Neste passeio a pé por Londres, a gente conhece um pouco da Londres real (palácio de Buckingham, St. James’s Palace) e também a Londres política (Westminster, Downing Street, Whitehall), além do interessante Churchill War Rooms, bunker de gabinete de guerra de Churchill durante a II Guerra, e muito mais.
Se você tem somente um ou dois dias para conhecer Londres, aproveite uma manhã para fazer este passeio a pé pelos principais pontos turísticos do centro da cidade.
Este é um percurso de aproximadamente 4 km que pode ser feito em duas ou três horas, ou em mais tempo caso deseje entrar e visitar todas as atrações.
Como é circular, você pode começar em qualquer ponto.
Se desejar ver a troca da guarda no Palácio de Buckingham, que acontece a partir de 11:00, por exemplo, é melhor começar pelo Parque St. James’s.
Londres a pé: um roteiro para conhecer a cidade
1. O ponto de partida é a saída da estação de metrô Westminster, de onde já se tem uma vista linda do Big Ben, o relógio mais fotogênico da cidade. Depois de ter passado por uma reforma de 5 anos, ele está maravilhoso e certamente sairá muito bem nas fotos.
Da estação, vire à direita acompanhando o Palácio de Westminster, o famoso prédio do Parlamento Inglês, considerado patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO.
2. Atravesse a Praça do Parlamento em direção a Abadia de Westminster, igreja com mais de 1000 anos de história, onde acontecem cerimônias importantes, como a coroação do monarca britânico, além de casamentos e funerais da realeza.
É possível passear pelos jardins, mas a visita dentro da igreja é paga. Volte à praça e vire à esquerda na Great George St. e na primeira à direita vá beirando o parque St. James’s até o Churchill War Rooms.
3. Saindo do Churchill War Rooms, caminhe pelo parque St. James’s em direção ao Palácio de Buckingham.
Você vai atravessar o parque. Há uma ponte para cruzar o lago (Blue Bridge) e de lá se tem uma vista linda de Londres.
A troca da guarda acontece em frente ao palácio às 11:00, mas as datas não são fixas. Consulte informações sobre a troca da guarda aqui.
4. Do palácio, siga a avenida reta e arborizada bem a sua frente – The Mall. Faça um pequeno desvio à esquerda para ver o Palácio St. James, palácio mais antigo de Londres que foi construído por Henrique VIII.
Atualmente, o palácio é residência de alguns membros da família real, inclusive da Princesa Anne, filha da Rainha. Voltando ao Mall, você passará pela Clarence House, residência oficial do príncipe Charles. Continue na avenida até chegar à Trafalgar Square.
5. Atravessando a Trafalgar Square está a National Gallery, principal pinacoteca do Reino Unido.
A National Portrait Gallery (uma galeria só de retratos) também fica próxima à praça, é só virar a esquina. Como vários outros museus da cidade, a entrada para as duas galerias é gratuita.
Na frente da National Portrait Gallery, fica a igreja de St. Martin-In-the-Fields. Para tomar um café e descansar um pouco escolha entre o Portrait Café, O National Café (localizados na National Gallery), ou o muito falado Café in the Crypt, que fica na cripta da igreja St. Martin-In-the-Fields.
6. Volte para a Trafalgar Square e desça a avenida Whitehall. Esta avenida abriga vários prédios do governo britânico e é por isso considerada o centro administrativo do governo.
Você passará pelos cavalos da rainha na Horseguards e pela Banqueting House à esquerda. Logo após, à direita, está a entrada da famosa Downing Street, residência oficial do Primeiro Ministro.
No meio da rua há um comovente monumento em homenagem aos mortos nas guerras (Cenotaph). Seguindo mais um pouco, chegamos de volta a Westminster, nosso ponto de partida.
Se quiser continuar o passeio, atravesse a ponte de Westminster e você chegará ao Southbank, a margem sul do Tâmisa. Lá está a London Eye, a famosa roda gigante panorâmica e você poderá passear pelo calçadão, que está sempre cheio de artistas se apresentando, apreciando a vista da cidade. Da margem sul do Tâmisa, tem-se uma linda vista de Westminster e de toda a margem norte.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Conheça nosso guia eletrônico com tudo para o planejamento da sua estada em Londres:
Roteiro Londres em 2 dias
Veja aqui uma sugestão de passeio a pé para um segundo dia em Londres
Júlia Rocha
Olá Eneida,
Primeiramente parabéns pelo site, é fantástico! Vou a Londres em Outubro e já estou enloquecendo com o que fazer na cidade…Chego na sexta feira a tarde e fico até terça, quando pego o eurostar para Paris. Veja a viabilidade do meu roteiro:
sexta-feira no final do dia: ir a Harrods e descer pela Brompton Rd
sábado: feira de Portobello Road (parte da manhã). Pagar o metrô, descer na Marble Arch, dar uma olhada no Hyde Park e seguir a pé pela Oxford St até a Regent St. Descer a Regent até Picadilly Circus. Você sabe precisar de quanto tempo é essa caminhada? Se der para incluir mais algum programa nesse dia me avisa tá!
domingo: esse roteiro sugerido por você, mas pretendo entrar na National Gallery e esticar até a Tate Modern. A noite London eye.
segunda-feira: tower bridge, torre de Londres, St Paul Cathedral e british museum (esse ultimo é mesmo indispensável???)
terça-feira: meu marido está fazendo questão de ir a wembley. Será que daria tempo, já que só temos a parte da manhã?
aguardarei anciosa seus comentários.
