Cotswolds é uma região que abriga alguns dos vilarejos mais interessantes e pitorescos da Inglaterra.
Famosa por suas casas de pedras cor de mel, pubs aconchegantes, B&B’s (pousadas Bed & Breakfast) charmosos e tradicionais casas de chá, não faltam razões para você querer visitar Cotswolds.
Considerada uma das 46 Áreas de Extraordinária Beleza Natural (AONB, em inglês) do Reino Unido, Cotswolds abrange uma área de mais de 2 mil km2 que se estende por 6 condados do centro da Inglaterra: Worcestershire, Warwickshire, Oxfordshire, Gloucestershire, Wiltshire e Somerset.
Um dia em Cotswolds
Excursão com 9 horas de duração em miniônibus que sai da estação de Earl’s Court e tem paradas em Burford, Bibury, Bourton-on-the-Water e Stow-on-the-Wold.
Um dia em Cotswolds com almoço em Bibury
Neste passeio, além de visitar as 4 vilas: Burford, Bibury, Bourton-on-the-Water e Stow-on-the-Wold, você também tem um almoço no hotel Swan em Bibury. O passeio tem duração total de 11 horas.
As cidades mais lindas das Cotswolds
Da charmosa cidade de Cirencester que remonta à época romana, às casas cor de mel de Bourton-on-the-Water, Bibury e Burford, a área prosperou nos séculos XIV e XV pela produção de lã, lembranças das quais se pode ainda ver atualmente.
São dezenas de vilas e cidadezinhas charmosas para conhecer, mas algumas se destacam.
Veja a seguir as vilas mais charmosas para visitar na região de Cotswolds:
1. Bourton-on-the-Water
Uma das mais belas e populares vilas, é conhecida como a Veneza das Cotswolds. Isso devido a um rio – Windrush – que atravessa o centro da vila, e a 5 pontes de pedra que cruzam o rio. Na minha opinião, de Veneza não tem nada, o que de forma alguma tira o charme de Bourton.
Além do rio e das pontes, Bourton-on-the-Water também abriga algumas atrações turísticas:
- Model Village do Old New Inn: reprodução bem fiel em escala 1/9 da cidade como era nos anos 1930. Você pode andar pelo modelo da vila se sentindo um gigante! Veja informações aqui.
- Cotswolds Motoring Museum: localizado em um antigo moinho, o museu abriga mais de 50 carros e bicicletas clássicos, além de uma coleção de brinquedos antigos. Informações aqui.
- Birdland Park: localizado na entrada da vila, no parque vivem mais de 500 aves exóticas, incluindo flamingos, pelicanos, corujas e pinguins. Informações aqui.
Uma pousada charmosa para se hospedar: Broadlands Hotel.
2. Stow-on-the-Wold
Stow on the Wold fica a pouco mais de 240 m de altitude, mas é a cidade mais alta das Cotswolds. Por essa razão, tem uma história milenar, já que abrigava um forte de proteção.
Por estar localizada no encontro de várias estradas, Stow-on-the-Wold era um importante centro de comércio desde a época dos romanos. Já na Idade Média, no auge do comércio de lã, era no mercado local que eram negociadas as ovelhas.
A praça principal onde ocorria o mercado (Market Square) é hoje endereço de boutiques, galerias, casas de chá e antiquários.
A Igreja de São Eduardo (St Edward’s Church) é uma atração da cidade, com uma porta de madeira ladeada por árvores antigas, parece cenário do Senhor dos Anéis.
Não longe da praça, encontra-se o que dizem ser a pousada mais antiga da Inglaterra, The Porch House, fundada no ano de 947. Com lareiras aconchegantes, tetos baixos e muito charme, é uma excelente opção de hospedagem. No local também há um pub, servindo culinária tradicional britânica.
Leia também: Regiões da Inglaterra – conheça o país de norte a sul.
3. Castle Combe
Localizada na região mais ao sul das Cotswolds, a pouco mais de 20 km de Bath, Castle Combe é muitas vezes chamada de “vila mais linda da Inglaterra”.
Não sei se chega a tanto, mas certamente é das mais lindas. As casas da cidade datam do século XVII, e eram originalmente residência dos tecelões da indústria da lã.
Castle Combe tem sido usada em vários filmes de época e séries de TV, incluindo Bridgerton, Stardust e War Horse de Steven Spielberg.
A vila abriga diversas pousadas. Dois pubs (que também são pousadas) que valem a visita nem que seja somente para tomar um pint de cerveja: The White Hart e The Castle Inn.
Um dia em Cotswolds
Excursão com 9 horas de duração em miniônibus que sai da estação de Earl’s Court e tem paradas em Burford, Bibury, Bourton-on-the-Water e Stow-on-the-Wold.
