Informações sobre a moeda usada na Inglaterra, uso do Euro em Londres, onde trocar moeda e qual é a melhor forma de levar dinheiro para uma viagem ao Reino Unido
A moeda circulante no Reino Unido – que engloba a Inglaterra, a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte – é a Libra esterlina (em inglês pound sterling, símbolo £).
Embora tenha sido membro da União Europeia por 47 anos, o país optou por não adotar o Euro e manteve a sua própria moeda.
Qual é a melhor forma de levar dinheiro para Londres e Inglaterra?
Em 2024, a melhor forma de levar dinheiro para a Inglaterra é através de uma conta em moeda estrangeira, como a oferecida pelo Wise.
Fizemos um levantamento das formas de levar dinheiro em uma viagem para a Inglaterra (ou para qualquer país) e apresentamos nas abas abaixo as vantagens e desvantagens de cada uma delas, seguindo nossa ordem de preferência:
Nos últimos anos, com a popularização das fintechs e bancos digitais, ter uma conta digital internacional em moeda estrangeira se tornou uma forma legal, econômica e prática de levar dinheiro para o exterior. Atualmente é a nossa forma preferida.
Funciona assim: você abre uma conta em um banco digital (nós temos conta na Wise e recomendamos), envia dinheiro para essa conta através de transferência bancária pela própria plataforma ou por outra forma de transferência e, quando estiver viajando, usa o saldo para suas despesas no exterior.
Para sacar dinheiro da conta, você tem um cartão que é usado na função crédito, mas que só permite gastos no limite do seu saldo (como um cartão de débito). É possível também fazer saques em moeda estrangeira, seguindo algumas regras.
Vantagens da conta digital internacional:
- Você paga o valor de 1,1% de IOF para fazer as transferências para sua conta digital, uma economia significativa se comparado aos 6,38% cobrados do cartão de crédito, cartão pré-pago ou cartão de débito da conta do seu banco brasileiro.
- A taxa de câmbio usada pelo Wise para fazer a transferência é a taxa mais vantajosa se comparada com as outras formas.
- Você pode usufruir das vantagens de um cartão contactless sem se preocupar com taxas e iof. Em Londres, por exemplo, o cartão pode ser usado no transporte público sem necessidade do Oyster Card.
- Leia aqui nosso artigo completo sobre a conta e o cartão Wise
- O cartão de crédito internacional emitido no Brasil também pode ser usado no Reino Unido, mas deve ser habilitado para uso no exterior na maioria das vezes.
- Ele traz segurança em caso de perda/roubo e as taxas praticadas pelos bancos normalmente são melhores que as usadas para compra de moeda estrangeira em espécie. A alíquota do IOF também é de 4,38%.
- Com uma mudança de regras recente, a taxa de câmbio usada é a do dia da compra e não a do dia da fatura, como era feito anteriormente. Isso garante que você não vai ter surpresas quando receber a fatura, pois já sabe exatamente quanto pagará em reais.
- Vantagens de uso do cartão de crédito: você acumula milhas aéreas para sua próxima viagem. Muitos cartões oferecem também seguro de viagem internacional e outros serviços para viajantes, como uso de salas VIP em aeroportos, concierges, etc. Leia os termos do seu cartão, pois você poderá se surpreender!
Como a taxa de imposto incidente sobre a compra de moeda estrangeira em espécie é menor que a de de cartões de crédito brasileiros(1,1%, o que comparado com 4,38% parece ser uma grande vantagem), algumas pessoas optam por viajar com libras em dinheiro vivo.
Veja o valor da libra agora e compre moeda com segurança
No entanto, é preciso estar atento a alguns fatores, além do risco de se andar com dinheiro vivo em qualquer lugar do mundo:
- A taxa de câmbio usada na venda de moeda em espécie geralmente é mais desfavorável que a usada para o cálculo da fatura do cartão de crédito. Verifique com seu banco, faça as contas e veja se a diferença entre uma e outra não é mais de 4,38%! Se comparado com um cartão de conta internacional como o Wise, o valor do imposto é o mesmo (1,1%).
- Para entrar ou sair do Brasil com mais de R$ 10.000,00 ou equivalente em moeda estrangeira, a Receita Federal exige o preenchimento, pela internet, de uma Declaração Eletrônica de Bens de Viajantes (e-DBV). Veja as informações aqui.
