Você tem uma conexão longa no aeroporto de Heathrow e quer aproveitar a oportunidade para ver um pouquinho de Londres?
Se esta é sua situação, este artigo vai te mostrar exatamente se dá para conhecer Londres em uma conexão ou escala de algumas horas, como ir do aeroporto ao centro da cidade e dicas do que fazer na cidade.
Conexão em Heathrow – como chegar ao centro?
Pra começar, você precisa calcular quantas horas “líquidas” você terá na sua conexão ou escala, para decidir se vale a pena sair do aeroporto, ou não.
Como calcular as horas líquidas?
Considere que você levará:
► 1 hora do momento em que o avião chega no portão até você estar no saguão de desembarque, ou seja, o tempo médio que você gastará para passar pela imigração, pegar sua bagagem (caso não tenha sido despachada para seu destino final) e passar pela alfândega.
► 1 hora de viagem até o centro de Londres – mesmo que você decida pegar o trem Heathrow Express, que faz o percurso Aeroporto – Estação Paddington em 15 minutos, é preciso considerar o tempo que você levará para ir até a estação de trem do aeroporto, comprar o bilhete (aconselho comprar online), esperar o trem, etc. e depois, em Paddington, achar a estação de metrô, se entender com o metrô, chegar a seu destino final, etc…
E para voltar:
► 1 hora de viagem até o aeroporto – como explicado acima
► 2 horas de antecedência (no mínimo) para você fazer seu check-in (se for o caso), passar pela segurança, achar seu portão que pode ser loooonge…
Ou seja, se você tem (só) 5 horas entre o horário de chegada de um voo e o horário de saída do outro, meu conselho é: fique no aeroporto 🙁
Tem muitas lojas, restaurantes, bares, etc. para você se distrair. Se você tem mais de cinco horas já dá para pensar em ir ao centro da cidade dar uma passeada.
O que fazer em uma conexão em Heathrow?
Sugiro que você escolha uma região ou atração e se concentre aí para poder aproveitar um pouco sua escala na Inglaterra.
O que eu acho que vale a pena para quem nunca foi a Londres?
Antes de qualquer coisa, livre-se das malas, se estiver com elas, deixando-as no aeroporto. Saiba onde e como lendo este post aqui (e aí já vai mais um pouco do seu tempo precioso…)
Com 6 a 7 horas de conexão (1 ou 2 horas “líquidas”)
Para ir de metrô do aeroporto até o centro, você pagará £6,30 (valor de 2022) para uma passagem avulsa. Esta passagem pode ser comprada nas máquina de venda de passagem na própria estação de metrô do aeroporto.
Se você tem um cartão por aproximação que não cobra tarifa extra pelo uso no exterior (como este gratuito da WISE), esta é a opção mais prática para pagamento dos transportes em Londres. Neste caso, você pagará £5,50 para usar o metrô entre 6h30 e 9h30 e £3,50 para qualquer outro horário.
Pegue a linha Piccadilly (azul escuro) do metrô, que é a única que há em Heathrow (1 no mapa do metrô abaixo), e desça na estação Hammersmith (2). Atravesse a plataforma e pegue a linha District (verde) no sentido leste (“eastbound”).
Por que trocar exatamente em Hammersmith? Porque a linha Piccadilly não chega a Westminster e Hammersmith é uma estação fácil de fazer a conexão para a linha District.
Desça na oitava estação, chamada Westminster (3). Baixe aqui o mapa do metrô de Londres.
Saindo da estação Westminster, é só alegria! Tá tudo lá: o Big Ben (leia aqui sobre a reforma pela qual está passando o famoso relógio), o Palácio de Westminster (icônico prédio do Parlamento Britânico), a Abadia de Westminster, o rio Tâmisa (*suspiros*)… Atravessando a ponte, a London Eye, o Southbank Center…
É preciso ficar atento para não se distrair com tanta beleza e perder o avião!
Sugiro uma voltinha na roda gigante panorâmica, London Eye e, se der tempo, conjugada com um passeio circular de barco no Tâmisa que te levará até o lado leste da cidade, onde se encontram a famosa ponte Tower Bridge, a Torre de Londres e outros pontos maravilhosos. Este mini cruzeiro tem a duração aproximada de 40 minutos.
Foto: Carla Costelini
E se tiver um tempinho a mais, você poderá fazer este roteiro à pé, saindo da estação Westminster e passando pelo Palácio de Buckingham até a Trafalgar Square.
Para voltar para Heathrow, o mesmo trajeto: pegue a linha verde do metrô (District line) na estação Westminster em sentido oeste (“westbound”), desça na estação Hammersmith, pegue a linha azul (Piccadilly) para Heathrow.
Leia também: o que fazer em uma conexão longa em Madri do blog World by Isa
Escala em Londres: precisa de visto?
Brasileiros viajando a turismo na Inglaterra não precisam tirar um visto antecipadamente.
A autorização para entrada no país é dada no momento da sua chegada, quando você passa pelo controle de fronteira já no país.
Ou seja, mesmo sendo uma escala rapidinha, se quiser deixar o aeroporto e passar umas horinhas no centro, você precisa passar pela imigração.
Temos um artigo sobre os documentos que podem ser pedidos pelo agente, leia aqui.
Para uma conexão rápida, normalmente só será pedido a passagem de continuação da viagem (que comprove que você está mesmo somente fazendo uma escala ou stopover em Londres), mas é bom ter outros documentos, como reserva de hotel no país de destino, comprovante do motivo da viagem, passagem de volta para o Brasil, etc.
Welcome to London!
