A Ariane e o Otávio nos contam o que fazer em Cardiff, a capital do País de Galer.
Eles estão morando em Londres e descobrindo aos poucos as belezas do Reino Unido. No ano passado, nos enviaram dicas sobre Brighton e no início deste ano escreveram uma resenha completa sobre o almoço de domingo no pub The Albany.
***
Pensando em o que fazer na Páscoa, meu marido e eu decidimos conhecer um pouco mais do Reino Unido. Pela proximidade com Londres, escolhemos passar os três dias do feriadão em Cardiff, declarada capital do País de Gales (Wales) em 1955.
Não sabíamos muito sobre a cidade quando saímos da estação de Paddington às 07:58 da manhã da sexta feira. Foi uma viagem de trem muito tranquila onde foi possível ver muitas paisagens realmente bonitas e algumas cidades do interior da Inglaterra.
Em pouco mais de 2 horas chegamos a Cardiff e para nossa surpresa a estação de trem está localizada no coração da cidade, perto de muitas das atrações turísticas. Foi então que percebemos que era possível fazer a maioria dos passeios caminhando, e foi o que fizemos.
O que fazer em Cardiff
Cardiff Market
Da estação de trem fomos até o Cardiff Market em poucos minutos. Gostamos muito da arquitetura do prédio que abriga o mercado há mais de 100 anos, um prédio vitoriano com o telhado de vidro. Ele é muito parecido com os mercados de Londres, onde pode-se ver bancas de artesanato local, pães, legumes, utensílios domésticos…
Conversamos com algumas pessoas no market e apesar de muitos moradores do País de Gales falarem Galês, todo mundo fala inglês também por lá. Tanto que as placas nas ruas estão nos dois idiomas.
Castelo de Cardiff
A menos de 5 minutos do market está o Castelo de Cardiff. O castelo é uma das principais atrações turísticas do País de Gales. Foi construído sob um antigo forte romano (ainda se pode ver parte da antiga construção) e além de ser muito rico historicamente é um lindo lugar.
O castelo em si não é muito grande, mas está muito bem conservado e é possível visitar praticamente todos os cômodos, além de ter uma vista de praticamente toda a cidade.
Nós pagamos £12 por pessoa para visitar o castelo e ficamos em torno de 2 horas por lá.
Bute Park
Saindo de lá fomos ao Bute Park, parque que fica no entorno do castelo e tem área equivalente a 75 campos de futebol.
Foi um passeio muito bonito, pois além da beleza das árvores e flores no inicio da primavera, ao lado do parque corre o rio Taff, o que deixa a paisagem ainda mais encantadora.
Cardiff Bay
Depois de uma caminhada pelo parque decidimos visitar a Cardiff Bay. Existem várias formas de se chegar até a baía: caminhando, de ônibus, de trem e de barco. De dentro do parque mesmo pode-se pegar um barco para lá.
Há pouco mais de um século atrás a baía de Cardiff era um porto de grande importância para o transporte de carvão através da Europa.
Nos últimos anos as antigas docas passaram por reformas e hoje abrigam uma ampla área de restaurantes, lojas e outras atrações como museus e teatros.
Gostamos muito da mistura do antigo com o moderno num clima praiano. E esse é apenas um dos lados da baía.
Depois de passearmos um pouco decidimos ir até a barragem que fica no lado oposto da baía, onde exatamente a água da baía encontra o mar. Pode-se chegar ao outro lado caminhando, o que leva em média 20 minutos, e se pode ver de perto a marina e a academia ao ar livre (muito parecida com as do Brasil).
Também existe a opção de alugar uma bicicleta ou ainda ir de barco (em média £4 por pessoa). Seja qual for a escolha, com certeza é um passeio ótimo.
Estúdios de TV em Cardiff
Além dessas atrações que nós visitamos, encontram-se em Cardiff muitos estúdios onde são gravados programas e séries de TV, como séries da BBC, Doctor Who e Sherlock.
Onde comer em Cardiff
Cardiff é realmente uma cidade encantadora não só por sua arquitetura e paisagens naturais quanto pela gastronomia e pelos seus simpáticos moradores. Lá nós encontramos as mesmas redes de cafés e bistrôs que temos em Londres pelo mesmo preço que pagamos aqui.
Como sempre preferimos comer em restaurantes e pubs locais, descobrimos que gasta-se menos do que em Londres na hora das refeições.
Ficamos hospedados no centro da cidade, num bom hotel, pagando £39 a diária para casal e com café da manhã incluído.
Concluindo, com certeza para nós, Cardiff foi uma grata surpresa!
Fotos e texto: Ariane Zabaleta
Como ir de Londres a Cardiff
Os trens para Cardiff (estação Cardiff Central) partem da estação Paddington no centro de Londres a cada meia hora. A viagem é direta e leva pouco menos de 2 horas e 10 minutos. Consulte os horários e preços aqui.
Uma forma mais barata de viajar para Cardiff é pegar o ônibus da National Express que sai da estação de ônibus Victoria. A viagem é no entanto um pouco mais longa, em torno de 3 horas e meia. As passagens compradas com antecedência custam a partir de £4,99.
Leia também sobre o País de Gales:
Este post contém links de afiliados. Isso indica que ganhamos uma pequena sobre vendas efetuadas através desses links. Você não paga nada a mais por isso e contribui com o site.
Jorge
Ótima matéria, parabéns!
izabel santos
boa tarde!
Estou ibdo para Londres em Abril com a família. Gostaria de fazer um bate e volta em Cardiff de Trem, porém tenho encontrado péssima avaliação do trem GWR. tem outro trem? qual a melhor opção de trem?
Eneida
Olá Izabel,
Tanto quanto sabemos somente a GWR faz essa rota, mas você pode ver se há outras opções no site: http://www.nationalrail.co.uk
Reclamações são bem relativas e são feitas normalmente por quem usa o trem diariamente, ou com bastante frequência. Acho muito pouco provável uma pessoa que vai usar o transporte somente uma ou duas vezes na vida ter problemas. Verifique no site se há obras planejadas para a data da sua viagem, pois normalmente isso é o que causa problemas: https://www.gwr.com/travel-updates/planned-engineering
Eu iria pela GWR mesmo, mas se quer evitar o trem, vá de ônibus.
Andrea da Fonseca
Iremos a Londres em maio 2018 e ficaremos uma noite em Cardiff. Pensamos em ir sábado e voltar domingo ou ir domingo e voltar segunda. O Comercio, as lojas e restaurantes abrem domingo? Já vi que o castelo e o museu no centro de cardiff abrem. Vale a pena ir visitar esta cidade sendo um dia de visitação domingo?
Pensei neste dias de semana porque as passagens de trem de Londres são mais baratas.
Eneida
Olá Andrea,
O comércio no domingo tem horário mais restrito (normalmente entre 12 e 18h00), mas restaurantes certamente funcionam normalmente.
Penso que domingo é um bom dia para visitar a cidade.