Bath é uma das cidades mais lindas da Inglaterra e certamente você vai adorar conhecer. Veja neste artigo como ir e o que fazer em Bath
Algumas excursões oferecem passeios de um dia em Bath a partir de Londres, mas elas normalmente matam três coelhos de uma só vez: Windsor, Stonehenge e Bath, ou Salisbury, Stonehenge e Bath.
São convenientes para quem não quer esquentar a cabeça, ou para quem não tem muito tempo e deseja conhecer um pouco do interior da Inglaterra.
Como ir de Londres a Bath de trem?
Para os que podem conhecer esta linda cidade com mais tranquilidade, fazer o passeio por conta própria é uma boa opção.
É super fácil ir de trem: você sai da estação de Paddington (aquela onde chega o Heathrow Express) e em menos de uma hora e meia está em Bath, sem baldeação.
As passagens mais baratas, compradas com antecedência online (tipo “Advance”), custam cerca de £30 cada trecho (valor de 2022) para viajar depois de 9h30.
Já as compradas sem desconto custam mais caro, mas dá para você pegar o trem que sai de Londres entre 8:00 e 8:30 e aproveitar bem o dia. São até 4 saídas por hora e as passagens podem ser adquiridas com até 12 semanas de antecedência, no site da RailEurope.
Como ir de Londres a Bath de ônibus?
A viagem de Londres a Bath de ônibus leva cerca de 3 horas e é bem mais barata que a trem. Se comprado com antecedência, é possível encontrar passagens por até £6 libras para cada trecho.
Os ônibus saem da estação de ônibus de Victoria (Victoria Coach Station) que fica próximo da estação de metrô / trem de mesmo nome. Veja aqui horários e valores na data da sua viagem.
Distância de Londres a Bath
Bath fica a cerca de 190 km de distância de Londres. A viagem de carro é feita quase totalmente na autoestrada M4, que liga a capital ao oeste da Inglaterra.
A depender do trânsito, a viagem entre Londres e Bath de carro leva entre 2,5 e 3,5 horas. Como é uma estrada muito usada e passa também pelo aeroporto de Heathrow, o trânsito é pesado, especialmente em certos horários.
O que fazer em Bath?
Bath é uma cidade considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e não faltam locais interessantes para conhecer. O conjunto arquitetônico da cidade, como um todo, impressiona pela preservação e beleza. Parece que estamos no século XVIII!
A estação ferroviária (marcada com azul no mapa) fica bem perto dos principais pontos turísticos de Bath. Dá para conhecer tudo a pé, mas há outras opções também.
Mapa com os principais pontos turísticos de Bath
Principais pontos turísticos de Bath
1. Termas Romanas (Roman Baths)
As famosas termas, construídas pelos romanos para usufruírem de uma fonte de água quente local, são extremamente bem preservadas. Os romanos acreditavam que as fontes eram sagradas e tinham poder curativo. Assim construíram um templo em homenagem à Deusa Sulis Minerva.
No local, hoje visitamos quatro áreas: a Fonte Sagrada, o Templo Romano, a Casa de Banho Romana e os achados da Termas Românicas.
No valor do ingresso, está incluído um audioguia em 12 idiomas, inclusive português europeu.
Os ingressos custam em 2019 a partir de £14,40, se comprados online, sendo que os mais baratos são para visitas durante a semana nos meses do inverno.
O horário de visitação varia conforme a época do ano, veja detalhes aqui
Fãs do seriado Bridgerton podem conhecer algumas locações da série, fazendo um passeio guiado de duas horas em inglês. Além de conhecer as casas dos Featheringtons e de Lady Danbury, entre outros locais, você aprenderá sobre a sociedade e a vida da aristocracia inglesa no século XIX. Informações e ingressos aqui.
2. Pump Room
Construído em 1795, era na Sala da Bomba que as pessoas se reuniam após os banhos para beber da água termal.
Hoje funciona como restaurante, aberto do café da manhã ao jantar. Você pode ainda experimentar a água da fonte.
O chá da tarde é servido com a pompa inglesa a partir do meio-dia e custa a partir de £19,50 por pessoa.
3. Abadia de Bath
Linda abadia em um local que tem sido ponto de oração para os cristãos há mais de mil anos. Construída em 1499, foi completamente reformada durante a era vitoriana pelo famoso arquiteto Sir George Gilbert Scott.
