Domingo em Londres é dia de aproveitar os mercados de rua, tão característicos da diversidade étnica e cultural da cidade. Na região leste da cidade acontecem vários deles e é para lá que vamos.
Comece o domingo cedo, e vá direto para a estação de metrô Old Street (linha Northern). De lá siga andando para Columbia Road, onde acontece o mercado de flores mais simpático da cidade.
Caso queira fazer o percurso de ônibus, pegue o número 55 que para no ponto F da estação Old Street e vá até o ponto R na Hackney Road/Columbia Road.
O mapa do roteiro Domingo Em Londres está no final desta página.
Domingo em Londres – o que fazer
Primeiro Mercado: Columbia Road Flower Market
Claro que as barraquinhas de flores são a principal atração da rua aos domingos, mas quem quer passear por brechós e lojas de artigos vintage, na Columbia Road há várias lojinhas fofas, além de galerias de arte e lojas de artigos de decoração.
Se bater uma fome, há também cafés, restaurantes e pubs, inclusive o The Royal Oak (no número 73) que serve um delicioso Sunday Roast (assado de domingo), mas é preciso reservar com antecedência.
O mercado das flores funciona todos os domingos do ano (exceto se o dia 25/12 for domingo) de 8:00 às 15:00.
Segundo mercado: Brick Lane
Da Columbia Road, siga para a Brick Lane, a rua que atualmente é o coração da comunidade Bengali e Bangladeshi em Londres.
Anteriormente, no entanto, essa região de Londres era habitada por judeus e, por isso, logo no início da rua você vai poder experimentar um tradicional quitute judeu que se tornou muito popular nos Estados Unidos, o bagel, porém made-in-London, na Brick Lane Beigel Bake (no número 159), uma padaria que sobreviveu às mudanças no bairro e serve a especialidade 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Não se importe com a fila – ela anda rapidinho, e peça um bagel recheado com cream-cheese e salmão, ou o preferido dos locais, recheado com “hot salted beef”.
Leia aqui nosso guia completo com o melhor de Shoreditch e Brick Lane
O mercado aos domingos data da época em que os judeus se estabeleceram por ali, e à venda você encontra de tudo, de móveis retrô a hortifruti, passando por bijuterias e roupas. Há barracas por toda a extensão da rua, e a qualidade dos produtos varia bastante.
Andando mais um pouco, há alguns brechós, entre eles a Rokit, um paraíso para quem gosta de garimpar barganhas ou peças de roupas vintage.
Já na metade da rua, a atmosfera fica mais fashion e alternativa, você está chegando ao Sunday Up-Market, que funciona desde 2004 em uma antiga cervejaria, a Old Truman Brewery.
São 140 barracas, vendendo moda, acessórios, decoração, artesanato, muitos feitos por novos designers e artistas no início da carreira. Há também comida de várias nacionalidades.
Voltando à Brick Lane, você com certeza será abordado pelos diversos garçons dos restaurantes indianos que oferecem “o melhor curry do mundo” por um preço camarada.
Não entre em nenhum deles, se quiser experimentar um autêntico curry, vá ao Tayyabs, marcado no mapa abaixo com um marcador roxo.
Sunday Upmarket
Domingos de 10:00 às 17:00 – Ely’s Yard – entrada pela Brick Lane e Hanbury Street\
Terceiro mercado: Spitalfields Market
Mercado mais antigo de Londres, funciona todos os dias e, como é um local coberto, é um bom programa mesmo para os dias de chuva. Este mercado costumava funcionar somente aos domingos, que ainda é o dia mais movimentado, mas atualmente todos os dias há comércio em Spitalfields.
É um mercado muito bacana, cercado de lojinhas e restaurantes, em que é possível encontrar um presente especial ou mesmo uma lembrança única de Londres. Se lojas de departamentos e “high street fashion” não fazem seu estilo, vá a Spitalfields!
