O Eurostar, trem rápido que liga Londres à França, está com uma novidade neste verão: um serviço direto da estação St. Pancras em Londres a Avignon e Marseille, na região da Provence na França. A viagem é feita em cerca de 6 horas e o preço de passagem ida e volta está custando a partir de £99 (£56 por trecho).
Para celebrar, convidamos a brasileira Petria Mendes, autora do blog C’est ma Provence, para nos contar sobre a linda Rota da Lavanda no sul da França. Não dá para não querer pegar o primeiro trem!
***
Verão, céu azul, calor, um verdadeiro convite para visitar os campos de lavanda na Provence, Sul da Franca !
Pois é, esse destino de sonho pra muita gente se veste de púrpura a partir da terceira semana de junho até o início de agosto.
Os campos de lavanda florescem nas encostas e planaltos ensolarados da Provence, é a oportunidade única de admirar belas paisagens dignas de cartão postal.
Para você que está em Londres e morre de vontade de dar uma escapada até o sul da Franca, vivenciar esse espetáculo e descobrir a paisagem que inspirou tantos artistas como Paul Cezanne, Monet e Van Gogh, durante todo o verão, Eurostar propõe a linha que liga Londres às estações francesas da Provence (Avignon, Aix en Provence e Marseille).
Então, vamos pegar a estrada e viajar pela rota turística da lavanda?
Abadia de Senanque
Primeira parada na região do Luberon, uma visita imperdível a Abadia de Senanque, construída no século XII, e certamente um dos lugares religiosos mais visitados da região.
Localizada a 2 km de Gordes, a Abadia de Senanque é um dos melhores exemplos da arquitetura cisterciense em Provence e, talvez, uma das razões pela qual o número de turistas é mais importante a cada ano.
A abadia ainda é habitada por uma comunidade de monges que residem e vivem do trabalho de suas próprias mãos, como a cultura de belos campos de lavanda para a produção de óleo essencial de alta qualidade.
A beleza da abadia, os campos de lavanda, a tranquilidade do local propício para meditação em harmonia com a natureza, tudo participa para fazer deste local uma experiência.
Valensole
Ao norte da Provence, a segunda parada obrigatória: Valensole, uma pequena cidade ao sul dos Alpes de Haute Provence, a dois passos de Digne les Bains e Manosque, situada no coração de um belo planalto de 800 km2.
Com mais de 300 dias de sol por ano, talvez dai venha a origem do seu nome, Vallis e solis, “O Vale do Sol”, também conhecida como o “celeiro da região”, Valensole é atualmente um dos lugares mais importantes no que diz respeito ao cultivo de lavanda, e se você deseja desfrutar do maravilhoso espetáculo dessa intensa cor púrpura e deste aroma único que a natureza tem para oferecer, reserve na sua agenda o mês de julho.
Sault
Para terminar, é hora de visitar Sault, um vilarejo particularmente turístico e que possui a reputação de Capital Provençal da Lavanda.
Na estrada da montanha que leva até a planície, a vista é deslumbrante sobre as culturas de lavanda, sem falar do cheiro de lavanda no ar em razão das destilarias, é magico!
Vale a pena uma caminhada pelo centro histórico do vilarejo que revela ruas estreitas e algumas fachadas de casas medievais ou do período renascentista. Na praça central as principais atrações da cidade são a Igreja de Nossa Senhora da Torre, a fonte, e o Chateau des Agoult.
Todo dia 15 de agosto, Sault oferece o “Festival da lavanda”, onde se pode saborear os produtos locais, tais como o “nougat” (uma espécie de torrone com mel e amêndoa), o mel e a lavanda; assistir aos desfiles com carros alegóricos enfeitados com esta planta aromática que espalha seu perfume pelas ruas do vilarejo.
Antes de partir de Sault e sua região, aproveite a oportunidade para visitar outros vilarejos nos arredores: Simiane a Rotunda, o Plateau d’Albion, Saint Christol e Montbrun-les-Bains.
Para saber mais sobre a região da Provence e seus campos de lavanda, visite o blog de C’est ma Provence.
Artigo redigido por Petria Mendes Broutin do blog C’est ma Provence
Deixe um comentário