Conheça tudo sobre o prato indiano de mais sucesso na Inglaterra: o curry.
O que é curry?
Na Inglaterra, o termo “curry” é usado para designar algo bem genérico: qualquer prato que envolva carne, peixe, frango ou mesmo vegetais cozidos em um molho apimentado e com temperos da culinária indiana.
Os temperos usados variam conforme o tipo de curry, mas em geral incluem alguns desses:
- sementes de coentro, cúrcuma ou açafrão da terra (turmeric em inglês),
- pimenta em pó,
- sementes de cominho,
- cravo e canela,
- sementes de mostarda,
- sementes de feno grego (fenugreek),
- sementes de papoula,
- sementes de erva-doce,
- cardamomo e
- outros temperos muito aromáticas como açafrão, anis estrelado e nós moscada.
Também são usadas ervas e outros temperos frescos, como o gengibre, o alho, pimentas de variadas espécies, hortelã e endro.
A mistura de temperos a que chamamos no Brasil de “curry” também se encontra na Inglaterra, onde é chamada de “curry powder” (se for em pó) ou “curry paste” (se for em pasta).
Para preparar o curry em casa, você pode optar por usar uma mistura já pronta (curry powder ou paste), ou usar os temperos separadamente.
Tipos de curry na Inglaterra
Sendo um termo genérico, há uma enorme variedade de currys. Acho que é correto dizer que cada restaurante indiano tem seu curry básico e suas receitas, dependendo das preferências do chef e de sua origem: as várias regiões da Índia, Paquistão ou Bangladesh.
Além disso, não fique surpreso se no cardápio do restaurante indiano – ou Curry House – que você escolher não houver nenhum prato específico com o nome “curry”.
Eles têm nomes próprios: Chicken Tikka Masala (que dizem ser o favorito dos ingleses), Butter Chicken, Jalfrezi , Vindaloo, Korma, Madras.
Conheça alguns currys tradicionais na Inglaterra:
Jalfrezi
Jalfrezi é na verdade uma forma de fritar, e não um prato em si. Li em algum lugar que “Jal” significa “rápido” e “frei”, fritar. Assim, é uma fritura rapidinha (stir-fry em inglês).
Cebola, pimentões e pimentas são refogados em um pouco de óleo e formam a base do prato. A esta base, são acrescidos pedaços de frango, que também são fritos, molho de tomate e os temperos indianos. Como contém pimenta fresca, este curry pode ser dos mais ardidos possíveis. Coma com moderação!
Korma
Korma também se refere ao método de cozinhar, no caso o frango é assado na panela. A carne normalmente é marinada com iogurte e temperos e depois cozida na panela lentamente. A marinada então se condensa, formando um molho espesso.
O molho também contém leite de coco, creme de leite, além de castanhas ou amêndoas moídas. Normalmente, o korma é um prato com pouca pimenta, mas bem saboroso.
Madras
Este curry parece ser uma invenção dos restaurantes indianos da Inglaterra e cada um tem sua versão. É bem apimentado, vem com bastante molho e muito tempero. Um pouco de iogurte é misturado ao molho, para compensar a pimenta. A carne pode ser de boi, frango, ou até mesmo cordeiro.
Vindaloo
Vinho e alho são a base deste curry, que tem origens portuguesas. Lembre-se de que existiu uma colônia portuguesa na Índia, Goa, e foi lá que este prato nasceu.
Tradicionalmente o prato era feito com carne de porco, mas atualmente, este curry é feito com outras carnes também. Na escala de curries apimentados, o Vindaloo sempre ganha.
Chicken Tikka Masala
Há muita discussão sobre as origens deste curry, mas o que não se discute é que ele é o mais popular prato indiano no Reino Unido. Já foi até elevado à categoria de “prato típico britânico“, juntamente com o Roast Beef e o Fish and Chips.
Tikka quer dizer “pedaços”, assim o Chicken Tikka Masala são pedaços de frango em molho Masala. Para ser um bom e autêntico Frango Tikka Masala, os pedaços de frango devem ser assados no Tandoor (forno circular típico indiano) e o molho deve ser temperado, mas não muito apimentado, e bem cremoso.
Veja aqui nossa receita adaptada de Chicken Tikka Masala.
