Neste passeio a pé por Londres, a gente conhece um pouco da Londres real (palácio de Buckingham, St. James’s Palace) e também a Londres política (Westminster, Downing Street, Whitehall), além do interessante Churchill War Rooms, bunker de gabinete de guerra de Churchill durante a II Guerra, e muito mais.
Se você tem somente um ou dois dias para conhecer Londres, aproveite uma manhã para fazer este passeio a pé pelos principais pontos turísticos do centro da cidade.
Este é um percurso de aproximadamente 4 km que pode ser feito em duas ou três horas, ou em mais tempo caso deseje entrar e visitar todas as atrações.
Como é circular, você pode começar em qualquer ponto.
Se desejar ver a troca da guarda no Palácio de Buckingham, que acontece a partir de 11:00, por exemplo, é melhor começar pelo Parque St. James’s.
Londres a pé: um roteiro para conhecer a cidade
1. O ponto de partida é a saída da estação de metrô Westminster, de onde já se tem uma vista linda do Big Ben, o relógio mais fotogênico da cidade. Depois de ter passado por uma reforma de 5 anos, ele está maravilhoso e certamente sairá muito bem nas fotos.
Da estação, vire à direita acompanhando o Palácio de Westminster, o famoso prédio do Parlamento Inglês, considerado patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO.
2. Atravesse a Praça do Parlamento em direção a Abadia de Westminster, igreja com mais de 1000 anos de história, onde acontecem cerimônias importantes, como a coroação do monarca britânico, além de casamentos e funerais da realeza.
É possível passear pelos jardins, mas a visita dentro da igreja é paga. Volte à praça e vire à esquerda na Great George St. e na primeira à direita vá beirando o parque St. James’s até o Churchill War Rooms.
3. Saindo do Churchill War Rooms, caminhe pelo parque St. James’s em direção ao Palácio de Buckingham.
Você vai atravessar o parque. Há uma ponte para cruzar o lago (Blue Bridge) e de lá se tem uma vista linda de Londres.
A troca da guarda acontece em frente ao palácio às 11:00, mas as datas não são fixas. Consulte informações sobre a troca da guarda aqui.
4. Do palácio, siga a avenida reta e arborizada bem a sua frente – The Mall. Faça um pequeno desvio à esquerda para ver o Palácio St. James, palácio mais antigo de Londres que foi construído por Henrique VIII.
Atualmente, o palácio é residência de alguns membros da família real, inclusive da Princesa Anne, filha da Rainha. Voltando ao Mall, você passará pela Clarence House, residência oficial do príncipe Charles. Continue na avenida até chegar à Trafalgar Square.
5. Atravessando a Trafalgar Square está a National Gallery, principal pinacoteca do Reino Unido.
A National Portrait Gallery (uma galeria só de retratos) também fica próxima à praça, é só virar a esquina. Como vários outros museus da cidade, a entrada para as duas galerias é gratuita.
Na frente da National Portrait Gallery, fica a igreja de St. Martin-In-the-Fields. Para tomar um café e descansar um pouco escolha entre o Portrait Café, O National Café (localizados na National Gallery), ou o muito falado Café in the Crypt, que fica na cripta da igreja St. Martin-In-the-Fields.
6. Volte para a Trafalgar Square e desça a avenida Whitehall. Esta avenida abriga vários prédios do governo britânico e é por isso considerada o centro administrativo do governo.
Você passará pelos cavalos da rainha na Horseguards e pela Banqueting House à esquerda. Logo após, à direita, está a entrada da famosa Downing Street, residência oficial do Primeiro Ministro.
No meio da rua há um comovente monumento em homenagem aos mortos nas guerras (Cenotaph). Seguindo mais um pouco, chegamos de volta a Westminster, nosso ponto de partida.
Se quiser continuar o passeio, atravesse a ponte de Westminster e você chegará ao Southbank, a margem sul do Tâmisa. Lá está a London Eye, a famosa roda gigante panorâmica e você poderá passear pelo calçadão, que está sempre cheio de artistas se apresentando, apreciando a vista da cidade. Da margem sul do Tâmisa, tem-se uma linda vista de Westminster e de toda a margem norte.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Conheça nosso guia eletrônico com tudo para o planejamento da sua estada em Londres:
Roteiro Londres em 2 dias
Veja aqui uma sugestão de passeio a pé para um segundo dia em Londres
Michelle Depenbrock
Eneida,
Estou passando por aqui apenas para parabenizar pelo site e para agradecer… Voce eh otima! Ainda estou montando meu roteiro de 5 dias, mas estou bem tranquila porque vou com meu marido e ele ja conhece um pouco a cidade. Tenho uma pergunta pra voce… algum local interessante de visitar para amantes de Harry Potter? Obrigada!
Eneida
Oi Michelle,
Você pode fazer um passeio guiado a pé como este:
Os mais óbvios são a plataforma 9 3/4 na estação King’s Cross, Cecil Court e o Ledenhall Market. Mas você vai reconhecer muitas cenas da cidade.
Denise
Ah esqueci de falar, vou em setembro.
Denise
Eneida querida,
Você está me ajudando muito.
Estou começando a fazer o roteiro da minha viagem. Chego no dia 23, por volta das 16h, fico até o dia 30 à noite. Estou precisando de sugestão para a sexta-feira à noite.
No sábado – pretendo ir a Portobello Road pela manhã. E à tarde estou em dúvida, o que fazer. Talvez o British Museum com calma. E de lá, o que fazer?
No domingo – quero fazer o passeio de barco pelo Tâmisa até Greenwich, com paradas em London Bridge, Tower Bridge, Greenwich, Tate Modern, Shakespeare Globe e St Paul’s Cathedral. Você acha que é muita coisa? No final, gostaria de terminar o domingo como os londrinos, tomando cerveja e comendo carne. O que você me sugere?
Na segunda – pretendo fazer o passeio a pé pela Londres Real, sugerido por você.
Esse é o começo do meu roteiro, espero estar indo bem. Quero ainda ir a Bath, Stonehenge e Castelo de Windsor em um dos dias. E se for possível, gostaria de visitar Oxford, para me informar sobre programa de mestrado e doutorado.
Estou ficando louca, se você puder me ajudar eu agradeço.
Bjos.
Eneida
Oi Denise,
Na sexta a noite, há muitos museus e galerias abertos até mais tarde, veja aqui:
No sábado, após o museu vá andando até Covent Garden, uma região cheia de bares, artistas de rua, etc. Muito agradável.
No domingo, vai ficar apertado, porque as atrações fecham cedo, mas faça no seu ritmo e se não der tempo, volte em outro dia para visitar a Tate e St. Paul’s.
Tem sugestões de almoço de domingo aqui:
Na terça, sugiro que você vá a Bath e Stonehenge com um tour organizado, como este aqui: Dá para ir aos dois em um dia.
Na quarta, vá a Windsor:
Na quinta, vá a Oxford e na sexta aproveite o último dia para fazer o que ficou faltando (!?)
Relaxe, sua viagem será linda!!
karen
Ola Eneida, muito obrigada por todas as suas dicas, voltamos ontem de Londres e graças a vc pudemos aproveitar muito mais, compramos o London pass e nos valeu muito ,pois como ficamos vários dias conseguimos fazer valer o preço que pagamos.Um grande abraço de uma família que amou Londres!
Eneida
🙂