Conheça o padrão de tomadas na Inglaterra e outras informações para usar aparelhos elétricos e eletrônicos em Londres
Cada vez mais viajamos com aparelhos elétricos e eletrônicos e uma grande quantidade de carregadores e cabos para que tudo funcione de acordo.
Celulares, notebooks, câmeras fotográficas, além de barbeadores, secadores de cabelo, chapinhas, etc. são muitas vezes indispensáveis para nossa viagem.
Saiba como são as tomadas na Inglaterra, para não ter problemas com seus aparelhos. Para isso, leia o artigo abaixo e viaje tranquilo!
O padrão elétrico inglês
O plug padrão dos aparelhos elétricos no Reino Unido (UK) é do tipo G no padrão mundial: tem três pinos chatos em forma de triângulo e é assim:
Já a voltagem é 230 v, com 50 Hz de frequência padrão. No Brasil, dependendo do local, temos 127 v ou 220 v de voltagem e 60 Hz de frequência.
Logo, se você quiser levar seus aparelhos elétricos e eletrônicos para a Inglaterra, você precisará de um adaptador para a tomada e um transformador para a voltagem, caso seu aparelho não seja auto / bivolt.
Hoje em dia, a maioria dos notebooks e celulares é autovolt (entre 90 e 240 v 50-60Hz), ou bivolt (127 ou 220), mas secadores de cabelo brasileiros de 127 v, por exemplo, podem queimar se ligados diretamente em tomadas de 230 v.
Como os transformadores não são muito práticos, sugerimos que você leve secadores e chapinhas bivolts ou deixe para comprar na Inglaterra.
Adaptadores para tomadas da Inglaterra
Os adaptadores para tomada podem ser comprados em Londres em várias lojas para turistas, lojas de eletrônicos, livrarias e até em farmácias. São bem baratinhos. Eles normalmente são assim:

De um lado, você pode colocar plugues variados, inclusive os antigos brasileiros (dois pinos finos, ou dois pinos redondos) e do outro você tem o padrão da tomada inglesa.
Mas atente para o fato de muitos desses adaptadores não se encaixarem nos “novos” plugues brasileiros, que têm três pinos redondos em uma configuração diferente.
Assim, você poderá precisar de dois adaptadores: um do padrão brasileiro novo para o americano por exemplo (dois pinos chatos), e um do americano para o britânico. Annoying!
Se quiser já sair do Brasil com seu adaptador universal próprio para a tomada brasileira, veja aqui uma sugestão.
As tomadas inglesas
As tomadas que combinam com os plugues são assim:
Repare que além da tomada propriamente dita, existe um interruptor (na tomada dupla são dois, um para cada tomada).
Para que seu aparelho funcione, além de conectar na tomada e ligar o aparelho, é preciso ligar o interruptor da tomada, ou seja, colocar o botão da tomada na posição ON.
Tomadas e interruptores nos banheiros na Inglaterra
Outro detalhe que vale lembrar é que não adianta você procurar por tomadas no banheiro na Inglaterra. Não tem. Por questões de segurança contra incêndio e para evitar choques (assim me disseram), não há tomadas nem interruptores de luz dentro dos banheiros.
As únicas tomadas que você às vezes encontra nos banheiros são tomadas especiais para barbeador.
Em alguns banheiros, você encontra uma cordinha pendurada no lustre, que é o interruptor. Para ligar a luz, basta puxar a cordinha.
Em todos os outros casos, é preciso lembrar de acender a luz antes de entrar no banheiro, o que pode ser um pouco irritante. Por outro lado, se estiver escuro, não é preciso ficar tateando, procurando o interruptor dentro do banheiro, porque ele sempre está do lado de fora, na parede ao lado da porta.
Esses ingleses gostam mesmo de ser diferentes!
Este post contém links de afiliados. Isso indica que podemos ganhar uma pequena comissão sobre compras efetuadas a partir deles. Você não paga nada a mais por isso.
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
Karolyne
Gostaria de saber se os produtos eletronicos daqui da Inglaterra funcionaram igualmente na voltagem 220 do Brasil, ou se seram um pouco mais lento do que o normal… Entretanto, para que isso ocorra eu terei que colocar um adaptador, mais caso, eu nao queira colocar este adaptador, existe a posssibilidade de trocar os plugues? Digo, levar a algum lugar ou pessoa que entende de equipamentos eletricos, para fazerem a troca dos plugues ingles para o brasileiro? Aguardo retorno, obrigada
Eneida
Oi Karolyne,
Acho que a voltagem 220 é igual.
Procure um eletricista que com certeza ele saberá trocar os plugues.
Andreza
Oi Eneida!
Estou precisando muito da sua ajuda, acabei de ler seu post e tenho umas dúvidas… eu to indo pra Londres mes que vem e eu vou ter que comprar uma chapinha e secador vc acha que é mais vantajoso eu comprar os dois na boots? se eu comprar em Londres qual é a voltagem dos aparelhos? la tem bivolt? sera que funciona no brasil? ou vc acha melhor eu levar a chapinha e o secador daqui memsmo os dois bivolts?
Espero que vc possa me ajudar!!!!
Obrigada
Eneida
Olá Andreza,
Acho que você deve procurar em Londres aparelhos que sejam “bivolt”, que são normalmente para quem viaja. Mas você tem de ler as informações na caixa, porque a maioria não é.
IRACI
Para ir de Heathrow to Glouscester Rd station precisa trocar o metrô? Onde é melhor trocar, thanks a lot.
Eneida
Oi Iraci,
Não precisa trocar, a estação fica na linha Piccadilly.
Maria Julia de Medeiros Silveira
Oi Eneida,
Eu e minha irmã estamos nos deleitando com tuas informações! Vamos para a Europa em Janeiro, primeiro Espanha (nosso irmão mora lá) e depois Londres!!! Então já viu que estamos com caderninho ao lado do note anotando tudo que tu deu de dica.
Sobre esta especifica sobre a voltagem, no caso do meu secador de cabelo que é 220, tu acha que tb tem risco de estragar no 240?
beijo
Eneida
Oi Maria Julia,
Sinceramente não sei, mas não arriscaria sem antes perguntar a um eletricista.
Martha
Olá Eneida,
Penso que, nao estou no post ,certo. Mas , gostaria de saber se é obrigatorio fazer um seguro saude , aqui no Rio/ Brasil para entrar no Reino Unido / Londres?
Obrigada,
Martha.
Eneida
Oi Martha,
O Reino Unido não faz parte do espaço Schengen, que exige o seguro de 30000,00 euros. Mas é sempre bom fazer seguro de viagem, não é?