Eneida
Oi Júlia,
Três ou quatro dias para conhecer uma cidade como Londres é pouco, então vocês terão de fazer opções. Mas, não é preciso enlouquecer, Londres estará no mesmo lugar quando vocês voltarem :).
Sábado vai ser um dia bem cheio, acho que não dá para incluir nada! Para você saber tudo sobre caminhadas, leia este post:
Domingo, você não terá problema em conhecer a National Gallery, ela fica na Trafalgar Square, que está no roteiro. De Westminster (onde termina o passeio), pegue um barco até a Tate Modern, que fica aberta até as 18:00. Depois volte para o London Eye.
O British Museum é um dos museus mais espetaculares do mundo, em termos de qualidade e variedade do acervo. Se é indispensável para você, só você pode saber! Sugiro que pesquise no website para conhecer mais sobre o museu e saber se é um tipo de lugar que te agrada:
Para o Wembley Stadium, há tours de 90 minutos começando as 10:00, então é capaz de dar tempo. Compre ingresso online:
karen
Simplesmente maravilhoso seu site! Parabéns! Meu marido estava sofrendo para montar um roteiro em Londres e qdo enviei seu link para ele, ele conseguiu tirar todas as dúvidas.Valeu e novamente parabéns!
Eneida
Obrigada, Karen!
Michéle Mansor
Você é um anjo!Obrigada, já me deu o caminho das pedras…depois te conto o que funcionou melhor.Beijos
Michéle Mansor
Oi, Eneida, voltei…agora a viagem tá chegando e a ansiedade vai aumentando…uma dúvida em relação ao trem…como queremos passar um dia em Dover e Canterbury (de manhã num lugar e à tarde no outro),a melhor opção para chegar lá é com certeza o trem, certo? Qqual o trem devo pegar? Compro uma passagem para Dover e outra para Canterbury, é isso??? Beijoss
Eneida
Oi Michéle,
Nunca fiz este passeio, as únicas vezes que estive em Dover foi para pegar o ferry para Calais, nas épocas em que não havia o Eurotunnel… Então, minha opinião é que você vá para Dover (estação Dover Priory) no trem rápido que sai da estação St. Pancras e leva 1 hora e 10 min de viagem, e na volta pegue o trem lento, que para em Canterbury, com destino final a Victoria Station. Você compra uma ida para Dover e se informa na estação como fazer na volta, pois não sei se é possível comprar a volta para Londres com uma “escala” em Canterbury. Talvez você tenha que comprar Dover – Canterbury e Canterbury- Victoria.
Outra opção é você comprar ida e volta de Victoria para Dover e se informar também sobre a parada em Canterbury. Informações sobre horários, preços, etc.: http://www.nationalrail.co.uk ou http://www.southeasternrailway.co.uk
Michéle Mansor
Eneida
Vamos lá. veja o que vc acha do nosso roteiro de 6 dias na Inglaterra. Estaremos hospedados no Base2stay, em Kensington:
1o dia:
Torre de Londres
London Bridge
Big Ben
Abadia de Westminster
Churchil War Rooms
Kensington Palace
Dia 2:
Dover e Canterbury – by train
Dia 3 :
Paris (não tem jeito, meu marido quer passar o niver de 40 anos lá…)
Dia 4: Stonehenge e Windsor Palace (daí é morrer num pacote mesmo)
Dia 05:
Hampton Court de manhã
Tarde: Temple Church, St Pauls Cathedral, Globe Theatre e London Eye
Dia 06 (the last one…)
Palacio de Buckingham (com direito a troca de guarda)
St james, Clarence House
British Museum
St Martin
Tea
O que vc acha, deixei alguma coisa importante de fora???Baker Street era legal dar uma passadinha…ah, são tantos os lugares que eu amo em Londres…aguardo sua avaliação…Beijos
Eneida
Oi Michéle,
A gente tem sempre de fazer opções, não é? Então sempre fica alguma coisa de fora, mas prefiro pensar que fica para uma próxima vez!
No 1o dia – Kensington Gardens (o parque) é muito bonito, e a Orangerie vale a pena para o chá, mas na minha opinião, o Palácio de Kensington não vale a pena entrar. Acharia mais interessante vocês ficarem pelo Southbank (margem sul), talvez irem ao London Eye, antes ou depois da Abadia de Westminster.
No 5o dia – inclua uma ida a Tate Modern, fica ao lado do Globe.
No 6o dia – do palácio de Buckingham vá caminhando até Trafalgar Square e de lá de ônibus ou a pé (dependendo do ânimo/frio) até o British Museum. Talvez uma passada por Covent Garden, se der tempo.
Será uma linda viagem!
Michéle Mansor
Obrigada, Eneida, só consegui planejar essa viagem com sua ajuda!!Só espero que o frio esteja melhor até lá…beijos e eu mando notícias.