Este post foi escrito pela stylist Manu Luize, autora do blog Manuluize.com e editora da revista MMag. Ela sempre nos presenteia com dicas do que levar na mala e é dela também o guia de compras da Oxford Street que faz muito sucesso por aqui. Neste post, a Manu nos dá dica do que levar na mala nesta “meia-estação” que, apesar de ser chamada primavera, ainda pode fazer bastante frio para nossos padrões tropicais.
Escrito originalmente em 2015
***
Já é oficialmente primavera em Londres e aí fica aquela velha questão: o que levar na mala de viagem para a primavera em Londres? A estação tende a ser mais fria que a primavera na maioria dos lugares do Brasil, então não se engane, casacos vão na mala também.
Aquelas dicas básicas que sempre cito na hora de arrumar as malas para Londres: “quanto tempo você vai ficar na cidade? O que vai fazer por lá?” sempre são necessárias e pontos de partida para começar a separar o que levar na mala.
As temperaturas da primavera são parecidas com as do outono em Londres, por isso costumam variar entre 6,5° e 15°C, temperaturas bem menores que a média das cidades brasileiras. A vantagem para quem visita a cidade no início da primavera é que, de acordo com o site Visit London, os meses de Março e Abril são os meses em que chove menos em Londres. Ainda assim, insisto em dizer que você sempre deve estar preparado para uma possível chuva durante o dia, afinal, estamos falando de Londres.
Falando em chuva, item necessário em qualquer mala de viagem para Londres: a sombrinha/o guarda-chuva, os melhores são aqueles pequenos que são mais fáceis de transportar durante o dia. E não esqueça no hotel!
Ainda no quesito chuva, aquele item que sempre volto a falar para os dias de muita chuva, super comuns em Londres: as galochas. Enquanto sapatos e botas normais não são sempre impermeáveis (nada mais chato que passar o dia conhecendo a cidade com os pés molhados), as galochas são uma preocupação a menos no seu dia. Já que falamos tanto em galochas como item de viagem em uma mala para Londres, montei alguns looks de como usar galochas na primavera em Londres:
As galochas não precisam ser usadas apenas com calça e casaco, também combinam até com looks com vestidos. No Reino Unido as mais famosas são da marca Hunter, que são feitas para durar e são sapatos pesados (por isso, atenção ao peso na mala). Uma opção nacional de galochas é da marca Melissa, conhecida pelos sapatos em material plástico, a marca também lançou galochas e botas nessa coleção do inverno brasileiro, que podem ser muito úteis na primavera de Londres. Nas fotos, a caramelo é da Hunter e a preta é da Melissa do Clube Melissa.
Assim como no outono, a dica é se vestir em camadas. Próximo à viagem, confira a previsão do tempo para saber ao certo que roupas levar de acordo com as temperaturas previstas para a duração da sua viagem.
Quem mora em lugares mais quentes no Brasil e não está acostumado ao frio vai precisar levar pelo menos um casaco de lã mais quente, a dica é apostar em cores claras para ficar com uma “cara de primavera”, cores como off white, nude, caramelo e cinza claro são neutras e combinam com vários looks, economizando espaço na mala. Claro que nada impede de levar o bom e velho preto, que combina com tudo.
Suéteres em lã fina e cashemere são peças que esquentam ao mesmo tempo que não são pesadas, além de serem versáteis, combinam com calças, shorts, saias e vestidos. E são as peças mais versáteis as melhores para uma viagem, afinal ninguém vai levar o guarda-roupa inteiro.
Para as temperaturas mais frias próximas aos 6˚C, calças com tecidos mais fechados e grossos ou mesmo usar uma meia-calça por baixo da calça é uma dica super útil para quem sente mais frio. Se você comprar peças de primavera/verão em lojas européias, vai notar que os tecidos já costumam ser mais grossos que os das mesmas coleções no Brasil. Lojas como Topshop, H&M e a Primark são ótimas para aquelas peças de valor acessível que faltaram na mala de viagem.
Texto e fotos: Manu Luize
***
Leia também:
O que levar na mala além de roupas
Priscila
Vou para Londres em maio de 2018 o que levar na mala?
Eneida
Olá Priscila,
Temos outras dicas aqui: https://www.londresparaprincipiantes.com/passo-a-passo-para-uma-mala-inteligente/
Marcella Cavana
Oi pessoal, gostaria de uma opinião de vcs… em qual época do ano vcs mais aconselham ir a Londres? E por quê? E em média quanto tempo mais ou menos de duração uma viagem pra poder aproveitar bem?! Bjs e abraços
Eneida
Olá Marcella,
Gostamos muito de maio/junho, ou setembro/início de outubro, quando as temperaturas são mais amenas e a cidade não fica tão cheia como no verão (julho e agosto). Quanto mais tempo melhor! Mas se puder dedicar 7 dias, acho bem bacana.
Fernanda Amoroso
Olá Boa Tarde!!
Eu vou estar em Londres em Junho , no período de 01 a 15 , e gostaria de saber se essas dicas sobre o que levar na mala para a Primavera local , também é válido para esse época? Ou as temperaturas são diferentes no inicio de Junho?
Obrigada.
att,
Fernanda Amoroso.
Manu Luize
Oi Fernanda, tudo bem?
Mais perto do verão a temperatura tende a começar a esquentar um pouco, mas também nada muito perto do verão brasileiro em cidades quentes. Tem algumas dicas de o que levar na mala de verão que já escrevi aqui no Londres para Principiantes: http://www.londresparaprincipiantes.com/o-que-levar-na-mala-verao-2014/
Dá uma olhadinha lá e quem sabe você pode mesclar um pouco as dicas.
Manu Luize
Leo
Minhas sugestões… Acho capa de chuva mais prático que guarda-chuva pra Londres, e quem não tem pode comprar na Primarck, que tem umas capas ótimas, bonitas mesmo, e com preço bom. E não abriria mão de um cachecol ou lenço de pescoço, que protege bastante daquele ventinho frio, além de um casaco impermeável, pros dias de sol mas com vento. Passei 1 semana da primavera de 2013 em Londres: dias lindos, de sol, que se transformam em 30 minutos em dias nublados e frios. Então, realmente, não dá pra abusar. Mas é um período lindo pra visitar a cidade, com as atrações geralmente mais vazias tb…
Eneida
Oi Leo,
Eu também gosto muito de capa de chuva!
Manu Luize
Olá Leo,
Confesso que nunca usei uma capa de chuva, provavelmente mais por questões de estilo e porque sempre estou entrando em algum lugar para conhecer, quem sabe não experimento em uma próxima vez. 😉
Manu Luize.