Cambridge está situada 100 km ao norte de Londres e é um passeio adorável para quem quer conhecer um pouco do interior da Inglaterra.
A cidade, famosa por sua universidade que já celebrou 800 anos de existência, recebe mais de 3 milhões de turistas anualmente.
Veja neste artigo como ir de Londres a Cambridge e os principais pontos turísticos da cidade.
Além das faculdades da University of Cambridge, as atrações incluem museus, passeio de barquinho pelo rio, muitos pubs e paisagens encantadoras. Para chegar lá é fácil e há algumas opções. Confira abaixo!
Como ir de Londres para Cambridge
De trem de Londres a Cambridge
Trens expressos saem da estação King’s Cross com destino a Cambridge Station a cada 30 minutos. Consulte os horários e preços exatos aqui .
A viagem sem escalas leva em torno de 50 minutos e a passagem de ida e volta para o mesmo dia (“anytime day return”) custa cerca de £40,00. Há também trens que fazem paradas pelo caminho e levam cerca de 30 minutos a mais. É possível economizar um pouco, comprando uma passagem “off peak”, geralmente para viagens a partir de 10:00 da manhã, ou se comprar com antecedência, a passagem “advance”.
Da estação Liverpool Street há também dois trens diretos por hora. A viagem sem baldeação leva em torno de 1 hora e 20 minutos. O preço da passagem é um pouco mais barato que a do trem de King’s Cross, confira os horários e valores na data da sua viagem aqui.
De ônibus de Londres para Cambridge
A viagem de ônibus é bem mais demorada que a de trem e, embora o tempo “normal” de percurso seja pouco mais de 2 horas e meia, dependendo do horário e do trânsito a viagem pode levar até quase 4 horas.
Para quem não está com pressa, no entanto, pode custar bem mais barato, especialmente se a passagem for adquirida com bastante antecedência.
Os ônibus saem da estação de ônibus de Victoria, no centro de Londres. Veja informações sobre horários e preços neste site.
De tour organizado a partir de Londres
Para quem quer ir de ônibus e incluir também Oxford no passeio, há uma excursão no período de abril a outubro saindo de Londres às terças, quintas e sábados. O passeio tem início às 8h30 e a volta a Londres está prevista para as 19h00. Veja informações aqui.
De carro de Londres a Cambridge
Para quem se aventurar a alugar um carro inglês, Cambridge fica a 103 km de distância de Londres pela rodovia M11. Em condições normais de trânsito, a viagem leva 1 hora e 45 minutos. Note no entanto que esta “motorway” é extremamente movimentada e congestionamentos são muito frequentes.
Conhecendo Cambridge
Cambridge é uma cidade relativamente pequena, assim é possível conhecer a maioria dos pontos turísticos à pé.
A estação ferroviária fica a cerca de 20 minutos de caminhada do centro da cidade, mas se preferir, há ônibus e táxis disponíveis na sua chegada.
As rotas Citi 1, 3 e 7 da Stagecoach fazem o percurso entre a estação e o centro em menos de 10 minutos e a passagem pode ser comprada no próprio ônibus.
Outra opção bem prática é o ônibus do tipo “hop-on hop-off” que circula pela cidade, com 20 pontos de parada, inclusive um na estação ferroviária.
A passagem desse ônibus, com validade de 24 horas, custa a partir de £16.50 e pode ser comprada online, diretamente com o motorista, ou no centro de informações turísticas. No verão, os ônibus circulam a cada 20 minutos e no restante do ano em intervalos de 40 minutos.
Se quiser um passeio a pé guiado, o centro de turismo da cidade oferece tours à pé guiados diariamente (em inglês), em diversos horários, com duração de 1,5 a 2 horas. Os tours custam a partir de £20 e podem ser reservado online, clique aqui.
O que fazer em Cambridge
Veja abaixo os principais pontos turísticos de Cambridge
“Punting” no rio Cam
Passeio de barco guiado e “empurrado” por um aluno da universidade. Punting é a técnica de empurrar o barco com um mastro que é apoiado no fundo do rio, não muito profundo.
Você com certeza será abordado por muita gente oferecendo o passeio que pode ser feito em um barco compartilhado. O passeio tem duração de cerca de 45 minutos e pode ser adquirido neste link por £30 por pessoa.
O passeio pelo rio percorre os jardins do chamado “The Backs”, gramado dos colleges voltados para o Rio Cam. Além de passar pela ponte dos Suspiros do St John’s College, o passeio inclui também a Mathematical Bridge, interessante ponte de madeira do Queen’s College, construída em 1749.
Colleges da Universidade de Cambridge
Visite algumas das 31 faculdades autônomas (“colleges”) que compreendem a famosa University of Cambridge. Nesta Universidade estudaram nada menos que Charles Darwin, Isaac Newton e, mais recentemente, Stephen Hawking.
O prestígio da Universidade foi reconhecido através de mais de 80 prêmios Nobel ganhos por seus pesquisadores.
A maioria dos Colleges é aberta à visitação, mas alguns têm horários de visitação limitado e outros cobram uma pequena taxa (entre £3 e £10).