- Para entrar ou sair do Reino Unido com mais de £ 10.000,00, ou equivalente em qualquer moeda, também é preciso declarar. Para isso, um formulário de declaração de moeda deve ser preenchido nas 72 horas antes da sua viagem. Faça uma cópia do formulário para mostrar na alfândega, caso seja pedido. Além disso, se estiver entrando na Inglaterra com este valor, você terá de passar na faixa vermelha da alfândega, a opção de quem tem algo a declarar, e não na faixa verde, “nothing to declare”. Veja as informações aqui.
- Atente também para o fato de que muitas lojas, atrações, pequenos comércios, bares e restaurantes estão operando na forma “cashless“, que indica que não aceitam dinheiro em espécie, somente pagamento por cartão ou outra forma de pagamento eletrônico (Apple Pay, PayPal, por ex.).
- O cartão com valor em moeda estrangeira pré-carregado (como o Visa Travel Money, MasterCard Cash Passport e o American Express GlobalTravel Card) é uma boa opção para quem quer ir comprando as libras aos poucos, antes de viajar, e não quer se preocupar com flutuações cambiais durante a viagem.
- O IOF (igualmente 6,38%) é também cobrado no carregamento, então você sabe exatamente quanto pode gastar.
- O cartão pré-pago também é ótimo como garantia, pois se você tiver um imprevisto e precisar de dinheiro, ele pode ser carregado por internet banking ou por alguém no Brasil, desde que junto ao banco ou corretora em que foi adquirido. Dependendo do emissor, é cobrada uma tarifa de carregamento. Informe-se antes de usar.
- A desvantagem deste tipo de cartão, na minha opinião, é que a taxa de câmbio é pior que para compra de papel moeda ou do cartão de crédito.
- Você também paga um valor fixo sobre saques (normalmente 2,50 na moeda do cartão), mas na função débito (para compras) nada é cobrado.
- O limite diário para saque do cartão pré-pago é determinado pela bandeira e pelo caixa automático em que o saque for efetuado. Em geral, este limite é de £600,00, mas informe-se com o emissor.
- O seu cartão de saque/débito pode ser usado nos caixas eletrônicos do Reino Unido. É uma facilidade, pois as taxas de câmbios são melhores que as que você obtém na compra de moeda estrangeira em espécie e você não corre o risco de ficar andando com muito dinheiro.
- No entanto, a maioria dos bancos brasileiros requer que você desbloqueie ou autorize/habilite o uso do cartão no exterior. Faça isso antes de sair de casa.
- Pergunte também ao seu gerente qual é o limite diário para saque no exterior, pois você não pode sacar o quanto quiser.
- Informe-se também sobre quanto o banco cobra para efetuar a transação (valor fixo ou comissão sobre saque).
- Você ainda pagará um determinado valor para o banco do exterior em que foi feito o saque e o IOF.
Na verdade, não existe fórmula que funcione para todos e não existe um meio único de levar dinheiro para o exterior. Diversifique e assim você terá a segurança de saber que, se alguma coisa der errado, existe o plano B.
Qual é a moeda em circulação na Inglaterra?
O nome da moeda usada na Inglaterra é libra esterlina.
A libra se divide em 100 pence (símbolo p), “penny” no singular.
Na gíria, uma libra é chamada de “quid” e o centavo é chamado de “p” [pi].
As seguintes oito moedas estão em circulação na Inglaterra:
- 1p e 2p (moedas de cobre);
- 5p, 10p, 20p e 50p (moedas prateadas);
- £ 1 (moeda com 12 lados e bimetálica) e
- £ 2 (moeda prateada com borda dourada).
Em uma face da moeda, aparece sempre uma imagem da Rainha, ou do Rei. Já o verso das moedas é frequentemente redesenhado e moedas de diferentes épocas e desenhos circulam ao mesmo tempo. Há também moedas comemorativas, como a do Jubileu de Platina que foi lançada recentemente.
Um dos modelos recentes das seis moedas de pence inclui diferentes partes do Emblema Real (como na figura abaixo).
A moeda de 1 libra traz desde 2016 no verso a imagem de uma rosa (símbolo da Inglaterra), um alho poró (símbolo do país de Gales), um cardo (símbolo da Escócia) e um trevo (símbolo da Irlanda do Norte) unidos por uma coroa.
Já a moeda de 2 libras desde 2015 apresenta a imagem da chamada Britânia, que é a personificação feminina da Grã-Bretanha.
Como são as notas de libras em circulação
As notas em circulação são as seguintes: £5, £10, £20 e £50.
Em todas elas, a Rainha aparece estampada em um dos lados da nota. No verso, há um homenageado criteriosamente escolhido.
