Leia neste artigo quais são os documentos necessários para passar pela imigração e entrar na Inglaterra e no Reino Unido
Para entrar na Inglaterra ou em qualquer outro país do Reino Unido, mesmo vindo de um país europeu, você terá de passar pela imigração.
Neste post reunimos informações relativas aos documentos necessários para tornar mais tranquilo este processo, motivo de muita preocupação para algumas pessoas.
As informações são válidas para quem possui um passaporte brasileiro e se referem à categoria de “Standard Visitor”, explicada abaixo, que não requer que a pessoa obtenha um visto antes da viagem.
A autoridade da imigração, na sua chegada no Reino Unido, carimbará seu passaporte e você normalmente poderá permanecer no país por até 6 meses.
As informações prestadas aqui não são exaustivas e têm como intuito auxiliar o leitor e fornecer informações gerais sobre o visto de turista para Londres e o Reino Unido.
As normas são passíveis de alteração a qualquer momento e somente as autoridades britânicas são responsáveis por prestar as informações atualizadas.
Para casos especiais e/ou específicos, recomendamos procurar o Consulado Britânico ou acessar o website oficial para obter informações sobre as exigências aplicáveis a cada caso.
ETA – Autorização Eletrônica de Viagem para o Reino Unido
A ETA (Electronic Travel Authorization) é uma permissão de viagem para o Reino Unido para pessoas naturais de países que atualmente não precisam de visto para viajar a turismo, estudo, negócios por até 6 meses, que inclui cidadãos brasileiros.
Brasileiros que viajarão para o Reino Unido a partir de 08/01/25 precisarão de preencher o ETA.
A partir de 27/11/24, será disponibilizado o formulário para solicitação do ETA.
Este formulário estará disponível no site oficial do governo britânico e no aplicativo “UK ETA”
O ETA tem um custo de £10. Leia aqui informações sobre a ETA
Requisitos para entrar na Inglaterra
Brasileiros viajando a turismo por períodos inferiores a 6 meses não precisam solicitar, antes da viagem, um visto para entrar na Inglaterra.
O processo de obtenção do visto de Standard Visitor é todo feito na sua chegada, seja no aeroporto, porto, ou estação ferroviária.
No entanto, as autoridades da imigração podem solicitar a você os mesmos documentos que são solicitados para emissão do visto prévio.
Assim, você pode ter de provar que você:
- tem intenção de deixar o Reino Unido após sua visita e;
- tem recursos suficientes para se hospedar e se manter sem ter de recorrer ao trabalho ou aos cofres públicos; ou que será sustentado por familiares ou amigos e
- tem recursos para cobrir os custos de sua viagem de volta ou de continuação
- é realmente um visitante (ou seja, que não pretende morar no país);
Veja aqui se você precisa de visto prévio para entrar no Reino Unido
Leia sobre vistos para estudantes.
Documentos necessários para imigração em Londres
Basicamente, os oficiais da imigração poderão pedir documentos que comprovem:
- quem você é;
- sua condição financeira;
- detalhes da sua viagem e de onde você se hospedará;
- passagem de volta para o Brasil ou continuação da viagem.
No website oficial do governo, não há uma relação exata de documentos, mas há algumas indicações, traduzidas abaixo.
Quem você é:
- passaporte válido durante sua estadia no Reino Unido (obrigatório em qualquer caso)
- caso você precise comprovar uma afirmação, por exemplo, de que é casado/a com um cidadão europeu: certidão de casamento/união civil/divórcio/óbito do cônjuge, etc.
Sua profissão ou ocupação atual:
- Caso seja empregado, você poderá levar uma carta da empresa em papel timbrado, detalhando seu cargo, salário e tempo de empresa e confirmando que você está de férias.
- Caso seja estudante, você poderá levar uma declaração da escola ou faculdade em papel timbrado comprovando que você está devidamente matriculado e que está de férias.