Entre os mais famosos estão:
King’s College – fundado em 1441 pelo rei Henrique VI, o King’s College é a atração mais visitada de Cambridge. Destaque para a capela em estilo gótico inglês, um dos símbolos da cidade, em que está o quadro de Rubens, The Adoration of the Magi, pintado em 1634.
O coral da universidade é uma atração a parte e pode ser ouvido na missa cantada Evensong, de segunda à sábado às 17:30 e aos domingos às 15:30. Veja a programação de concertos do coral aqui.
Trinity College – visite a Great Court, pátio gramado central da universidade, que é famosa por abrigar a macieira que inspirou Newton a descobrir a lei da gravidade. A Great Court é também o local de um célebre desafio, recriado no filme Charriots of Fire, que consiste em conseguir correr os 341 metros da área nos 43 segundos que o relógio leva para bater 12h00.
Outro destaque da Trinity é a Biblioteca projetada por Christopher Wren e por isso chamada Wren Library, construída no final do século XIX. Ela abriga manuscritos medievais e obras científicas e filosóficas que são marcos na civilização ocidental.
St John’s College – Já tendo celebrado 500 anos, St. John’s é famoso pela Capela, projetada por Sir George Gilbert Scott e inspirada na Sainte Chapelle de Paris, além da ponte coberta sobre o rio Cam, chamada Ponte dos Suspiros (Bridge of Sighs).
É nesta faculdade que está o prédio acadêmico mais antigo de Cambridge, o “Colégio de Pitágoras” (School of Pythagoras), datado de cerca de 1200.
Foi neste College que foram filmadas, em 2013, várias cenas do filme The Theory of Everything, sobre a vida de Stephen Hawking.
Queen’s College – um dos maiores e mais antigos colleges de Cambridge, tendo sido fundada em 1448. A faculdade se estende pelas duas margens do rio Cam que são ligadas pela famosa Mathematical Bridge, uma das estruturas mais famosas de Cambridge. A Queens College abriga os edifícios medievais mais completos da cidade e o Old Hall e a Capela, construída em 1888, estão abertos para o público.
Museu de Cambridge
Fitzwilliam Museum: é o museu de artes e antiguidades da University of Cambridge. O museu tem cinco departamentos: Antiguidades; Artes Aplicadas; Moedas e Medalhas; Manuscritos e Livros impressos; e Pinturas, Desenhos e Gravuras. Entre os destaques, obras-primas de Titian, Rubens, Van Dyck, Canaletto, Hogarth, Gainsborough, Constable, Monet, Degas, Renoir, Cézanne e Picasso e uma bela coleção de arte do século XX. Entrada gratuita para a coleção permanente do museu.
Igrejas e prédios históricos
Round Church: A Igreja do Santo Sepulcro é uma das quatro igrejas redondas deixadas pelos Normandos na Inglaterra. Construída no século XII, é o segundo prédio mais antigo de Cambridge. Vale apreciar e fotografar o exterior, mesmo quem não se interessar em ver a mostra sobre a história da cidade que há no interior. Ingresso £3,50.
Torre da Igreja Great St Mary – Great St Mary’s é uma igreja situada no coração de Cambridge, na Market St. Subindo os 123 degraus da torre você terá as melhores vistas de Cambridge. Ingresso: £5
Jardim botânico de Cambridge
O Jardim Botânico da Universidade de Cambridge tem uma coleção de mais de 8000 espécie de plantas de todo o planeta, de plantas tropicais a exemplares da flora britânica. Os jardins são fontes de recursos para pesquisa e estudos acadêmicos, mas desde sua fundação, é um lugar que proporciona tranquilidade para quem visita. O jardim botânico fica a 15 minutos de caminhada do centro da cidade e a 5 minutos da estação ferroviária. Aberto durante o ano inteiro, ingresso £6.
Pub mais famoso de Cambridge
The Eagle, na Benet Street. Foi neste pub que no dia 28 de fevereiro de 1953 os cientistas James Watson e Francis Crick anunciaram pela primeira vez a descoberta do que chamaram “o segredo da vida” – a estrutura do DNA. Então, não deixe de fazer um brinde a eles e a todos os grandes cientistas e intelectuais que já passaram por ali!
Fotos: cortesia do leitor Vinicius Buccazio
Mapa de Cambridge com os principais pontos turísticos
Hotéis em Cambridge
Hotéis de 4 estrelas
The Gonville Hotel – Situado a 5 minutos a pé do centro histórico de Cambridge, este hotel oferece luxo e conforto por preço justo. Veja aqui valores e disponibilidade para a época da sua visita.
Tamburlaine Hotel – este hotel fica próximo da estação ferroviária de Cambridge e também é considerado um dos 10 melhores da cidade. Veja aqui valores e disponibilidade para a época da sua visita.
University Arm, Autograph Collection – nosso hotel favorito em Cambridge, situado bem no centro da cidade o hotel foi reinaugurado em 2018 depois de extensa renovação. Veja aqui valores e disponibilidade para a época da sua estadia.