Veja a seguir os detalhes de cada nota:
Nota de £5 (cinco libras)
Primeira nota a ser impressa em polímero no Reino Unido, esta cédula foi lançada em 2016. Ela tem estampada o rosto do Primeiro Ministro Winston Churchill e a imagem do Palácio de Westminster.
Na imagem, o Big Ben marca 3 horas, hora aproximada em que, no dia 13 de maio de 1940, o Premiê declarou: “I have nothing to offer but blood, toil, tears and sweat” (“Nada tenho a oferecer senão sangue, trabalho, lágrimas e suor”), frase impressa na nota.
A nota de 5 libras é popularmente chamada de “fiver“.
As cores predominantes são o azul/verde.
Nota de £10 (dez libras)
Lançada em 2017, foi a segunda nota britânica a ser impressa em polímero. A escritora Jane Austen, autora de romances famosos, entre eles “Razão e Sensibilidade” e “Orgulho e Preconceito”, é a homenageada.
A nota de £10 libras reproduz uma frase retirada do romance “Orgulho e Preconceito”: ‘I declare after all there is no enjoyment like reading!’ (Eu declaro afinal que não existe um prazer igual à leitura!).
A nota de 10 libras é chamada informalmente de “tenner“.
As cores predominantes são laranja e marrom.
Nota de £20 (vinte libras)
A nova cédula de £20 libras, lançada em fevereiro de 2020, tem a imagem do artista britânico JMW Turner e um de seus quadros mais famosos – The Fighting Temeraire – na imagem de fundo. A nota traz também uma famosa frase do artista: “Light is therefore colour” (Luz é portanto cor).
A cor predominante é o lilás.
Nota de £ 50 (cinquenta libras)
A nova nota de £50 libras entrou em circulação no dia 23 de junho de 2021.
O matemático Alain Turing, reconhecido como um dos pais da computação, será o homenageado.
A frase escolhida para aparecer na nota foi dita por Turing em uma entrevista em 1949: “This is only a foretaste of what is to come, and only the shadow of what is going to be” (Isso é apenas um aperitivo do que está por vir e apenas a sombra do que se tornará).
A cor predominante é o vermelho/marrom.
Leia aqui sobre o custo de vida em Londres e salários na Inglaterra
Qual é o valor da libra?
Não existe no Brasil uma taxa de câmbio oficial. O que vemos divulgado pelo Banco Central e pela imprensa em geral é uma taxa média praticada no mercado interbancário, que serve como referência.
Mas operações de câmbio de naturezas diversas – como exportação, importação, transferências financeiras, compra de moeda em espécie – têm taxas diversas, cada uma refletindo os custos financeiros e administrativos envolvidos.
As operações relativas a compra e venda de moeda para viagens internacionais, em espécie ou em forma de cartões pré-pagos em moeda estrangeira, normalmente têm taxas um pouco maiores que a taxa de referência.
Como cada operador (corretoras, bancos, etc.) é livre para determinar esta taxa, observamos uma variação de local para local. Veja um comparativo entre valores de diversos operadores em tempo real no site MelhorCambio.
Em início de 2024, para comprar 1 libra em papel moeda você pagaria cerca de R$6,80 (câmbio turismo) já incluso o iof. Este valor, no entanto, varia a cada momento, ele não é fixo.
Para saber o valor atual da libra em relação ao real, o site MelhorCâmbio oferece um comparativo de preços em tempo real em diversas casas de câmbio do país, tanto para compra de libras, euros ou dólares em papel moeda, quanto para compra de moeda carregada em cartão pré-pago.
Perguntas frequentes sobre a libra e dinheiro em Londres
Veja abaixo respostas para as principais dúvidas dos nossos leitores.
A resposta é SIM e NÃO.
SIM: Algumas lojas de departamentos (como a Harrods, Selfridges, etc.) e outras grandes lojas, que têm os turistas como clientes, aceitam Euros, mas certamente a taxa de câmbio usada para a conversão será inferior à que você conseguiria se trocasse seus Euros em outro local (veja abaixo).
Nos aeroportos também, muitos locais aceitam notas de Euro, mas a regra é a mesma: o cliente geralmente perde em termos de taxa de câmbio.
NÃO: Na grande maioria das lojas, bares, restaurantes, etc., seus Euros não serão aceitos e você terá de trocá-los antes de efetuar as compras.
Se você for pagar com cartão de crédito, tudo será cobrado em libras convertidas para a moeda do cartão.
Se você está vindo de outros países da Europa e tem euros, ou se trouxe dólares para a viagem, terá de trocar essas moedas pela libra.
