Nossas melhores dicas para você não perder tempo com filas nas atrações de Londres
Londres recebe anualmente mais de 15 milhões de turistas e embora tenha uma imensa gama de atrações com pouca ou nenhuma fila, em algumas outras isso não acontece.
Este é o caso, por exemplo, da London Eye, da Torre de Londres, da Abadia de Westminster e do campeão de todos: Madame Tussauds.
Especialmente em determinadas épocas consideradas como “alta estação” você terá de se programar um pouquinho para não perder seu precioso tempo.
A grande novidade pós-pandemia é que grande parte dos museus e galerias que antes, por serem gratuitos, tinham entrada livre, agora requerem reserva.
O ingresso continua gratuito, mas você tem que agendar o horário da sua visita, ou aguardar um horário disponível na porta. O mais aconselhável é reservar on line no próprio site do museu, que assim você garante o seu horário.
Entre esses museus e galerias que agora é preciso agendar, estão:
- Museu Britânico
- Galeria Nacional
- Museu da Ciência
- Museu Victoria & Albert
- Museu de História Natural
- Galeria Tate Modern
Como o número de visitantes está sendo controlado, não há atualmente, nesses locais, problema de filas ou aglomeração.
Para outras atrações pagas, temos dicas para você evitar filas. Veja a seguir.
5 dicas para não pegar filas nas atrações em Londres
Para quem detesta multidão e não quer lidar com filas e aglomerados de gente, fizemos este miniguia com 5 dicas de como não pegar filas nas atrações de Londres:
1. Compre ingressos on-line com antecedência
Em geral, as atrações pagas têm duas filas: uma para comprar ingresso e uma para entrar na atração.
Se você compra o ingresso com antecedência, elimina a primeira fila (e ainda compra o ingresso com desconto). Mesmo que tenha que trocar o e-voucher por um ticket físico, a fila da troca é sempre menor e mais rápida que a da compra.
Os ingressos podem ser comprados individualmente no site de cada atração, ou na loja on-line do órgão de turismo do governo britânico, VisitBritain.
2. Fure filas legalmente
Algumas atrações oferecem ingressos com hora marcada, ou com a opção “fast-track“, que é uma licença para furar filas. Obviamente, você terá de pagar pelo privilégio.
Para o London Eye, há duas opções de ingresso “Standard” que não dão direito ao acesso prioritário e duas opções de ingresso “fast-track“, que são os fura-filas.
- a primeira opção (e mais barata) é o ingresso chamado simplesmente “Fast Track” em que você escolhe a data e hora com antecedência (e arrisca pegar um tempo ruim);
- a segunda opção é o ingresso chamado “Flexi Fast Track“, em que você escolhe a data, mas não precisa determinar a hora em que quer dar sua voltinha na roda-gigante.
Você pode também deixar para comprar o ingresso na hora e, se a fila de ingresso ou para entrar na atração estiver grande, adquirir o ingresso “Fast Track” em um guichê especial, com fila sempre mais rápida que a fila para comprar o ingresso Standard.
Comprando na hora, no entanto, você perde o desconto de 10% oferecido para quem compra com antecedência online, mas tem certeza de como está o tempo.
Já o museu de cera Madame Tussauds tem a opção de um ingresso fast track que oferece a possibilidade de entrar na atração na data escolhida sem ter de esperar nadinha.
Com o ingresso “Standard” é possível marcar hora para chegada (intervalos de 15 minutos), mas mesmo assim há fila para entrar.
O passe pré-pago que permite acesso a mais de 80 atrações da cidade, London Pass (link de afiliado) também garante a entrada com fila rápida para algumas atrações. Confira quais no site
3. Evite as férias escolares britânicas
O ano letivo no Reino Unido se divide em três períodos (“terms”) com duração de pouco mais de três meses cada.
- O primeiro período (“autumn term”) começa em setembro e termina pouco antes do Natal.
- O segundo período (“winter term”) começa em janeiro e termina na Páscoa.
- O último período (“spring term”) começa logo após a Páscoa e termina em meados de julho.
No meio de cada período há uma semana de férias (“half-terms”) e tanto no Natal quanto na Páscoa – que coincidem com a troca de períodos -, os alunos têm duas semanas de descanso.
As férias mais longas são no verão e se estendem de meados de julho a final de agosto. São nestes períodos que Londres mais se enche de crianças (e seus pais) e os museus e atrações geralmente programam atividades especiais voltadas para elas.
Veja aqui a data das férias escolares em 2022.
Acorde cedo nos finais de semana
São nos finais de semana que os londrinos aproveitam as atrações da própria cidade. Assim, além de enfrentar os 15 milhões de turistas, você terá também a companhia dos locais (que somam outros 8 milhões)!
Caso seja inevitável estar na cidade em um sábado ou domingo, procure chegar bem cedo nas atrações (a maioria abre por volta de 10 da manhã) para aproveitar as primeiras horas, enquanto o restante do pessoal ainda está a caminho.
Em geral, o horário do almoço e as primeiras horas da tarde são as mais concorridas. Se não conseguir chegar entre 10 e 11 da manhã, a outra boa opção é o final da tarde, a partir de 17 horas. Mas atenção para o horário de fechamento das atrações, que nunca se estende muito além das 18h00.
Visite as atrações nos horários mais tranquilos para não pegar fila nas atrações
A Beatriz Leal, nossa guia parceira que há anos acompanha os turistas nas atrações de Londres, recomenda alguns horários em que as principais atrações estão mais tranquilas. Veja abaixo:
Museu Britânico (British Museum):
Geralmente durante as primeiras horas da manhã o museu é mais vazio (entre 10h00 e 11h00) e este é o horário recomendado pela Beatriz para que aquela foto da Pedra de Rosetta fique perfeita, sem tanta gente ao redor.
Todas as sextas-feiras o museu fica aberto até às 20h30 e este é o melhor período para visitá-lo com menos gente.
Galeria Nacional (National Gallery):
Em meados da semana é sempre mais tranquilo visitar esta Galeria. As segundas-feiras também são tranquilas, mas atente para os vários feriados que caem nesse dia.
Museu de História Natural (National History Museum):
Como é um museu muito visitado por excursões de escolas de todo o Reino Unido, evite o período da manhã, que é quando os alunos tomam conta especialmente da ala dos dinossauros (a mais popular do Museu). No período da tarde é sempre mais tranquilo. Nas férias escolares, melhor evitar (se não estiver com criança).
Catedral de São Paulo (St. Paul’s Cathedral):
A Catedral abre cedo para a missa da manhã (normalmente às 7h30, mas consulte o website na data da sua visita) e todos são bem-vindos neste horário para orações. A visitação turística começa às 8h30 e as galerias superiores abrem às 9h30. Quanto mais cedo você chegar, maiores as chances de ouvir o som da Galeria dos Sussurros sem interrupção.
Tate Modern e Tate Britain
A Tate Modern permanece aberta até às 22h00 às sextas-feiras e sábados e a Tate Britain na primeira sexta-feira do mês (veja a programação aqui). Normalmente esses são os melhores horários. Caso não possa fazer a visita nestes dias, a melhor opção é ir pela manhã.
Torre de Londres:
Aqui o problema não é tanto a fila para entrar no recinto, que normalmente é rápida, especialmente de manhã, no horário em que a Torre é aberta ao público. As filas se formam principalmente para visitar a exposição das joias da coroa, por isso é melhor visitar esta exposição em primeiro lugar.
Madame Tussauds e London Eye:
Nas duas atrações, os horários mais vazios são os primeiros da manhã e, na parte da tarde, a partir de 17h00 ou 18h00. O horário do final da tarde é o horário em que você consegue ingressos com desconto para o Madame Tussauds. Na London Eye, segundo a Beatriz, os dias mais tranquilos são as terças e quartas-feiras.
