Neste passeio a pé por Londres, a gente conhece um pouco da Londres real (palácio de Buckingham, St. James’s Palace) e também a Londres política (Westminster, Downing Street, Whitehall), além do interessante Churchill War Rooms, bunker de gabinete de guerra de Churchill durante a II Guerra, e muito mais.
Se você tem somente um ou dois dias para conhecer Londres, aproveite uma manhã para fazer este passeio a pé pelos principais pontos turísticos do centro da cidade.
Este é um percurso de aproximadamente 4 km que pode ser feito em duas ou três horas, ou em mais tempo caso deseje entrar e visitar todas as atrações.
Como é circular, você pode começar em qualquer ponto.
Se desejar ver a troca da guarda no Palácio de Buckingham, que acontece a partir de 11:00, por exemplo, é melhor começar pelo Parque St. James’s.
Londres a pé: um roteiro para conhecer a cidade
1. O ponto de partida é a saída da estação de metrô Westminster, de onde já se tem uma vista linda do Big Ben, o relógio mais fotogênico da cidade. Depois de ter passado por uma reforma de 5 anos, ele está maravilhoso e certamente sairá muito bem nas fotos.
Da estação, vire à direita acompanhando o Palácio de Westminster, o famoso prédio do Parlamento Inglês, considerado patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO.
2. Atravesse a Praça do Parlamento em direção a Abadia de Westminster, igreja com mais de 1000 anos de história, onde acontecem cerimônias importantes, como a coroação do monarca britânico, além de casamentos e funerais da realeza.
É possível passear pelos jardins, mas a visita dentro da igreja é paga. Volte à praça e vire à esquerda na Great George St. e na primeira à direita vá beirando o parque St. James’s até o Churchill War Rooms.
3. Saindo do Churchill War Rooms, caminhe pelo parque St. James’s em direção ao Palácio de Buckingham.
Você vai atravessar o parque. Há uma ponte para cruzar o lago (Blue Bridge) e de lá se tem uma vista linda de Londres.
A troca da guarda acontece em frente ao palácio às 11:00, mas as datas não são fixas. Consulte informações sobre a troca da guarda aqui.
4. Do palácio, siga a avenida reta e arborizada bem a sua frente – The Mall. Faça um pequeno desvio à esquerda para ver o Palácio St. James, palácio mais antigo de Londres que foi construído por Henrique VIII.
Atualmente, o palácio é residência de alguns membros da família real, inclusive da Princesa Anne, filha da Rainha. Voltando ao Mall, você passará pela Clarence House, residência oficial do príncipe Charles. Continue na avenida até chegar à Trafalgar Square.
5. Atravessando a Trafalgar Square está a National Gallery, principal pinacoteca do Reino Unido.
A National Portrait Gallery (uma galeria só de retratos) também fica próxima à praça, é só virar a esquina. Como vários outros museus da cidade, a entrada para as duas galerias é gratuita.
Na frente da National Portrait Gallery, fica a igreja de St. Martin-In-the-Fields. Para tomar um café e descansar um pouco escolha entre o Portrait Café, O National Café (localizados na National Gallery), ou o muito falado Café in the Crypt, que fica na cripta da igreja St. Martin-In-the-Fields.
6. Volte para a Trafalgar Square e desça a avenida Whitehall. Esta avenida abriga vários prédios do governo britânico e é por isso considerada o centro administrativo do governo.
Você passará pelos cavalos da rainha na Horseguards e pela Banqueting House à esquerda. Logo após, à direita, está a entrada da famosa Downing Street, residência oficial do Primeiro Ministro.
No meio da rua há um comovente monumento em homenagem aos mortos nas guerras (Cenotaph). Seguindo mais um pouco, chegamos de volta a Westminster, nosso ponto de partida.
Se quiser continuar o passeio, atravesse a ponte de Westminster e você chegará ao Southbank, a margem sul do Tâmisa. Lá está a London Eye, a famosa roda gigante panorâmica e você poderá passear pelo calçadão, que está sempre cheio de artistas se apresentando, apreciando a vista da cidade. Da margem sul do Tâmisa, tem-se uma linda vista de Westminster e de toda a margem norte.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Conheça nosso guia eletrônico com tudo para o planejamento da sua estada em Londres:
Roteiro Londres em 2 dias
Veja aqui uma sugestão de passeio a pé para um segundo dia em Londres
Natalia Lazaro
Oi Eneida tdo bem? Vou ficar apenas 2 dias inteiros, gostaria que vc me ajudasse no roteiro:
dia 1
– Começando cedo, Big Ben, Parlamento e entrada na Abadia as 9:30 quando abre
– St. James Park e ver um pouco da troca da guarda no palacio
– Caminhar ate a Trafalgar Square, depois Picadily circus e Oxford Street.
– Ir ate o British museum e ficar no máximo 1 hora
– Pegar o metro e ir a St Paul´s Catedral umas 17 h p ver a evensong.
– Depois umas 18:30 chegar e subir a london eye.
Dia 2
– Abrir a Torre de Londres e ficar 1:30 no maximo
– Tower Bridge
– Museu natural (meu marido quer mto ir)
– Hyde Park
– Madame Toussaud
– Passar pelo Chelsea
Será que da tempo de tudo?somos um casal jovem e estamos dispostos…se vc puder ajudar e remanejar algo agradeço. Obrigada
Eneida
Oi Natália
Acho que está bem planejado, mas será bem corridinho!
