Roteiro e dicas para quem quer conhecer Londres em um dia, ou fazer um bate-volta de Paris a Londres.
Não é raro alguém querer conhecer Londres em um dia somente, especialmente vindo de trem Eurostar a partir de Paris.
Vale a pena? muita gente pergunta. Para responder, tenho recorrido a Fernando Pessoa (“tudo vale a pena, se a alma não é pequena“).
Mas sendo mais objetiva, dá para ver bastante coisa neste dia. A Beatriz nos conta neste post o que ela tem feito com clientes que vão a Londres por um dia.
O passeio começa e termina na estação St. Pancras, onde chega o Eurostar.
Leia aqui tudo sobre a viagem de trem entre Londres e Paris.
Atualização: para facilitar o planejamento da sua viagem, criamos um e-book com todas as informações sobre o passeio 1 Dia em Londres. Você terá o mapa no Google Map, explicações sobre os locais, sugestões de onde comer e nossas dicas especiais para passar um dia inesquecível na cidade. Tudo na palma da sua mão! Clique na figura abaixo para conhecer.
O que fazer em Londres em um dia?
Tanto se fala sobre Londres e suas atrações que fica realmente difícil pensar no que fazer na cidade se você tem somente um dia para isso!
Mas acredite: é possível se ver e fazer pelo menos o que se tem mais vontade.
Chegando em Londres por volta das 9h00 ou 9h30 da manhã e partindo por volta das 19h00 ou 20h00, dá tempo suficiente para pelo menos tirar aquelas fotografias clássicas e ainda passar um tempo se divertindo em algumas das atrações da cidade, desde que você já tenha tudo planejadinho…
Para ter uma excelente guia te acompanhando, entre em contato com a gente através do email [email protected] ou clique no botão abaixo para falar no whatsapp
Covent Garden
Eu costumo iniciar com uma caminhada por Covent Garden. Apesar de cedo, com lojas ainda abrindo, você tem a oportunidade de apreciar a bela arquitetura dessa região e ter uma boa ideia da vida que esse Mercado tem um pouco mais tarde.
Seguimos por Leicester Square, onde tiramos a fotografia clássica do Hippodrome Casino, da estátua do Shakespeare e, se já estiver aberta, damos um pulinho na MM’s World. Mas só um pulinho mesmo!
Piccadilly
Saímos para Piccadilly Circus, fotos do Eros de Piccadilly e dos super telões. Passadinha básica na Regent Street (somente o lado mais próximo de Picadilly) para admirar a construção arquitetônica que chama atenção de todos que por ela passam e aproveitar para dar uma pescada em que lojas que estão por aí para quem sabe em uma próxima oportunidade fazer umas comprinhas…
Da Regent Street, retornamos a Avenida Piccadilly, por onde admiramos as belas construções basicamente do século XIX.
Entramos na Fortnum & Mason para conhecer o supermercado que desde o período vitoriano fornece suprimentos alimentícios para o palácio de Buckingham.
Na sequência, fotografias em frente a Royal Academy of Arts, Academia Real de Artes, que foi fundada por volta de 1768 pelo Rei George III a pedido da nova Associação independente de artistas e arquitetos a fim de disseminar e valorizar a arte britânica. Não vamos entrar aí dessa vez. Mas agora você já sabe que existe e que pode ser um ponto de interesse se você aprecia arte em uma próxima visita.
Nesse ponto você já começa a se arrepender porque não colocou mais dias para visitar Londres, mas não se preocupe! Ao final do dia, você vai sair com a certeza de quantos dias vai planejar para uma próxima visita!
Ainda na Avenida Piccadilly, vamos procurar quais lojas possuem o brasão da família real na fachada, o que indica que aquele estabelecimento já forneceu ou fornece algum bem ou serviço para algum membro da família Real.
Vamos também tirar uma foto com o porteiro com traje eduardiano da Burlington Arcade. Acredita-se que esse seja o shopping center mais antigo da Europa – estabelecido em 1819 – e vamos prestando atenção ao relógio, pois já estamos próximos ao horário da troca da guarda e não podemos perder.
Terminamos a Avenida Piccadilly com uma fotografia na frente do Ritz Hotel, onde a personagem da Julia Roberts ficava hospedada no filme Um lugar chamado Notting Hill. (Aaaaaiiii, Notting Hill… eu queria ver… Mas só na próxima visita mesmo…)
Palácio de Buckingham
Voltamos pela St. James’s e nos deparamos com o St. James’s Palace, residência real construída durante o período Tudor – isso mesmo – lá pelos 1500s. Um dos reis mais emblemáticos da história da monarquia inglesa já viveu aqui, o Rei Henrique VIII.
Pegamos um atalho ao lado do palácio e saímos no Green Park, de onde podemos ver muito bem a Clarence House – onde vivem atualmente o Príncipe Charles e sua esposa Camila.
Saindo do Green Park, afinal chegamos no Palácio de Buckingham. Agora e só se posicionar para às 11:00h começar a assistir a tão esperada tradicional troca da guarda (sujeito à agenda oficial).
Como você já se deu conta de que seu tempo é curto e que a cidade tem muito para se ver e você está super curioso, você pensa: vou assistir somente um pedaço da troca da guarda para aproveitar melhor o resto do dia. É o melhor que você faz.
Se for para visitar o palácio (somente no verão), você vai acabar passando no mínimo duas horas aí. Então, é melhor aproveitar mais o que tiver para fazer nas ruas, principalmente se não estiver chovendo.
Seguimos pelo St. James’s Park. Não se esqueça de trazer umas nozes, castanhas ou amendoins! – os esquilos adoram e eles negociam uma castanha por uma foto na sua mão! Cisnes, pelicanos, patos, garças… vários tipos de aves para aquelas belíssimas fotos.
Saindo do parque, fotos com guardas reais no Museu da Cavalaria. Agora uma paradinha para um cafezinho. A essa altura, já por volta das 12h30, você está começando a sentir uma leve fome, mas ainda não quer parar.
Atualização: para facilitar o planejamento da sua viagem, criamos um e-book com todas as informações sobre o passeio 1 Dia em Londres. Você terá o mapa no Google Map, explicações sobre os locais, sugestões de onde comer e nossas dicas especiais para passar um dia inesquecível na cidade. Tudo na palma da sua mão! Clique na figura abaixo para conhecer.
Trafalgar Square e Avenida Whitehall
A parada pode ser em uma das cafeterias às margens da Trafalgar Square, apreciando a beleza e a vida da famosa praça construída por volta de 1840 e que leva o nome da grande batalha vencida pelo Almirante Nelson (o cara lá em cima da coluna no meio da praça) contra uma das tropas Napoleônicas.
Saindo da Praça de Trafalgar, seguimos pela Avenida Whitehall – centro político do país – com vários prédios que fazem parte do governo do Reino Unido, entre eles o prédio do H.M. Treasure, espécie de tesouro nacional onde todos os impostos e taxas são recolhidos.
Foi do subsolo desse prédio que Winston Churchill traçou as estratégias que levaram à vitória dos Aliados contra a Alemanha durante a II Guerra Mundial.
Antes de chegar neste ponto, ainda na Avenida Whitehall, vamos passar pela frente da Downing Street, onde há a casa número 10, residência oficial do Primeiro Ministro do Reino Unido, além de apreciar alguns monumentos no meio da Avenida.
Westminster
Chegando à Praça do Parlamento, vamos conhecer a Abadia de Westminster, igreja onde todas as coroações de reis e rainhas da Inglaterra acontecem desde o ano de 1066.
A depender de quanto tempo você tenha levado no passeio até então, chegando aqui por volta das 13:30h, você poderá escolher se entra para uma visita expressa (30 minutos) ou se deixa para uma próxima vez.
Ao lado da Abadia, está o Palácio de Westminster, atualmente conhecido como Casas do Parlamento, com a famosa torre que muita gente chama de Big Ben – há que corrigir! Este conjunto arquitetônico maravilhoso, no entanto, está em obras desde 2017, com previsão de término somente em 2022.