***
Leia também:
Conexão entre aeroportos de Londres
Este post contem links de afiliado. Isso indica que podemos receber uma pequena comissão se você adquirir algum produto através dos links. Você não paga nada a mais por isso.
Geise
Olá Eneida, puxa foi muito bom esse post. Tenho verificado outras informações no site desde que soube que faríamos conexão em Londres.
Vou voltar de Barcelona para o Brasil e farei escala em Londres de 9:25, vou seguir os passos para chegar até essa parte principal. Não quero me aventurar, apenas aproveitar a oportunidade para conhecer um pouco. A minha dúvida é sobre a imigração, como vou chegar da Europa, ainda assim terei que passar pela imigração? Para voltar como o voo será sentido Brasil terei que passar pela imigração para carimbar o passaporte? Tenho que entender fluentemente o inglês para compreender as perguntas na imigração?
Última dúvida, como vou para Espanha a moeda é Euro, quanto preciso levar em Libras para comer nesse pequeno período?
Eneida
Oi Geise
Para sair do aeroporto você deverá passar pela imigração. Não precisa falar inglês fluente, só responder as perguntas (quanto tempo ficará, propósito da viagem, etc) e mostrar seus documentos.
Quanto às libras, para um lanche rápido e transporte até o centro em torno de 30 libras.
Geise
Olá Eneida!
Quero agradecer pelas dicas, estivemos em Londres no dia 25/02 em um voo de conexão vindo de Barcelona. Seguimos suas dicas e foram precisas, conseguimos visitar os pontos turísticos mais importantes. Chegamos no aeroporto as 12:00 e em 35 minutos já tínhamos saído do mesmo e estávamos no metro sentido a área central.
Na imigração foi tranquilo, perguntaram apenas o que iriamos fazer lá, meu marido respondeu e logo liberaram.
Sueli Roth
Olá Eneida adorei todas as suas dicas,mais preciso de uma resposta urgente,embarco aqui em Saõ Paulo dia 14 de Janeiro de 2014 e o meu avião terá uma conexão em Londres por 8 hs, adoraria conhecer,é possivel com certeza com a suas dicas,mais preciso de visto?eu consigo facilmente.Obrigada Sueli.
Eneida
Olá Sueli,
Não é preciso visto, mas podem te pedir comprovantes (passagem de volta, extratos de cartão de crédito, etc) para autorizarem sua entrada. Leia o comentário acima.
Vinicius
Eneida, novamente parabéns pelo seu blog, principalmente por estas informações que foram muito úteis.
Acabei de fazer uma viagem com conexão em Londres, e aproveitei para fazer uma visita de acordo com o que estava descrito aqui.
Caso queria saber do meu caso, ou qualquer mais outro leitor, vou descrevê-lo:
Primeiramente eu tinha 7 horas de conexão, mas não tinha certeza se queria sair do aeroporto. Perguntei para funcionários se poderia fazer isso, e basicamente me perguntaram de qual país era meu passaporte, e após responder Brasil, eles informaram que sim. Um dos funcionários afirmou que o tempo estava ruim, mas ele entendeu quando falei que tinha atravessado o atlântico e ficaria 7 horas trancado dentro do aeroporto. Enfim, segui pra fila, um funcionário me deu o land card, pedi uma caneta emprestada e preenchi. Quando chegou a minha vez que falar com a funcionária da imigração, bateu a consciência do que eu estava fazendo: estava mudando minha rota sem avisar, estava com medo de ser negado e voltar pro Brasil sem estar preparado psicologicamente para mais 11 horas de avião, sem falar de estragar meu passaporte na primeira folha hahahha. Eu só tinha que ficar tranquilo, o problema era que eu estava que nem vara verde, mas enfim, chegou a minha vez e só respondi o que ela perguntou ( também não tinha vontade de falar nada espontaneamente). As perguntas foram: Seu passaporte é de qual País? Veio de qual aeroporto? Vai ficar quantos dias na outra cidade? Vai fazer o quê? Depois disso tudo ela resmungou alguma coisa e carimbou meu passaporte autorizando minha entrada por 6 meses. Pensei que ela fosse pedir seguro, dinheiro,etc, mas pediu nada, as perguntas foram basicamente essas mesmo. Depois que passei dali pensei : “cara, tô em londres, e agora?” Nisso saí pedindo informação para tudo que era funcionário pela frente sobre as coisas que tinha que fazer. Troquei alguns euros por libras no câmbio. Peguei o metrô. Saí em Westminster. Tirei algumas fotos. Peguei o metrô de volta até o aeroporto. Destroquei as libras que sobraram. Fiz minha conexão e segui viagem. Enfim, isso foi o que eu fiz. Tudo muito rápido, e digamos que até arriscado em algumas partes, mas muito produtivo. Muito obrigado pela sua publicação e boas viagens!
Eneida
Obrigada pelo relato, Vinicius
ALEXANDRA
Esse post foi uma luz no meu túnel! Terei mais ou menos 7 horas “líquidas” como vc explicou, quero incluir nesse roteiro uma voltinha na London Eye, será q dá? Estarei aí em junho. obrigadíssima! 😉
Eneida
Oi Alexandra,
Acho que dah sim.
saraiva
ja conhecia london por 2 x….
uma cheguei e peguei taxi e a outra vim de paris.pelo trem…
mas desta vez fiz um pit stop de 5 hrs..e fiz exatamente como voce descreve
fiz uma rapidinha em london…sempre é uma delicia andar por london na picadilly e fuii ate o palacio a pe…………….´passei pela ponte…e olhei ao fundo o big .e etc e tal..e fiz umas comprinhas basicas.e voltei e deu tudo muito certinho com este trem expresss….obrigada queridona..feliz 2014