O museu de história natural é bem bacana mas está meio longe (oposto da Torre).
Talvez vocês tenham de abrir mão dele ou do museu de cera, mas depende mesmo da disponibilidade de vocês.
Felipe
Natalia,
Para poupar tempo eu escolheria entrar em apenas uma das igrejas (prefiro a St. Paul). Quanto a Torre de Londres poderia fazer em bem menos tempo (para entrar nas jóias da Coroa tem fila), aliás eu não entraria com tão pouco tempo disponível. Na Tower Bridge também não subiria, passaria por estes lugares e iria até o The Shard (compre ingressos pela internet), onde você tem a visão de toda cidade. Depois vá até o Museu de História Natural e caminhando até o Hyde Park e Royal Albert Hall. Caso queira ir no estádio do Chelsea volte até a estação South Kensington pegue a District line para Wimbledon e desça na Fulham Broadway, o estádio fica umas duas quadras do metrô. Ou inverta a ordem. Não iria no “museu” de cera.
Cida
Oi Eneida,
Muito obrigada pela sua atenção. Li o roteiro que indicou de 4 dias e achei bem legal. Vai nos ajudar muito, mas ainda tenho algumas dúvidas:
* No inverno (Janeiro) o dia é mais curto,certo? Esse roteiro funcionará para esses dias? As noites são seguras para passeios? Há algum(s)ponto(s) da cidade que devemos evitar com relação a segurança?
* Onde podemos encontrar liquidações de roupas e acessórios nessa época?
* Como estaremos ai na passagem de ano, o que vc nos recomenda, sem ser aquela “muvuca” dos fogos na rua (risos) e o abuso de alguns restaurantes nessa noite? Minhas filhas são jovens e gostariam de fazer algo especial nessa noite, se possível, claro.
* Se tivermos que passar no quarto do hotel, onde podemos comprar algumas “guloseimas” para não passar em branco?
Perdoe-me o abuso, mas como já disse, estou meio perdida. Agradeço muito sua atenção. Fico feliz por vc existir… Muito obrigada. Abraços.
Eneida
Oi Cida,
Como escurece cedo, vocês terão de adaptar o ritmo do passeio. Em geral, as atrações fecham em torno das 17:30, no inverno ou verão, então neste ponto não faz muita diferença. Mas fiquem atentos principalmente no 4o dia do roteiro, já que o Museu de Cera não fica aberto até tão tarde quanto no verão.
O centro de Londres em geral é uma região segura, mas tomem as precauções que tomariam em qualquer cidade grande do mundo (ficar atento, não ostentar, não dar bobeira, etc.).
Liquidações em janeiro estão em todo lugar. Sugiro a Oxford Street que tem uma concentração de lojas para todos os gostos.
Sugiro para o Reveillon um passeio de barco no Tâmisa, como este:
Comprem guloseimas nos mercados ou supermercados da cidade, ou nas alas de alimentação das lojas de departamento. A da Harrods é especial. Com certeza vocês passarão por algum.
Depois nos conte como foi!
Cida
Olá Eneida,
Estarei, juntamente com meu marido e minhas filhas (20 e 17 anos),em Londres entre os dias 30/12/12 e 03 ou 04/01/13 e gostaria muito de saber se poderemos fazer roteiros a pé nessa época do ano. O frio é muito intenso a ponto de impedir nossos passeios? Você teria algum roteiro bem bacana, a pé ou ônibus/metrô, para esses dias que ficaremos em Londres? Será nossa primeira vez e estamos bastante perdidos: quais lugares valem a pena visitar, quais estarão abertos, que lugares valem a pena fazer nossas refeições e até hotéis confortáveis, limpos, preço justo e próximos dos principais pontos turísticos. Ajude-nos, por favor.
Grata pela sua atenção
Abraços
Eneida
Oi Cida,
Quanto ao clima, é difícil de prever, no ano passado não estava muito frio nesta época, mas obviamente que vocês podem dar azar e pegar um tempo frio. De qualquer jeito, não faz frio em Londres como faz em Nova York, por exemplo, é raro nevar e as temperaturas chegarem muito abaixo de zero.
Por isso, e estando bem agasalhados e com sapatos apropriados, dá para fazer passeios à pé.
Nosso roteiro bacana é este: http://www.londresparaprincipiantes.com/?p=7129
Tudo vai estar aberto nesta época, talvez no dia do ano novo alguma coisa feche, mas o grande feriado em Londres é mesmo o Natal.
jaqueline
bom dia! Adorei, vc é fantastica ,quantas dicas boas . . . Irei a londres de trem de paris para londres no dia 15/09 e volto 17/09. e seguindo teu roteiro me encontrei perfeitamente ,nao falo ingles rsrs isso é um problema ,mas ja foi resolvido com suas dicas. So mais uma dica vc conhece algum hostel que tenha alguem que fale em portugues para me ajudar? Grata
Eneida
Oi Jaqueline,
Não conheço o hostel, mas Londres é uma cidade cosmopolita que recebe muitos estrangeiros, então as pessoas estão acostumadas a lidar com quem não fala bem a língua.
Eduardo
Bom dia,
Em setembro (segunda quinzena), qual o horário que anoitece?
Obrigado.
Eduardo
Eneida
Oi Eduardo,
Veja aqui: