No seu passeio por Londres em dezembro, certamente você terá oportunidade de experimentar algumas delícias que são típicas das festas de Natal.
Para os amantes da boa comida, uma ida ao Borough Market é um grande programa, que além de gastronômico é também cultural. Não desanime se o mercado estiver muito cheio.
Vale a pena dar uma voltinha para conhecer o que vai à mesa dos ingleses nesta época em termos de carnes, verduras, queijos e muito mais.
Duas delícias natalinas para você experimentar:
Mince Pies
São umas tortinhas que, apesar no nome (tortas de carne moída), são doces e não levam qualquer espécie de carne. Receita clássica da época, as Mince Pies são recheadas com uma mistura de frutas, castanhas, especiarias e brandy.
A receita é muito antiga, e dizem que até a época vitoriana o recheio realmente levava carne moída, juntamente com as frutas e temperos.
Até hoje em dia, as mais tradicionais Mince Pies ainda são feitas com uma espécie de banha, mas ela vem sendo substituída cada vez mais por alternativas mais saudáveis.
Segundo a tradição, é a comida preferida de Papai Noel e por isso, para agradar ao bom velhinho, na noite de Natal é bom deixar algumas próximas à lareira juntamente com uma taça de licor!
Veja aqui uma receita bem tradicional.
Mulled Wine
No Brasil, temos na época de festa junina o Quentão, uma bebida para aquecer. A ideia do Mulled Wine é a mesma, só que a receita britânica leva vinho.
Cada um tem sua receita, mas em geral o vinho tinto é fervido junto com alguns temperos: cravo, canela, noz-moscada, louro, aniz estrelado, e também suco de uma fruta cítrica e açúcar.
Mas é bom ter cuidado: o vinho é docinho, desce bem e quando você vê já está com calor e meio tonto!
Quer fazer seu mulled wine? Veja a receita a seguir
Receita de vinho quente inglês – mulled wine
Mulled Wine – vinho quente inglês
Equipamento
- 1 panela média
- canequinhas térmicas para servir
Ingredientes
- 1 garrafa de vinho tinto (do seu gosto)
- 1 laranja
- 1 limão
- 1 limão siciliano
- 100 gramas de açúcar
- 3 cravos da Índia
- 1 canela
- 1 folha de louro
- 1 noz moscada
- 1 anis estrelado (opcional)
Modo de preparo
- Com uma faquinha ou descascador, retire com bastante cuidado a casca da laranja, do limão e do limão siciliano formando tiras.
- Coloque uma panela no fogo médio e acrescente o açúcar e as tiras dos cítricos. Esprema o suco da laranja.
- Acrescente os cravos, a canela, a folha de louro e um pouco de noz moscada ralada.
- Despeje uma quantidade de vinho suficiente para cobrir o açúcar e deixe cozinhar até que o açúcar esteja totalmente derretido. Ferva por 4 a 5 minutos até formar uma calda grossa.
- Quando a calda estiver pronta, diminua o fogo e acrescente o restante do vinho e o anis estrelado (se estiver usando). Cozinhe em fogo bem baixo por cerca de 5 minutos para aquecer o vinho. Se você deixar muito tempo no fogo, o álcool vai evaporar!
- Sirva bem quente em canequinhas térmicas.
Dicas
Já viu nossa página especial sobre o Natal em Londres? Temos muitas dicas para você!
Leia também:
Tradições de Natal na Inglaterra
Londres em dezembro – clima, principais eventos, o que usar e muitas dicas para quem estará em Londres neste mês
Outras receitas inglesas para você se deliciar:
Alda Moreira
Fomos ao Borough a semana passada de proposito para comer a sandes de chorizo, as empanadas argentinas e a sandes de pato; tb passámos por essas tartes mas estavamos cheissimos! O jmulled wine provámos no nosso afternoon tea…delicia!
Eneida
Oi Alda
Adoro seu “sotaque”!