Uma pesquisa feita pela agência de pesquisas de mercado YouGov em janeiro de 2014 revelou como os londrinos veem a cidade.
Na verdade, o que foram revelados são os estereótipos, por vezes contraditórios, associados a cada sub-região de Londres.
Na pesquisa, uma lista com uma série de adjetivos foi mostrada a 1294 londrinos e foi pedido a eles que escolhessem quatro adjetivos que melhor qualificassem cada área.
Os resultados da pesquisa mostram que não há uma área perfeita, há pontos positivos e negativos em todas elas.
É óbvio que as regiões não são homogêneas, pois cobrem grandes áreas com diversos bairros, uns melhores que os outros.
Além disso, a cidade é como um organismo vivo, sempre em mutação e se reinventando com o passar do tempo, por isso o que foi bom no passado pode ser considerado “pretensioso” ou “fora de moda” no presente.
Como os londrinos veem o leste de Londres
O Leste de Londres, que inclui os bairros de Shoreditch, Hoxton, Bethnal Green e Whitechapel, entre outros, sempre foi uma área pobre de Londres, mas que sofreu recentemente uma grande vitalização com a construção do Parque Olímpico em 2012.
A área também já há alguns anos tem se redescoberto e atualmente atrai jovens famílias, muitos artistas e outras tribos descoladas. Estas dicotomias foram refletidas na pesquisa, já que o Leste recebeu adjetivos contraditórios: “pobre” e “sujo”, mas também “artístico” e “em ascensão”.
O oeste de Londres
O Oeste da cidade, incluindo Kensington, Hammersmith e Shepherd’s Bush, que abriga os habitantes mais abastados de Londres, foi qualificada mais consistentemente.
O adjetivo “chique” aparece juntamente com “limpa”, “familiar”. Associada à alta sociedade, a área também foi considerada “da moda”, mas “pretensiosa”.
Sul de Londres
O Sul de Londres, onde estão os bairros de Elephant & Castle, Brixton e Streatham, entre outros, como o leste, foi considerado “violento” e “em ascensão”.
Também é vista como uma área “adequada às famílias” e “residencial de classe média” (“sem graça”).
Na verdade, acho que a diferença também reflete a enorme diferença que há entre o sudeste e o sudoeste, onde na verdade estão alguns dos melhores bairros de Londres.
Norte de Londres
O Norte de Londres, com os bairros de Tottenham, Hampstead e Crouch End, é a área da cidade considerada “intelectual”.
Na região, se encontram diversas universidades e também e vários artistas, escritores e intelectuais aí vivem. Além disso, é considerada “cosmopolita”, mas também “de classe média” e “sem graça”.
Os responsáveis pela pesquisa afirmam que na análise fica evidente que cada sub-região de Londres apresenta uma “marca” própria: o Oeste é chique, o Leste é pobre, o Sul é violento e o Norte intelectual.
Eles reconhecem também que algumas obras de infraestrutura, como o Cross Rail e novas ciclovias, além do serviço metrô que funcionará 24 horas durante os finais de semana, poderão alterar estes estereótipos nos próximos anos.
Luciana
Olá Eneida,
Vou para Londres em junho e estou adorando ler seu site. Dicas muito úteis!!! Mas vendo esse post fiquei nervosa. Vou fazer intercambio para Londres e nesse mapa vi que minha região não parece ser muito boa. O que você me diz de Bethnal Green? Fiquei assustada por que pensava que toda região de Londres fosse boa ou pelo menos seguras.
Obrigada,
Luciana.
Eneida
Oi Luciana
A pesquisa reflete ideias preconcebidas que não têm necessariamente base na realidade. Em todas as regiões há áreas boas e outras nem tanto. Bethnal Green é uma região segura e você não terá problemas.
Edjane Padilha Carvalho
Oi, Eneida
Parabéns pelo blog. Tem sido de grande ajuda para mim, pois estarei viajando com minha família na próxima semana. Por favor me orienta como devo fazer essa mala em relação a casacos e roupas térmicas. Ficaremos uma semana em Londres.
Obrigada
Eneida
Oi Edjane,
Se a temperatura permanecer como está (entre 10 e 20 graus), você não precisará de casacos pesados e roupas térmicas. Penso que com jaquetas e blusinhas de lã qualquer um sobrevive. Mas acompanhe a previsão do tempo, pois tudo pode mudar: http://www.metoffice.gov.uk/
Ana
Olá,
Gostaria de saber o que acontece no sul de Londres para que eles qualifiquem esta área como violenta. Pergunto pq estou morando há quase 2 meses em Sutton, que até onde sei faz parte do sul, e o considero muito tranquilo pra viver, me passando uma boa sensação de segurança. Bem diferente do Rio de Janeiro, onde morava e onde evitava vários locais pra não ser assaltada e tomava várias precauções na rua…
Obrigada!
Thamara
Olá Eneida,
vou fazer um intercâmbio de um mês para Londres. Ficarei em uma casa de família que fica em Tooting Bec, até onde li fica localizado no sul. De acordo com essa pesquisa é considerado “violento”. Queria saber um pouco mais da sua opinião sobre.
Fico no aguardo de uma resposta.
Muito obrigada
Eneida
Oi Thamara,
Não se preocupe, Tooting Bec é uma área muito segura, com diversas famílias com crianças e jovens profissionais e eu te garanto que não é violento.
Nane
Oi, Eneida
Estou indo na próxima semana pela primeira vez para Londres e antes mesmo de chegar estou tão envolvida através do seu blog que já não quero voltar!
Suas dicas são muito boas!
Vi que a temperatura por aí está baixa, mas a previsão pra próxima semana já tem máxima 10 graus maior que a atual.
Como está a sensação térmica? Você acha que vai melhorar mesmo já na próxima semana no melhor estilo primavera rs?
Pelo visto fazer malas só mesmo na véspera!
Beijos
Eneida
Oi Nane,
É melhor esperar até a última hora para poder confiar na previsão!