Não é difícil encontrar o que fazer de graça em Londres. Veja neste artigo nossa seleção de programas gratuitos na cidade.
Embora tenha gente que pense que Londres é a cidade mais cara do mundo, isso não é verdade. Em pesquisa feita anualmente em 172 países, a capital da Grã-Bretanha ficou em 27o lugar em 2022, atrás de diversas cidades, incluindo Nova York (a mais cara), Paris (nono lugar), Zurique e Los Angeles.
É bom destacar também que Londres é das poucas cidades do mundo que oferecem tantas atrações por conta do contribuinte. É, atrações totalmente grátis.
Abaixo, fiz uma listinha dos meus 10 principais programas gratuitos em Londres. Clique nos links para mais informações.
O que fazer de graça em Londres
Conheça museus gratuitos e maravilhosos
Diversas cidades europeias têm museus maravilhosos. Mas em nenhum lugar você encontra tanta diversidade e, o melhor, museus com entrada grátis durante todos os dias do ano, com exceção dos dias 24, 25 e 26 de dezembro quando a maioria deles permanece fechada.
Em Londres, você pode conhecer o acervo permanente dos grandes museus da cidade sem pagar um centavo sequer:
- Museu Britânico,
- Museu de História Natural,
- Museu Victoria & Albert,
- Museu da Ciência,
- Museu de Londres – fechado para relocação sem previsão de reinauguração
Quem já foi a todos esses, pode conhecer também o Museu Imperial da Guerra, na margem sul do Tâmisa, ou o Museu Nacional Marítimo em Greenwich, ou ainda a incrível casa do colecionador Sir John Soane. Totalmente gratuito!
Dica de quem conhece: mesmo para os museus gratuitos é possível reservar seu horário online (sem pagar nada por isso). Assim você entra por uma fila bem mais rápida ou totalmente sem fila. Basta clicar no link do museu acima e fazer a reserva, geralmente clicando em “book free admission”.
Aprecie obras de arte nas galerias mais famosas da cidade
Obras de artes em exposição para todos os tipos de gosto, dos clássicos aos contemporâneos, passando pela arte inglesa deste início de século. Tudo isso é possível apreciar em Londres sem pagar nada.
É só escolher: Tate Modern (arte moderna e contemporânea) ou Tate Britain (arte britânica), à beira do Tâmisa; National Gallery e National Portrait Gallery, na Trafalgar Square.
Como alternativa, duas galerias menores, mas não menos impressionantes: a Wallace Collection, que fica pertinho da Oxford St. e as Serpentine Galleries, dois espaços para mostra de arte no meio do Hyde Park. Conheça e aprecie!
Leia também nosso artigo com 10 programas imperdíveis em Londres
Caminhe pela cidade
Londres é uma cidade plana e a melhor forma de conhecer seus segredos é andar pelas ruas e praças.
Você pode seguir roteiros pré-estabelecidos, como os sugeridos no nosso Guia Londres em 4 dias – roteiros e dicas, ou simplesmente flanar pelos cantos da cidade.
Vá ao Southbank, por exemplo, a margem sul do Tâmisa, e caminhe da London Eye a Tower Bridge (ponte cartão postal da cidade). Você terá oportunidade de ver e fotografar vários pontos turísticos da cidade: o palácio de Westminster, o Big Ben, o London Eye, a Tate Modern, o teatro de Shakespeare, a Catedral de St. Paul, a Torre de Londres, a Tower Bridge e muito mais (a entrada, no entanto, é paga).
Outros pontos turísticos famosos da cidade também não cobram ingresso, entre eles:
- Piccadilly Circus,
- Trafalgar Square,
- Covent Garden,
- Notting Hill e
- Leicester Square
Uma caminhada nas margens do Regent’s Canal, especialmente entre Little Venice e Camden, é um programa delicioso e você certamente se surpreenderá com essa parte de Londres.
Além de passar pelo Regent’s Park, você verá diversos barcos casa ancorados nas margens, alguns com seu próprio jardim. Uma caminhada sem correria leva cerca de 1 hora.
E para quem gosta de arte de rua e lojas mais alternativas, uma caminhada pelo leste da cidade, como a região da Brick Lane, é uma fonte de muita inspiração.
Faça um piquenique em um parque real
Londres conta com uma enorme quantidade de praças e parques, sendo que cinco dos chamados “parques reais” se encontram na região central da cidade:
- Hyde Park,
- Kensington Gardens,
- St James’s Park,
- Green Park e
- Regent’s Park / Primrose Hill.
Um piquenique no parque, ou mesmo uma parada estratégica em um dia de sol, é um programa delicioso.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Meu favorito entre parques reais é o Regent’s Park, especialmente na primavera, mas todos são lindos e em cada estação com seu charme: o St James’s Park, com a vista para o palácio de Buckingham, a Serpentine no Hyde Park, Kensington Gardens…
Quer conhecer um parque mais afastado?
Vá a Hampstead Heath, na charmosa região de Hampstead, no norte de Londres, ou ao Richmond Park no sudoeste da cidade.
Se delicie em um mercado da cidade
Londres é famosa por seus mercados de rua: Portobello Road, no charmoso bairro de Notting Hill para antiguidades e quinquilharias, Camden Market para ver gente e coisas “excêntricas”, o Spitalfields Market para compras diversas, e tantos outros.
Eu consigo passar horas observando as pessoas, e andando de barraquinha em barraquinha para ver as novidades.
Também vale uma visita ao mercado onde se vende comida de todos os tipos: o adorável Borough Market e, por que não, ao mercado das flores de Columbia Road aos domingos. Eu garanto: não é preciso comprar nada para se divertir!
Baixe nosso guia gratuito: Mercados de Londres.
Assista à cerimônia de Troca da Guarda
Depois de ter ido, você pode achar que não foi um bom programa, mas ir a Londres e não se acotovelar em frente ao Palácio de Buckingham para ver a troca da guarda, não é uma experiência completa!
E este é também um programa gratuito, é só chegar e esperar os guardinhas.
Outra opção menos popular, mas também bem interessante e gratuita, é a troca da guarda montada em Horse Guards Parade, no St James’s Park. A troca da guarda montada acontece diariamente às 11h00 e aos domingos às 10h00.
Ouça os corais da Westminster Abbey e St Paul’s Cathedral
A visita ao interior dessas monumentais igrejas é cobrada, mas você pode participar da Evensong, missa cantada pelo coro da igreja, sem ter de pagar nada.
Essa missa especial acontece, durante a semana, às 17:00, e, para quem aprecia música sacra, vale pelo concerto e pelo local. Consulte os sites (aqui e aqui) para ver a a programação e confirmar o horário nos finais de semana.
Se divirta como seus ídolos
Os amantes de Harry Potter podem tirar a famosa foto na Plataforma 9 ¾ sem pagar nada. Basta ir à estação King’s Cross, esperar na fila e fazer sua melhor pose!
Já os beatlemaníacos não podem perder a foto na famosa faixa de pedestres da Abbey Road. Sozinho ou em grupo, é preciso contar com a paciência dos motoristas que querem seguir caminho, mas no final dá tudo certo e você leva esta famosa lembrança.
Conheça também outros pontos relacionados aos Beatles em Londres para uma foto.
Veja a cidade do alto – o que fazer de graça em Londres
Para dar uma volta na roda-gigante panorâmica (London Eye) ou para subir na plataforma do edifício mais alto da cidade (The Shard), você precisa abrir a carteira, mas há outras alternativas maravilhosas e gratuitas.
Um dos arranha-céus da City of London, o edifício Walkie-Talkie, abriga um jardim chamado Sky Garden no trigésimo quinto andar. De lá se tem vistas lindas da cidade, inclusive do edifício mais alto (The Shard) na outra margem do rio.
Outro jardim suspenso gratuito em que se pode ter uma bela vista da cidade é o recém-inaugurado The Garden at 120, também na City londrina. O jardim fica no décimo-quinto andar do prédio e é um ótimo local para levar seu sanduíche para almoçar ou para fazer uma pausa para descanso em meio a flores.
A mais nova plataforma de observação totalmente gratuita é o Horizon 22, plataforma gratuita mais alta da cidade. Localizada no andar 58 do prédio mais alto da City londrina, 22 Bishopsgate. Os ingressos gratuitos devem ser reservados online e são bem concorridos. Disponíveis com cerca de 2 meses de antecedência.
O parque Primrose Hill, no norte de Londres bem perto de Camden, também oferece vistas maravilhosas da cidade. O parque se encontra em um local elevado da cidade e de lá se vê até a London Eye. Totalmente free.
Greenwich também oferece vários programas gratuitos além do Greenwich Park, de onde também se tem vista panorâmica de Londres. Veja nosso guia para Greenwich aqui.
