Quer fazer um passeio turístico bem baratinho? Entre em um ônibus double-decker (dois andares), vá para o andar de cima e relaxe vendo a cidade passar!
Passo a passo de como andar de ônibus em Londres
Um ótimo aplicativo para celular, rotas e tudo o que você precisar é o CityMapper. Com ele no celular, fica bem mais fácil se encontrar no transporte público de Londres, tanto ônibus quanto metrô. Não deixe de baixar antes mesmo da sua viagem.
1o passo – Encontre o ponto de ônibus
Os pontos de ônibus (“bus stops”) são sinalizados com um círculo vermelho com uma linha central. Na placa está especificado o nome do ponto (no caso da imagem abaixo: “Conduit Street”) e a direção em que os ônibus estão indo (“Great Portland Street e Marble Arch”).
Como o trânsito funciona na mão contrária a que estamos acostumados, é muito fácil fazer confusão e ir para o ponto errado, do outro lado da rua. Fique atento.
Note também que há uma letra branca em fundo vermelho na parte mais superior da placa. Neste ponto da foto acima, a letra é M, e veremos abaixo o que ela indica.
Na placa também estão especificadas as rotas que param naquele ponto específico, indicadas pelos números: 6, 15, 23, etc. , em um fundo amarelo. As rotas que se iniciam pela letra N (N15, N18, etc.) só operam à noite.
É preciso ter a passagem antes de entrar no ônibus, já que o motorista não vende passagem. Tenha seu oyster, travelcard ou cartão por aproximação antes de entrar no ônibus.
Se você não tiver um travelcard ou Oyster, é preciso comprar um bilhete avulso nas máquinas disponíveis em diversos pontos (mas não em todos).
2o passo – Para onde você vai?
No abrigo do ponto de ônibus, há vários mapas e tabelas de horários. Um deles se chama “route finder” (“encontre a rota”), e fica normalmente próximo a um mapa dos ônibus que param no ponto ou próximos a ele. É assim:
Nesta tabela, você pode ver todos os ônibus que param naquele ponto e em outros próximos. Note que para cada número de rota há dois sentidos, por exemplo, o número 88 em direção a Camden Town para no ponto M (aquela letra na parte superior do ponto, lembra?), mas caso você queira ir no sentido contrário, em direção a Clapham Common, você terá de ir ao ponto T.
3o passo – Como saber onde é o ponto certo?
Provavelmente, em uma rua de duas mãos, o ponto da rota em sentido contrário estará no lado oposto da rua, mas nem sempre é assim. Para saber com certeza, você deverá consultar o mapa próximo ao “route finder”, com todos os pontos e rotas daquela área especifica.
No caso da Regent Street/ Conduit Street que estamos usando neste exemplo, o mapa é assim:
Clique no mapa para ver ampliado
Em destaque no centro do mapa em amarelo, estão todos os pontos da região. Você pode assim saber, tendo como referência o ponto em que está (neste exemplo, o ponto M), onde ficam os outros pontos. Olha só:
O ponto T fica realmente no lado contrário da Regent Street, em relação ao ponto M. No destaque é possível ver que a loja Hamleys está bem ao lado, como vemos na foto acima.
4o passo – Quanto tempo demora para o ônibus passar por aqui e quanto tempo leva até meu destino?
Em vários pontos há um letreiro eletrônico, com informações sobre a chegada dos próximos ônibus. E há sempre uma tabela de horários, normalmente no poste abaixo da placa do ponto de ônibus. A tabela do ônibus 88 é assim:
Clique na figura para ver em tamanho maior
Na primeira parte da tabela, é possível saber quanto tempo levará para percorrer o trecho. Se seu destino for o ponto em Camden Town, por exemplo, você estará lá em 15 minutos, fora do horário de rush, a partir do ponto da Conduit Street.
Na segunda parte da tabela, é especificada a frequência com que o ônibus passa pelo ponto nos diversos horários. Como o 88 é um ônibus que circula 24 horas, estão especificadas as frequências para várias faixas de horários, mas se você for pegar o ônibus entre 7 da manhã e 8 da noite, terá de esperar no máximo 8 minutos.
