Como alugar apartamento em Londres
Se você está querendo passar alguns dias em Londres e concluiu que prefere se hospedar em um apartamento alugado, este post é para você.
Explicamos abaixo como alugar apartamento em Londres, começando por como funciona o site de aluguéis mais popular do planeta, Airbnb, seguido de sugestões de bairros de Londres em que procurar seu apê, uma visão geral dos preços e algumas idiossincrasias dos apartamentos de Londres.
Como funciona o Airbnb
O Airbnb é um site que foi criado no espírito da economia de compartilhamento, que basicamente se resume a você dividir com alguém algo que você tem, mas que no momento não está usando por qualquer motivo. Todos ficam felizes, você ganha um dinheiro, a pessoa usa o que precisa e o planeta agradece, já que há uma economia de recursos e investimentos em novos produtos.
No caso específico da hospedagem, a ideia é a seguinte: para que construir mais hoteis, se em nossas casas temos quartos sobrando, ou se quando viajamos nossa casa fica fechada e poderia servir a alguém? Aí entra o site Airbnb, fazendo a intermediação de quem tem um quarto/casa/apartamento/barco/tenda/castelo/iglu para alugar com quem está buscando um local para se hospedar.
Obviamente, com o sucesso do empreendimento, o que era algo entre pessoas físicas hoje se tornou um grande negócio e várias empresas alugam prédios inteiros somente como aluguel temporário, via Airbnb ou outro site similar.
É claro que a grande preocupação é com a segurança, já que a pessoa está abrindo sua casa para um estranho. A sacada do site é que, acompanhando as mídias sociais, a confiança se constrói através dos perfis e avaliações que os membros fazem entre si. Você precisa se cadastrar e criar um perfil (que pode ser feito conectado a uma conta do facebook) com foto e informações.
Além dos comentários e avaliações que os outros membros fazem de você (à medida que você usa o sistema), para dar mais confiança a seu perfil, há um sistema voluntário em que seus dados, como passaporte, email e telefone celular, são verificados pelo Airbnb.
Quanto mais informações e verificações você tiver, melhor na hora de fazer uma reserva. Pense como se você fosse o anfitrião: você não se sentiria mais confiante quanto mais soubesse a respeito da pessoa para quem está alugando sua casa?
Outra questão importante é que a plataforma se responsabiliza por toda transferência de dinheiro feita entre hóspede e anfitrião. O pagamento total do aluguel mais taxas é feito por meio de cartão de crédito ou conta no PayPal para o site Airbnb no momento da reserva, mas o anfitrião só verá seu dinheiro 24 horas depois de feito seu check-in.
Sendo assim, há tempo útil para você reclamar com a Airbnb caso haja algum problema grave.
CUPOM DE DESCONTO Airbnb: Caso seja a sua primeira reserva na Airbnb você poderá ter um descontinho de até £26 clicando neste link (eu também acumulo crédito para minha próxima viagem!). Ao clicar no link, você receberá um crédito que será aplicado automaticamente à sua primeira reserva. O crédito aparecerá automaticamente na página de checkout de qualquer reserva válida.
Então, corre lá e faz seu cadastro. O site tem versão em português e não tem segredo para fazer seu perfil.
Como encontrar um apartamento no site do Airbnb
Com o cadastro feito, é hora de começar a busca. Para Londres, basta clicar aqui. A tela que aparece é uma tela geral, com toda a oferta em Londres para a época escolhida. Para encontrar um lugar perfeito para você, é preciso aplicar os filtros.
O primeiro filtro é o tipo de acomodação: lugar todo, quarto inteiro, ou quarto compartilhado. Como queremos um apartamento, marcamos o lugar todo. O segundo filtro é a faixa de preço, que você seleciona deslizando os botões da barra para seu limite inferior e superior. Selecione uma faixa de preços razoável, em libras esterlinas, ou deixe como está para ver o que aparece.
Clique também em “Mais Filtros” para outras opções, como número de quartos, bairro, tipo de imóvel e comodidades. Nas minhas buscas, sempre escolho o número de quartos, os bairros e o tipo de imóvel (apartamento), mas deixo os outros filtros em branco. Obviamente, quanto mais seletivo você for, menos imóveis nos resultados terá.
