Este post é mais uma contribuição do nosso especialista em pubs e nightlife de Londres, Rafael Maciel. O Rafa é o guia do passeio por pubs históricos, Pub Crawl.
***
Não tem como cansar de falar da cultura e da cultura de pubs no Reino Unido. Eles não cansam de ser diferentes, como eu vou cansar deles? O Dublin Castle é uma prova disso. O que faz eles deles tão diferentes é tudo.
Atmosfera, relação com a música, cultura, pub, funcionários… Bom, vamos por partes.
Pra começar, o pub é administrado há quase 30 anos pela mesma família de irlandeses (aí o nome de Dublin Castle). Eles recebem bandas todas as noites no local, tendo até quatro performances por noite, de quinta a domingo (às vezes até na quarta).
A entrada é baratinha: entre £ 6 e £ 7 pra ver todas as bandas. Chegou a meia-noite, a última banda se apresentou e é hora de quê? Ir embora? Nem pensar! DJ até às 2h é a resposta certa.
Não tá a fim de música ao vivo, só uma música ambiente? Sem problemas, no ambiente do pub mesmo, antes de ir pra “salinha do ao vivo”, tem uma juke box com 100 discos (incluindo várias seleções deles) e dá pra gastar umas boas Libras na maquininha.
Ela faz sucesso todos os dias. £ 1 dá direito a escolher cinco músicas e divertir uma boa galera.
O ambiente com iluminação baixa e funcionários dispostos a te fazer curtir o tempo que tiver lá favorecem a ficar até fechar. Quando falo de ficar até fechar neste pub em específico falo de 1h da madrugada. Se for a partir de quinta muda 2h (enquanto a maioria dos pubs fecha às 23h).
Amy Winehouse, a famosa moradora de Camden, gostava muito de frequentar o Dublin Castle e era vista inclusive servindo clientes atrás do bar. Imagina a cena. O melhor mesmo é imaginar estando no pub, olhando pra foto autografada pela guria.
Foto que ela inclusive fez questão de deixar claro que foi feita no dia que ela noivou. Quando ela morreu em 2011 a dona do pub, Peggy, foi entrevistada e disse que “ela era muito jovem pra morrer, e muito talentosa e bonita” e que “todos sentem falta dela, e nenhuma pessoa pessoa tem uma palavra ruim pra falar daquela garota”.
Essa relação com a música não se restringe só à Amy e ter bandas quase todas as noites. O Blur é uma das bandas que começaram tocando aqui. Não é suficiente ainda? Na década de 70 o pub era praticamente a segunda casa da banda Madness.
Eles surgiram em Camden, e tocando no Dublin Castle. O clipe de My Girl, inclusive, foi gravado no pub
https://www.youtube.com/watch?v=Pw-8AGRcyvk
Eles se autodenominam como uma lenda cultural. Na descrição do site convidam a fazer parte do movimento que o Dublin Castle tem honra de liderar. E claro, a gente faz nossa parte. Toda semana estamos lá com o nosso novo tour chamado Let’s Rock!, contando a relação de Londres com a música, em especial nas décadas de 60 e 70.
The Dublin Castle
Endereço: 94 Parkway, Camden, London. NW1 7AN
Estação de metrô mais próxima: Camden Town (linha Northern)
Website para ver a programação
***
Conheça os passeios guiados em português pelo Rafael:
Beatles e Rock Clássico – tour da música
Pub Crawl – passeio por pubs históricos
Simone Araujo
Eneida, estarei indo à Londres com meu marido e filha de 13 anos. Ela pode nos acompanhar na ida à um pub em Londres durante o dia para um almoço? E mais, Poderia nos acompanhar à noite ou tem alguma restrição?
Eneida
Oi Simone,
Para o almoço certamente. Já à noite, depende do pub, alguns não permitem crianças. Mas muitos aceitam sem restrição, tem mesmo que perguntar.
Guilherme Didier
Estava pensando hoje na ansiedade de realizar o sonho de conhecer Londres. A Cidade onde surgiram todas as bandas que pleiteiam meus pensamentos e lembranças. Lembranças de uma adolescência sem compromissos e responsabilidades. Um tempo influenciado pelas reuniões que meus irmãos mais velhos faziam lá em casa, regadas ao som de Beatles, Pink Floyd, Led Zeppelin…esses sons ecoaram em minha mente formando minha personalidade musical até hoje. Confesso! Acho que de todo o meu roteiro na Inglaterra, acho que só Liverpool supera essa ansiedade. Espero que durante o passeio “Let´s Rock” eu possa compartilhar essa minha expectativa, interagindo com pessoas que compartilhem esse mesmo sonho de pisar nos lugares e sentir um pouco do clima que inspiraram as composições dessas bandas que marcaram época na música do século XX. Agora é esperar… tomando uma Heineken e vendo vídeos ou lendo na internet. Voila! Eh isso.
Eneida
Oi Guilherme,
Posso imaginar sua ansiedade! O passeio é bem bacana, tem agradado bastante. Depois nos conte o que achou.