Um dia em Cotswolds com almoço em Bibury
Neste passeio, além de visitar as 4 vilas: Burford, Bibury, Bourton-on-the-Water e Stow-on-the-Wold, você também tem um almoço no hotel Swan em Bibury. O passeio tem duração total de 11 horas.
4. Chipping Campden
Localizado na parte mais norte de Cotswolds, Chipping Campden é uma das vilas mais bem preservadas da região. Isso devido a um fundo – Campden Trust -, que entre 1929 e 2003 controlava o que podia ser construído, além de regulamentar as fachadas de lojas, rede elétrica, e outros fatores que causam poluição visual nas cidades.
Atualmente, grande parte das casas e edifícios é tombada pelo patrimônio britânico e assim, a cidade não se deixa descaracterizar.
É em Chipping Campden que começa (e termina) o Cotswolds Way (caminho de Cotswolds), uma trilha para caminhadas de 102 milhas (164 km) que liga Chipping Campden a Bath.
A palavra ‘Chipping’ vem do anglo-saxão ‘ceapen’ que significa ‘mercado’
Mas é tudo mais do mesmo? Você pode estar se perguntando. Sim e não, eu te respondo. No caso de Chipping Campden, se você olhar com atenção, verá que existe muita variedade na arquitetura.
O Market Hall, por exemplo, é uma construção de 1627 em estilo renascentista italiano. Já nas ruínas da Old Campden House encontramos construções em estilo jacobiano.
Chipping Campden também é famosa pelos artistas e artesãos locais, contando inclusive com um Museu de Artesanato e Design. O museu celebra especialmente o trabalho do designer C.R. Ashbee, que se mudou com seu estúdio de Londres para Chipping Campden em meados do século XX, quando floresceu na Inglaterra o chamado movimento Arts and Crafts.
Quem quiser aproveitar a viagem a Chipping Campden para relaxar pode se hospedar no Cotswolds House Hotel & Spa, que fica bem no centro da cidade e oferece hidroterapia, banho turco e diversos tratamentos. Veja informações aqui.
Para se hospedar em um B&B charmoso, opte pelo Noel Arms, também no centro.
5. Broadway
Pouco mais de 10 km separam Broadway de Chipping Campden, outra cidade fofa para ser visitada nas Cotswolds.
O programa aqui pode ser visitar galerias de arte e lojas de decoração. A vila tem ligação com a arte que remonta ao período vitoriano. Foi em Broadway que um dos grandes artistas da Inglaterra, John Singer Sargent, pintou seu quadro mais célebre: Carnation, Lily, Lily, Rose, em exibição na galeria Tate Britain em Londres.
Na primavera, as lojas da High Street se enfeitam com as glicínias, que estão por toda parte. A Broadway Tower, localizada na saída da cidade oferece vistas da vila e da paisagem das Cotswolds.
Na vila estão alguns dos hotéis mais charmosos da região, incluindo o The Lygon Arms, que funciona em uma antiga hospedaria do século XVI.
6. Burford
Uma das portas de entrada das Cotswolds no condado de Oxfordshire, Burford tem casas com telhado de palha, restaurantes deliciosos e a igreja de São João Batista, que data do século XII.
Se seu negócio for comprar antiguidades, Burford é um bom lugar para começar, já que possui diversos antiquários.
A rua principal é na verdade uma ladeira (The Hill) que desce até o rio Windrush. Nela você encontra, além dos antiquários, pubs, casas de chá, lojas e galerias.
Pertinho de Burford estão três locais usados nas filmagens da série Downton Abbey: Bampton, Shilton e Swinbrook.
Com apenas 6 quartos, o Maytime Inn é uma pousada de luxo que recebe hóspedes desde o século XVII. O restaurante, aberto ao público, oferece comida sazonal britânica de qualidade.
7. Bibury
É em Bibury que se encontra a rua mais pitoresca das cotswolds, Arlington Row. A rua é tão famosa que estampa o interior da capa do passaporte britânico.
As casas, que hoje pertencem ao Patrimônio Britânico e são residências, no século XVII eram moradias de fiandeiros e tecelões. Elas estão em uma ladeira às margens de um riacho e, especialmente na primavera, ficam uma beleza de se ver e fotografar.
Bibury também é famosa por um criadouro de trutas, que são abundantes no Rio Coln, rio que corta a cidade. Fundada em 1902, a Bibury Trout Farm é aberta ao público para visitação e “pesque pague”.
O lugar mais pitoresco para se hospedar em Bibury é justamente na Arlington Row. O Patrimônio (National Trust) aluga a casa de número 9 para temporada. A casa hospeda até 3 pessoas e é alugada por no mínimo 3 noites. Interessou? Veja informações aqui.
Para se hospedar em um hotel, o melhor da cidade é o charmoso Swan Hotel , na beira do rio e bem perto das atrações da cidade.
8. Cirencester
Considerada como “capital das Cotswolds” por ser a maior vila da região, a história de Cirencester remonta aos romanos, quando era chamada Corinium Dobunnorum. Nos primeiros séculos da nossa era, Corinium chegou a ser a a segunda maior cidade da Inglaterra, menor apenas que Londres.
