.wildy.com/map/).
PêEsse
Eneida, muito obrigado. Ajudou MUITO! Uma outra pergunta: os correios daí são confiáveis para o envio de livros para o Brasil? Estou pensando em fazer a festa nessas livrarias que você sugeriu e, para não ficar carregando peso por aí, despachar para mim mesmo no Brasil. Como livro não paga imposto, não há burocracia, é só uma questão de saber se chega mesmo.
Eneida
Ola PêEsse,
Já enviei pacotes com livros algumas vezes e sempre chegaram direitinho. Mesmo quando enviados por navio (mais barato), demoram, às vezes meses, mas nunca tive problemas.
viagem afora
Olá Eneida, adoramos sua visita lá nosso blog,valeu !! E volte sempre ficaremos felizes !! Seu blog é recheadissimo de dicas fantasticas !! Indicamos porque é bom mesmo,parabéns !! bjs, Ellen & Antonio
Eneida
Obrigada! 🙂