Conheça as formas de ir de Londres para cidades da Europa de trem
Que a minha forma preferida de ir de Londres a Paris é de trem, já contei aqui no blog.
É confortável, rápido – em menos de 2,5 h você vai do centro de uma cidade ao centro da outra – e não tem aquela chatice de chegar no aeroporto (normalmente bem longe do centro) com horas de antecedência.
Mas sabia que também é possível ir a outras cidades da França e dos países vizinhos com o mesmo conforto?
Veja abaixo as informações sobre viagens de trem entre Londres e algumas cidades da Europa.
O Eurostar é o trem rápido que liga a Inglaterra ao continente europeu através do túnel sob o Canal da Mancha, conhecido com Eurotúnel. Partindo da estação St Pancras, na área central de Londres, o trem alcança velocidades de até 320 km/h.
Todos os trens do Eurostar são confortáveis e modernos e têm amplo lugar para acomodar a bagagem.
São três classes de conforto (e preço): Standard, Standard Premier e Business Premier, que oferece um nível extra de conforto, incluindo acesso ao lounge, prioridade de embarque, comida e bebida.
Os preços cotados a seguir se referem à classe Standard.
De Londres para a Europa de trem
Londres se encontra no sudeste da ilha chamada Grã-Bretanha. O ponto mais próximo da Grã-Bretanha ao continente europeu é o estreito de Dover, que separa a cidade de Dover, na Inglaterra e Calais, já na França.
São somente 33,3 km de distância, no ponto mais estreito. Muita gente corajosa faz este percurso a nado!
Para os menos corajosos, o Eurostar faz a ligação entre a Inglaterra e os países vizinhos: França, Bélgica e Holanda.
Você pode continuar a viagem de trem para outros países da Europa fazendo baldeação para companhias ferroviárias locais e chegar até a Espanha, Portugal, Alemanha, Itália e muito mais.
Mapa dos destinos do Eurostar na Europa.
De Londres para a França de trem
Sobre a viagem entre Londres e Paris de Eurostar, falamos neste artigo. Abaixo, detalhes para a viagem para outros locais da França.
De Londres ao sul da França de trem
No verão europeu (entre maio e setembro) é possível ir de Eurostar diretamente de Londres até Avignon, no coração da Provence, e ainda seguir até Marselha, já na costa do mediterrâneo.
A viagem, que cruza a França de norte a sul, leva cerca de 6,5 horas. Os trens partem de Londres uma vez por dia nas sextas, sábados, domingos e segundas. Veja a tabela abaixo.
De Londres para o Alpes franceses de trem
Planejando viajar no inverno?
De dezembro a abril pegue o Ski Train do Eurostar, que levará você diretamente para os Alpes franceses. O Eurostar faz paradas em Moutiers, Aime-la-Plagne e Bourg-St-Maurice onde estão as badaladas estações de esqui de Courchevel, Les Arcs, Tignes, Val d’Isere e Val Thorens (entre outras).
O trem que opera nas sextas-feiras é um trem noturno, então você viaja durante à noite e já chega descansado para esquiar pela manhã. Já aos sábados o trem é um diurno, e você pode apreciar a linda paisagem dos Alpes. A viagem leva entre 7 e 10 horas. O serviço opera nas sextas, sábados somente e o trem noturno normalmente demora um pouco mais que o diurno.
Os equipamentos de esqui viajam de graça!
De Londres para a Disneyland Paris de trem
Para quem está com a criançada, é possível ir de Londres para a Disneylândia em Paris também no Eurostar.
Há duas rotas ligando a capital inglesa até o parque da Disney perto de Paris. A primeira é um serviço direto que liga Londres a Marne-la-Valée – estação Chessy em cerca de 3 horas. A estação Chessy fica a 2 minutos da entrada da Disneyland Paris.
Esta rota opera especialmente nos feriados, férias e mini-férias escolares do Reino Unido (veja aqui quando acontecem).
Já com a segunda opção, você vai de Eurostar de Londres para Lille (estação Europa) e lá pega o TGV para a Disneyland. Esta rota é mais frequente, porém um pouco mais demorada que a direta, já que o percurso é percorrido em cerca de 4 horas.
As passagens para o Eurostar para a Disneyland Paris são vendidas com até 280 dias de antecedência e quanto antes você faz a compra, mais chances tem de encontrar os melhores preços.
De Londres para a Bélgica de trem
São cerca de 320 km de distância entre Londres e Bruxelas e o Eurostar faz o percurso em 2 horas e 3 minutos.
Nove trens por dia saem da estação St Pancras em Londres com destino à estação Midi de Bruxelas. O primeiro trem sai de Londres às 6h47 e o último às 19h34.
Além da antecedência da compra, os preços também variam de acordo com o horário e a data da viagem, por isso é bom verificar no site o que tem disponível para a data da sua viagem.
