Cambridge está situada 100 km ao norte de Londres e é um passeio adorável para quem quer conhecer um pouco do interior da Inglaterra.
A cidade, famosa por sua universidade que já celebrou 800 anos de existência, recebe mais de 3 milhões de turistas anualmente.
Veja neste artigo como ir de Londres a Cambridge e os principais pontos turísticos da cidade.
Além das faculdades da University of Cambridge, as atrações incluem museus, passeio de barquinho pelo rio, muitos pubs e paisagens encantadoras. Para chegar lá é fácil e há algumas opções. Confira abaixo!
Como ir de Londres para Cambridge
De trem de Londres a Cambridge
Trens expressos saem da estação King’s Cross com destino a Cambridge Station a cada 30 minutos. Consulte os horários e preços exatos aqui .
A viagem sem escalas leva em torno de 50 minutos e a passagem de ida e volta para o mesmo dia (“anytime day return”) custa cerca de £40,00. Há também trens que fazem paradas pelo caminho e levam cerca de 30 minutos a mais. É possível economizar um pouco, comprando uma passagem “off peak”, geralmente para viagens a partir de 10:00 da manhã, ou se comprar com antecedência, a passagem “advance”.
Da estação Liverpool Street há também dois trens diretos por hora. A viagem sem baldeação leva em torno de 1 hora e 20 minutos. O preço da passagem é um pouco mais barato que a do trem de King’s Cross, confira os horários e valores na data da sua viagem aqui.
De ônibus de Londres para Cambridge
A viagem de ônibus é bem mais demorada que a de trem e, embora o tempo “normal” de percurso seja pouco mais de 2 horas e meia, dependendo do horário e do trânsito a viagem pode levar até quase 4 horas.
Para quem não está com pressa, no entanto, pode custar bem mais barato, especialmente se a passagem for adquirida com bastante antecedência.
Os ônibus saem da estação de ônibus de Victoria, no centro de Londres. Veja informações sobre horários e preços neste site.
De tour organizado a partir de Londres
Para quem quer ir de ônibus e incluir também Oxford no passeio, há uma excursão no período de abril a outubro saindo de Londres às terças, quintas e sábados. O passeio tem início às 8h30 e a volta a Londres está prevista para as 19h00. Veja informações aqui.
De carro de Londres a Cambridge
Para quem se aventurar a alugar um carro inglês, Cambridge fica a 103 km de distância de Londres pela rodovia M11. Em condições normais de trânsito, a viagem leva 1 hora e 45 minutos. Note no entanto que esta “motorway” é extremamente movimentada e congestionamentos são muito frequentes.
Conhecendo Cambridge
Cambridge é uma cidade relativamente pequena, assim é possível conhecer a maioria dos pontos turísticos à pé.
A estação ferroviária fica a cerca de 20 minutos de caminhada do centro da cidade, mas se preferir, há ônibus e táxis disponíveis na sua chegada.
As rotas Citi 1, 3 e 7 da Stagecoach fazem o percurso entre a estação e o centro em menos de 10 minutos e a passagem pode ser comprada no próprio ônibus.
Outra opção bem prática é o ônibus do tipo “hop-on hop-off” que circula pela cidade, com 20 pontos de parada, inclusive um na estação ferroviária.
A passagem desse ônibus, com validade de 24 horas, custa a partir de £16.50 e pode ser comprada online, diretamente com o motorista, ou no centro de informações turísticas. No verão, os ônibus circulam a cada 20 minutos e no restante do ano em intervalos de 40 minutos.
Se quiser um passeio a pé guiado, o centro de turismo da cidade oferece tours à pé guiados diariamente (em inglês), em diversos horários, com duração de 1,5 a 2 horas. Os tours custam a partir de £20 e podem ser reservado online, clique aqui.
O que fazer em Cambridge
Veja abaixo os principais pontos turísticos de Cambridge
“Punting” no rio Cam
Passeio de barco guiado e “empurrado” por um aluno da universidade. Punting é a técnica de empurrar o barco com um mastro que é apoiado no fundo do rio, não muito profundo.