No centro de Londres, há centenas de pequenas casas de câmbio, que anunciam a taxa de câmbio em cartazes ou letreiros eletrônicos.
Antes de trocar seu dinheiro, no entanto, pergunte se há outros encargos ou “hidden fees” (taxas ocultas) a serem descontados, assim você saberá exatamente quanto receberá pelo seu suado dinheiro.
Uma casa de câmbio que tem boa reputação é a Thomas Exchange Global, com cerca de 15 lojas no centro de Londres.
Você pode fazer o câmbio também nas diversas agências bancárias da cidade, ou lojas e agências de turismo, como American Express, que oferecem geralmente uma taxa melhor, mas cobram comissão.
Até mesmo as agências dos Correios fazem câmbio, embora as taxas praticadas geralmente não sejam muito boas. As lojas de departamentos Marks & Spencer também têm um Bureau de Change e geralmente a taxa não é ruim.
De maneira geral, você sempre terá uma taxa melhor quanto mais dinheiro trocar.
Nos aeroportos também é possível fazer o câmbio, mas normalmente encontram-se taxas melhores no centro da cidade.
É claro que esta é uma questão muito pessoal, mas ultimamente não é preciso ter dinheiro em espécie em Londres. Tudo se paga com cartão, até gorjeta para artista de rua. Mas se você quiser se garantir, para caso de perda ou falha do cartão, sugiro que leve 50-100 libras.
Veja aqui uma previsão de gastos por dia em Londres.
Muita gente nos faz esta pergunta e, apesar de não sermos economistas para dar uma resposta tecnicamente correta, sempre apontamos para o seguinte fato: se você for a Londres de férias para passar poucos dias, pense se você vai querer perder uma manhã ou um dia das suas férias procurando casas de câmbio, comparando taxas e tarifas cobradas e andando com muito dinheiro em espécie.
Em Londres, como em qualquer outra metrópole do mundo, você também corre riscos quer seja de ser furtado ou de ser vítima de um golpe (veja acima).
Mesmo que a taxa seja um pouquinho melhor (e eu não sei se é), você perderá um tempo preciosíssimo das suas férias e deixará de aproveitar o que a cidade tem de bom.
Assim, sugerimos que troque seus reais por libras no Brasil, antes da viagem.
Essa é nossa sincera opinião.
Veja aqui como economizar na compra de libras.
As notas de libras serão substituídas e as novas notas terão a estampa do Rei Charles III. Esta mudança, no entanto, será bem gradual, e as notas antigas (com a estampa da Rainha Elizabeth) continuarão a valer ainda por alguns anos.
Cuidado com golpes na hora de trocar moeda
Recentemente fui alertada de um golpe sofrido por pelo menos dois de nossos leitores ao tentar fazer o câmbio em Londres.
Eles foram abordados, quando estavam procurando uma casa de câmbio no centro da cidade, por pessoas bem vestidas e educadas que diziam poder ajudar com uma taxa melhor.
No final das contas, as pessoas foram muito lesadas porque, ao contarem as libras que receberam, viram que estavam faltando várias notas.
Por isso, na hora de fazer o câmbio, procure uma agência bancária, uma casa de câmbio estabelecida na rua, um bureau de câmbio de agências de turismo, lojas, ou mesmo das agências de correios.
Jamais tente levar vantagem trocando seu dinheiro com uma pessoa qualquer nas ruas, por mais bem vestida que ela esteja.
Não tenha dúvidas: o sujeito está querendo se aproveitar de você em um momento de vacilo por estar em um país estrangeiro. Não caia no golpe.
Cuidados ao andar com dinheiro em espécie em Londres
- Se possível, deixe parte do dinheiro no cofre do hotel, divida o valor com seu companheiro de viagem, ou entre os diversos bolsos, ou melhor ainda, use um destes cintos especiais para se carregar dinheiro por baixo da roupa (também conhecidos como doleiras ou pochetes para dinheiro).
- Jamais coloque a carteira recheada de dinheiro no bolso de trás da calça, ou no bolso da mochila que pode ser facilmente aberto por alguém sem que você repare.
- As mesmas precauções que você tomaria em sua cidade no Brasil você deve tomar em Londres, ou qualquer cidade, mesmo em um país dito “desenvolvido” e que tem baixas taxas de criminalidade
- Leia aqui sobre um golpe aplicado nas regiões turísticas da cidade
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Londres em 4 dias – roteiros e dicas – tudo que você precisa para se dar bem na sua primeira viagem a Londres
Quanto vou gastar por dia em Londres?