Spitalfields Market: (Commercial Street) – E1 6AA
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta entre 10h00 e 17h00
Sábados entre 11h00 e 17h00 (mercado de moda, acessórios, produtos para casa) homewares and ethical goods,
Domingos entre 9h00 e 17h00
Para voltar para seu hotel, pegue o metrô na estação Liverpool Street (linhas Metropolitan, Circle e Hammersmith & City)
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
E se você fizer o roteiro, marque sua foto no Facebook ou Instagram com #EuEmLondres
Gosta de mercados de ruas? Então não deixe de conhecer o sensacional Borough Market, o famoso mercado de Camden Town, o mercado e feira de antiguidade de Portobello Road, o mercado mais gostoso do norte de Londres, Broadway Market e o vizinho Maltby Street Market
Mapa do percurso – roteiro domingo em Londres
Leia também, da série 4 dias em Londres:
Primeiro dia – Westminster e margem sul
Segundo dia – South Kensington
Terceiro dia – leste e Greenwich
Quarto dia – Museu Britânico, Covent Garden e compras na Oxford Street
ou adquira nosso guia “Londres em 4 dias – roteiro e dicas“
Passeio pelo charmoso Notting Hill
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
Yêda Costa Saraiva da Cruz
Oi Eneida
Estou programando uma viagem à Londres em abrio/maio de 2013.
Conheço bem a França, onde já fui 3 vezes, mas a Inglaterra é a primeira vez e estou adorando seu site.
Tenho por hábito eu mesma organizar minhas viagens – é um grande prazer – tenho 73 anos e até agora tem dado certo. Detesto excursão, pois gosto de fazer a maior parte dos passeios a pé(apesar da idade).
Estou copiando suas dicas para imprimir e estudar antes de minha viagem.
Jácopiei a parte de Londres em 4 dias, mas não estou conseguindo copiar os mapas para imprimir.
Poderia me dizer como posso fazer?
PARABÉNS pelo trabalho muito útil
Abraços
Yêda Saraiva
PS – após a viagem mandarei um ouco das muitas fotos que tiro.
Eneida
Olá Yêda,
Obrigada pelo carinho!
Tentei imprimir um mapa aqui e deu certo. Você clica em “View Domingo em Londres in a larger map” e vai diretamente ao site do GOogle Maps. Lá tem um botãozinho de imprimir. Espero que dê certo!
Ficarei muito feliz em receber as fotos.
Yêda Costa Saraiva da Cruz
Oi Eneida
Obrigada por sua pronta resposta.
Vou tentar, pois quando viajo, eu mesma organizo tudo – reserva de hotéis, passagens de trem(ano passado fui à França – Paris – 8 dias, Lourdes – 3 dias, Avignon – 3 dias, Lyon – 3 dias, Grasse e toda a costa azul- , depois Itália – Ventimiglia, Gênova. Milão e Veneza – depois fui à Suiça – Lausanne e Genebra – fiz tudo de trem e olha que tenho 73 anos. Tirei 4.500 fotos, que transformo em PPS com legendas – obtidas das pesquisas que faço.
Agora estou planejando a viagem de 2013 – Holanda, Bélgica, Inglaterre e Escócia – serão 37 dias.
Seu blog está me ajudando muito – já imprimi o roteiro de 4 dias em Londres e pretendo fazer o que der a pé – adora caminhar pelas ruas das cidades.
Um Feliz Natal e um maravilhosos Ano Novo.
Yêda Saraiva
Eneida
Um feliz Natal para você também!
SANDRA CHOI MARCHESANO
Yêda, vi que vc ficou 8 dias em Paris em 2011. Vc poderia me enviar seu roteiro de Paris com dicas e se possível, poderia me indicar um hotel em Paris com bom custo e boa localização? Obrigada!
Yeda Saraiva
Oi Eneida
Quando vou à Paris gosto de repetir alguns passeio, que para mim são muito bons:
1 – Cruzeiro pelo Sena com almoço – uso o Marina Paris
2 – Ida a Versalhes – passando o dia lá – de preferência uma terça feira – quando tem as águas dançantes – as fontes todas ligadas e ao som de música clássica – pode reserva pela internet com o ônibus indo levar a apanhar((,00h às 17,00) – fica-se por nossa conta – o guia só no ônibus e até a entrada – para a volta ele marca um lugar para nos apanhar.
3 – Costumo também comprar os tickets do Car Rouge(ônibus de turismo – que uso para ir aos lugares mais distantes e de lá vou caminhando pelos pontos turísticos próximos)
Por exemplo: vou até o Arco do Triunfo e de lá vou descendo a Champs Elisée – para mim uma delícia e então se chega aos Jardins, ao Museu do Louvre e ainda com direito a um almoço num dos restaurantes da avenis mais linda do mundo.
Museu D’Orsay – o que gosto mais – adoro o impressionismo e é menos tumultuado que o Louvre – com o devido respeito.
5 – andar pelas ruas de Paris, sem lenço e sem documento – é um barato para mim.
¨6 – Há 2 hotéis que costumo ficar(afora mesmo em maio de 2014 volto a Paris e é num deles que já fiz reserva – são bem simples, simples mesmo – mas com excelente café da manhã – muito importante para mim – e excelente localização e atendimento) – hotel para mim só mesmo para guardar as malas, tomar o café da manhã e dormir,
Os hotéis são:
California Saint Germain e Hotel Claude Bernard – todos dois na Rue des Écoles – vizinho da Sorbonne, do Museu Cluny e o que é melhor bem próximos da Catedral de Notre, do Sena e dando para ir a pé ao Marais – bairro judeu que adoro e onde é imperdivvel o Museu Carnavalet – que conta a história do começo de Paris(nada a ver com carnaval)
Espero que tenha ajudado
Beijos
Yêda Saraiva
Eneida
Obrigada, Yêda
Tenho certeza que ajudou muito 😉
SANDRA CHOI MARCHESANO
Yêda, perfeito!! Muito boas as dicas! Muito obrigada! Tenho certeza de que serão úteis para outras pessoas tbém.
Cynnara Farias
Oi Eneida, desculpa me meter na conversa alheia :-), mas tô fuçando diariamente seu site organizando minha viagem e tinha q registrar: Yêda, arrasouuuu! Exemplo de vida p todos, q Deus conserve-a sempre assim! 🙂 Adorei! bjão galera!
Yeda Saraiva
Oi Cynnara Farias e Eneida
Obrigada pelas palavras carinhosas.
Realmente procuro curtir tudo o que posso na minha idade.
Sempre gostei muito de viajar, mas só pude fazer as minhas viagens à Europa depois dos 70, então tenho que correr contra o tempo.
Agora em 2014 voltarei à minha adorada França(Paris – lógico – sempre no roteiro), Perpignan(onde um sobrinho qye se aposentou da diplomacia tem um hotel – o Les Buis – que fica em Ile-sur-Têt), depois Roma, Florença, Nápoles – com uma escapada em Capri. Seguindo para a Escócia, novamente – tenho um sobrinha que mora em Kintore – próximo a Aberdeen. Bélgica(para voltar à Bruges – que amei e Bruxelas que não deu para ir no ano de 2013); depois vou à Maastrick – cidade de André Rieu, que admiro muito. Como sempre tudo organizado e reservado por mim – adoro fazer esta viagem virtual antes de ir pessoalmente – me divirto duplamente, ainda mais quando blogs como o seu ajudam a facilitar esta tarefa.
A minha viagem será no período de 07/05/2014 a 15/06/2014.
Ainda faltam alguns detalhes, pois estou com uma cirurgia de tireóide marcada para o dia 28/01 e quando eu voltar completarei o que falta – reserva de passeios e passagens de trem(amo viajar de trem na Europa – pena que não possamos fazer isto no Brasil).
Beijos para as duas
Yêda Saraiva
Yeda Saraiva
Oi Cynnara Farias e Eneida
Obrigada pelas palavras carinhosas.
Realmente procuro curtir tudo o que posso na minha idade.
Sempre gostei muito de viajar, mas só pude fazer as minhas viagens à Europa depois dos 70, então tenho que correr contra o tempo.
Agora em 2014 voltarei à minha adorada França(Paris – lógico – sempre no roteiro), Perpignan(onde um sobrinho qye se aposentou da diplomacia tem um hotel – o Les Buis – que fica em Ile-sur-Têt), depois Roma, Florença, Nápoles – com uma escapada em Capri. Seguindo para a Escócia, novamente – tenho um sobrinha que mora em Kintore – próximo a Aberdeen. Bélgica(para voltar à Bruges – que amei e Bruxelas que não deu para ir no ano de 2013); depois vou à Maastrick – cidade de André Rieu, que admiro muito. Como sempre tudo organizado e reservado por mim – adoro fazer esta viagem virtual antes de ir pessoalmente – me divirto duplamente, ainda mais quando blogs como o seu ajudam a facilitar esta tarefa.
A minha viagem será no período de 07/05/2014 a 15/06/2014.
Ainda faltam alguns detalhes, pois estou com uma cirurgia de tireóide marcada para o dia 28/01 e quando eu voltar completarei o que falta – reserva de passeios e passagens de trem(amo viajar de trem na Europa – pena que não possamos fazer isto no Brasil).
Beijos para as duas
Yêda Saraiva
Denise Maia
Eneida,
Chegamos ontem de volta ao Brasil depois de 13 dias entre Londres e Paris. Aproveitamos muito suas dicas – Heathrow Express, metrô, Oystercard, etc., e fizemos o roteiro sugerido para 4 dias, que foi ótimo!
Contudo, com o objetivo de ajudar a aperfeiçoar o blog, resolvemos encaminhar alguns comentários em relação ao post acima, com dicas sobre os mercados de domingo. Seguindo sua orientação, fomos até Old Street. A primeira dúvida foi sobre a saída da estação, já que há 8 (!) possibilidades. Depois,procuramos a Columbia Road por todo o entorno da estação, e não a encontramos. Ela também não aparecia no mapa da região que fica em um painel em frente a uma das saídas da estação do metrô, nem ninguém nas imediações soube nos informar como chegar a ela. Como nosso tempo era curto, acabamos desistindo da visita. Ao voltarmos ao hotel, verificamos em outro mapa, mais detalhado, que a Columbia Road está bem distante da estação, tendo faltado a menção de que se deveria tomar primeiro a Old Street, seguir por ela até Hackney Road e depois então tomar a Columbia.
Assim, a sugestão é que esses itens sejam revistos, tornando as orientações mais precisas e facilitando a vida de iniciantes em Londres, como nós. No mais, obrigada pelas informações tão úteis!
Abraços,
Denise e Roberto
Eneida
Olá Denise,
Muito obrigada pelo feedback. É muito importante para melhorarmos as informações.
Pensei que pelo mapa estava dando para ver que a Columbia fica um pouco distante da estação Old Street, mas com certeza vocês não tinham o mapa impresso.
Vou tentar detalhar mais as instruções.
Suellen
Eneida,
Parabéns pelo site! Adorei.
Estou indo para Londres em agosto. estou com muita dúvida no meu roteiro de domingo. A caminhada da Old street até o mercado de flores é muito longa? Se sim teria uma linha de ônibus que eu possa pegar? Penso em ir a dois mercados pela manhã, e depois seguir para o Covert Garden e fechar o dia no Britsh Museum. Na sua opinião seria um roteiro muito corrido?
conto com a sua dica. obrigada. Abraços. Suellen
Eneida
Oi Suellen
Não é muito longa, mas é uma caminhadinha. Você pode ir de ônibus, o número 55 passa perto.
Sugiro que você deixe Covent Garden por último, pois o museu fecha mais cedo.
SANDRA CHOI MARCHESANO
Suellen, vamos chegar em Londres exatamente num domingo às 7 horas da manhã em fevereiro de 2014 e ficaremos 4 noites, ou seja, teremos praticamente 5 dias para passeios (ou será que não? rs). Apesar do check-in ser às 14 h, estou pensando em ir direto para o hotel, deixar as malas lá e já sair para fazer alguns passeios. Este roteiro de domingo sugere 3 mercados sendo que cada um deles com muita coisa para se ver. Tem ainda o Mercado de Camden que não sei se é a mesma coisa que o Camden Town. E tem os mercados da Nothing Hill. E agora vc falou do Corvert Garden. Pronto, já estou confusa!
É possível fazer tudo isso em um único domingo?? Se a resposta é não, quais devo escolher?? O que vc fez no domingo? Poderia me ajudar? Obrigada!
Ana
Oi Eneida… adorei o site ! Suas dicas me ajudaram muito. Estarei em Londres de 10 a 16 de junho e pretendo me guiar pelo seu roteiro de 04 dias. Tem alguma dica sobre as Olimpiadas ? Estacao de metro, horario de visitacao etc… Obrigada.
Flavia
Eneida! Estou vidrada no seu site! Tem tudo!! Parabéns!
Uma dúvida: vc acha que nesse roteiro vale a pena trocar Greenwich por Notting Hill? Ouvi dizer q tem várias lojinhas interessantes e que é um lugar bem descolado. É verdade?
Super obrigada.
Eneida
Oi Flavia,
Notting Hill é muito bacana, não sei se vale a pena “trocar” por Greenwich, que apesar de muito diferente é bem bacana também. Mas se você tem interesse de conhecer Notting Hill, vá! Sugiro principalmente aos sábados, dia em que acontece a Portobello Road Market: http://www.londresparaprincipiantes.com/?p=16