- Caso seja empresário, você poderá levar o contrato social ou registro da empresa confirmando que você é sócio e a data de início do negócio.
Condição financeira:
Para comprovar sua condição financeira, os documentos incluem:
- extratos bancários,
- extratos de investimentos e cadernetas de poupança,
- comprovante de renda, tal como carta do empregador confirmando detalhes do emprego (data de início, salário, função, contatos da empresa)
- quando um residente no Reino Unido estiver financiando a viagem, por exemplo, um parente ou amigo, documentos que comprovem que esta pessoa tem recursos suficientes para arcar com seus gastos.
Os agentes da imigração podem também perguntar quanto você tem em dinheiro, quantos cartões de crédito, pré-pagos, etc.
Eles poderão pedir para ver o dinheiro (e até contar!) e os cartões, por isso não é uma boa ideia mentir.
Aliás, mentir é a pior ideia em qualquer circunstância, pois eles são muito bem treinados para detectar mentiras.
Por mais que muita gente insista em saber, não há em nenhum lugar do website oficial do governo britânico, qualquer indicação de uma quantia de dinheiro por dia que deve ser apresentada. Este valor é mesmo uma questão de bom senso.
Detalhes da viagem e acomodação:
- passaportes anteriores que demonstrem outras viagens (se tiver)
- confirmação de reserva de hotel (a cópia enviada por e-mail é suficiente), ou carta do morador do local onde você se hospedará afirmando que você poderá se hospedar lá (carta convite) e
- confirmação da passagem aérea de volta ou de continuação para fora do Reino Unido (e-mail ou cópia da passagem)
Leia aqui o documento oficial.
O que você precisa para sua viagem?
- Compre aqui ingressos para atrações, musicais, esportes e tours com os melhores preços
- Conheça nossa seleção de hotéis em Londres nas melhores regiões para turistas e com ótimo custo-benefício
- Compare preços dos melhores seguros de viagens e contrate o seu
- Contrate os melhores guias brasileiros para te acompanhar pela cidade
- Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios pela Inglaterra
- Eternize sua viagem com fotos feitas por uma fotógrafa profissional brasileira
- Conheça o melhor de Londres com os passeios guiados em português em pequenos grupos
- Solicite um chip gratuito para celular com entrega no Brasil
Menores de 18 anos viajando desacompanhados
- declaração assinada pelo responsável confirmando detalhes de quem está acompanhando o menor, bem como detalhes da viagem e acomodação no Reino Unido
- cópia da página de identificação do passaporte do responsável, que contenha assinatura e número do passaporte. Se o responsável não tiver passaporte, cópia de qualquer documento oficial que tenha assinatura.
Sobre a tradução de documentos
No documento oficial é informado o seguinte sobre tradução:
“Se você submeter um documento que não esteja em inglês ou gaulês, ele deve estar acompanhado de uma tradução completa, que poderá ser verificada independentemente pelo Home Office. Cada documento traduzido deve conter:
- Confirmação do tradutor de que a tradução é uma tradução exata do documento original;
- A data da tradução;
- O nome completo do tradutor e sua assinatura; e
- Informações para contato com o tradutor.”
Sendo assim, entendemos que a própria pessoa não pode traduzir o documento. Entendemos também que tradução automática, como Google Translate, também não é aceita. Entendemos ainda que a tradução não precisa necessariamente ser feita por tradutor juramentado.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Regras referente à COVID 19
Desde março de 2022, viajantes vacinados ou não contra a COVID-19 não precisam apresentar teste antes ou depois da chegada ao Reino Unido, não precisam preencher o formulário de localização de passageiro, nem fazer isolamento após chegar no país.
Outras informações sobre a imigração no Reino Unido
Até maio de 2019, você recebia no avião/navio/trem um formulário de desembarque, Landing card, que devia ser preenchido antes de você passar pela imigração. Este formulário, no entanto, não está mais sendo usado e você não precisará dele.