Você com certeza será abordado por muita gente oferecendo o passeio que pode ser feito em um barco compartilhado. O passeio tem duração de cerca de 45 minutos e pode ser adquirido neste link por £30 por pessoa.
O passeio pelo rio percorre os jardins do chamado “The Backs”, gramado dos colleges voltados para o Rio Cam. Além de passar pela ponte dos Suspiros do St John’s College, o passeio inclui também a Mathematical Bridge, interessante ponte de madeira do Queen’s College, construída em 1749.
Colleges da Universidade de Cambridge
Visite algumas das 31 faculdades autônomas (“colleges”) que compreendem a famosa University of Cambridge. Nesta Universidade estudaram nada menos que Charles Darwin, Isaac Newton e, mais recentemente, Stephen Hawking.
O prestígio da Universidade foi reconhecido através de mais de 80 prêmios Nobel ganhos por seus pesquisadores.
A maioria dos Colleges é aberta à visitação, mas alguns têm horários de visitação limitado e outros cobram uma pequena taxa (entre £3 e £10).
Entre os mais famosos estão:
King’s College – fundado em 1441 pelo rei Henrique VI, o King’s College é a atração mais visitada de Cambridge. Destaque para a capela em estilo gótico inglês, um dos símbolos da cidade, em que está o quadro de Rubens, The Adoration of the Magi, pintado em 1634.
O coral da universidade é uma atração a parte e pode ser ouvido na missa cantada Evensong, de segunda à sábado às 17:30 e aos domingos às 15:30. Veja a programação de concertos do coral aqui.
Trinity College – visite a Great Court, pátio gramado central da universidade, que é famosa por abrigar a macieira que inspirou Newton a descobrir a lei da gravidade. A Great Court é também o local de um célebre desafio, recriado no filme Charriots of Fire, que consiste em conseguir correr os 341 metros da área nos 43 segundos que o relógio leva para bater 12h00.
Outro destaque da Trinity é a Biblioteca projetada por Christopher Wren e por isso chamada Wren Library, construída no final do século XIX. Ela abriga manuscritos medievais e obras científicas e filosóficas que são marcos na civilização ocidental.
St John’s College – Já tendo celebrado 500 anos, St. John’s é famoso pela Capela, projetada por Sir George Gilbert Scott e inspirada na Sainte Chapelle de Paris, além da ponte coberta sobre o rio Cam, chamada Ponte dos Suspiros (Bridge of Sighs).
É nesta faculdade que está o prédio acadêmico mais antigo de Cambridge, o “Colégio de Pitágoras” (School of Pythagoras), datado de cerca de 1200.
Foi neste College que foram filmadas, em 2013, várias cenas do filme The Theory of Everything, sobre a vida de Stephen Hawking.
Queen’s College – um dos maiores e mais antigos colleges de Cambridge, tendo sido fundada em 1448. A faculdade se estende pelas duas margens do rio Cam que são ligadas pela famosa Mathematical Bridge, uma das estruturas mais famosas de Cambridge. A Queens College abriga os edifícios medievais mais completos da cidade e o Old Hall e a Capela, construída em 1888, estão abertos para o público.
Museu de Cambridge
Fitzwilliam Museum: é o museu de artes e antiguidades da University of Cambridge. O museu tem cinco departamentos: Antiguidades; Artes Aplicadas; Moedas e Medalhas; Manuscritos e Livros impressos; e Pinturas, Desenhos e Gravuras. Entre os destaques, obras-primas de Titian, Rubens, Van Dyck, Canaletto, Hogarth, Gainsborough, Constable, Monet, Degas, Renoir, Cézanne e Picasso e uma bela coleção de arte do século XX. Entrada gratuita para a coleção permanente do museu.
Igrejas e prédios históricos
Round Church: A Igreja do Santo Sepulcro é uma das quatro igrejas redondas deixadas pelos Normandos na Inglaterra. Construída no século XII, é o segundo prédio mais antigo de Cambridge. Vale apreciar e fotografar o exterior, mesmo quem não se interessar em ver a mostra sobre a história da cidade que há no interior. Ingresso £3,50.