Aberta ao público às segundas-feiras, de 9:30 às 18:00, de terça a sábado de 9:00 às 18:00 e, aos domingos, de 13:00 às 14:30 e das 16:30 às 17:30. Ingresso em forma de doação de £2,50.
Mais informações no website da abadia
4. Teatro Real
Um dos teatros mais antigos do Reino Unido ainda em funcionamento, o Royal Theatre foi construído em 1805 e totalmente restaurado em 2010.
Veja a programação no website do teatro
5. Jane Austen Centre
Exposição celebrando a vida da famosa escritora britânica, que morou na cidade durante alguns anos de sua vida. Na exposição aprendemos sobre a autora, o tempo em que viveu em Bath e como a cidade moldou sua obra. Os funcionários, vestidos a caráter, dão vida e charme ao local.
No local, há um salão de chá e uma loja de souvenir.
Aberto diariamente entre 10h00 e 16h00, aos sábados entre 9h45 e 17h30.
Veja mais informações no website
6. The Circus
Conjunto de residências dispostas em um círculo, que é uma das marcas registradas da cidade e que contribuiu para que Bath fosse declarada Patrimônio da Humanidade.
7. Assembly Rooms e Fashion Museum
Prédio histórico da cidade que hoje abriga o Fashion Museum. O museu da Moda tem uma coleção de cerca de 100 mil objetos, de luvas bordadas do tempo de Shakespeare a modelos de designers famosos atuais. Há uma interessante galeria, Dress of the Year, em que são escolhidos a cada ano desde 1963 um modelo de um designer famoso que marcou aquele ano.
Aberto diariamente de 10:30 às 16:00, até às 17:00 entre março e outubro. Ingresso pago.
Mais informações no website
8. Royal Crescent
Outro lindo conjunto de casas, este em forma de semi-círculo, projetadas pelo filho do arquiteto que idealizou o The Circus, John Wood, the younger. Construído entre 1767 and 1774, o Royal Crescent é considerado um dos mais belos exemplos da arquitetura do período Georgiano.
São 30 casas geminadas que têm a fachada protegida pelo Patrimônio Britânico. Assim, o interior de algumas delas já foi extensamente modificado, mas a fachada continua a mesma. Em uma das casas funciona um hotel de luxo, o Royal Crescent Hotel & Spa (número 16) e no número 1 funciona um pequeno museu (No 1 Royal Crescent).
9. Pulteney Bridge
Ponte sobre o Rio Avon, comparada à ponte Vecchio de Florença por ser uma das mais belas do mundo.
Leia aqui sobre nosso passeio de um dia a Bath.
Como se deslocar em Bath
O trajeto por estes pontos turísticos pode ser feito tranquilamente à pé, já que da estação ferroviária ao Royal Crescent são menos de 3 km.
Como opção, no entanto, há um ônibus do tipo “Hop-on hop-off” (daqueles que você compra o bilhete para um dia inteiro e pode entrar e sair do ônibus quantas vezes quiser), que faz todo o percurso. Veja informações aqui. Com o ônibus, é possível também ir à parte mais alta da cidade, onde se tem uma vista maravilhosa do conjunto arquitetônico da cidade.
O que fazer próximo a Bath
Querendo continuar o passeio antes de voltar a Londres, você pode visitar Stonehenge e a linda vila de Lacock em um tour que é feito em pequenos grupos a partir de Bath. Mais informações neste website.
Isso para quem quer matar três coelhos…
Excursões para Bath a partir de Londres
Windsor, Bath, Stonehenge– excursão em grupos de até 16 pessoas com saídas diárias. Aprovado por nossos leitores. Em inglês.
Bath, Stonehenge e Windsor em português – excursão em ônibus, com saídas às quartas-feiras. Em português.
Bath, Stonehenge e Salisbury – excursão em ônibus que inclui visita à catedral de Salisbury. Em inglês.
Este post contem links de afiliado. Isso indica que podemos receber uma pequena comissão se você adquirir algum produto através dos links. Você não paga nada a mais por isso.