Com seu passaporte e uma pastinha muito organizada com todos os documentos acima, você se dirige à fila da imigração para cidadãos que não têm passaporte britânico e aguarda ser chamado pelo agente.
Na sua vez, entregue o passaporte, aguarde que o agente escaneie e verifique as informações e esteja pronto para responder às perguntas que ele fizer.
Quais perguntas podem ser feitas para entrar na Inglaterra?
Estas perguntas são diretas e se referem a:
- Propósito da sua viagem (What’s the purpose of your trip?),
- Duração da viagem (How many days are you planning to stay?),
- Detalhes da viagem (Where are you staying?, What are you planning to visit?, etc.)
- Recursos de que dispõe para a viagem (How much money have you got?)
Você deve responder as perguntas de forma objetiva e sucinta.
O agente poderá fazer também uma ou outra pergunta que comprove o que você declarou. Por exemplo, se você disser que é professor universitário, poderão perguntar “qual universidade você leciona?” ou “qual disciplina você leciona?” o que deve ser respondido com respostas objetivas e diretas, comprovando que você é, efetivamente, um professor universitário.
Para comprovar que você pretende mesmo fazer turismo no Reino Unido, você poderá ter de dizer ao agente quais pontos turísticos pretende visitar. Assim, aquela pastinha com ingressos para atrações, mapas, planejamento de roteiro, etc. pode ser bem útil.
Os agentes normalmente são pacientes e educados e procuram se fazer entender da melhor forma possível.
Se de todo você não conseguir entender e/ou responder às perguntas em inglês, há intérpretes para em último caso auxiliar no processo. Cabe ao agente chamar/providencia o intérprete.
Neste ponto, não tenho estatísticas oficiais, mas acredito que 99% dos brasileiros que estejam verdadeiramente a turismo e que tenham os documentos solicitados têm seu passaporte carimbado com um visto de 6 meses.
Aí é só correr pro abraço!
Infelizmente, não somos credenciados a responder dúvidas específicas quanto à imigração / entrada na Inglaterra.
Para entrar em Londres ou em qualquer país do Reino Unido para turismo ou cursos com duração de até seis meses, não é preciso solicitar visto com antecedência. A permissão de entrada é concedida na sua chegada, no aeroporto.
Leia também:
Como ir do aeroporto ao centro de Londres
É preciso seguro de viagem para entrar no Reino Unido?
Dinheiro em Londres – o que levar?
BRUNO SANTOS DA COSTA
Bom dia !
Eu e minha esposa ganhamos uma promoção com viajem para Londres com tudo pago, minha duvida é: Na imigração precisamos confirmar condição financeira, ocupação etc… Já que tudo será custeado por terceiros?!
Eneida
Olá Bruno,
Sugiro que leve todas as comprovações que vocês ganharam a viagem e que não vão querer permanecer no Reino Unido após o período.
Donlino90
Bom dia, Eneida.
De todos os sites que eu pesquisei, este foi que tirou todas as minhas dúvidas.
Parabéns por ajudar os outros.
Eu pretendo viajar com a família pra visitar uns familiares da minha esposa.
A questão é: Tenho que levar duas declarações de serviços (do empregador e do comprovante de renda).
Favor responder.
Eneida
Olá Donlino90,
Na verdade, o governo britânico não indica nada que você TEM de levar. Eles só dão essas ideias (traduzidas acima) e você decide o que acha necessário levar para ser admitido no país. Sinto não poder ajudar 🙁
Gabriel dos Santos Silva
Boa tarde, irei fazer uma eurotrip começando no dia 14, por Munique, depois passando por Paris, Amsterdam, Londres, Roma e depois voltando para Munique e indo para casa. Porém Londres como vocês já disseram é o único fora do tratado, li seu artigo e vi que atendo todos os requisitos para o visto de turistas irei passar apenas dois dias em Londres, porém conseguir uma carta em papel timbrado da empresa em que trabalho é complicado pois a sede é em São Paulo e eu resido em Salvador, vocês saberiam informar se a carteira de trabalho Brasileira que contém todas as informações de férias, data de início e função, serviria para apresentar ? Já imprimi todas as minhas passagens e também comprovantes de hospedagens, meu passaporte é novinho ficou pronto têm duas semanas, meu único problema era essa comprovação do que eu faço no Brasil, levar meus holerites/contra cheques poderiam ser uma opção ?
