Você tem uma conexão longa no aeroporto de Heathrow e quer aproveitar a oportunidade para ver um pouquinho de Londres?
Se esta é sua situação, este artigo vai te mostrar exatamente se dá para conhecer Londres em uma conexão ou escala de algumas horas, como ir do aeroporto ao centro da cidade e dicas do que fazer na cidade.
Conexão em Heathrow – como chegar ao centro?
Pra começar, você precisa calcular quantas horas “líquidas” você terá na sua conexão ou escala, para decidir se vale a pena sair do aeroporto, ou não.
Como calcular as horas líquidas?
Considere que você levará:
► 1 hora do momento em que o avião chega no portão até você estar no saguão de desembarque, ou seja, o tempo médio que você gastará para passar pela imigração, pegar sua bagagem (caso não tenha sido despachada para seu destino final) e passar pela alfândega.
► 1 hora de viagem até o centro de Londres – mesmo que você decida pegar o trem Heathrow Express, que faz o percurso Aeroporto – Estação Paddington em 15 minutos, é preciso considerar o tempo que você levará para ir até a estação de trem do aeroporto, comprar o bilhete (aconselho comprar online), esperar o trem, etc. e depois, em Paddington, achar a estação de metrô, se entender com o metrô, chegar a seu destino final, etc…
E para voltar:
► 1 hora de viagem até o aeroporto – como explicado acima
► 2 horas de antecedência (no mínimo) para você fazer seu check-in (se for o caso), passar pela segurança, achar seu portão que pode ser loooonge…
Ou seja, se você tem (só) 5 horas entre o horário de chegada de um voo e o horário de saída do outro, meu conselho é: fique no aeroporto 🙁
Tem muitas lojas, restaurantes, bares, etc. para você se distrair. Se você tem mais de cinco horas já dá para pensar em ir ao centro da cidade dar uma passeada.
O que fazer em uma conexão em Heathrow?
Sugiro que você escolha uma região ou atração e se concentre aí para poder aproveitar um pouco sua escala na Inglaterra.
O que eu acho que vale a pena para quem nunca foi a Londres?
Antes de qualquer coisa, livre-se das malas, se estiver com elas, deixando-as no aeroporto. Saiba onde e como lendo este post aqui (e aí já vai mais um pouco do seu tempo precioso…)
Com 6 a 7 horas de conexão (1 ou 2 horas “líquidas”)
Para ir de metrô do aeroporto até o centro, você pagará £6,30 (valor de 2022) para uma passagem avulsa. Esta passagem pode ser comprada nas máquina de venda de passagem na própria estação de metrô do aeroporto.
Se você tem um cartão por aproximação que não cobra tarifa extra pelo uso no exterior (como este gratuito da WISE), esta é a opção mais prática para pagamento dos transportes em Londres. Neste caso, você pagará £5,50 para usar o metrô entre 6h30 e 9h30 e £3,50 para qualquer outro horário.
Pegue a linha Piccadilly (azul escuro) do metrô, que é a única que há em Heathrow (1 no mapa do metrô abaixo), e desça na estação Hammersmith (2). Atravesse a plataforma e pegue a linha District (verde) no sentido leste (“eastbound”).
Por que trocar exatamente em Hammersmith? Porque a linha Piccadilly não chega a Westminster e Hammersmith é uma estação fácil de fazer a conexão para a linha District.
Desça na oitava estação, chamada Westminster (3). Baixe aqui o mapa do metrô de Londres.
Saindo da estação Westminster, é só alegria! Tá tudo lá: o Big Ben (leia aqui sobre a reforma pela qual está passando o famoso relógio), o Palácio de Westminster (icônico prédio do Parlamento Britânico), a Abadia de Westminster, o rio Tâmisa (*suspiros*)… Atravessando a ponte, a London Eye, o Southbank Center…
É preciso ficar atento para não se distrair com tanta beleza e perder o avião!
Sugiro uma voltinha na roda gigante panorâmica, London Eye e, se der tempo, conjugada com um passeio circular de barco no Tâmisa que te levará até o lado leste da cidade, onde se encontram a famosa ponte Tower Bridge, a Torre de Londres e outros pontos maravilhosos. Este mini cruzeiro tem a duração aproximada de 40 minutos.
Foto: Carla Costelini
E se tiver um tempinho a mais, você poderá fazer este roteiro à pé, saindo da estação Westminster e passando pelo Palácio de Buckingham até a Trafalgar Square.