Quer fazer outros passeios bate-volta a partir de Londres? - Veja informações nos links abaixo dos principais passeios de um dia a partir de Londres ou conheça nosso guia e-book Dez Passeios Próximos a Londres. Como ir e o que fazer em Cambridge Como ir e o que fazer em Canterbury Como ir e o que fazer em Bath Como ir e o que fazer em Stonehenge Como ir e o que fazer em Windsor Como ir e o que fazer em Liverpool Como ir e o que fazer em Oxford Como ir e o que fazer em York Como ir e o que fazer em Dover Como ir e o que fazer em Brighton Como ir e o que fazer em Cardiff
Maria Luiza Neves
Ola Eneida.
Ótimo post, ótima sugestão. Fiz o passeio Stonehenge, Bath e Windsor pela International Friends seguindo recomendação que dizia ser o passeio feito em ritmo mais lento por ser feito em microônibus com número reduzido de pessoas e passariamos pos estradas menores de forma que poderiamos apreciar a visão dos campos e cidadezinhas rurais inglesas. Qual! O motorista seguia com tal velocidade que tive enjôos por todo o passeio. As paradas foram com tempo acanhadíssimo, não considerando sequer um tempo extra para uma água ou uma ida ao banheiro. E éramos poucos. Nosso grupo com 5 pessoas e mais 2 casais. Talvez tenhamos tido pouca sorte com o motorista, extremamente enfadado, mas de uma próxima vez, farei como sugere o post. Todos os locais visitados merecem um retorno mais tranquilo pois são lindos.
Eneida
Oi Maria Luiza,
Que experiência desagradável! Realmente, os lugares são lindos e quem tem um tempinho deve tentar ir por conta própria. A excursão é mesmo para quem está com tempo apertadíssimo. Espero que possa voltar em breve!
livia
Oi Eneida, tenho uma duvida, para ir a Brighton de trem, qual estaçao eu devo sair, por que ja ouvir falar em Euston, outras dizem Victoria, a grande maioria foi ate Victoria e teve ir correndo para Euston, esta meio confuso, poderia me ajudar? obrigada bjs
Eneida
Oi Lívia
Confirme no site nationalrail.co.uk
mila
Olá, Eneida!
Você poderia me dar algumas dicas? Eu e minha filha iremos em julho pra Londres e gostaríamos de fazer um bate-e-volta a Bath (e Cambridge tb). Gostaríamos de ir de trem, mas queria dicas sobre melhores horários (mais baratos), e quanto tempo seria o ideal pra conhecer os pontos turísticos. Qual o horário que eles consideram fora do pico? Estava procurando passagens no site “trainline…”(dica do Ricardo do viajenaviagem), mas aqui encontrei outros: qual seria o melhor?
Desde já agradeço a atenção! Abraços
Eneida
Oi Mila,
O horário considerado de pico geralmente é até 9h30 da manhã e entre 17 e 19h00, mas a forma de saber ao certo é consultando o site da empresa ferroviária e simulando uma compra. No site do First Great Western na tela dos resultados da busca tem um botão “Find the lowest fares” (canto inferior esquerdo) que te mostra as passagens mais baratas.
O Trainline é uma empresa que faz a intermediação da venda de passagens. Para isso, cobra uma pequena comissão.
Lucas
Eneida, segui seu conselho de ir a Bath por conta própria. Comprei passagem com antecedência e consegui bom preço. O que vc considera imperdível caso nao dê tempo de ver tudo em um dia? Bath tem local para banho nas termas? Vale a pena? Muito obrigado.
Eneida
Oi Lucas,
A cidade é pequena, dá para ver muita coisa. Faça um tour guiado ou compre a passagem para o ônibus hop-on hop-off que você passará por todos os pontos.
Sobre o spa, veja aqui: http://www.thermaebathspa.com/ (não conheço).
Cristina
Boa noite, Eneida!
Tenho uma dúvida sobre as passagens de trem ida e volta até Bath. Você disse no texto que existem passagens a partir de £ 9,50, mas eu segui o link da First Great Western e mesmo escolhendo horários depois das 8h30, as passagens ida e volta mais baratas que eu encontrei ficam em £ 55,00. Eu coloquei a data de 08/02/2014, que é quando eu pretendia ir. Será que esse preço é por ser em um sábado e já estar quase em cima da hora?
Abraços,
Cris
Eneida
Oi Cristina,
Não sei como é calculado o preço. Dei uma olhada e encontrei passagens de 13,50 às 6 da manhã para o dia 8/2. O normal é mesmo em torno de 50,00 como escrito no post.