London Eye e margem sul do Tâmisa
Atravessamos a ponte de Westminster tirando super fotos da tão esperada London Eye. Voltinha na London Eye: 30 minutos com visão panorâmica 360 graus em uma cápsula fechada, com banquinho no meio para relaxar as pernas, que a essa altura já estão doloridas se você não tem muito costume de caminhar, como boa parte dos brasileiros que recebo.
Final do dia
Descendo da London Eye, por que não comer um rápido Fish and Chips (peixe com batatas fritas – prato tradicional inglês)? Você tem uma meia hora para isso antes de decidir se você vai fazer uma passeio de barco pelo Tâmisa ou se você vai preferir passar o resto de seu tempo no Museu de cera Madame Tussauds…
E quem sabe até da para fazer os dois? A depender de seu horário de chegada e saída de Londres e a depender de como vocês se saíram nos trajetos (fotografias, visitas, alimentação), de repente podemos inverter alguma ordem e encaixar tudo de maneira a fazer os dois.
Atualização: para facilitar o planejamento da sua viagem, criamos um e-book com todas as informações sobre o passeio 1 Dia em Londres. Você terá o mapa no Google Map, explicações sobre os locais, sugestões de onde comer e nossas dicas especiais para passar um dia inesquecível na cidade. Tudo na palma da sua mão! Clique na figura abaixo para conhecer.
***
Para te auxiliar a conhecer Londres em um dia fazendo tudo isso, contrate o serviço de uma guia brasileira. Para informações e orçamento, escreva pra gente: [email protected], ou pelo whatsapp, clicando no botão a seguir:
Este post contém links de afiliado. Isso indica que podemos receber uma pequena comissão sobre vendas efetuadas através dos links. Você não paga nada a mais por isso e contribui com o site.
Julianna
Olá acabamos de chegar no aeroporto de Londres. Partimos amanhã bem cedo. Gostaríamos de uma guia brasileira para um passeio à noite . Qual o preço e sugestões de onde ir.
Eneida
Olá Juliana,
Infelizmente não temos como atendê-los, nossos passeios são agendados com antecedência mínima de 24 horas.
Morgana Sachetti
Oi,
Só fiquei com uma dúvida: Este roteiro é todo feito a pé?
Como ir de St Pancras a Convent Garden, e depois da London Eye para St Pancras?
Grata
Eneida
Olá Morgana,
Estes trechos podem ser feitos de metrô.
Verônica
Boa noite!
Estarei entrando em contato pois ficarei um dia em Londres em Agosto!
Existe algum serviço como este que vcs indiquem em Paris?
Obrigada!
Eneida
Olá Veronica,
Para Paris indicamos o site conexaoparis.com.br
Thamirez
Entre fevereiro e março estarei em Paris, e pretendo passar 1 dia em Londres. Sei que na imigração as vezes eles podem perguntar de hotel e coisas do tipo (como aconteceu na primeira vez), e pra ficar 1 dia em Londres não vou reservar hotel, já que vou voltar no mesmo dia não tem necessidade. Tem problema eu ir pra la passar um dia sem hotel? Tenho medo de perguntarem na imigração sobre isso e eu falar que não tenho e não deixarem eu entrar.
Eneida
Olá Thamirez,
Muita gente faz isso (passar o dia em Londres), entendo que com a passagem de volta para Paris, não vão exigir hotel.
Ricardo
Olá, Thamirez!
Também quero fazer o mesmo em maio. Um bate e volta no mesmo dia de Paris a Londres.
Já tem alguma informação sobre alguém que já tenha feito e foi possível?
Eneida
Olá Ricardo,
Centenas de pessoas fazem este bate-volta e dá certo sim!
Paula Silva
Olá! Primeiramente, parabéns pelo site. Tenho uma dúvida. Passarei 9 dias em Paris no ano que vem e pretendo reservar um desses dias para conhecer a capital britânica (bate e volta). Neste roteiro, é possível incluir 1h ou 2h no Museu Britânico? Adoro museus e não gostaria de voltar de Londres sem ter visitá-lo.
Obrigada!
Eneida
Oi Paula,
Da London Eye você pode ir para o museu britânico que fica próximo da estação St. Pancras e terminar o dia lá. Ele fica aberto até cerca de 18 h, ou 20:30 nas sextas-feiras.