Quer fazer um passeio turístico bem baratinho? Entre em um ônibus double-decker (dois andares), vá para o andar de cima e relaxe vendo a cidade passar!
Passo a passo de como andar de ônibus em Londres
Um ótimo aplicativo para celular, rotas e tudo o que você precisar é o CityMapper. Com ele no celular, fica bem mais fácil se encontrar no transporte público de Londres, tanto ônibus quanto metrô. Não deixe de baixar antes mesmo da sua viagem.
1o passo – Encontre o ponto de ônibus
Os pontos de ônibus (“bus stops”) são sinalizados com um círculo vermelho com uma linha central. Na placa está especificado o nome do ponto (no caso da imagem abaixo: “Conduit Street”) e a direção em que os ônibus estão indo (“Great Portland Street e Marble Arch”).
Como o trânsito funciona na mão contrária a que estamos acostumados, é muito fácil fazer confusão e ir para o ponto errado, do outro lado da rua. Fique atento.
Note também que há uma letra branca em fundo vermelho na parte mais superior da placa. Neste ponto da foto acima, a letra é M, e veremos abaixo o que ela indica.
Na placa também estão especificadas as rotas que param naquele ponto específico, indicadas pelos números: 6, 15, 23, etc. , em um fundo amarelo. As rotas que se iniciam pela letra N (N15, N18, etc.) só operam à noite.
É preciso ter a passagem antes de entrar no ônibus, já que o motorista não vende passagem. Tenha seu oyster, travelcard ou cartão por aproximação antes de entrar no ônibus.
Se você não tiver um travelcard ou Oyster, é preciso comprar um bilhete avulso nas máquinas disponíveis em diversos pontos (mas não em todos).
2o passo – Para onde você vai?
No abrigo do ponto de ônibus, há vários mapas e tabelas de horários. Um deles se chama “route finder” (“encontre a rota”), e fica normalmente próximo a um mapa dos ônibus que param no ponto ou próximos a ele. É assim:
Nesta tabela, você pode ver todos os ônibus que param naquele ponto e em outros próximos. Note que para cada número de rota há dois sentidos, por exemplo, o número 88 em direção a Camden Town para no ponto M (aquela letra na parte superior do ponto, lembra?), mas caso você queira ir no sentido contrário, em direção a Clapham Common, você terá de ir ao ponto T.
3o passo – Como saber onde é o ponto certo?
Provavelmente, em uma rua de duas mãos, o ponto da rota em sentido contrário estará no lado oposto da rua, mas nem sempre é assim. Para saber com certeza, você deverá consultar o mapa próximo ao “route finder”, com todos os pontos e rotas daquela área especifica.
No caso da Regent Street/ Conduit Street que estamos usando neste exemplo, o mapa é assim:
Clique no mapa para ver ampliado
Em destaque no centro do mapa em amarelo, estão todos os pontos da região. Você pode assim saber, tendo como referência o ponto em que está (neste exemplo, o ponto M), onde ficam os outros pontos. Olha só:
O ponto T fica realmente no lado contrário da Regent Street, em relação ao ponto M. No destaque é possível ver que a loja Hamleys está bem ao lado, como vemos na foto acima.
4o passo – Quanto tempo demora para o ônibus passar por aqui e quanto tempo leva até meu destino?
Em vários pontos há um letreiro eletrônico, com informações sobre a chegada dos próximos ônibus. E há sempre uma tabela de horários, normalmente no poste abaixo da placa do ponto de ônibus. A tabela do ônibus 88 é assim:
Clique na figura para ver em tamanho maior
Na primeira parte da tabela, é possível saber quanto tempo levará para percorrer o trecho. Se seu destino for o ponto em Camden Town, por exemplo, você estará lá em 15 minutos, fora do horário de rush, a partir do ponto da Conduit Street.
Na segunda parte da tabela, é especificada a frequência com que o ônibus passa pelo ponto nos diversos horários. Como o 88 é um ônibus que circula 24 horas, estão especificadas as frequências para várias faixas de horários, mas se você for pegar o ônibus entre 7 da manhã e 8 da noite, terá de esperar no máximo 8 minutos.
5o passo – Como pegar o ônibus em Londres
Nos pontos mais movimentados, como este da Regent Street, não é preciso fazer sinal para o ônibus, todos param aí. Em outros locais, em que o símbolo do ponto é branco com fundo vermelho, há o aviso: “Request stop“.
Isso indica que é preciso fazer sinal para o motorista, caso contrário, o ônibus seguirá em frente e você ficará – bem – a ver navios
Ao entrar no ônibus, sempre pela porta da frente, você verá a leitora de cartão, é só bater seu cartão. Se tiver um travelcard de papel ou uma passagem simples comprada na máquina, mostre para o motorista.
Caso esteja na dúvida se você pegou o ônibus certo, pergunte ao motorista!, ele (quase) sempre responde com educação.
6o passo – Dentro do ônibus
Se for um double decker (ônibus de dois andares), vá para o andar de cima. É mais vazio e dá para apreciar a vista. No andar de baixo, há lugares reservados para cadeira de rodas, carrinhos de bebê, idosos e pessoas com necessidades especiais.
Vá controlando os pontos à medida que o ônibus for parando, e fique atento quando seu ponto estiver se aproximando. Há um letreiro eletrônico indicando as paradas seguintes e também uma gravação.
Leitora do Oyster (seta amarela) e botão de parada (seta branca)
7o passo – Hora de descer
Na hora em que seu ponto de destino estiver se aproximando, aperte o botãozinho em que está escrito “stop” (mostrado na foto acima com a seta branca) e se dirija para a porta de saída.
Se estiver usando o Oyster, ao contrário do metrô, não é preciso passar o cartão novamente pela leitora. É só descer!
Se esta explicação detalhada parece complicada, eu prometo que, quando você estiver lá, é muito mais simples do que parece.
A melhor dica é: observe o que os outros estão fazendo e faça também… Se você se enrolar, pergunte! Mesmo que não saiba inglês, escreva o nome do seu lugar de destino e faça cara de interrogação!! As pessoas normalmente são prestativas e tentarão ajudar.
Apps para salvar sua vida ao andar de ônibus em Londres
Dois aplicativos para celular que ajudam muuuuito a vida de quem quer andar de ônibus em Londres: London buschecker (só para ônibus) e CittyMapper (para qualquer tipo de transporte)
Leia também:
Guia dos transportes em Londres – tudo sobre o Oyster, quanto custa, etc.
Algumas rotas de ônibus que são verdadeiros city-tours
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Claudio
Boa noite Eneida.
Estou em Londres e peguei varias dicas do seu site.
Estou precisando de uma ajuda. Preciso ir pro aeroporto de madrugada mas nao queria ir de taxi. Pesquisei sobre o onibus mas to achando confuso. Poderia de ajudar?
Obrigado e parabens pelo site
Eneida
Oi Claudio,
A forma mais simples é você pedir na recepção do seu hotel para te informarem onde pegar o ônibus. Sem saber onde você está fica muito difícil para ajudar!
Vinicius
Estarei fazendo intercâmbio em Londres por 6 meses, e admito que estava um pouco com receio, pelo fato de falarem tanto sobre os ingleses ”mau educados”, e como eu conseguiria me virar usando o transporte público,
Mas esse post me animou, acredite! kkk
Adorei a explicação, MUITO BOA! Li isso em outros blogs e tava entrando em desespero! kkk Aqui tá muito bem explicado; já salvei aqui nos favoritos, pq to vendo que vai ser de grande ajuda.
Muito obrigado!!
Vinicius.
Manu
Que ótimo, adorei todas as dicas sobre tudo aqui no site.
Pode ser uma coisa meio simples, mas e pra sair? Tem uma porta certa? Está escrito? hehe
Eneida
Oi Manu,
Normalmente, você sai pela porta do meio, mas na dúvida, siga os locais!
Manu
Ok, obrigada!
Angélica
Voltei, Eneida 😀
A primeira vez que peguei um onibus em Londres, no desespero de perder o bus entrei na porta errada rssss. Foi hilario, o motorista nao arrancou e me chamou la na frente (as pessoas tds rindo). O motorista bravo queria saber pq eu tinha feito isso, serio ele ficou muuuuuito bravo, mas nem liguei mto, realmente nao sabia. Achei q entrava primeiro e passava o Oyster na saida rss.
De qualquer forma as pessoas sao solicitas em todos os lugares, inclusive os demais motoristas que perguntei a respeito de metros proximos a parada. Em resumo, nao tenha vergonha de perguntar mesmo que seu ingles nao seja otimo, as pessoas sao muito prestativas.
Em outra das minhas aventuras, sai do hotel sem mapa e fui para o lado errado que gostaria de ir rsss. Perguntei sobre a loja que eu queria ir para uma moça, eu estava mto nervosa, foi no meu 1o dia. Estava com medo do meu ingles nao ser entendido, de nao entender e pedia desculpas o tempo todo. A moça catou um taxi, me colocou dentro e falou com o motorista que tb foi otimo.
Nao esqueci da resenha do Mr. Soane’s Museum, mas voltei ao trabalho e estou me organizando, logo dou um jeitinho 😉
Bjos!!
Eneida
Oi Angélica,
Estamos aguardando!