Esta herança romana pode ser vista no Corinium Museum, que também tem exibições da história de Cotswolds da pré-história até o final do século XIX.
A cidade abriga também a Igreja de São João Batista, conhecida como Catedral de Cotswolds.
Não deixe de conhecer o New Brewery Arts, uma antiga cervejaria que hoje abriga artistas e artesões, além de galeria de arte.
O Cirencester Park é gratuito e aberto ao público diariamente entre 8h00 e 17h00.
Não faltam pousadas charmosas em Cirencester. Gostei principalmente da The Old Brewhouse , que serve café da manhã em um simpático terraço.
Como ir de Londres a Cotswolds
A forma mais usual de se explorar a região é de carro. Você tem a liberdade de parar onde quiser, sem muito planejamento. De Londres até a região são cerca de 2 horas de viagem.
No entanto, nossos leitores geralmente não alugam carro na Inglaterra. Assim, fizemos um guia para você de como visitar Cotswolds sem carro.
Excursões de 1 dia partindo de Londres para Cotswolds
Para quem não quer se preocupar com horários de ônibus e troca-troca de meio de transporte, as excursões de um dia a partir de Londres são uma ótima opção.
Separamos algumas para você, com diferentes roteiros e paradas:
Um dia em Cotswolds
Excursão com 9 horas de duração em miniônibus que sai da estação de Earl’s Court e tem paradas em Burford, Bibury, Bourton-on-the-Water e Stow-on-the-Wold.
Um dia em Cotswolds com almoço em Bibury
Neste passeio, além de visitar as 4 vilas: Burford, Bibury, Bourton-on-the-Water e Stow-on-the-Wold, você também tem um almoço no hotel Swan em Bibury. O passeio tem duração total de 11 horas.
Como ir para as Cotswolds de trem
Não há estações de trem nas cidadezinhas mais pitorescas, mas você pode pegar o trem para alguma das cidades maiores e de lá explorar a região usando ônibus locais, caminhando ou pegando algum tour local. O site discovercotswolds tem um ótimo mapa com as estações de trem e rotas de ônibus disponíveis, veja aqui.
O ideal para quem quer conhecer as Cotswolds sem carro é se basear em uma vila ou cidade e de lá fazer passeios. Para quem tem só um dia, no entanto, escolha uma ou duas vilas próximas e planeje sua rota de acordo. Não deixe de conferir as distâncias e horários dos ônibus e trens para que a viagem saia como planejado.
Veja a seguir alguns locais com estação de trem e viagem direta desde Londres. São 4 opções para você escolher o que mais agrada.
A empresa de ônibus Stagecoach tem várias rotas que ligam as cidades. Veja informações de horários, duração, rota e valores aqui.
Stratford-upon-Avon – a cidade de Shakespeare fica bem perto de Cotswolds. A viagem começa na estação Marylebone em Londres e leva cerca de 2 horas. De Stratford, você pode ir a Chipping Campden (cerca de 40 minutos de viagem) e Broadway (20 minutos de Campden).
Moreton-in-Marsh – a viagem da estação Paddington em Londres até Moreton-in-Marsh, que fica na parte norte das Cotswolds, leva entre 1,5 e 2 horas. De lá, você pode ir a Stow-on-the-Wold e Bourton-on-the-Water usando os ônibus da Stagecoach.
Kemble – também sai de Paddington em Londres o trem para Kemble, na parte mais ao sul de Cotswolds. A viagem leva pouco mais de uma hora. De Kemble, rotas de ônibus levam a Cirencester (5 minutos de viagem) e Bibury (1 hora e 40 minutos).
Chippenham – a estação de Chippenham, na área mais ao sul de Cotswolds, é a mais perto de Castle Combe (cerca de 8 km). A viagem a partir de Londres leva pouco mais de uma hora e os trens partem de Paddington. Em Chippenham, o ônibus 95 tem frequência de 5 viagens por dia e leva cerca de 20 minutos até a vila.
Este artigo contém links de afiliados, o que indica que podemos receber uma pequena comissão sobre vendas feitas a partir dos links.
Quer fazer outros passeios bate-volta a partir de Londres? - Veja informações nos links abaixo dos principais passeios de um dia a partir de Londres ou conheça nosso guia e-book Dez Passeios Próximos a Londres. Como ir e o que fazer em Cambridge Como ir e o que fazer em Canterbury Como ir e o que fazer em Bath Como ir e o que fazer em Stonehenge Como ir e o que fazer em Windsor Como ir e o que fazer em Liverpool Como ir e o que fazer em Oxford Como ir e o que fazer em York Como ir e o que fazer em Dover Como ir e o que fazer em Brighton Como ir e o que fazer em Cardiff
Deixe um comentário