5o passo – Como pegar o ônibus em Londres
Nos pontos mais movimentados, como este da Regent Street, não é preciso fazer sinal para o ônibus, todos param aí. Em outros locais, em que o símbolo do ponto é branco com fundo vermelho, há o aviso: “Request stop“.
Isso indica que é preciso fazer sinal para o motorista, caso contrário, o ônibus seguirá em frente e você ficará – bem – a ver navios
Ao entrar no ônibus, sempre pela porta da frente, você verá a leitora de cartão, é só bater seu cartão. Se tiver um travelcard de papel ou uma passagem simples comprada na máquina, mostre para o motorista.
Caso esteja na dúvida se você pegou o ônibus certo, pergunte ao motorista!, ele (quase) sempre responde com educação.
6o passo – Dentro do ônibus
Se for um double decker (ônibus de dois andares), vá para o andar de cima. É mais vazio e dá para apreciar a vista. No andar de baixo, há lugares reservados para cadeira de rodas, carrinhos de bebê, idosos e pessoas com necessidades especiais.
Vá controlando os pontos à medida que o ônibus for parando, e fique atento quando seu ponto estiver se aproximando. Há um letreiro eletrônico indicando as paradas seguintes e também uma gravação.
Leitora do Oyster (seta amarela) e botão de parada (seta branca)
7o passo – Hora de descer
Na hora em que seu ponto de destino estiver se aproximando, aperte o botãozinho em que está escrito “stop” (mostrado na foto acima com a seta branca) e se dirija para a porta de saída.
Se estiver usando o Oyster, ao contrário do metrô, não é preciso passar o cartão novamente pela leitora. É só descer!
Se esta explicação detalhada parece complicada, eu prometo que, quando você estiver lá, é muito mais simples do que parece.
A melhor dica é: observe o que os outros estão fazendo e faça também… Se você se enrolar, pergunte! Mesmo que não saiba inglês, escreva o nome do seu lugar de destino e faça cara de interrogação!! As pessoas normalmente são prestativas e tentarão ajudar.
Apps para salvar sua vida ao andar de ônibus em Londres
Dois aplicativos para celular que ajudam muuuuito a vida de quem quer andar de ônibus em Londres: London buschecker (só para ônibus) e CittyMapper (para qualquer tipo de transporte)
Leia também:
Guia dos transportes em Londres – tudo sobre o Oyster, quanto custa, etc.
Algumas rotas de ônibus que são verdadeiros city-tours
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Andrey Santos
Boa tarde, duas dúvidas: posso pagar o trajeto com o cartão de débito contactless Wise dentro do ônibus ou devo usar ele na maquina pra pagar o ticket antes?
Vi no citymapper que um trajeto de Heathrow até Balham terei de pegar 3 ônibus e com o valor de 3,30 libras. Esse valor é calculado por ônibus ou ele é contabilizado apenas no trajeto completo?
Fabiano
Olá,
Sabe dizer se é possível transitar com uma mala de viagem grande (aquelas duras de fibra). Precisarei fazer o trajeto de St Pancras até o hotel e do hotel até o aeroporto no ônibus e metrô e tenho dúvidas se é possível se locomover dessa forma ou fica muito desajeitado.
Eneida
Oi Fabiano,
É possível e você vê muita gente com malas grandes no metrô. Mas se for no horário de pico (início da manhã e final da tarde) pode ficar bem complicado.
Ana
Boa noite!
Estou indo a Londres em julho. Meu roteiro está bem minucioso, pois irei apenas eu e minha filha. Minha filha fala inglês, mas eu… Estou c uma dúvida cruel, como sei que o ônibus está chegando em meu destino? Aplicativo?
Eneida
Oi Ana,
Normalmente tem um letreiro eletrônico que mostra qual será a próxima parada. Tem aplicativos também que podem ajudar, como este: http://www.buschecker.com/app/LON/