Eneida
Oi Gabriel,
Sugiro que leve os documentos que tiver.
Wedsley Botelho
Gostaria de compartilhar minha experiência recente que eu e meu namorado tivemos visitando Londres, entre os dias 11 e 19/maio/2018. Fizemos um “mochilão” de 20 dias chegando em Lisboa, passando por Paris, Londres, Florença e Pisa (Itália) e por último Lisboa, nosso último trecho. Fomos de Paris para Londres via Eurostar e portanto fizemos a imigração na Estação Gare du Nord – que aliás, é super mal sinalizada, passamos mal um bocado chegando de metrô, porque não havia nenhuma sinalização de qual era a plataforma do Eurostar. Enfim.. em Londres, nos hospedamos na casa de um amigo que adquiriu cidadania Britânica a pouco mais de 1 ano, morando a cerca de 8 anos na cidade. Para tal, ele nos enviou por e-mail uma carta convite com todos os nossos dados e anexei uma folha com o nosso roteiro europeu em detalhes, inclusive com o número dos vôos, datas e trechos. Na imigração, a agente questionou quanto tempo seria nossa estadia e onde ficaríamos. Ao pegar a carta, fez uma cara de “não gostei” e disse que aquele documento não era válido, porque meu amigo era brasileiro (!?). Disse então que ele era britânico, e aí começou as 9.999 perguntas: qual era a nossa ocupação no Brasil, o que fazíamos, a quanto tempo trabalhávamos naquele emprego, o que meu amigo fazia, onde trabalhava. Eu não sabia o endereço, ela novamente olhou com um ar de “como assim, vocês são amigos e você não sabe?”. Posteriormente questionou sobre nosso amigo, qual era o endereço dele, nosso grau de parentesco, a quanto tempo conhecíamos, o que fomos fazer em Londres, o que iríamos visitar, de lá para onde iríamos.. então mostrei a passagem Londres (Luton) -> Florença (Itália), e somente então ela carimbou nossos passaportes. Fiquei calmo a todo momento, mas meu namorado é um pouco estressado (rsrs).. foi um pouco tenso, mas a todo momento, enquanto fazia todas aquelas perguntas ia anotando várias coisas em um bloquinho, e percebi que demoramos bem mais do que as outras pessoas.
Então, fica a dica: se forem ficar na casa de alguém (amigo/a), tenham todas as informações possíveis desta pessoa, não custa nada. Eu estava com uma pastinha com todos os documentos possíveis, mais do que o necessário, e achei que seria tudo mais fácil – mas não foi. Como respondemos tudo e apresentamos a passagem de saída, deu tudo certo, mas é bom lembrar para pessoas que ficam nervosas com facilidade – e que no nosso caso, não falam bem inglês – pode se tornar um pouco desgastante.
Mas aproveitem. Londres vale cada centavo!
Eneida
Obrigada pelo depoimento, Wedsley
LETICIA
Boa tarde!
Trabalho em uma trading company no Brasil que possui uma sister company em UK (os donos são os mesmos). Tenho que ir à UK para treinar um novo funcionário de lá. Preciso de visto de trabalho? O Business Visitor Visa é suficiente? Não ficarei mais do que duas semanas. Obrigada!
Eneida
Oi Leticia,
Para saber se precisa de visto, veja aqui: https://www.gov.uk/check-uk-visa (site oficial)