Principais pontos turísticos em Londres
Alimentação em Londres : quanto custa
Este post contêm links de afiliado. Isso indica que podemos receber uma pequena comissão sobre vendas efetuadas através deles. Você não paga nada a mais por isso.
Pedro Filho
Boa noite!
Primeiramente, parabéns pelo site, está nos ajudando muito!
Iremos viajar em Setembro para Londres e percebemos que as passagens aereas subiram muito de preço nos últimos dois meses.
Até Fevereiro estava em médio 2.800 reais (por pessoa, para ida e volta, com taxas), saindo de São Paulo.
Mas agora está 4.100 o mesmo trajeto e na mesma data.
Você tem alguma ideia do motivo e se deve baixar esse valor?
Estamos assustados!
Desde já agradeço.
Eneida
Olá Pedro,
Infelizmente não sei o motivo. Os preços de passagens variam por motivos variados, câmbio, preço do combustível, antecedência da compra, data da viagem, etc. Sugiro que busque em diversas empresas aéreas e veja o que está melhor.
Jackely Almeida
Olá, vou para Londres no final do ano, e já estou me programando desde agora e a site já me ajudou bastante. Gostaria de saber a opinião de vcs se fica mais em conta comprar o libra aqui no Brazil por RS 4,17 ou comprar euro por R$ 3.43 e trocar lá por libras. Parabéns pelo site! xx, Jacky
Eneida
Olá Jackely,
NOssa opinião é que vale a pena ir comprando aos poucos até a sua viagem. O valor muda todo dia (hora), é impossível saber como estará no final do ano. Veja nossas dicas: https://www.londresparaprincipiantes.com/como-economizar-na-compra-de-libras/
Luiz Costa
Neste momento, como vivo em Portugal, posso dizer que desde o “Brexit”, o Euro tem estado a valorizar-se versus a Libra, além disso, posso dizer que a dica de trocar os Euros no Thomas Exchange Global foi boa, mas ainda consegui melhor no Thomas Exchange (parece o mesmo mas não é) este tem menos escritórios, mas paga melhor e não tem comissão.
Lorrane Gonçalves
Boa tarde,
Estou planejando passar um tempo em Londres para aperfeiçoamento no Inglês, estará indo eu e meu namorado. Ele tem a cidadania europeia, pois é descendente de Estôniano, a gente vai casar para ficarmos os dois legais o tempo que for necessário, e também vamos somente com a passagem de ida. Estamos com diversas duvidas em relação a documentação, e a chegada no país, se por acaso mesmo ele sendo cidadão teremos que fazer uma entrevista ou alguma coisa assim.
Vocês poderiam nos auxiliar em alguma coisa?
Obrigada desde já.
Eneida
Olá Lorrane,
Sugiro que pesquise no site oficial de imigração do Reino Unido: https://www.gov.uk/browse/visas-immigration/eu-eea-commonwealth
RAFAEL AUGUSTO NICACIO
Boa tarde,
vou a Londres no fim do ano e só passarei um dia e meio no máximo na cidade.
Umas 200 libras são suficientes para um casal?
Eneida
Oi Rafael,
Depende, neste valor está incluído hospedagem?
Natasha
Olá, boa tarde!
Farei intercâmbio em Londres no próximo Outubro. Ficarei um mês e neste período pretendo visitar ao máximo cidades do interior da Inglaterra (não muito distantes de Londres) e países da Europa (França, Escócia, Holanda, etc.. na verdade ainda não defini). Já tenho hospedagem e escola pagos. No caso, só gastarei com alimentação (o que pretendo economizar ao MÁXIMO), transporte e passeios, no geral. Vou com meu namorado e fiz uma estimativa de, no mínimo, 3000 libras cada. Somos um casal simples, sem luxos, não pretendemos fazer compras (lembrancinhas para amigos, apenas), mas querendo aproveitar muuuito em relação a passeios grátis e principais pontos turísticos.
O que vocês acham? Sei que já citaram diversas vezes que 100 libras por dia seria o ideal, mas ainda fico com receios, pois realmente quero aproveitar cada milésimo de segundo. =D
Muito obrigada pela ajuda!!!
Eneida
Olá Natasha,
3000 libras para um mês com hospedagem já pagas é um orçamento bem folgado. Creio que não terão problema algum em aproveitar demais tudo o que a cidade tem a oferecer. Planeje a compra de passagens para os outros locais com antecedência que conseguirão bons preços.