Neste passeio a pé por Londres, a gente conhece um pouco da Londres real (palácio de Buckingham, St. James’s Palace) e também a Londres política (Westminster, Downing Street, Whitehall), além do interessante Churchill War Rooms, bunker de gabinete de guerra de Churchill durante a II Guerra, e muito mais.
Se você tem somente um ou dois dias para conhecer Londres, aproveite uma manhã para fazer este passeio a pé pelos principais pontos turísticos do centro da cidade.
Este é um percurso de aproximadamente 4 km que pode ser feito em duas ou três horas, ou em mais tempo caso deseje entrar e visitar todas as atrações.
Como é circular, você pode começar em qualquer ponto.
Se desejar ver a troca da guarda no Palácio de Buckingham, que acontece a partir de 11:00, por exemplo, é melhor começar pelo Parque St. James’s.
Londres a pé: um roteiro para conhecer a cidade
1. O ponto de partida é a saída da estação de metrô Westminster, de onde já se tem uma vista linda do Big Ben, o relógio mais fotogênico da cidade. Depois de ter passado por uma reforma de 5 anos, ele está maravilhoso e certamente sairá muito bem nas fotos.
Da estação, vire à direita acompanhando o Palácio de Westminster, o famoso prédio do Parlamento Inglês, considerado patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO.
2. Atravesse a Praça do Parlamento em direção a Abadia de Westminster, igreja com mais de 1000 anos de história, onde acontecem cerimônias importantes, como a coroação do monarca britânico, além de casamentos e funerais da realeza.
É possível passear pelos jardins, mas a visita dentro da igreja é paga. Volte à praça e vire à esquerda na Great George St. e na primeira à direita vá beirando o parque St. James’s até o Churchill War Rooms.
3. Saindo do Churchill War Rooms, caminhe pelo parque St. James’s em direção ao Palácio de Buckingham.
Você vai atravessar o parque. Há uma ponte para cruzar o lago (Blue Bridge) e de lá se tem uma vista linda de Londres.
A troca da guarda acontece em frente ao palácio às 11:00, mas as datas não são fixas. Consulte informações sobre a troca da guarda aqui.
4. Do palácio, siga a avenida reta e arborizada bem a sua frente – The Mall. Faça um pequeno desvio à esquerda para ver o Palácio St. James, palácio mais antigo de Londres que foi construído por Henrique VIII.
Atualmente, o palácio é residência de alguns membros da família real, inclusive da Princesa Anne, filha da Rainha. Voltando ao Mall, você passará pela Clarence House, residência oficial do príncipe Charles. Continue na avenida até chegar à Trafalgar Square.
5. Atravessando a Trafalgar Square está a National Gallery, principal pinacoteca do Reino Unido.
A National Portrait Gallery (uma galeria só de retratos) também fica próxima à praça, é só virar a esquina. Como vários outros museus da cidade, a entrada para as duas galerias é gratuita.
Na frente da National Portrait Gallery, fica a igreja de St. Martin-In-the-Fields. Para tomar um café e descansar um pouco escolha entre o Portrait Café, O National Café (localizados na National Gallery), ou o muito falado Café in the Crypt, que fica na cripta da igreja St. Martin-In-the-Fields.
6. Volte para a Trafalgar Square e desça a avenida Whitehall. Esta avenida abriga vários prédios do governo britânico e é por isso considerada o centro administrativo do governo.
Você passará pelos cavalos da rainha na Horseguards e pela Banqueting House à esquerda. Logo após, à direita, está a entrada da famosa Downing Street, residência oficial do Primeiro Ministro.
No meio da rua há um comovente monumento em homenagem aos mortos nas guerras (Cenotaph). Seguindo mais um pouco, chegamos de volta a Westminster, nosso ponto de partida.
Se quiser continuar o passeio, atravesse a ponte de Westminster e você chegará ao Southbank, a margem sul do Tâmisa. Lá está a London Eye, a famosa roda gigante panorâmica e você poderá passear pelo calçadão, que está sempre cheio de artistas se apresentando, apreciando a vista da cidade. Da margem sul do Tâmisa, tem-se uma linda vista de Westminster e de toda a margem norte.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Conheça nosso guia eletrônico com tudo para o planejamento da sua estada em Londres:
Roteiro Londres em 2 dias
Veja aqui uma sugestão de passeio a pé para um segundo dia em Londres
Lisy
Eneida,
Muito obrigada! Esse site está me ajudando muiiiiito!
Valeu pelas dicas!
