Uma pesquisa feita pela agência de pesquisas de mercado YouGov em janeiro de 2014 revelou como os londrinos veem a cidade.
Na verdade, o que foram revelados são os estereótipos, por vezes contraditórios, associados a cada sub-região de Londres.
Na pesquisa, uma lista com uma série de adjetivos foi mostrada a 1294 londrinos e foi pedido a eles que escolhessem quatro adjetivos que melhor qualificassem cada área.
Os resultados da pesquisa mostram que não há uma área perfeita, há pontos positivos e negativos em todas elas.
É óbvio que as regiões não são homogêneas, pois cobrem grandes áreas com diversos bairros, uns melhores que os outros.
Além disso, a cidade é como um organismo vivo, sempre em mutação e se reinventando com o passar do tempo, por isso o que foi bom no passado pode ser considerado “pretensioso” ou “fora de moda” no presente.
Como os londrinos veem o leste de Londres
O Leste de Londres, que inclui os bairros de Shoreditch, Hoxton, Bethnal Green e Whitechapel, entre outros, sempre foi uma área pobre de Londres, mas que sofreu recentemente uma grande vitalização com a construção do Parque Olímpico em 2012.
A área também já há alguns anos tem se redescoberto e atualmente atrai jovens famílias, muitos artistas e outras tribos descoladas. Estas dicotomias foram refletidas na pesquisa, já que o Leste recebeu adjetivos contraditórios: “pobre” e “sujo”, mas também “artístico” e “em ascensão”.
O oeste de Londres
O Oeste da cidade, incluindo Kensington, Hammersmith e Shepherd’s Bush, que abriga os habitantes mais abastados de Londres, foi qualificada mais consistentemente.
O adjetivo “chique” aparece juntamente com “limpa”, “familiar”. Associada à alta sociedade, a área também foi considerada “da moda”, mas “pretensiosa”.
Sul de Londres
O Sul de Londres, onde estão os bairros de Elephant & Castle, Brixton e Streatham, entre outros, como o leste, foi considerado “violento” e “em ascensão”.
Também é vista como uma área “adequada às famílias” e “residencial de classe média” (“sem graça”).
Na verdade, acho que a diferença também reflete a enorme diferença que há entre o sudeste e o sudoeste, onde na verdade estão alguns dos melhores bairros de Londres.
Norte de Londres
O Norte de Londres, com os bairros de Tottenham, Hampstead e Crouch End, é a área da cidade considerada “intelectual”.
Na região, se encontram diversas universidades e também e vários artistas, escritores e intelectuais aí vivem. Além disso, é considerada “cosmopolita”, mas também “de classe média” e “sem graça”.
Os responsáveis pela pesquisa afirmam que na análise fica evidente que cada sub-região de Londres apresenta uma “marca” própria: o Oeste é chique, o Leste é pobre, o Sul é violento e o Norte intelectual.
Eles reconhecem também que algumas obras de infraestrutura, como o Cross Rail e novas ciclovias, além do serviço metrô que funcionará 24 horas durante os finais de semana, poderão alterar estes estereótipos nos próximos anos.
Rogerio Santos
Olá Eneida, tudo bem? Tenho acompanhado várias postagens e o site é muito útil mesmo para quem está planejando um passeio por Londres, o que é meu caso. Estou quase fechando com uma hospedagem em Parsons Green/Fullham. Você pode comentar o que acha do bairro? Obrigado antecipadamente. Rogerio – São Paulo
Anna
Olá! Vou para a Inglaterra e passarei alguns dias em Londres, porém como vou sozinha queria me certificar que o hotel que eu escolher seja em uma região muito segura e mesmo lendo vários artigos e posts não consegui identificar qual o distrito onde os hoteis são mais seguros, você pode me ajudar? Obrigada.
Eneida
Oi Anna,
Você estará bem segura em hotéis no centro de Londres. Estes desta página são todos em locais seguros: http://www.londresparaprincipiantes.com/hoteis-em-londres/
Eu só evitaria o de Wembley e o de Stratford porque ficam um pouco mais afastado (mas são locais seguros também).
Danielle
Olá, cheguei em Londres ontem e confesso que esperava mais da casa, pelo valor que pagamos pelo curso. O bairro é chingford. A host é muito agradável, conversa bastante, a comida é boa, mas gostaria de saber mais para poder exigir da minha escola. Aqui vivem familias de classe baixa ? Eu poderia estar em um lugar melhor?
Eneida
Olá Danielle,
Chingford é um bairro de classe média normal, não é um lugar ruim, mas também não é onde a aristocracia vive. Se você poderia estar em um lugar melhor depende mesmo do que contratou com a escola, sugiro que releia o acordo para saber se o prometido foi cumprido. Tanto quanto sei, a acomodação em casa de família oferecida pelas escolas em Londres é sempre em bairros das zonas 3-4, em casas de classe média. Se a host é agradável e a comida é boa, acho que você deu sorte!
Eneida
Sugiro também que converse com colegas da escola e veja o que eles estão achando das casas onde estão.