Hotéis com bom custo-benefício em Cambridge
Chirst’s College Cambridge – acomodação estudantil de um dos Colleges de Cambridge, funciona como hostel durante as férias dos alunos. Veja aqui valores e disponibilidade para a época da sua estadia.
Ibis Cambridge Central Station – o maior hotel de Cambridge é uma boa opção para quem tem orçamento mais apertado. Fica próximo da estação feroviária. Veja aqui valores e disponibilidade para a época da sua estadia.
Veja aqui uma seleção de hotéis em Cambridge.
***
E você, já foi a Cambridge? O que mais recomenda? Ou des-recomenda??
Quer fazer outros passeios bate-volta a partir de Londres? – Veja informações nos links abaixo dos principais passeios de um dia a partir de Londres ou conheça nosso guia e-book Dez Passeios Próximos a Londres.
Como ir e o que fazer em Stratford-upon-Avon
Como ir e o que fazer em Canterbury
Como ir e o que fazer em Stonehenge
Como ir e o que fazer em Windsor
Como ir e o que fazer em Liverpool
Como ir e o que fazer em Oxford
Como ir e o que fazer em Dover
Este post contem links de afiliado. Isso indica que podemos receber uma pequena comissão se você adquirir algum produto através dos links. Você não paga nada a mais por isso.
Juliano
Ola, gostaria de saber qual a limitação de bagagem para os trens/ onibus de Londres para Cambridge. Obrigado
.
Eneida
Oi Juliano,
As restrições são estas:
No entanto, pelo menos nos trens, nunca vi ninguém pagando excesso de bagagem. Na prática, você pode levar o que conseguir carregar. Lembre-se que não há ninguém para te ajudar, há degraus para chegar no trem e muitas vezes há escadas nas estações.
Fernanda
Ola! Primeiramente parabens pelo blog! Quem nao entende nada de Londres, como eu, consegue seguir suas dicas e acertar. Gostaria de tirar uma dúvida. Comprando o ticket de trem na bilheteria é o mesmo preço do site? Te pergunto isso, porque iremos de Londres para Cambridge.
Eneida
Oi Fernanda,
Em geral, comprando com antecedência, pelo site ou pessoalmente, é mais barato.
Fatima
Eneida
Comprei tickets para Cambridge ida e volta para meu marido e eu. Havia no site da Greater Anglia a opção “travelling together” e, como estamos viajando juntos eu deixei a opção marcada. Acontece que na hora de imprimir os tickets só saiu o nome do meu marido. No site, quando eu consegui uma resposta, me disseram que não tinha problema que os fiscais já sabiam do “problema”, (ao que parece é um problema do site) e que eu não teria problemas na viagem. Só que no ticket vem um aviso da National Rail de que o ticket pertence à pessoa cujo nome e ID está nele. Vc conhece alguém que tenha passado por isso e não tenha tido problemas. Não gostaria de ter que comprar um ticket full dentro do trem e ainda passar a maior vergonha.
bjs e parabéns novamente pelo blog.
Eneida
Oi Fatima,
Acredito que vocês não terão problemas apresentando os dois tickets, principalmente por um ser em nome do marido que estará presente.
Fatima
Hehe. Só que nós não somos exatamente casados e não temos o mesmo sobrenome. Tentei entrar em contato novamente com a empresa, mas…. nada. Não sei o que fazer.
obrigada
Eneida
Oi Fátima,
Sinceramente, não vejo problemas.
Fatima
Oi Eneida
Tô ficando mais tranquila. Obrigada e super parabéns pelo blog. Tô sempre por aqui pegando dicas, ou simplesmente dando uma olhada nas novidades.
bjão e sucesso sempre.
Bruna Meneghel
Olá Eneida!
Dia 1 de dezembro estou indo para Cambridge morar 3 meses.Querem me cobrar 153,00 libras de transfer do Heathrow para Cambridge a empresa que fechou minha viagem. Tem também a opçao de reservar em algum site transfer ra cambridge,estao cobrando mais o menos 125 libras. Ou poderia chegar e pegar um taxi na hora sem reserva que nao sei quanto sai. Gostaria de saber na sua opinião o que seria melhor fazer?Obrigada
Eneida
Oi Bruna,
Se você não se importar de ir de ônibus, a viagem é direta de Heathrow, leva pouco mais de 3 horas e custa £ 18,00. Consulte o site http://www.nationalexpress.com para obter detalhes.
Acredito que o táxi ficará mais caro que o trânsfer e nem todos os motoristas vão querer te levar. Eu iria de ônibus ou marcaria o trânsfer mais barato.
Tatiana
Olá, Gostaria de saberr se vale a pena meio dia em Cambridge, uma vez que estou com pouco tempo para conhece-la. Horário de saída de Londres, segunda por volta das 8:00 e retorno às 13:30. Obrigada Tatiana
Eneida
Oi Tatiana,
Difícil de dizer sem saber quanto tempo vai ficar em Londres, etc. Eu não iria se fosse ficar poucos dias em Londres, mas se você é louca para conhecer Cambridge, vá!