Quanto custa o aluguel de apartamento em Londres
O mapa acima representa a área mais central de Londres, onde você pagará um valor extra pela localização privilegiada. Quanto mais próximo desta área, maior será o valor do aluguel.
Em geral, o valor da diária de um apartamento de 1 quarto nesta área fica entre £140,00 e £180,00. Dificilmente, você encontrará algo por menos de £100,00, mas poderá encontrar alguns por mais de £200,00.
Note que são anunciados também “studios“, que são apartamentos conjugados, com um cômodo que serve de sala e quarto e mais cozinha (normalmente muito pequena) e banheiro. Os studios em geral são mais baratos que os apartamentos de 1 quarto.
Saindo um pouco desta zona, mas permanecendo na zona 2 de transporte, os preços diminuem um pouco, ficando em torno de £120,00 ou mais por noite. Aí estão incluídos os bairros de Camden e Hampstead (norte), Islington, Shoreditch, Stratford (leste), Notting Hill, Earl’s Court, South Kensington (oeste).
Ao escolher um apartamento, você chega a uma página com todas as informações: fotos, descrição completa, preço das taxas (de limpeza, depósito, taxa do airbnb, etc.), mapa, calendário e as avaliações de quem já se hospedou.
Não tenha preguiça, leia tu-do que puder, veja todas as fotos e, para ter uma ideia da vizinhança, veja a localização no mapa usando o “street view”. Leia também a política de cancelamento, já que muitos anfitriões são rígidos e não devolverão seu dinheiro, caso você cancele a reserve por qualquer motivo.
Note também que alguns exigem um número mínimo de noites para hospedagem.
Como fazer a reserva?
Há duas formas, uma – que é a reserva automática – funciona como em um hotel, havendo disponibilidade a reserva é feita mediante o pagamento do que é devido. Depois, é só entrar em contato com o anfitrião para discutir a forma de check-in e recebimento das chaves.
A outra forma é aquela em que você escreve para o anfitrião se apresentando e solicitando uma reserva. A troca de mensagens é toda feita através da plataforma do Airbnb, que é muito eficiente.
Neste último caso, o anfitrião pode aceitar sua reserva, ou não. A decisão é totalmente dele e se ele resolver implicar com sua foto do perfil, por exemplo, não há o que fazer. Para que isso não aconteça, escreva um e-mail simpático, em bom inglês, falando um pouco de você, do motivo de sua viagem, e por que gostaria de se hospedar no apartamento dele.
Normalmente, a resposta vem rapidinho, mas mesmo com todos os cuidados, pode não ser afirmativa. Assim, separe pelo menos umas três opções para que seja aceito em alguma delas.
Cupom de desconto para Airbnb
CUPOM DE DESCONTO Airbnb: Caso seja a sua primeira reserva na Airbnb você poderá ter um descontinho de até £26 clicando neste link: (eu também acumulo crédito para minha próxima viagem). Ao clicar no link, você receberá um crédito que será aplicado automaticamente à sua primeira reserva. O crédito aparecerá automaticamente na página de checkout de qualquer reserva válida.
Como são os apartamentos em Londres
O que eu acho mais estranho neste tipo de locação direta com o proprietário é que você entra na casa da pessoa como se fosse realmente um hóspede que está visitando um amigo ou parente. Nas diversas vezes que já alugamos apartamento através do Airbnb, as pessoas tinham deixado tudo como se estivessem lá e só em um apartamento havia alguns armários trancados a chave a que não tivemos acesso.
Nos outros, o anfitrião empurra suas coisas para um lado, deixando um espaço vazio no armário, ou na geladeira – como você faria se estivesse recebendo um amigo em casa.
Hoje em dia, o Airbnb oferece também apartamentos que são somente para locação de curta temporada, sem ter um morador permanente. Nestes casos, o local é mais clean e o anfitrião pode ser até uma empresa, ou administrador profissional. Mas, quer saber? Prefiro ficar nos apartamentos alugados pelos próprios donos. Acho que a experiência cultural é bem mais rica!
Algumas diferenças que você poderá estranhar:
- Para destrancar a porta, a chave normalmente tem de ser girada no sentido antihorário, contrário ao do Brasil.