Quanto de pimenta tem um curry?
Como visto acima, há diversos tipos de curry e o grau de pimenta varia conforme a receita.
Para os iniciantes, e para quem quer pegar leve na pimenta, a sugestão é ir de Chicken Tikka Masala ou Korma, mas para os bravos a sugestão é o Vindaloo.
De qualquer forma, normalmente no cardápio do restaurante vem indicado se o prato é mais “mild” (suave) ou “hot” (quente como na Bahia!). Caso não esteja especificado no cardápio, pergunte ao garçon.
Acompanhamentos do curry
O curry é acompanhado tradicionalmente de arroz branco (tipo basmati) e um pão chato chamado Naan.
Outros acompanhamentos e entradas servidos em restaurantes indianos:
Onion Bhaji – bolinhos fritos de cebola
Chapati – outro tipo de pão chato, feito com farinha de trigo integral e servido quente. Os indianos, que tradicionalmente não comem com talheres, usam pedaços de Chapati enrolados como colher.
Dhal – é um ensopado feito com um grão, normalmente lentilha ou grão de bico. Também é comido com arroz ou pão.
Pilau Rice – arroz feito de forma mais parecida com a que fazemos no Brasil, que é refogado com temperos e depois cozido.
Popadom ou Papadam – massa fininha, feita de farinha de lentilha, que é frita e servida como entrada.
Raita – iogurte batido temperado com sal e pimenta e acrescido de pepino, tomate, cebola, entre outros ingredientes.
Kachumber – é a versão indiana do vinagrete. Um tipo bem popular inclui cebola e tomate temperados com folhas de coentro, suco de limão e sal (e pimenta para quem quer um extra).
Samosa – pastel em forma triangular recheado com legumes ou com carne de cordeiro moída
Qual bebida se toma com curry?
Ao menos na Inglaterra, a bebida alcoólica servida com o curry é a cerveja. Entre as diversas cervejas inglesas, as mais leves, como a lager são mais apreciadas.
Muitos acreditam que curry não combina com vinho de jeito nenhum, já que o prato muito temperado apaga totalmente o sabor do vinho. Outros menos puristas, consideram que os curries menos apimentados podem ser degustados com um vinho branco ou espumante gelado. Eu nunca experimentei esta combinação!
Onde experimentar um curry em Londres
Praticamente em toda esquina você encontra um restaurante “indiano”, aí incluídos os paquistaneses, bangladeshianos (??) e bengalis. No leste da cidade, especialmente em Brick Lane, centro da comunidade de Bangladeshi em Londres, há um em seguida do outro.
Os críticos e os conhecedores falam muito mal desses restaurantes de Brick Lane e afirmam que para conhecer a verdadeira culinária indiana você precisa sair da zona mega turística e procurar pelos restaurantes pequenos, muitas vezes familiares, que oferecem receitas tradicionais.
Mas não sejamos tão puristas!
Duas sugestões em Brick Lane: Monsoon (no número 78) e Preem (nos números 118-122)
Duas sugestões para experimentar um curry indiano em restaurantes próximos à Brick Lane, com comida mais autêntica: Needo Grill e Tayyabs.
Abaixo alguns restaurantes conhecidos na área central de Londres. Para ver uma lista de bons restaurantes indianos, dos mais caros aos mais simples, vá a este site.
Veeraswamy – a Curry House mais antiga de Londres
Mezzanine Floor, Victory House
99 Regent Street, London W1B 4RS (entrada pela Swallow Street)
Punjab – restaurante indiano que funciona em Covent Garden desde 1951. Falamos dele aqui.
Zaika – restaurante de culinária indiana mais requintada e cara. 1 Kensington High St, W8 5NP
Masala Zone – cadeia com 7 restaurantes no centro de Londres (Bayswater, Camden, Covent Garden, Earls Court, Islington, Soho e na loja Selfridges – veja os endereços aqui
E você, degustou da culinária indiana em Londres? Se tem alguma indicação de bons restaurantes, favor compartilhar nos comentários!
Mais comida típica britânica no Londres para Principiantes
20 comidas típicas da Inglaterra
Kaueh Celso
O Restaurante Woodlands 37, Panton St. é maravilhoso e muito frequentado por indianos, portanto a culinária é muito boa!!!