Torre da Igreja Great St Mary – Great St Mary’s é uma igreja situada no coração de Cambridge, na Market St. Subindo os 123 degraus da torre você terá as melhores vistas de Cambridge. Ingresso: £5
Jardim botânico de Cambridge
O Jardim Botânico da Universidade de Cambridge tem uma coleção de mais de 8000 espécie de plantas de todo o planeta, de plantas tropicais a exemplares da flora britânica. Os jardins são fontes de recursos para pesquisa e estudos acadêmicos, mas desde sua fundação, é um lugar que proporciona tranquilidade para quem visita. O jardim botânico fica a 15 minutos de caminhada do centro da cidade e a 5 minutos da estação ferroviária. Aberto durante o ano inteiro, ingresso £6.
Pub mais famoso de Cambridge
The Eagle, na Benet Street. Foi neste pub que no dia 28 de fevereiro de 1953 os cientistas James Watson e Francis Crick anunciaram pela primeira vez a descoberta do que chamaram “o segredo da vida” – a estrutura do DNA. Então, não deixe de fazer um brinde a eles e a todos os grandes cientistas e intelectuais que já passaram por ali!
Fotos: cortesia do leitor Vinicius Buccazio
Mapa de Cambridge com os principais pontos turísticos
Hotéis em Cambridge
Hotéis de 4 estrelas
The Gonville Hotel – Situado a 5 minutos a pé do centro histórico de Cambridge, este hotel oferece luxo e conforto por preço justo. Veja aqui valores e disponibilidade para a época da sua visita.
Tamburlaine Hotel – este hotel fica próximo da estação ferroviária de Cambridge e também é considerado um dos 10 melhores da cidade. Veja aqui valores e disponibilidade para a época da sua visita.
University Arm, Autograph Collection – nosso hotel favorito em Cambridge, situado bem no centro da cidade o hotel foi reinaugurado em 2018 depois de extensa renovação. Veja aqui valores e disponibilidade para a época da sua estadia.
Hotéis com bom custo-benefício em Cambridge
Chirst’s College Cambridge – acomodação estudantil de um dos Colleges de Cambridge, funciona como hostel durante as férias dos alunos. Veja aqui valores e disponibilidade para a época da sua estadia.
Ibis Cambridge Central Station – o maior hotel de Cambridge é uma boa opção para quem tem orçamento mais apertado. Fica próximo da estação feroviária. Veja aqui valores e disponibilidade para a época da sua estadia.
Veja aqui uma seleção de hotéis em Cambridge.
***
E você, já foi a Cambridge? O que mais recomenda? Ou des-recomenda??
Quer fazer outros passeios bate-volta a partir de Londres? – Veja informações nos links abaixo dos principais passeios de um dia a partir de Londres ou conheça nosso guia e-book Dez Passeios Próximos a Londres.
Como ir e o que fazer em Stratford-upon-Avon
Como ir e o que fazer em Canterbury
Como ir e o que fazer em Stonehenge
Como ir e o que fazer em Windsor
Como ir e o que fazer em Liverpool
Como ir e o que fazer em Oxford
Como ir e o que fazer em Dover
Este post contem links de afiliado. Isso indica que podemos receber uma pequena comissão se você adquirir algum produto através dos links. Você não paga nada a mais por isso.
Juliana
É necessário comprar as passagens de trem com antecedência?
Eneida
Oi Juliana,
Não é necessário.
Sandra Milani
Por gentileza, gostaria de saber se nas estações de trem das cidades de YORK e CAMBRIDGE tem os chamados “lockers”, espaços pagos onde podemos deixar nossa bagagem por um determinado período. Agradeço a resposta, desde já.
Eneida
Olá Sandra,
Me parece que não tem em Cambridge, mas tem em York (perto da estação): http://leftluggageyork.co.uk/
Veja aqui sobre a estação de Cambridge: http://www.nationalrail.co.uk/stations/CBG/details.aspx