- Não há interruptor de luz dentro do banheiro. Ele fica do lado de fora, ao lado da porta.
- Também não há tomadas no banheiro, por motivo de segurança.
- A máquina de lavar roupa fica na cozinha e normalmente o varal é do tipo dobrável e fica dentro de algum armário.
- A geladeira normalmente é “disfarçada” e a porta é revestida como se fosse um armário normal da cozinha.
E você, já alugou um apartamento em Londres, ou teve experiência com a Airbnb? Conte para nós, nos comentários.
Alguns apartamentos indicados por nós e por nossos leitores no site Airbnb:
Kitinete em Victoria – alugada por um brasileiro, este ‘studio’ já hospedou vários de nossos leitores
Casa novinha de 1 quarto – localizada em um condomínio em área bem residencial na zona 2 de transporte. Ótimo para casais que querem conforto e segurança e para quem tem criança pequena.
Apartamento de 2 quartos – próximo da estação Paddington, este apartamento é de uma brasileira casada com um londrino.
CUPOM DE DESCONTO Airbnb: Caso seja a sua primeira reserva na Airbnb você poderá ter um descontinho de até £26 clicando neste link (eu também acumulo crédito para minha próxima viagem). Ao clicar no link, você receberá um crédito que será aplicado automaticamente à sua primeira reserva. O crédito aparecerá automaticamente na página de checkout de qualquer reserva válida.
Leia também:
Este post não é pago ou patrocinado.
Caio Costa
Fui a Londres em fevereiro e aluguei um apartamento pelo Airbnb em Paddington para mim e minha mãe, foi uma experiência maravilhosa. 5 minutos andando para chegar à Paddington Station, e lá dentro ainda havia um Sainsbury’s Local. O anfitrião foi super simpático e receptivo, e ainda deixou o apartamento com mantimentos básicos (sal, açucar, leite, café, chá, temperos, etc.) Foi minha primeira experiência usando o Airbnb e foi tudo maravilhoso. Usaria o Airbnb de novo sem problemas. Com relação a imigração, não me perguntaram onde eu iria ficar, mas o Airbnb emite um recibo que serve como comprovante de hospedágem a ser apresentado, caso solicitado.
Isabel Cristina
Ola! Eu gosto muito deste site. Mas infelizmente estou numa situacao preocupante , em outubro/16 aluguei um ap no trip adviser e ja paguei 70 % do valor, so que agora as vesperas do meu embarque dia 16 de Janeiro o proprietario nao responde mais os e-mails que envio ha duas semanas e ainda nao me enviou o contrato de locacao. Por favor se puderes me ajudar eu agradeco . Estou ficando desesperada.
Eneida
Olá Isabel,
Infelizmente não temos como ajudar. Você já entrou em contato com o TripAdvisor relatando o problema?
Amanda H.
Eneida,
Tudo bem? O site é maravilhoso e tem me ajudado bastante! Mas estou numa encruzilhada: encontrei dois anuncios no airbnb que estao no meu orcamento para a viagem a Londres em abril/16, ocorre que um fica pertinho da estacao Brixton e o outro da estacao Queens Park. Ah, chegamos, eu e minha irma, pela St. Pacras e voltamos bem cedo por Gatwick.
O que você recomendaria?
Grata,
Eneida
Oi Amanda,
Não sou muito familiarizada com nenhuma das duas áreas, mas me parece que Queen’s Park é bem mais agradável.
luiz otavio
Preciso alugar uma casa para 6 pessoas, zona 3…..gostaria de informação como alugar? longa temporada
Eneida
Olá Luiz,
Para longa temporada, procure uma imboliária (Estate Agent), como esta: http://www.foxtons.co.uk/
Rogerio Santos
Estou adorando o blog e as dicas. Ainda estou na fase “matemática” para viabilizar (ou não) uma esticada à Londres em Outubro. Tenho uma pergunta de “principiante mesmo” – O bairro de Stephen Green é uma boa para ficar?
(tenho um amigo por lá e também localizei uma boa opção no Airbnb, por isso a pergunta)
Eneida
Oi Rogerio,
Não conhecemos este bairro. Sorry!