Assista concertos de música ao vivo gratuitos
Música ao vivo gratuita é fácil de encontrar em Londres.
O Southbank Centre, centro de artes próximo à London Eye, tem concertos gratuitos na hora do almoço todas as sextas-feiras no bar central. O tipo de música varia entre jazz, folk, clássico e música de outros países.
Diversas igrejas de Londres oferecem concertos de música gratuitos na hora do almoço.
Na Igreja St Jame’s Piccadilly os concertos são às segundas, quartas e sextas às 13h10, com duração de 50 minutos. O concerto é gratuito mas doações são aceitas e encorajadas.
Já na igreja St Olave’s, na City of London, os concertos gratuitos são às 13h00 de quartas e quintas-feiras. É uma tradição da igreja há mais de 50 anos.
A St Martin in the Fields, igreja da Trafalgar Square, tem concertos gratuitos de música às quintas e domingos..
Na Royal Opera House, em Covent Garden, você também assiste concertos gratuitos na hora do almoço, com artistas da casa ou convidados, normalmente nas sextas-feiras. Veja a programação aqui.
No andar inferior do mercado de Covent Garden acontece sempre apresentação de música clássica. Basta chegar e ver o que está rolando. Leia aqui sobre Covent Garden.
Não é raro também ter música ao vivo gratuita em pubs da cidade.
***
Leia estes posts para saber sobre descontos para as atrações pagas:
Vale a pena comprar o London Pass?
Quanto vou gastar por dia em Londres – dicas para um orçamento realista
Outras ideias para o que fazer de graça em Londres você encontra aqui.
Ícaro angelo nunes
Eneida, estou querendo ir pra Londres em outubro ou dezembro e estou a procura de informações e vc é a pessoa certa para me informar, quero ir morar em londres um tempo , mas não sei ingles e estou pensando em entrar em uma ecola de ingles para aprender o basico o mais rapido possivel, dai eu te pergunto, vai adiantar se eu fizer aqui 5 meses de ingles e ir ?
Eneida
Oi Ícaro,
Sugiro que você comece a aprender inglês o quanto antes!
Paulo Augusto
Parabéns pelo seu belo trabalho!
Você saberia me informar qual o site em que eu poderia comprar ingressos antecipados para musicais em Londres? Agradeço muito desde já.
Eneida
Oi Paulo,
Vários lugares: http://www.theatremonkey.co.uk/ ; http://www.lastminute.com/site/entertainment/theatre/ ; http://www.broadwaybox.com http://www.ticketmaster.co.uk/
Os sites dos teatros também costumam vender.
E se você quiser deixar para comprar no dia, no guichê da Leicester Square, saiba o preço e o que está à venda aqui:
http://www.officiallondontheatre.co.uk/tkts/
adriano
Eneida, vou ficar 4 dias em londres, pretendo ir a london eye, museu de cera, ir a Windsor e conhecer o castelo, e fazer o passeio do onibus de dois andares incluindo passeio de barco. Os ingressos dos musicais ja comprei. Gostaria de saber se para estes passeios e refeições simples 300 libras e o suficiente. Grato!
Eneida
Bom, Adriano
Os ingressos para as atrações e o trem para Windsor custarão em torno de £80,00 -100,00. Quanto à alimentação, posso te dizer que para mim – com meus hábitos e meus gostos – £50,00 – £60,00 por dia de alimentação é suficiente. Mas, logicamente você pode gastar muito mais ou muito menos! Para ter uma ideia de preços, veja este post aqui: http://www.londresparaprincipiantes.com/?p=3188
Sugiro que compre o ingresso “combo” para o London Eye / M. Tussauds. Fica um pouco mais barato.
Eliane
Eneida, fui à Londres em Junho/2010 com minha filha e fizemos um passeio a pé com direito a mapinha e dicas do seu blog. Muito obrigada!
Regina Lima
Boa noite Eneida, eu gostaria de saber como chego da piccadilly circus até o museu britânico, aqui tem uma informação de ônibus, mas já estando em outra rua, e da piccadilly? pego ônibus, metrô? qual?
Obrigada querida.
Ah, este seu blog com certeza é o melhor para qualquer um que queira ir a londres.
Eneida
Oi Regina,
Obrigada pelo carinho.
Leia este post para saber como ir de um lugar a outro em Londres: http://www.londresparaprincipiantes.com/?p=1824.