Leia também:
Miniguia para se dar bem no metrô
Miniguia para se dar bem no pub
E você, enfrentou muitas filas ou foi tudo tranquilo? Deixe seu comentário e suas dicas.
MARCIA CRISTINA LIMA
Ola Eneida
Parabéns pelo site, é ótimo!
Vou a Londres em abril e estou na duvida se compro o ingresso da londo eye on line ou se deixo para comprar no local, vou ficar só 3 dias, então vai ser tudo corrido, e como não sei que horas estarei próxima da London eye não queria ficar presa com horário e o ingresso sem horário é muito mais caro, somos 2 adultos e duas crianças.
Pretendo estar lá em 19/04, as filas nessa época são longas ou tranquilas?
E sobre o ingresso 2×1, li seu post mas ainda tenho duvida de onde comprar o ticket do trem para validar a promoção, achei muito confuso. Teria alguma dica?
Agradeço muito sua ajuda. Londres é o sonho da minha filha.
abs Marcia
Eneida
Olá Marcia,
Infelizmente não temos como saber se as filas serão longas nesta época. Se não for final de semana ou um dia muito bonito, provavelmente a fila é suportável.
Sobre o ticket para a promoção: https://www.londresparaprincipiantes.com/travelcard-para-a-promocao-2for1/
Tatiana
Olá , gostaria de saber se existe algum site que eu posso comprar ingressos para enfrentar as filas , estou programando viagem para março de 2018 , ainda não tenho a data certa e também não um roteiro ;(
Eneida
Olá Tatiana,
Não entendi a pergunta.
Para compra de ingressos, veja aqui: https://www.londresparaprincipiantes.com/ingressos-para-atracoes-em-londres/
AURELIO FIORILLO
Nossa, você é impressionante.
Tinha perguntado sobre a Tate Britain e a Modern na sexta e sábado (10 e 11 julho), e você JÁ
respondeu aqui que são horários mais “tranquilos”
Deus te abençoe!
gisele
Boa tarde…
poderia tirar uma duvida?
london pass é para nao pegar fila e entrar de graça em algumas atrações?
E o oyter é apenas para transporte ?
Nao tem nada a ver um com o outro?
Eneida
OI Gisele,
London Pass é um passe que dá direito a entrada em atrações conveniadas, algumas sem filas (nem todas).
Oyster é para transporte apenas.
Um não tem nada a ver com o outro.
Jessica
olá eneida tenho 4 perguntinhas:
1) vou ficar em londres do dia 13 ao 18 de janeiro mas como o london eye fecha para manutenção só vou ter dia 17(sáb) e 18(dom) para ir nessa atração. Eu queria usar a promoção 2×1 porque economizaria bastante mas, como tem que comprar o bilhete na hora, tenho medo de ficar sem ingresso pra minha familia ( de oito pessoas) . Você sabe se é seguro eu usar o 2×1 ou é melhor comprar os ingressos on line pra garantir os ingressos ?
2) vc sabe que dia o london eye é mais vazio : sábado ou domingo? e que horário é mais vazio ?
3 ) os preços do travelcard de papelão e eletronico(colocado no oyster) são os mesmos ? ( o de 7 dias custa 32 libras pro de papelão também ?)
4) é necessario/ vale a pena comprar botas impermeáveis ?
muito obrigada, seu site tem ajudado bastante ! baseei quase toda minha viagem nele 🙂
Eneida
Olá Jessica,
1) Sem inngresso vocês não vão ficar. Pode ser que tenham que comprar para mais tarde, ou ficar na fila.
2) Creio que não faz diferença, depende do dia. Eu tentaria no sábado (especialmente se o dia estiver claro) e, se não der, no domingo.
3) O carregado no oyster é um pouco mais barato. Veja aqui: http://www.londresparaprincipiantes.com/precos-dos-transportes-para-2015/
4) Deixe para avaliar em Londres, pois você pode não precisar.