De Londres para a Holanda de trem
A viagem entre a estação St Pancras International no centro de Londres e a estação Roterdam Centraal é feita em cerca de 3 horas e até a estação central de Amsterdã em cerca de 4 horas no Eurostar.
Três trens diretos saem de Londres diariamente, às 7h16, 11h04 e 17h16. As passagens compradas com antecedência custam a partir de €40.
É possível também fazer o trecho Londres a Bruxelas de Eurostar e pegar o trem local (Thalys) entre Bruxelas e Amsterdã. Nesse caso, a viagem é mais lenta, já que normalmente há um tempo de espera em Bruxelas, e levará em torno de 5 horas. A vantagem é que são mais opções de horários.
Observação sobre o título do post: apesar de o Reino Unido fazer parte da União Europeia, os britânicos se referem ao restante da Europa como “Continent” ou mesmo “Europe”. Por razões geográficas, históricas e culturais, eles não se sentem realmente parte da Europa, pelo menos é esta a impressão que tenho!
Leia também: Viajar de trem na Inglaterra
E você, já fez algumas destas viagens de trem? Conte sua experiência na caixa de comentários!
Este post contém links de afiliado. Isso indica que podemos receber uma pequena comissão caso você adquira algum produto através dos links. Você não paga nada a mais por isso.
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
JOSE NETO
Primeiramente, gostaria de parabeniza-lo pelo site. Então, em fevereiro de 2018 farei intercâmbio em Londres durante um mês e gostaria visitar nos quatro fins de semana os países: PARIS, ESPANHA, ROMA E ALEMANHA.. Vou estar levando 800 libras e 300 euros. É possível com esta quantia se eu for bem econômico: dormindo em hostels e sem gastar com presentes fazer tudo isto acima sitado?
E outra, eu sei que de eurotrain consigo ir até Holanda, Bruxelas etc…agora, de Londres é possível ir de eurotrain à Espanha, Alemanha e Roma?
Eneida
Olá Jose,
Gastos são muito pessoais e cada um gasta conforme seus hábitos. Também depende se a acomodação e o curso já foram pagos. Sugiro que estabeleça um orçamento semanal e se mantenha dentro do que foi estipulado. Orce as passagens de avião e trem com antecedência, pois pode conseguir bons preços.
Para ir para a Alemanha, Espanha e Itália, é mais fácil, prático e econômico ir de avião.
PALOMA
Como faço para ir de Londres a Munique? Obrigado
Eneida
Olá Paloma,
Você pode ir de avião ou trem. Para simular trajeto de trem, sugiro : http://bit.ly/PassagemTrainline
Sérgio Soeiro
Boa tarde, Eneida.
Primeiramente parabéns pelo trabalho. Eu e minha família (3 adultos e 1 criança de 7 anos) temos viagem marcada para a Europa de Dez/2017 a Jan/2018. Até 13/01 já temos planos traçados, mas a partir daí estou com dúvidas. Dia 14/01 estaremos em Liverpool e pretendemos ir para Munique. Como nunca estivemos na Europa, muito menos no inverno, não sei qual seria a maneira mais vantajosa de fazer o trecho, não necessariamente saindo de Liverpool, pode ser de cidade próxima, ou mesmo Londres. Podemos fazer de avião, mas confesso que minha preferência é o trem, principalmente se for trem rápido.
Gostaria, se possível, que você me desse algum tipo de esclarecimento sobre estas dúvidas.
Desde já agradeço.
Bruno
Olá, bom dia!
No post você comentou que comprando um bilhete eurostar, qualquer outra cidade dentro Bélgica, usando a rede ferroviária local, este trecho sairá de graça.
Minha dúvida é a seguinte:
Vou sair de amsterdan com destino a Londres. No percurso vou parar em bruxelas na estação Bruxelles Midi para trocar de trem, pois no percurso vou utilizar a thalys e eurostar.
Porém quero passar o dia em Bruxelas para conhecer a cidade (pit-stop).
Posso pegar um trem de Bruxelles Midi para Bruxelles Centraal utilizando meu bilhete eurostar de graça? e para retornar da estação Bruxelles Centraal para Bruxelles Midi posso utilizar outra vez o bilhete eurostar sem pagar nada por isso?
Ou será melhor comprar algum bilhete para utilizar a ferrovia local de Bruxelas?
Desde já agradeço.
Eneida
Oi Bruno,
Entendo que sim, mas não encontrei nada no site agora que confirme esta informação. Acho até que atualmente o bilhete para qualquer estação na Bélgica custa mais que o para Bruxelas. Talvez não valha mais a pena.
Tatiane
Boa-noite Eneida!
Estou pesquisando passagens de trem de Londres para Amsterdã e vi algumas opções bem mais baratas mas com 2 transfer’s. A logística de mudança de trem e complexa? Levando em conta que é a primeira viagem para Londres.
Eneida
Olá Tatiane,
Você troca em Bruxelas para o trem da Thalys. Você desce para o hall principal da estação e procura o trem para Amsterdã. Precisa ficar atento a qual plataforma o trem sai.