Depois te conto como foi a viagem!!! 🙂
Abraço
Lisy
Oi Eneida,
Vi que vc é ótima em ajudar os perdidos em Londres.
Preciso muito da sua ajuda tb, chego dia 02/01/11 a noite em Londres e fico até dia 06 a tarde.
Preciso montar meu roteiro e não sei por onde começar.
Quero conhecer esses lugares…
Fazer quais em quais dias, vou ficar 04 dias
Ficar dia 03,04,05
Dia 06 partir as 16:00
Londo Eye
Tower Bridge
Big Ben
Hyde Park
Madam Tussauds
Temple Church a igreja que se passa no filme Codigo D´vinci
E ver a troca de guarda (quais os dias que vai ter em janeiro?) Não encontrei data certa no site.
Ir num pub irlandes
Fazer comprar no Harrods
Pls!!! consegue me ajudar por favor?!
Eneida
Oi Lisy,
Seu comentário ficou perdido na caixa de spam, e só hoje eu vi.
Você pode agrupar assim:
1 dia – Faça este passeio à pé (descrito no post), você vai passar pelo Big Ben, Palácio de Buckingham (troca da guarda) e pode também ir ao London Eye. É só atravessar a ponte no final do passeio. A troca da guarda acontece em janeiro/2011 nos dias pares a partir do dia 6/1, portanto se quiser ver a troca você deve deixar este passeio para o último dia
2o dia – Tower Bridge e Temple Church – ficam para o mesmo lado (leste) da cidade, e você pode incluir o passeio no Tâmisa (a partir da Tower Bridge).
3o dia – M. Tussauds, Hyde Park e Harrods. Do museu de cera, pegue a Jubilee Line (cinza) para Green Park e de lá a Piccadilly line (azul escuro) para Hyde Park Corner (Hyde Park) e/ou Knigtsbridge/South Kensington para a Harrods.
Sugiro que você estude um pouco o mapa do metrô. Vale a pena!
O pub irlandês você pode ir em qualquer noite.
Silvia
Concordo com o que a Ellen disse….dos muitos sites vistos o seu é imbatível!!!
Dei uma olhadinha nas informações sobre a troca da guarda no site indicado…mas…não tem troca em dezembro? Fora esta dúvida já estou pronta pra curtir Londres usando TODAS as suas dicas. Bom trabalho!
Eneida
Oi Silvia,
Obrigada pelo carinho! 🙂
Com certeza tem troca da guarda em dezembro, só que eles só publicam a programação com poucos meses de antecedência. Volte ao site em outubro, que certamente o horário estará lá.
Elisa
Eneida, adorei o site a as dicas!
Gostaria de saber se vocË acha que e possivel fazer os 2 roteiros indicados no mesmo dia. OU se e possivel , depois do roteiro do palacio, ir ate a London Eye. Lembro que tinha uma fila enorme para subir, ainda e assim:
OUtra coisa para ir a Harrods ou museu de cera, tem algum outro local turistico proximo deles, pra aproveitar o deslocamento: E a regiao dos Beatles, como chama mesmo:
Obrigada!
Eneida
Oi Elisa,
Acho que fica coisa demais, eu não faria os dois roteiros a pé no mesmo dia. Para ir ao London Eye, é bem tranquilo. Quando chegar ao ponto final deste passeio, é só atravessar a ponte de Westminster. Normalmente, as filas grandes são em julho/agosto, depois disso não tem muita fila. E se você tiver tempo/disposição, passeie pelo Southbank, a margem sul do Tâmisa.
Próximo a Harrods, tem um monte de coisa:
Próximo ao Museu de Cera tem o Regent’s Park.
Rua do Beatles (Abbey Road):
Ellen
Oi Eneida .Parabens pelo site , dos milhoes que eu vi achei o seu o melhor.
Estou indo a Londres agora dia 13 de setembro e ficarei 5 dias inteiros , pretendo seguir seu roteiro com algumas pequenas adaptacoes. Gostaria de visitar o museu de cera .Em qual dos roteiros vc acha viavel acrescenta-lo.
Esta temperatura media de 10c-19c serve tbem para o inicio de setembro?
desde ja agradeco por sua ajuda
Eneida
Neste roteiro mesmo dá, Ellen. Voltando à estação de Westminster, pegue a linha Bakerloo (cinza) em direção a Stanmore e desça na estação Baker Street. São só três paradas, e a estação fica pertinho do museu de cera.
Quanto à temperatura, veja médias diárias aqui: