Neste passeio a pé por Londres, a gente conhece um pouco da Londres real (palácio de Buckingham, St. James’s Palace) e também a Londres política (Westminster, Downing Street, Whitehall), além do interessante Churchill War Rooms, bunker de gabinete de guerra de Churchill durante a II Guerra, e muito mais.
Se você tem somente um ou dois dias para conhecer Londres, aproveite uma manhã para fazer este passeio a pé pelos principais pontos turísticos do centro da cidade.
Este é um percurso de aproximadamente 4 km que pode ser feito em duas ou três horas, ou em mais tempo caso deseje entrar e visitar todas as atrações.
Como é circular, você pode começar em qualquer ponto.
Se desejar ver a troca da guarda no Palácio de Buckingham, que acontece a partir de 11:00, por exemplo, é melhor começar pelo Parque St. James’s.
Londres a pé: um roteiro para conhecer a cidade
1. O ponto de partida é a saída da estação de metrô Westminster, de onde já se tem uma vista linda do Big Ben, o relógio mais fotogênico da cidade. Depois de ter passado por uma reforma de 5 anos, ele está maravilhoso e certamente sairá muito bem nas fotos.
Da estação, vire à direita acompanhando o Palácio de Westminster, o famoso prédio do Parlamento Inglês, considerado patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO.
2. Atravesse a Praça do Parlamento em direção a Abadia de Westminster, igreja com mais de 1000 anos de história, onde acontecem cerimônias importantes, como a coroação do monarca britânico, além de casamentos e funerais da realeza.
É possível passear pelos jardins, mas a visita dentro da igreja é paga. Volte à praça e vire à esquerda na Great George St. e na primeira à direita vá beirando o parque St. James’s até o Churchill War Rooms.
3. Saindo do Churchill War Rooms, caminhe pelo parque St. James’s em direção ao Palácio de Buckingham.
Você vai atravessar o parque. Há uma ponte para cruzar o lago (Blue Bridge) e de lá se tem uma vista linda de Londres.
A troca da guarda acontece em frente ao palácio às 11:00, mas as datas não são fixas. Consulte informações sobre a troca da guarda aqui.
4. Do palácio, siga a avenida reta e arborizada bem a sua frente – The Mall. Faça um pequeno desvio à esquerda para ver o Palácio St. James, palácio mais antigo de Londres que foi construído por Henrique VIII.
Atualmente, o palácio é residência de alguns membros da família real, inclusive da Princesa Anne, filha da Rainha. Voltando ao Mall, você passará pela Clarence House, residência oficial do príncipe Charles. Continue na avenida até chegar à Trafalgar Square.
5. Atravessando a Trafalgar Square está a National Gallery, principal pinacoteca do Reino Unido.
A National Portrait Gallery (uma galeria só de retratos) também fica próxima à praça, é só virar a esquina. Como vários outros museus da cidade, a entrada para as duas galerias é gratuita.
Na frente da National Portrait Gallery, fica a igreja de St. Martin-In-the-Fields. Para tomar um café e descansar um pouco escolha entre o Portrait Café, O National Café (localizados na National Gallery), ou o muito falado Café in the Crypt, que fica na cripta da igreja St. Martin-In-the-Fields.
6. Volte para a Trafalgar Square e desça a avenida Whitehall. Esta avenida abriga vários prédios do governo britânico e é por isso considerada o centro administrativo do governo.
Você passará pelos cavalos da rainha na Horseguards e pela Banqueting House à esquerda. Logo após, à direita, está a entrada da famosa Downing Street, residência oficial do Primeiro Ministro.
No meio da rua há um comovente monumento em homenagem aos mortos nas guerras (Cenotaph). Seguindo mais um pouco, chegamos de volta a Westminster, nosso ponto de partida.
Se quiser continuar o passeio, atravesse a ponte de Westminster e você chegará ao Southbank, a margem sul do Tâmisa. Lá está a London Eye, a famosa roda gigante panorâmica e você poderá passear pelo calçadão, que está sempre cheio de artistas se apresentando, apreciando a vista da cidade. Da margem sul do Tâmisa, tem-se uma linda vista de Westminster e de toda a margem norte.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Conheça nosso guia eletrônico com tudo para o planejamento da sua estada em Londres:
Roteiro Londres em 2 dias
Veja aqui uma sugestão de passeio a pé para um segundo dia em Londres
paulo eduardo mechi
bom dia Eneida
estarei em londres em outubro e gostaria de algumas respostas,para algumas duvidas.
-Irei para Endimburgo ,de que estação o trem parte?
-o Palácio de Buchinghan tem vistação pública?
grato pelas informações
paulo
Eneida
Oi Paulo,
Palácio de Buckingham
Para Edinburgh o trem sai de King’s Cross http://www.nationalrail.co.uk/
paulo eduardo mechi
ola bom dia estarei em Londres no mes de outubro, como é a temperatura?
vou no dia 6/10 para Endiburgo ,em que estação de trem devo fazer essa partida?
grato por me ajudar
paulo
Eneida
Oi Paulo,
Sobre a temperatura: http://www.londresparaprincipiantes.com/?p=3483
Siomara
Eneida,
Ainda no processo de “desfazer as malas”, lembrei-me de que o restaurante da crypta da igreja St. Martin-in-the Field localizado bem ao lado da National Gallery (Trafalgar Square) serve uma comida boa a um preço razoável para os padrões londrinos. Além disso, o lugar é bem bacana e bem frequentado. Recomendo. Estivemos lá duas vezes.
Abraço, Siomara Zanca
Eneida
Também gosto muito, Siomara. Falei do restaurante aqui: http://www.londresparaprincipiantes.com/?p=5290
Siomara
Eneida, se me permite, gostaria de contribuir com mais quatro comentários, baseado na minha experiência recente (ficamos 20 dias viajando):
1) Em Londres: quando estiverem visitando a região sul do Tâmisa (Southbank) e estiverem próximo da London Bridge, HMS Belfast, há uma igreja Southwark Cathedral e lá tem um restaurante muito bacana mesmo: comida boa, bem servida, preço bastante em conta. Um achado!
2) Em Paris: alugar um apartamento é simples e no frigir dos ovos sai bem em conta, pois alimentação em Paris é super-cara. Alugamos o nosso pelo “A Parisian Home”. Outra dica: O Paris Museum Pass (passe para entrar nas principais atrações de Paris, exceto a Torre Eiffel) vale muuuuuuuito a pena, pois corta filas. Já a Torre Eiffel, comprem as entradas pela internet ainda no Brasil, é seguro e você não enfrenta fila, mesmo em julho, escolhe o andar, o dia, o horário!).
3) Em Berlim: para visitar o Parlamento Alemão (Bundestag), hoje em dia, é necessário fazer a reserva pela internet. Eu fiz com uma semana de antecedência, lá de Londres mesmo, eles de fato retornam solicitando os seus dados, mandam carta confirmatória e no dia você não pega fila e colocam um guia especialmente para atender pequenos grupos. Vale muito a pena a visita. O Parlamento fica pertinho do Portão de Bradenburgo. Outra dica: não deixem de visitar o campo de concentração de Sachsenhausen, perto de Berlim, vale muito a visita, principalmente com os filhos, aula de História ao vivo e em cores, para que este tipo de tragédia nunca mais se repita. Grande abraço. Siomara Zanca
Eneida
Oi Siomara,
Muito obrigada pelas dicas!