Para voltar para Heathrow, o mesmo trajeto: pegue a linha verde do metrô (District line) na estação Westminster em sentido oeste (“westbound”), desça na estação Hammersmith, pegue a linha azul (Piccadilly) para Heathrow.
Leia também: o que fazer em uma conexão longa em Madri do blog World by Isa
Escala em Londres: precisa de visto?
Brasileiros viajando a turismo na Inglaterra não precisam tirar um visto antecipadamente.
A autorização para entrada no país é dada no momento da sua chegada, quando você passa pelo controle de fronteira já no país.
Ou seja, mesmo sendo uma escala rapidinha, se quiser deixar o aeroporto e passar umas horinhas no centro, você precisa passar pela imigração.
Temos um artigo sobre os documentos que podem ser pedidos pelo agente, leia aqui.
Para uma conexão rápida, normalmente só será pedido a passagem de continuação da viagem (que comprove que você está mesmo somente fazendo uma escala ou stopover em Londres), mas é bom ter outros documentos, como reserva de hotel no país de destino, comprovante do motivo da viagem, passagem de volta para o Brasil, etc.
Welcome to London!
***
Leia também:
Conexão entre aeroportos de Londres
Este post contem links de afiliado. Isso indica que podemos receber uma pequena comissão se você adquirir algum produto através dos links. Você não paga nada a mais por isso.
AlfaAlfandega
Olá, sou de Moçambique mas atualmente estou estudando no Brasil. Em janeiro do ano que vem pretendo retornar para casa, recebi um convite de um amigo para ficar alguns dias lá e depois ir para Moçambique, partindo do Braisil. Provavelmente ficarei uns 10 a 15 dias lá. Gostaria de saber se vou precisar de visto? Me enquadro como turista? Ou de trânsito?
Desde já agradeço
Eneida
Olá Alfa,
Eu não sei te dizer se um cidadão de MOçambique precisa de visto para o Reino Unido. Sugiro que veja aqui: https://www.gov.uk/check-uk-visa
Se for ficar no país uns dias, você se enquadraria como turista. Visto de trânsito é para quando você não sai do aeroporto.
Marcos Santos
Bom dia!
Gostaria de saber a possibilidade de dicas e um lugar para ficar uma noite em Londres,
pois estamos indo de Beirute para o Brasil, com um dia em Londres. Com isso,
gostaríamos de conhecer um pouco dessa linda cidade. Chegaremos dia 17 às 12h e viajamos
dia 18/12 às 12h. Pelo poste acima, dá para sair um pouco em Londres, essa dica vale a pena?
será que consigo um lugar para passar a noite, estamos em quatro amigos.
Eneida
Olá Marcos,
Certamente você consegue um lugar para passar a noite, há milhares de hoteis em Londres.
Para dicas personalizadas de hotel, peço que escreva para [email protected] informando a data em que estará na cidade, a quantidade de pessoas e o tipo de quarto (casal, triplo, solteiro, etc.), aeroporto/estação em que chegará e partirá, suas prioridades em termos de hotel (localização, conforto, preço bom, charme, mordomia, etc.) e, principalmente, seu orçamento em libras por diária.
Renan Souza
Boa Tarde
Eneida,
Vou em Fevereiro para Dublin, e minha escala em Londres é de 7 horas, ou seja 2 horas liquidas conforme seu post.
Terei problemas na imigração? ou posso sair do aeroporto e ir ao centro sem problemas?
E o ticket, tem um app para comprar antecipado?
Desde já agradeço pela sua atenção e fico no aguardo de mais dicas.
Eneida
Olá Renan,
Infelizmente, é impossível pra gente saber se você (ou qualquer pessoa 🙁 ) terá problema na imigração.
O ticket é bem fácil de comprar na hora. Não é possível comprar por app.
Gustavo
Esse ticket de 3,10 ele é valido por tempo? Ou ele vale por uso?
Eneida
Olá Gustavo,
O ticket é válido para o trajeto até a zona 1, quando você sai da estação o bilhete single fica preso na máquina. O pagamento em dinheiro é um pouco mais.
José Suárez
Devo ter por volta de 5hs livres, das 10:55 que me aguardam entre um voo e outro, portanto, o que
você sugere que possa fazer nesse intervalo de tempo, já que achei sua iniciativa no blog sensacional e para
marinheiro de primeira viagem em conexões longas suas dicas sao muito bem vindas
Eneida
Olá José,
A nossa sugestão do que fazer está escrita no texto acima 🙂